Qaul o melhor atlas de peixes?


tartaruga

Recommended Posts

Boas,

 

Não existem muitos livros, infelizmente, mas assim os mais comuns são:

 

A practical guide to tropical aquarium fish, de Richard Crow e Dave Keeley, editora CLB, código ISBN 1-84100-242-9

Muito Bom (completo, muito boas fotografias) 7,12€

 

MAnual dos peixes de aquario, de David Goodwin, editorial estampa, código ISBN 972-33-1849-0

Bom (só fala de espécies de peixes, muito bom para conhecer bem as espécies) 15€

 

MAnual completo do aquário guia completo e ilustrado de aquariofilia, de Gina Sandford, editora civilização, código ISBN 972-26-1764-8

MUito Bom ( muito completo) 25€

 

Novo Guia do Aquário Colecção Habitat, de Dick Mills, editorial presença, código ISBN 972-23-1783-0

Razoável (tem mesmo só o essencial, os passos para montar o aquário) 12,50€

 

Espero ter ajudado,

Cumprimentos,

Mad Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

MOI :lol: .

É um livrão como eu gosto, 1200 folhas, muitas fotos, legenda nas fotos e poucas palavras bigsmile

"Lê-se" muito bem :!:

Um abraço.

JPM

 

Ps- Comprei-o à uns 10 anos e terá custado uns 20.000$.

Diz-me alguma coisa sobre o outro assunto.

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para mim o melhor atlas:

 

www.aquariofilia.net/forum/

http://faq.thekrib.com/pt/

www.google.com

www.fishbase.org/search.php?lang=Portuguese

 

estes 4 sites contêm provavelmente mais informação que qualquer atlas por aí à solta.

 

O forum não é preciso explicar.

O the krib tem tudo o que é preciso para se iniciar a aquariofilia, todos os truques e dicas.

O google... bom é colocar o que se procura e esperar.

O fishbase é uma base de dados de espécies. Colocas o nome comum ou parte do cientifico e dá-te uma ou várias páginas com dados essenciais sobre os peixes... tamanhos, gamas de ph, gamas de gh, etc.

 

O unico senão é ser tudo online, mas as impressoras servem para alguma coisa :wink:

 

Pessoalmente não tenho qualquer atlas, a não ser o de ciclideos do malawi e um livro do ad konnings sobre o tanganika, mas esses porque são essenciais para consultas regulares.

De resto a maioria dos atlas (tirando o do axelrod, que em ciclideos africanos é curto) só serve para encher quanto a mim.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

concordo k nenhum livro seja completo.

 

Mas eu prefiro estar deitadinho na cama a ler k em frente ao computador. Já passo horas de mais a olhar para esta caixa.

 

Estou mm com vontade de comprar o tal, o preço é k assusta. sei k é curto para ciclideos mas n se pode ter tudo de uma rodada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já vi o atlas do axelrod e é interessante. 85% diria eu são fotografias dos peixes.

Depois tem uma parte de dicas e outras, mas nada que não se encontre na net ou que não seja do conhecimento comum.

 

Agora vou-te deixar outra hipotese.

Conheces os aqualogs? Existe uma série enorme deles com preços que variam entre o muito barato e o muito caro. Cada aqualog é normalmente bilingue (inglês e alemão) e está orientado para um grupo especifico de peixes.

Eu tenho o do malawi e é interessante. Tem informação morfológica acerca de cada espécie que constitui o grupo dos mbunas, bem como histórias sobre as nomemclaturas, etc.

Na parte da fotografia tem estas indicações:

Continente de origem (não existe se for um aqualog especializado)

Idade do peixe fotografado

Tamanho em adulto

Temperatura no aquário

Valor de ph

tipo de iluminação

Tipo de comida

área preferida de natação

Setup no aquário

Comportamento/reprodução

Tamanho minimo de aquário aconselhado

 

Como atlas de referencia especializado para mim é o ideal, com a vantagem de poderes escolher apenas os atlas das espécies/grupos que te interessam e de ires comprando aos poucos.

No fim do atlas tem um espaço para colar autocolantes de expansão (novas espécies fotografadas e catalogadas) o que o mantém sempre em dia.

 

Vê aqui mais info: http://www.aqualog.de

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O ideal mesmo era um cddvd completo com muita informação, digo muita informação porque a maior parte do software que tenho tido ou livros ou são muito gerais ou especificos demais. Era até uma ideia juntar material neste fórum e vender neste fórum a preço convidativo, com links dos melhores tópicos melhores aquários reproduçao etc.. é só uma ideia :lol:

"Time is money spend it"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, se alguem puder dizer bons livros sobre reprodução de peixes ornamentais, agradecia.

 

Eu tenho: A criação de peixes ornamentais, de Earl Schneider (Editorial Presença) e Criação de peixes de aquário, de Ines Scheurmann (Editorial Presença)

 

mas queria mais..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sinceramente não gastava muito dinheiro nos livros e revistas, porque na net há resmas de informação necessária e muito mais completa do que alguns livros. É so chegar ao google procurar - aquariofilia ( e palavras a ter com o hobbie ) e encontras muitos sites diferentes uns dos outros. Ainda há sites que so falam de uma especie :wink: .

 

Espero ter ajudado.

 

cumpz

biggrin>-)))))'> gh0st biggrin
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os dois melhores atlas são:

 

O atlas da Mergus/Baensch

http://www.amazon.com/gp/product/189008712...glance&n=283155

 

e do Axelrod:

http://www.amazon.com/gp/product/079380033...glance&n=283155

 

São reconhecidamente os melhores livros no que a peixes de água doce diz respeito.

 

Se queres um bom livro, compra um destes... de preferência a última edição...

Nuno Costa

 

yagobal-WIKIbanner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.