algas


Paulo Silva

Recommended Posts

boas a uns tempo a estas parte apareceram-me uma algas tipo cabelo/pelo

crescem nas beiras das plantas e naquelas de folha larga crescem no meio tipo barba

 

alguem me pode disser que tipo de algas sao estas e como combate-las

tenho tocado mais ou menos 20m litros por semana e ja arraquei algumas plantas mais atacadas

 

o meu aqua é de mais ou menos 110 litros reais

 

obrigado

 

[[ ]]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Essas algas são verdes?

Tens o aquário montado à pouco tempo?

 

Geralmente, o aparecimento dessas algas, indicam uma boa qualidade de água. Costumam aparecer em aquários recentes, em que as plantas ainda não absorvem alguns nutrientes, tanto quanto gostariam. Isto acontece a ainda não haver bactérias nitrificantes no areão (por exemplo), impedindo assim que as plantas assimilem Azoto.

 

Outros factores que possam influenciar o aparecimentos dessas algas, são o excesso de ferro na água, e/ou iluminação a mais, para a quantidade de plantas que tenhas.

 

Assim de resto, não posso adiantar mais, visto não ter a certeza de que algas se tratam :)

 

Se puderes tirar umas fotos, concerteza que a gente te poderá ajudar melhor.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Pela tua descrição parecem-me ser umas algas filamentosas. Eu já tive um problema idêntico com algas filamentosas verdes. Para que te possam ajudar devidamente deves indicar o ñº de plantas, há quanto tempo montas-te o aqua, se as plantas estão a crescer bem ou pararam, a quantidade de luz, se fazes injecção de co2, etc.... Isto é importante para que se possa saber a etiologia do problema. Frequentemente o crescimento de algas surgem em duas situações:

 

1º - Desquilibrio entre : - luz - nutrientes - co2

2º - Poucas plantas ou plantas que não se estabeleceram ou pararam o crescimento

 

Numa situação normal as plantas competem com as algas pelos nutrientes e estes estando em equilibrio, favorecem o crescimento das plantas em detrimento das algas, uma vez que as plantas são seres superiores às algas. Como disse atrás, já tive um problema idêntico e resolvi da seguinte forma (atenção que no teu caso pode não servir - depende da causa do problema)

 

1º - introduzi uma resina que capta o fosforo e os nitratos

2º - Apagão de 2 dias consecutivos

3º - Retirei a resina e aumentei a injecção de co2

 

Alguns membros referiram que com introdução de K conseguiram irradicar estas algas em pouco mais de 1 semana (macronutrientes - N P K - nutrientes que as plantas utilizam em maior quantidade). Lembro-me também de alguém referir que o SAE são bons a controlar estas algas mas a minha experiência contradiz isso...

Espero ter ajudado alguma coisa....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que sejam iguais às que tenho, após o aumento de luz de 30W para 120W...

Estou a fazer mais trocas de àgua e as folhas que já estão minadas, são cortadas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tive um boom de algas filamentosas pretas nas plantas, a causa foi o aumento de iluminação, passei de 80w para 160w em 240L. A solução para não me ter acontecido isto, era ter mudado cerca de 50% da agua antes de alterar/aumentar a iluminação, pois segundo experts(ex: Amano) na matéria, isto é regra de ouro!

Para eliminar as algas a unica maneira foi cortar tudo o que era folhas "infectadas", e esperar que foltassem a crecer novas folhas, até agora nunca mais apareceu nada dessas algas.

Espero ter ajudado.

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tive o mesmo problema, as algas cresciam nas folhas das plantas e elas acabavam por apodrecer, por falta de luz. Pus tópicos aqui no fórum que ajudaram a minimizar os danos das algas mas nunca as erradicaram completamete, continuavam plantas a apodrecer. Até que cheguei a conclusão que poderia ser do fotoperiodo, reduzi o nr de horas de 10 para 8 e as algas desapareceram completamente, as plantas começaram a rebentar e a brigada anti algas tratou do resto. Conclusão tinha uma lampada muito forte e um fotoperiodo mto longo. Espero ter ajudado.

 

Abraço

Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas, pessoal eu tb tenho esse problema,e já há algum tempo e o meu aqua tb tem mais de um ano de montagem, aconteceu a seguir a ter aumentado a potência luminosa..... bem agora vou tentar introduzir mais umas plantitas a ver se consigo irradicar o problema. Tenho feito injecção de O2 com bomba durante a noite e já se nota alguma diferença. Tenho injecção de co2 durante o dia e já reduzi a iluminação para 60 wats de luzanteriormente tinha o dobro.....

Marco_fontes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais