Chelmon rostratus


Pedro Conceição

Recommended Posts

Boas!

 

Gostaria de saber qual a melhor alimentação para um rostratus!

Adquiri um ontem e gostaria que ele tivesse o melhor, tal como fiz com os outros meus peixes!

Tenho uma grande variedade de alimentos, quase 1 para cada espécie! Gosto de os mimar!

 

Cumps,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

el chelmon es un pez que aún que coma siempre acaba muerto,si te come las aiptasias cuando estas se acaben muere,tienes que adatarlo a comer congelado,mete artemia en los agujeros de las rocas y mira si te los come,peo como te digo pocos sobreviven por mucho tiempo.

acuarios de arrecife 2.000litros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Pedro...

Como disse o Jesus (Benvindo ao forum!!) e um peixe "chato" para comecar a comer...

Existe de tudo: os que comem aptasias ou nao, os que comem artemia, mysys e larvas de mosquito vermelhas, os que comem tudo e os que nao comem nem aptasias nem nada e apenas comem a bicharada que esta na rocha (que e o caso do meu cheers:wink: ).

Ja esta no aquario a 2 meses e nunca o vi comer nada de nada a nao ser a bicharada...

Esta gordo, mas o mais certo e nao durar muito ja que se continua a nao comer nada e a bicharada morrer toda acabara por morrer.

E um peixe complicado apenas por isso, ja que se comer bem dura bastante tempo. :)

De qualquer maneira penso que e um peixe que deve ser adicionado mais tarde ao aquario de maneira a que se ele nao comer nada, ja existir uma quantidade elevada de bicheza no aquario...

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos excelentes posts que acabaram de me convencer a não comprar um rostratus :shock:

 

Tenho um 350 litros para povoar e esse acaba de ser eliminado da lista de possíveis... :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos excelentes posts que acabaram de me convencer a não comprar um rostratus  :wink:  

 

Tenho um 350 litros para povoar e esse acaba de ser eliminado da lista de possíveis...  :evil:

 

Nuno pensa um pouco mais porque este é um peixe muito bonito na minha opinião :D

 

Com os cirurgiões podes também ter imensos problemas, nomeadamente com o aquilles, leucosternon e outros e mesmo assim a maioria de nós arrisca.

 

Realmente o que é horrivel é que na maioria dos casos é tudo uma questão de sorte com o peixe.

 

Abraço,

Bruno Barreiros

Abraço,

Bruno Barreiros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Pos é, o peixe cá anda e nunca o vi comer a não se a bicharada! Talvez por sorte eu tenho alguma, principalmente camarões pequeninos e uns bichinhos muito pequeninos que andam num canto, até parecem mostas, são rápidos, mas são minusculos!

O rostratus está gordo, bastante gordo, o que me alivia bastante, mas mesmo assim vou insistindo todos os dias com variedade de comida congelada, se ele não come, os outros agradecem! :wink:

Assim que puder, ponho uma foto dele!

 

Cumps,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Chelmon rostratus é dos poucos peixes que já fiz várias tentativas e não consigo ter por muito tempo.

Petisca nas rochas e é capaz de comer um pouco de cyclopeeze mas é difícil conseguir mais do que isto. Eu já desisti.

Com os cirurgiões podes também ter imensos problemas, nomeadamente com o aquilles, leucosternon e outros e mesmo assim a maioria de nós arrisca.

Neste caso a história é outra. Um espécime saudável come bastante e pode ser mantido saudável durante muitos anos desde que se tenha óptimas condições e um bom regime alimentar. Tenho 6 acanturídeos e basta olhar para eles para ver que estão gordos e respiram saúde.

Abraço,

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Depois de tentar tirar umas fotos, aqui estão algumas.

Não consigo tirar muitas fotos do rostratus, ele é bastante envergonhado! Sempre que apareço, ele foge para um local que, por azar, tenho halimeda! Digamos que é lá que ele sempre está, deve ter escolhido aquele local como o seu território, tenho que mudar de local a halimeda.

Aqui ficam as fotos:

 

IMG_3531.JPG

Na foto de cima, o flavescens ficou com inveja e juntou-se para a foto, mas na foto de baixo, já estava mesmo com ciumes e decidiu medir "forças" com o rotratus.

IMG_3534.JPG

 

Cumps,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Eu dou uma variedade enorme de alimentos aos peixes, óbviamente que ultimamente tenho dado mais congelada, mas nunca vi o rostratus comer! A minha mulher diz que uma das vezes que ela deu de comer viu ele a comer, e o extranho é que era Granumarin da Sera! Eu acho que não deve ter comido, deve ter sido ele a passar rente a um pedaço e ela entendeu que comeu! Ele tem andado a comer a bicharada que vai encontrando nas rochas! Por sorte tenho um canto que está cheio de bocharada, e cada vez mais vai aparecendo por lá mais bicharada, ainda bem! Falta saber por quanto tempo é que vai aparecendo mais!

 

Abraços,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boas!

 

Este tópico morreu dorante uns tempos, mas vou dar vida só por uns instantes!

O meu rostratus lá anda no aquário, cada vez mais desavergonhado a pousar para as fotos que vou tirando! Passado uns 3 meses desde a sua entrada no aquário, lá se decidiu a provar algo morto, neste caso foi preparado congelado à base de lulas e peixe! Ele até que não desgostou, mas quando dei mysis, Jesus, encheu a barriga! ;) Agora farto-me de comprar mysis congelada e viva para lhe dar, a ele e aos restantes peixes! Parece que safei-me desta, consegui fazer com que ele come-se algo morto!

Espero que os restantes membros que tenham este espécime e que ainda não o conseguiram ver ele a comer algo morto, tenham a sorte de um dia ver, é sempre um descanso!

A ver se escolho uma foto e coloco depois aqui!

 

Abraços,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Pedro...

O meu chelmon tambem ao fim de 4 meses e que se lembrou de comecar a comer. Entretanto durante os 4 meses em que apenas comia da rocha quase que duplicou de tamanho ;). Finalmente e depois de comecar a imitar os outros peixes comecou a comer... agora come artemia mysys e larva de mosquito branca... aiptasias nem por isso. Se ja nao comia, agora entao nunca mais lhes tocara.

Realmente é um peixe fabuloso que depois de comecar a comer torna-se muito menos timido e com um comportamento espetacular. Parabens pelo teu tambem ter comecado a comer... :evil:

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Marco!

 

Fico contente pelo teu também ter começado a comer! O meu também aumento de tamanho nos 3 meses de comportamento à Jet 7, só comida da melhor, mas depois lá se comportou como os outros! ;)

Agora até parece que, além de comer sem medo nenhum dos outros e de mim, quando está a nadar livremente se está a meter comigo! Até parece um vaidoso, quando passo à frente do aqua ele apróxima-se do vidro para chamar atenção e começa a mostrar-se todo! :evil::evil::)

É verdade, um dia gostaria de visitar o teu aqua! Tenho acompanhado o tópico dele e fico maravilhado com ele! O João Ribeiro diz que ele está excelente! Um dia destes combinamos!

 

Abraços,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Tive um chelmon por 4 meses e eu o alimentava com vôngole fresco, servia p ele duas vezes ao dia no início e depois de 15 dias passei a servir apenas uma vez ao dia. Ele gostava de comer tb artêmia salina viva, nunca comeu nada congelado.

 

Não o tenho mais pois fiz uma troca com ele com um amigo, por sinal o peixe continua bem.

 

Logo logo vou adquirir outro pois é um peixe muito belo.

 

[]s

Rogerio Milhomem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
BOM BOM era ele comer flocos!

esse peixe esta riscado da minha lista...

 

Devo ter tido bastante sorte :) O meu Chelmon para além de congelado também come granulado e alguns flocos.

 

Para o aclimitizar tinha um grande população de espirógrafos e algumas aiptasias pequenas ... este conjunto demorou 2 semanas a desparecer por completo.

 

Como tenho um conjunto de cerca de 20 peixes é natural juntarem-se todos na altura da comida, e penso que isto foi fundamental para o Chelmon, o juntar-se ao grupo e "aprender" a comer com eles o que eles já comiam.

 

Ao fim de um mês já comia mysis e artémia congeladas para além de alguns mixs comerciais.

 

Cumps

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boas,

 

Mais um para reavivar o tópico :wink:

 

Eu também tive um. De longe o peixe mais bonito que já tive. Tem uma enorme graciosidade.

 

O meu só conseguia comer as bispiras que tinha na RV, por sinal bastantes. Todavia, apesar de inúmeras tentativas, desde o início da sua entrada no aqua, nunca consegui que ele comesse algo morto, mas nada. Tentei de tudo: ameijoa cortada em bocados bem pequeninos, cicclopeeze, artémia congelada, mysis congelados, enfim: tudo falhou.

 

Quando as bispiras se começaram a acabar ele começou a ficar cada vez mais fraco e acabou por morrer à fome perante a minha enorme frustração de não ter conseguido fazer nada para o salvar.

 

Passadas umas semanas depois de ele ter morrido, já tinha novamente o aqua cheio de bispiras... :D

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho dois rostratus no meu aquário que comprei para acabar com as aptasias, e agora que já acabaram eles comem artemia congelada, tão gordos e já os tenho a 3 meses.

Muita paciênciaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa......................

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...
Urgento

Preciso de saber onde posso comprar comida viva para o meu Chelmon, ele não pega nos congelados...

Em Tocmar não conheço nenhuma loja, mas em Lisboa tens várias! Tens como vir cá?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim claro vou muitas vezes a Lisboa

podes indicar-me quais as lojas que tem essa comida viva, então???

 

 

Em Tocmar não conheço nenhuma loja, mas em Lisboa tens várias! Tens como vir cá?
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK obrigado vou experimentar

tenho dado artemia, misys, e larvas de mosquito vermelho e ele não liga a minima, mesmo que ponha sumo de alho

apenas vai nadando junto do vido e pouco mais quaze nem se volta para a rocha

ja tenho o aqua montado desde janeiro e os paremetros estão estaveis...

começo a pensar que este peixe não é para o meu aqua...lolol

 

Se a memória não me falhar, a Aquaplante vende, cheguei a comprar lá! Mas sempre podes perguntar aos nossos patrocinadores (mais abaixo da página).
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK obrigado vou experimentar

tenho dado artemia, misys, e larvas de mosquito vermelho e ele não liga a minima, mesmo que ponha sumo de alho

apenas vai nadando junto do vido e pouco mais quaze nem se volta para a rocha

ja tenho o aqua montado desde janeiro e os paremetros estão estaveis...

começo a pensar que este peixe não é para o meu aqua...lolol

Realmente o peixe não é muito para o teu aqua, devido ao pouco tempo dele! Esse peixe deve ser adquirido para aquas mais maturados e com algum tempo, que tenham produção de alimento vivo!

Agora...vai tentando vários tipos de comida!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais