Escalares com feridas :(


anasofia_gfr

Recommended Posts

Olá!

Os meus escalares têm andado com umas feridas pelo corpo todo, principalmente na zona perto dos olhos e boca. Não sei se isto é devido a bactérias ou fungos e tenho medo de tratar sem saber... Alguem me ajuda??

As fotos são meias manhosas... são do telemovel...

Este tem poucas feridas:

Peixes1.jpg

Este tem uma enorme na barbatana:

Peixes2.jpg

Este tem várias, mas a maioria delas a cicatrizar, daí a sua coloração esbranquiçada:

Peixes3.jpg

Este tem imensas feridas em redor de um olho... coitadinho :lol:

Peixes4.jpg

 

Isto parecem aquelas manchas brancas que as vezes aparecem nas escamas causadas por fungos, no entanto é das imagens (foram tiradas com o telemóvel), são mesmo feridas.

Eu não sei o que fazer. Queria trata-los, no entanto, como não sei qual a origem das feridas não sei o que fazer.

Já vi sites onde dizem para tentar agarrar os peixes (o que já só por si é complicado) e colocar-lhes betadine o eosina com uma cotonete directamente nas feridas para evitar que infectem, mas como não sei se é adequado tenho medo de fazer pior.

 

Já me morreram imensos escalares. Antes morriam sem apresentarem qualquer sinal físico de doença, o único sinal de doença era o comportamento deles, começavam a ficar isolados num canto do aquário durante uns 2-3 dias, muito parados, nem comiam e passado um tempo morriam! Agora começaram a apresentar este problema e o pior é que deve ser altamente contagioso, uma vez que os tenho quase todos assim!

 

Ah e só um comentário à parte: Se eu alguma vez colocar em alguma mensagem texto do tipo "n, tb, cm, p xs" entre outros mandem-me uma Private Message. É que é do hábito... E tambem tenho o hábito de escrever sem acentos, mas é de programar (quem programa entende porquê). Apesar de tudo, acho que me consigo fazer entender! :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ana,

 

 

antes de mais, sejas bem vinda :lol:

 

 

Precisamos de saber mais algumas coisas sobre o teu sistema: volume do aquário, fauna, flora, e, essencialmente, filtragem que tens, temperatura e parâmetros.

 

Ao fim de quanto tempo eles ficaram assim? Consegues tirar umas fotos mais esclarecedoras? No teu caso, faría um mudança de água, limparía a matéria filtrante mecânica e colocaría Sera Bactopur Direct. Já agora, de onde és? Assim podemos dar-te a indicação de um tratamento igualmente bom, mas que consigas encontrar com mais facilidade!

 

 

Alguma coisa, já sabes, apita :(

 

 

Bjos,

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Penso que estou com um problema igual, mas no meu aquário antes dos escalares ficarem assim, as plantas que eu lá tinha começaram a morrer. Talvez a origem deste problema tenha sido provocado pela deteriozação das plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me Hexamita.

Os sintomas que indicas dão a entender isso.

 

Pesquisa por "Hexamita", "Flagyl" (que é um medicamento que comprar na farmácia).

O ideal era juntar Flagyl à comida e fornecer aos peixes durante uns dias.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno,

 

hexamita com fungus?? :D :shock: Huuum tás-me a enganar :lol:

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não poderá ser o início da Doença da coluna? É causada por Flavobacterium columnare e os primeiros sinais clínicos são constituidos pelo aparecimento de pequenas lesões brancas no corpo e na região da cabeça ou nas barbatanas, podendo depois adquirir aspecto hemorrágico. Em estádios mais avançados esta bacteriose tem um aspecto muito característico ( lesão em forma de Sela no dorso do peixe - razão porque também é chamada de doença da Sela).

 

Como esta bactéria tem o óptimo de crescimento entre 26-30ºC e faz parte do microbiota normal da água parece-me que poderia ser uma possibilidade...

 

Por outro lado a mortalidade costuma ser alta e muito rápida (60 a 90% em 2 dois sem tratamento), o que não me parece ser o caso...

 

Outra que me tinha ocorrido seria a furunculose, causada por Aeromonas salmonicida, (estes furunculos nos peixes não são semelhantes aos humanos) mas como está associada a hemorragias também não me parece que seja essa...

 

Não sei se ajuda em alguma coisa o que disse mas se mais alguém quiser comentar a partir destas doenças...

 

PS: Também dei uma vista de olhos às seguintes bacterioses:

PAsteurelose/pseudopasteurelose

Flexobacteriose

Doença de águas frias

Vibriose

Septicemia por aeromonas móveis

Doença da boca vermelha

Doença BActeriana do Rim

Streptococose

Pseudo-doença renal

 

e ainda as seguintes micoses:

Saprolegniose

Ictiofonose

Aspergilose

Phoma herbarum

Exophialose

Fialoforose

Branquimicose

Micose ulcerativa

 

e não me pareceu nenhuma destas...

 

Desculpa o testamente e boa sorte!

Zé Pedro

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Li o tópico meio na diagonal... e só tinha reparado na última foto... :wink:

 

Huuum tás-me a enganar

Os fungos podiam ser uma "infecção secundária"... :D

 

O facto de alguns peixes terem morrido em pouco tempo, isolados e sem comer, leva de facto à suspeita de problema bacteriano... está bem visto. :)

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais