Praga desconhecida em aqua de Discus - Com fotos


luis.silva.52

Recommended Posts

Boas, antes de mais queria agradecer toda a ajuda que me possam dar a

identificar esta praga e uma possível solução para a mesma.

 

De um dia para o outro o meu aqua ficou infestado por milhares de

bichinhos com cerca de 0,5 mm, os maiores, que não consigo identificar.

Eles nadam muito rápido, para o seu tamanho é claro, e não mais do que

a 1 cm do fundo. Notei que se agarram aos restos de comida que cai no

fundo. Quando apertados com as unhas dão um estalo, devem ter

carapaça. Parecem-se com as dáfnias.

 

Quanto ás alterações ocorridas no aqua, aqui vai:

 

- Dois dias antes introduzi 3 corydoras, 2 ottos e 2 pit bull´s.

- um dia introduzi 3 lentilhas de água dum riacho aqui perto.

 

Bom, à primeira vista pode-se dizer logo que foi das lentilhas, que realmente seria o mais provável. O que parece estranho é que num outro

áqua que tenho de áqua fria pus uma boa centena delas e nada de bixinhos.

 

Ora aqui vão umas fotos dos ditos:

 

IMGP5507.jpg

 

IMGP5515.jpg

 

IMGP5519.jpg

 

IMGP5521.jpg

 

A primeira foto é num tubo de testes e as outras três dentro de uma bolha de água, vejam só o tamanho deles.

 

 

Penso que não me esqueci de referir nada e toda a ajuda é bem vinda.

 

PS: Quem tiver um microscópio ou simplesmente quiser uma amostra posso enviar.

Vou estar em Lisboa neste Domingo, se me puder encontrar com alguém que me pudesse ajudar agradecia.

 

Um abraço a todos,

 

Luis Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, estou a ficar muito preocupado por duas razões: primeiro a praga está a agarrar-se aos discus e eles já estão stressados e não comem, segundo, tanta gente a ver o tópico e ninguém se pronuncia. Será que alguém pode sequer dar uma opinião? NÃO SEI O QUE FAZER

 

Com os melhores cumprimentos,

 

Luis Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que ninguém se pronuncia, porque ninguém sabe o que é!

 

Eu já ando aqui à um tempo e nunca vi tal coisa!

 

Aguarda por alguém te saiba elucidar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Talvez piolho (argulus). Faz uma pesquisa no google.. procura as imagens e compara com o que aí tens.

 

Retira todos os peixes desse aquário. Nos discos tenta retirar o parasita com uma pinça, por exemplo.

Coloca-os noutro aquário com antibiótico e um pouco de anti-fungus.

 

Convém desinfectar tudo com permanganato de potássio (PP). Podes também usar o PP para dar banhos curtos ou longos aos peixes. Faz umas pesquisas pois o PP pode-se tornar perigoso para os peixes...

Vê aqui as dosagens: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=33199

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se costumas estar em Lisboa fala com o Dr. Rui Ferreira de Almeida que ele talvez te ajude a identificar os bichos atravez do microscopio e tambem a arranjar solução.

 

Podes tambem falar com um veterinario que conheças. O veterinario da minha cadela e do meu gato, analisa as feses dos meus peixes e tudo que eu lhe leve lá (no caso foram só mesmo feses).

 

Se fores do norte eu arranjo-te o contaco dele...

 

Abraços.

Pic_6973_14.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já vi que és alentejano, não te adianta arranjar o contacto do veterinario.

 

Já sabes Dr. Rui Ferreira de Almeida, e tambem o Vitor Hugo Quaresma, melhor só na "feira", eh eh eh.

 

Abraços.

Pic_6973_14.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De à pouco para agora já estão com um opráculo fechado.

Tenho aqui em casa flagyl, azul de metileno formalina e omniour da Seara.

 

Qual será o mais indicado? e a melhor forma de administrar?

 

Para já vou fazer banhos curtos em água salina.

 

mais logo dou notícias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dos que tens ai optava pela formalina.

 

Se não me engano 2 ml por cada 100 Litros.

1 Abraço

César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A mim parece-me uma infecção por crustáceos parasitas, e os mais comuns em Porugal são:

 

Caligulus minimus "o piolho do robalo" - mas é um parasita de peixes marinhos;

Lernaea cyprinacea - parasita de águas doces com a extremidade cefálica em forma de âncora (pelas imagens não me parece que seja)

Argulus foliaceus - causa necrose da pele do hospedeiro

e Paragnathia formica - parasita apenas na fse larvar, 2ª larva ou praniza e caracteristica de tanques de terra

 

Pelas imagens que aquí tenho assemelham-se mais com o Argulus foliaceus, mas obviamente que não posso garantir que o sejam!

 

De qualquer forma aquí ficam os tratamentos recomendados:

choque osmótico (só como forma de profilaxia)

Banho com formalina (250mg/L, 60 min) ou triclorfon - pesticida organofosforado com várias designações comerciais - entr 0,5-1mg/L, 24 a 48Hr

 

Qualquer destes banhos deve ser imediatamente interrompido se os peixes começarem a demonstrar alterações de comportamente como, por exemplo, perdas de equilibrio.

 

Espero que isto ajude, no entanto a sebenta que estou a utilizar para dizer estes tratamentos já não é propriamente recente, por isso mesmo sendo estes os tratamentos utilizados em aquaculturas podem entretando ter aparecido formas diferentes de tratar esta parasitose!

 

Boa sorte e desculpem o testamento!

Zé Pedro

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Últimas novidades, depois de ter administrado formalina na porção de

2mml por 100 L de água às 4 da tarde, os argulus continuam ainda vivos,

pelo menos alguns, pegados aos troncos, mas os peixes parecem ter

melhorado e até já demonstram algum apetite, apenas um ainda tem o

operáculo fechado.

 

Amanhã às 4 da tarde voltarei a administrar formol.

 

De manhã, se ouver alterações volto a dar notícias.

 

Um abraço

 

Luis Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou deixar aqui uns artigos que pesquisei e segundo os mesmos o diflubenzuron e alguns organofosforados tais como o trichlorfon e o malathion, são eficazes.

 

 

Neste artigo mosta um estudo onde utililizam o diflubenzuron, é muito onteressante. Sé resta saber onde encontrar o diflubenzuron.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Luís

Desculpem mas só vi o tópico hoje. Podes tratar com um produto da sera para piolhos em carpas . Chama-se Cyprinopur. O trochlorfon era o melhor para isto mas saiu do mercado ( era o neguvon, usado no gado) : Existe ainda como principio activo de alguns herbicidas mas não recomendo porque desconheço o excipiente.

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, os discus já vêm comer, não tão euforicamente mas já comem, os argulus é que teimam em desaparecer. Hoje há em mais quantidade nos troncos.

Todos os discus já abrem os operáculos.

 

Vou procurar a loja que vende o Cyprinopur.

 

Como hoje ainda não tenho o produto referido vou continuar a administrar formalina.

 

Um abraço e vou continuar a dar notícias.

 

Um abraço,

 

Luis Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, depois de aplicar a formalina 3 dias seguidos os peixes já não

apresentam sintomas e voltaram a comer normalmente, os argulos é

que teimam em desaparecer, agora em muito menos quantidade mas

ainda subsistem alguns.

Como eles só sobrevivem alguns dias sem hospedeiros talvêz eles sejam

eliminados. De qualquer das formas estou à espera do Cyprinopur que só

chega para a semana, mais vale prevenir. Depois comunico as alterações.

 

Um abraço,

 

Luis Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas, em relação aos bichinhos que pensavamos que eram argulos, pois é, estive a ver com uma lupa que aumenta consideravelmente e verifiquei que não tem o formato dos argulos. eles são mais parecidos com uma joaninha com patas por baixo.

Ainda não fiz o tratamento com cyprinopur e ainda bem pois não sei se resultaria.

Ainda mantenho num frasco bastantes bichos e no aqua tambem mas em muito menos quantidade.

Voltamos á estaca zero.

Será que alguém pode tirar fotos com um microscópio?

Seria bom para colocar as fotos.

 

Um abraço,

 

Luis Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando fiz o tratamento com formalina introduzi 40 neons rosa para predar esses bichinhos. Fiquei sem saber se a redução drástica se deveu à formalina ou aos neons. Fiz algumas experiências em recipiente reduzido com formalina, azul de metileno e sal. A formalina só mata numa concentração que os peixes não suportariam, o azul não resultou e o sal também só numa concentração mais elevada e neste morreram mais depressa que com formalina. Como conclusão nenhum destes três componentes testados elimina esta praga com segurança para os peixes.

A minha preocupação é que podem ser parasitas e ter consequências desastrosas para os peixes.

 

Continuo a precisar de toda a vossa ajuda.

 

Um abraço,

 

Luis silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá Luís.

 

 

Se estiveres disposto a tentar, e é só o que me ocorre neste momento: compra Fluvermal líquido na farmácia e utiliza 1mL por cada 10 litros de água no aquário. Experimenta antes num recipiente à parte para não estares a fazer trataemntos em vão.

 

Outra alternativa será o permanganato de potássio na proporçao de 1 pastilha por 100l de água...

 

Qualquer um destes tratamentos são perfeitamente suportáveis pelos discus!

 

 

São tratamentos relativamente baratos, mas aconselho-te a experimentar antes em recipientes à parte.

 

 

Um abraço,

boa sorte,

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

um tratamento alternativo (e algo eficaz) é com o Masoten. Para aplicares este medicamento deverás baixar a temperatura para 25ºC de modo a ser tolerado mais fácilmente pelos peixes (a partir dos 28ºC pode ser toxico para alguns peixes). O tratamento é o seguinte:

 

1 - Fazer uma solução de Masoten com 1g para 1 litro de água (o Masoten é vendido em pó)

2 - Utilizar 1ml da solução confeccionada no ponto 1 para cada litro de água do aquário

3 - Ao fim de 3 dias, mudas 50% da água e colocas carvão activo para filtrar o restante medicamento.

 

De modo a minimizar o risco para os peixes, o PH deverá estar entre os 6 e os 7.

 

Também podes fazer o tratamento com formalina, mas só é relativamente eficaz se for formalina 35% a 45%, e em banho curtos (somente de imersão).

 

Boa sorte

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quinzico , consegues arranjar Masoten?

è que o Masoten nunca existiu em Portugal que eu saiba. O principio activo é o Triclorfon e existiu como Neguvon para tratar sarna em gado ( e eu usei muito nos Discus para dactylogyrus e Gyrodactilus )e existe agora para tratar pulgas em gatos e cães como spot on e num pesticida . O problema e que nestes não sabemos os excipientes que podem ser perigosos.

A formalina é sempre formol a 38% 40 %!

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais