[DIY] Calha de iluminação com 109 watt


bichinho_biologico

Recommended Posts

Este foi um projecto simples que se atravessou na minha cabeça após a aquisição de um sistema de CO2 de botija para poder melhorar o meu plantado, mas como puro iniciante que sou nestas andanças nem sequer me lembrei que só tinha uma Aqua-Glo de 30 W na minha calha de metro... :lol:

Foi então que me decidi a estudar mais um pouco o assunto da iluminação, neste caso para o meu aqua de 100*30*40, passando pelas regras das proporções (1L/1W), assim como pela leitura de artigos acerca de comprimentos de onda e absorção da luz ao nível das plantas (azuis, laranjas e vermelhos... salvo erro! :lol: )!

Após ver também quais seriam as lâmpadas mais aconselháveis e mais adequadas para o meu objectivo (aumentar a eficiência da luz no meu aquário, melhorando a proporção de watts por litro e qualidade de luz da forma mais económica possível), decidi, após muitas dúvidas, optar por montar um sistema com 109 Watts :wink: só com lâmpadas económicas...

É arriscado porque nem sequer sei a temperatura de cor destas lâmpadas, só sei que são 5 lâmpadas de 20 Watt/1000 lúmen e uma de 9 watt (nem sei quantos lúmen porque esta andava já perdida aqui por casa!), mas como li num artigo, estas lâmpadas são duráveis, económicas (todas de eficiência letra A) e baratas (5 e 6€ cada conjunto de três lampadas... :P As casas dos chineses e as promoções do Intermarchet ainda fazem milagres).

Bem... passando à práctica:

 

Material e custo:

 

Pic_7495_1.jpg

 

Madeira MDF: 5 euros

Lâmpadas: 2 conjuntos de 3 lâmpadas económicas de 20 watt (1 conjunto intermarchet = 5€ e outro na loja china = 6€)

Acrílico: 98cm partido em três peças= 8,99€

Casquilhos = 3,75€ (na loja china)

Fio eléctrico = 1,5€

Tape de alumínio para servir de reflector = 0,75€ (loja china)

Ficha macho = 1,5€ (cada uma a 0,75€)

Junta de electricidade = 0,75 (para 10 ligações fase/neutro)

 

TOTAL: 33,24€ 8) (e esta hein?)

 

Vamos à montagem...

 

1. Idéia da disposição das lâmpadas:

Pic_7495_3.jpg

 

2. Forrar a futura calha com tape de alumínio para reflectir a luz e aproveitá-la ao máximo:

Pic_7495_4.jpg

 

3.Marcar os pontos de fixação das lâmpadas e colocar camarões para o sistema de segurar as lâmpadas:

Pic_7495_5.jpg

Pormenor da forma original que eu arranjei para fixar as lâmpadas sem ter que recorrer a algo que pudesse sofrer com sobre aquecimento (está aberto a discussão...) :lol:

Pic_7495_7.jpg

 

4.Ligação das primeiras 3 lâmpadas...

Pic_7495_8.jpg

 

5.Ligação das outras 3 lâmpadas...

Pic_7495_9.jpg

 

6.Após aparafusar as laterais da calha e um dos fundos, foi então altura de começar a colocar o acrílico apoiado numas cunhas pregadas no final das laterais da calha (8 cunhas distribuidas ao longo da calha, 4 de um lado e outras quatro do outro)...

Pic_7495_10.jpg

 

7. Aspecto final da calha...

Pic_7495_11.jpg

 

Os topos que apareciam ao iníco com as ventoinhas de 12v foram substituidos por pedaços da mesma madeira mas só furados sem terem sido colocadas as ventoinhas de refrigeração... à experiência... se verificar que a calha aquece demais, depois coloco as ventoinhas...

 

Agora deêm-me sugestões, críticas, opiniões... o que quiserem, porque para um "caloiro" nestas andanças, tudo é bem vindo!!!

 

De qualquer das formas, acho que consegui obter condições razoáveis para o meu aqua comunitário plantado (Echinodorus..., elódea densa, ceratopteris cornuta, riccia flutuans, duas grandes e lindas que trouxe da loja mas ainda não identifiquei, cabomba, anúbias nanas(4) em tronco e uma hastifolia) e por mais incrível que pareça, eu, este tótó, nem sequer colocou susbtrato no aquário, apesar de fazer fertilização líquida semanalmente!

 

Vá pessoal, agora é convosco...

 

Abraços! :lol:

Alguém para dar umas pagaiadas por estes lados? ---965750549---

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Bem... há algumas críticas a fazer... 8) Descansa que não vou ser mauzinho.

 

A mais evidente:

:wink: No AKI há casquilhos tipo esses da Legrand (salvo erro), com um cotovelo em L para o aparafusares onde quiseres...

 

:lol: A temperatura de cor das lâmpadas :lol: Acho que não é preciso dizer-te que temperaturas de cor muito diferentes das daylight, provocam certos efeitos "inestéticos", no mínimo, nas plantas.

 

:lol: Possível condensação de água na calha. Aqui não há grande problema, pois tu safas-te com as ventoínhas...

 

Na minha opinião, acho que te terias safado melhor com outro tipo de lâmpadas. Bem sei que este é o mais fácil de montar, mas limita-nos um bocado quanto a temperaturas de cor :lol: Sei que há lâmpadas desse género daylight, mas eu já procurei e nunca encontrei :P

 

De resto é tudo.

Boa sorte.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas grand noctívago!!! :lol:

 

As lâmpadas que comprei são sun day, ou seja, pelo menos calculo que seja mais ou menos parecido com a luz daylight... acho eu... :wink: , não!?

 

Quanto aos casquilhos, acredito que no AKI tivesse encontrado melhor e até talvez mais barato, mas aqui na Guarda a maior e quase melhor superfície comercial para arranjar este tipode material é o bricomarchet e se este não tiver, então a melhor opção é a loja dos chinas que é quase um centro comercial onde se vende de tudo a qualquer preço... :lol: (por isso dão cabo da nossa economia, né? algum motivo tinha que haver... he he he)

 

Mas pronto... mesmo assim consegui comprar o material todo num dia... é que aqui na Guarda é quase milagre...

 

Abraços e bom Domingo!

 

P.S. Tens boas participações aqui em artigos do fórum... continua!

Alguém para dar umas pagaiadas por estes lados? ---965750549---

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sei que há lâmpadas desse género daylight, mas eu já procurei e nunca encontrei :wink:  

Se te referes a economizadoras de 6400K, encontram-se no MaxMat, no Mestre Maco e às vezes no Aki e até no Continente. Depende é das lojas (localização) e promoções. Mas confesso que também me fartei de procurar até encontrá-las. :lol:

 

Hugo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que a disposição das lampadas não é a mais feliz e acho qeu devias mesmo ter colocado as ventoinhas.

 

e tambem nao percebi bem como seguraste os casquilhos e lampadas á calha. a parte da frente com o arame não é problematica mas como seguraste o casquilho?

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O arame é só um e fica precisamente entre a o casquilho e a lâmpada na zona onde acaba a rosca do casquilho e onde começa o vidro da lâmpada, ou seja, ao desapertar a lâmpada o casquilho também fica solto... get it? :lol:

 

A disposição das lâmpadas, realmente criam-me um ponto morto num dos cantos do aquário, mas vou tentar remendar isso...

 

Quanto às ventoinhas... já as tenho... não vá o diabo tecê-las... :lol:

Alguém para dar umas pagaiadas por estes lados? ---965750549---

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, era o que eu pensava, não faças isso, estas a colocar a força de apoio no vidro, se queres usar essa maneira de segurar, devias segura-las em 2 pontos.

 

Quanto á disposição das lampadas procura um post meu sobre uma calha, é mais antigo mas parecida com a tua. e repara na distribuição das lampadas. Consigo não ter quaisquer pontos mortos.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, era o que eu pensava, não faças isso, estas a colocar a força de apoio no vidro, se queres usar essa maneira de segurar, devias segura-las em 2 pontos.

 

Acontece que ne realidade o aperto não toca no vidro mas sim no metal da rosca da lâmpada...

 

Quanto aos pontos mortos de luz vou pesquisar!

 

Obrigado pelas dicas! :lol:

Alguém para dar umas pagaiadas por estes lados? ---965750549---

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o IKEA e o Intermarche vendem lampadas dessas de 6400K comprei lá umas quantas... o que eu queria mesmo era casquilhos desses "estanques"; não me agrada fazer uma calha assim, mas com esses casquilhos... entra humidade, e condensa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas oinq!

 

Talvez seja verdade, mas no meu caso, coloquei acrílico e ainda tenho as tampas de vidro do aquário e não verifico qualquer condensação, ou humidade na calha... por enquanto!!! :lol:

 

David

Alguém para dar umas pagaiadas por estes lados? ---965750549---

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Só agora é que reparei que tinhas colocado acrílico na calha.

 

Sinceramente, acho que não o devias colocar. Com o tempo, fica opaco, sem contar que reflete sempre um bocado, perdendo-se assim luz...

 

Ainda para mais, tens os vidros da tampa.

 

Se vais colocar as ventoínhas, creio que não precisas de te preocupar.

Tens o exemplo da calha do Just_me, se os casquilhos ficarem sempre suficientemente quentes de modo a que a água não condense, e as ventoínhas a retirarem o vapor de água, creio que não há motivos para alarme.

 

Eu tenho uma calha feita com T8's e está completamente exposta aos vapor de água (sem nada entre as lâmpadas e a água). Já trabalha há cerca de 2 meses, e não tenho notado nada de anormal. Nem acumulações de vapor de água, nem depósitos de sais (a água por ser mole, ajuda neste aspecto).

 

Mas como em tudo, mais vale prevenir do que remediar...

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Ivanpantz pelas dicas e conselhos!

 

Realmente estou a pensar em montar as ventoinhas, mais por prevenção que por outra coisa...

 

Quanto ao acrílico... se assim é, acho que o vou tirar da calha para optimizar a luz que tenho... e esperar que as algas não façam BOOM!!! :lol:

 

Abraços!

Alguém para dar umas pagaiadas por estes lados? ---965750549---

Link to comment
Partilhar nas redes sociais