25 litros ....


Francisco_Reis

Recommended Posts

boas

eu tenho andado a ler na net sobre aquaios de agua salgada e confeso que ate gostava de montar um ...

agora a minha duvida e a seguinte sera que em 25 litros de agua posso montar um nano de agua salgada ???

que rocha viva por, que iluminacao, etc

e se alguem sober um orcamento para o aqua ? diga

e que com este nano de 25 litros vou aprendendo algumas coisas e dps ate possa ser que compre um maior ...

eu comecei nesse aqua de 25 litros mas em agua doce e agora tenho um aqua de 200 litros , biotopo sul americano...

abracos francisco Reis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá,

a minha opinião e em todo o lado que tenho lido o tamanho minimo aconcelhável para um reef, é de 50 / 60 l. penso que 25l. será muito pouco. :twisted:

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

tass eu podia pedir ao meu primo o aqua de le e de 50 litros e n esta em usso ....

mas dps o dinheiro que ya gastar nele n sei se compensava ... como o aqua so ia ser inprestado .

eu pensei k em 25 litros desse para por umas rochas vivas pequenas .... :twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que gastas para 50 ou 60 litros gastas para 100litros..... não percebo. Se querem ter um aquário de água salgada, convém ler alguma coisa... não é cair de para quedas e pedir ajuda em tudo. Leiam os passo a passo, leiam os nano reefs.... leiam o tópico de iniciação á aquariofilia marinha... leiam tudo... e depois façam perguntas concretas!

 

 

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que gastas para 50 ou 60 litros gastas para 100litros..... não percebo. Se querem ter um aquário de água salgada, convém ler alguma coisa... não é cair de para quedas e pedir ajuda em tudo. Leiam os passo a passo, leiam os nano reefs.... leiam o tópico de iniciação á aquariofilia marinha... leiam tudo... e depois façam perguntas concretas!

 

 

Cumps

 

 

boas luis

eu n me inmportava de ter um aqua de 100 litros para faser um reef o meu problema neste momento e o espaco ja n tenho mais espaco ...

eu ja li o passo a passo mas como vi o topico de um nanoreef de 3 litros e ele foi capas de o evoluir o que acho um barbaridade mas agora 25 litros n sao prorpriamente 3 lol

tb so comeeia despertar o entresse por aquas salgados a umas semana vendo um topicos, fotos etc

agora o meu problema e o espaco no meu quarto ja n da mais ja tenho um aqua de 200 litros a minha mae gostad e peixes e aquas mas nao me deixa montar um aqua na sala corredor ... 8) e esse aqua seria de agua salgada.... eu vou pedir ao meu primo o aqua e dps gastar um pouco nele ... e faser um reef

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Francisco.

 

Se não contas colocar peixes no teu 25 litros e se pretendes apenas tê-lo montado uns meses com rocha, areia e um pequeno coral ou macro-alga fácil apenas para aprender então avança.

 

Agora prepara-te para algumas desilusões porque na minha opinião vais ter de gastar algum dinheiro e o retorno qe o aquário te dá não será dos melhores até porque qualquer micro-problema, com esse volume, se transforma em catástrofe.

 

Entretanto pedia-te o favor de evitares usar abreviaturas em excesso aqui no Fórum. O nosso público é a aquariofilia de expressão portuguesa em geral :P por isso nem sempre terás todos os membros a conseguir entender os teus "posts". O resultado é que esses não te conseguirão ajudar :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Francisco, como diz o Nuno e com algumas reservas avança.

Serve de teste e treino.

 

Eu tive um aquário ( ou balde ) de 20 litros 4 meses, onde aprendi sobre a água salgada. Apesar de não comentar este assunto dadas as opiniões divergentes sobre estes assuntos ( que claramente respeito) é possivel montar um aquário desse tamanho e mante-lo saudável. Depois podes sempre passar para um maior como fizeste na água doce. Deu-me bastante prazer e trabalho pois não dá muito espaço para errar. Agora tenho um micro-aquário de 80 litros ( 4 vezes o anterior em espaço e mais um número X de vezes em custos claro! ).

 

Para 25 litros apenas precisas de bomba, luz, termostato, muita rocha viva, mudanças regulares de água ( 2 litros =10% do volume) e toda a reposição de água com muito cuidado e atenção. O mais caro de tudo ainda é a rocha viva mas neste caso 4kg já deveria ser suficiente!

 

Boa sorte e lê muito

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

pessoal como estou com um grande bicinho ca dentro pelos reefs vou montar o seguinte aqua

43x40x35 tem 60 lts e neste momento estoua faser o orcamento e a ver quais os materiais k eide por ja sabem podem-me ajudar ...

visto que n enho nenhum calo nos salgadoss :twisted:

e a calha que vou por vai ser uma liftech de 72 w ...

uma powerhead de 1000l/h .. agora escumados e que ainda n sei ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esses cubos são excelentes para pequenos sistemas nano. Se puderes colocar um projector HQI de 70w então é excelente!

 

http://www.advancedaquarist.com/issues/nov...04/aquarium.htm

 

Este artigo poderá servir-te como fonte de inspiração só para ver onde se pode chegar com volumes dessa ordem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esses cubos são excelentes para pequenos sistemas nano. Se puderes colocar um projector HQI de 70w então é excelente!

 

http://www.advancedaquarist.com/issues/nov...04/aquarium.htm

 

Este artigo poderá servir-te como fonte de inspiração só para ver onde se pode chegar com volumes dessa ordem.

 

 

boas

realmente nunca pensei que num cubo com 60 lts se pudessem ter aqua tao bonitos

ha ali corais moles lindos

agora eu gostava era de um orcamento para isto

a bonba vai ser um powerhead de 1000l/h o esumador n sei a iluminacao vai ser um calha liftech de 72 w .. se alguem me conseguir diser o orcamento para o aqua ham e mais uns 8/9 kg de rocha viva ... :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais