Recommended Posts

Boas,

 

Desde o início do ano passado que pretendo montar um aquário de recife.

Em Julho do mesmo ano e tentando não arrancar para um projecto que não sabia se iria gostar ou ter tempo para o manter (embora tenha aquários de água doce desde os meus 8 anos de idade) decidi converter o meu aquário de 90cm para água salgada.

 

Após algumas azelhices (escumador a transbordar, inundações na sala, morte de 10 aiptaisas em simultâneo que gerou um pico de amónia alto, Escumador mal dimensionado, aquisição de um peixe sem o ver a comer) e alguns azares (Nudibrânqueos) decidi que estava na altura de dar condições de jeito aos meus novos habitantes.

 

A naturação (E)volução deve-se a três factores importantes:

 

1º - O móvel de madeira onde tenho acente o aquário de 90cm está a apodrecer.

2º - O Aquário de 90cm está todo riscado após quase 8 anos de água doce.

3º - O material, uma vez que não tenho sump, está todo à mostra o que estéticamente é desagradável e a nível de ruído é o que todos os nossos colegas aquariofilos conhecem.

 

Assim e após ver o projecto de estruturas do prédio em questão optei por um aquário de 120©x60(l)x60(a)cm, com coluna seca e dois furos 50mm e 35mm para escoamento e retorno respectivamente.

 

O móvel será uma estrutura em ferro com 150©x60(l)x90(a)cm que irá ser pintado. Irá ser forrado mais tarde com MDF Hidrófugo. O objectivo é fazer um móvel "à lá" Diogo Lopes. (preciso pagar alguma coisa pela propriedade intelectual? )

 

Não vou poder para já montar o refúgio superior, mas após estar feita a cobertura superior logo vejo como o encaixar.

 

A sump vai ter 85©x45(l)x(50)cm e servirá só para ter equipamento.

 

A nível de equipamento estou a pensar no seguinte:

 

Escumador (o actual): DELTEC APF600

Circulação: 1x Tunze Stream 6000, 2x AquaClear 80 (1500l/h) e 2x Maxijet (600l/h para circulação atrás da RV.

Iluminação: 2x HQI 150w + 4x ou 6x T5 55w (DIY)

Retorno: Project 3001

Osmolador (o actual): Tunze

Aquecedores: 1x Jagger 300w + 1x Jagger 150w

Reactor de Cálcio: Para já não, mas a ser mais tarde deverá ser o da SumpTech.

 

Notas

Escumador: Ainda não decidi o que fazer. Se alimentar o escumador por gravidade ou por uma bomba na Sump de 600l/h.

 

Iluminação: para já vou montar 2xHQI e usar a minha calha com 2 PC de 55w Actínicas enquanto não fizer a cobertura do móvel pois será nesta que irei montar as T5.

 

Circulação: a circulação atrás da RV não será definitiva pois não quero deixar lá bombas que me irão trazer problemas na altura da limpeza. Depende do resultado das duas AquaClear deverei mais tarde substitui-las por outra Tunze e colocar um multi-controlador.

 

Retorno: Dizem bem lá fora destas bombas. Consomem pouco, são silenciosas e extremamente baratas. Se não ficar satisfeito provávelmente aproveito-as para um closed-loop para a circulação atrás da RV.

 

Substrato: 2cm de areão de coral com uma granulometria de 1mm. Basicamente igual ao que tenho.

 

A mudança

Esta é que vai ser mais complicada pois para montar o novo tenho que desmontar o antigo (a localização será a mesma). Assim, estou a pensar usar um "alguidar" bem grande onde possa colocar tudo excepto o areão (Alguidar à parte) durante pelo menos uma semana enquanto preparo o novo.

 

Alguém sabe onde encontrar este tipo de recipientes? Igual ao que o Rui Ferreira de Almeida usa como Sump, mas mais pequeno.

 

Depois hei de pedir ajuda pois quero encher este aquário só com água do mar. e no total serão cerca de 500l.

 

Sugestões serão mais que bem vindas

 

Obrigado,

 

R(/)G

O minha primeira experiência com Reef.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=21042

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O projecto está bem pensado! Só 3 coisas:

 

- tenho um escumador igual ao teu e está a ser alimentado por gravidade, ao princípio foi complicado controlar o fluxo de água desejável mas agora está impecável!

- Penso ser melhor colocares outro aquecedor de 300W, não é uma coisa cara e pode prevenir algum dissabor...

- Como já disseste, bombas na rocha viva só dão dores de cabeça na hora de as limpar... coloca-as escondidas mas com um acesso fácil! Eu acho que as bombas de 1500L/h num aqua desse tamanho não são grande ajuda e muito menos as de 600l/h (ambas só mesmo para circulação/alimentação do refúgio). tenho um sistema idêntico ao teu e também usei no início bombas de 1000 e 1500l/h e de facto não serviam para circulação eficiente, nem atrás da rocha viva! :lol: Eu uso 2 de 2500l/h (ou 3000l/h não tenho a certeza 8) ) e tenho zonas de alguma estagnação...

 

Podes também ligar o retorno a um squid, que sempre é mais uma ajuda na circulação.

 

Fazes bem em apostar nas tunze pois são de facto fantásticas. Foi uma coisa que não pensei usar mas estou rendido às evidências e planeio adquiri-las.

 

Vai colocando fotos, se puderes, e actualizações no setup.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rui!

 

É sempre salutar quando temos a possibilidade de aumentar as litragens dos nossos sistemas. Vais ver que a margem de erro é bastante maior e os azares cada vez menos frequentes.

 

Quanto ao setup aqui ficam os meus comentários

 

Circulação - Se possível tira desse planning todas as bombas excepto a 6000. Mais vale arrancares mais tarde e com calma e juntares uns trocos para comprares outra 6000 ou mesmo uma 6060.

 

Termostatos - Subscrevo inteiramente o comentário do Nuno.

 

Retorno - Não conheço a bomba em questão. Qual é o débito e o consumo?

 

Quanto aos recipientes para armazenamento temporário julgo que a Domplex e a Rubbermaid poderão ser marcas que os disponibilizem, é uma questão de contactares os representantes para te indicarem onde os podes adquirir...ou então vê se o Diogo não te pode emprestar um se ainda os tiver :):lol:

 

Abraço

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Alguns, pequenos updates.

 

Primeiro, o aquário deverá estar pronto esta semana.

Segundo, virá uma 6100 em vez de uma 6000.

 

Aquecedores: levará com um 2º de 300w da Jager

 

Nuno e Duarte, estava a pensar colocar as duas de 1500l/h junto à coluna seca só para fazer contra corrente com a 6100 e enquanto a segunda Tunze não chega. Não é de certeza para ficar em definitivo só não dá muito jeito comprar duas de uma vez.

 

Duarte, A project 3001 é uma bomba de retorno que faz 3300l/h a uma altura máxima de 1,8m consome 45W e custa 40€

 

Poderão vê-la aqui.

http://www.europeen-trading.com/PJP-3001_p...oduct_1988.html

 

Abraços e obrigado pelos vossos comentários.

 

R(/)G

O minha primeira experiência com Reef.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=21042

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas,

 

Já passou quase um mês deste o primeiro post e as evoluções tem sido muito pequenas.

 

A estrutura de ferro já está em casa. Feito parvo não a pintei logo e começou a ganhar ferrugem guardada no sotão de casa.

Fui ao AKI e seguindo as recomendações da malta, dei-lhe com um anti-ferrugem, lavei, sequei e depois pintei com esmalte branco.

Resultado? uma treta. a tinta branca para além de estar a sair toda tem umas manchas amarelas que penso serem derivadas do produto anti-ferrugem.

Vou mandar lacar ou galvanizar a coisa e prontos

 

O aquário também já chegou. E aqui gostaria de deixar uma nota extremamente positiva para a Vidromoldura do cacém. Foram impecáveis e o trabalho está 5 *****

 

A sump também já cá está.

 

Para não fazer asneiras vou pedir a um carpinteiro que me faça a forra do móvel e devo fazê-lo completo de uma vez.

 

De circulação chegou uma Tunze 6100 (de 12.000l/h) em vez de uma 6000.

A project 3001 fará o retorno com saída em contra corrente com a Tunze.

Se for necessário adiciono as 802 de 1.500l/h enquanto não mandar vir outra tunze.

Com o layout que quero fazer (aberto atrás) não me vou preocupar com bombas a circular atrás da rocha pois não me parece que vá ter muitos detritos com a circulação que tenho.

 

O escumador será alimentado por gravidade (sempre é menos uma bomba)

 

Em termos de iluminação levará mesmo as duas HQI 150w + 6x T5 (3 delas actinicas)

 

Agora já se vê que isto ainda vai demorar bastante. Não sei quanto tempo me levam a galvanizar á estrutura nem quanto tempo leva o carpinteiro a fazer a cobertura.

 

 

Uma coisa que me está a fazer muita confusão é o teste de água. Quero dizer, encher o aquário com 500l de água para pura e simplesmente depois deitar fora ??????

 

Outra questão era ter que trazer 500l, 3 andares a subir sem elevador.

A alternativa seria fazer 500l de água de osmose, mas deitar 2000l de água fora ainda me custa mais.

 

Onde é que eu posso mandar analizar a água para saber se basta juntar sal?

É que se a água da torneira não fosse má sempre era uma solução e depois podia fazer as TPA's com água do mar.

 

Bem, lá vamos nós para mais um mesito de espera :?

 

Abraços e obrigado,

 

R(/)G

O minha primeira experiência com Reef.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=21042

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De circulação chegou uma Tunze 6100 (de 12.000l/h) em vez de uma 6000.

 

Não será mesmo uma 6000? É que tanto a 6000 como a 6100 têm o mesmo motor cuja referência é 6100.10 com consumo máximo de 45W, isto mesmo para a 6000.

As bombas são precisamente iguais, a única coisa que muda é o transformador (cilindro preto) que para as 6000 é o 7210.202 e para as 6100 é o 7410.602. Até a caixa azul (driver - 7240.26) é a mesma para as duas bombas.

 

Com o transformador pequeno a bomba funciona com um caudal máximo de 7000l/h e consumo máximo de 15W e com o transformador maior a bomba debita até 12000l/h e consome até 45W. A diferença está no transformador. Verifica bem qual é o teu para saberes se de facto tens a 6000 ou a 6100.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Alexandre,

 

Não é mesmo uma 6000 é uma 6100. A 6000 estava esgotada e o simpático do francês fez-me a 6100 pelo mesmo preço que a 6000.

 

Refª da Bomba, transformador e driver estão correctíssimas. Fui verificar depois de ter lido o teu post.

 

De qualquer maneira obrigado,

 

R(/)G

O minha primeira experiência com Reef.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=21042

Link to comment
Partilhar nas redes sociais