Várias dúvidas de principiante


edumtorre

Recommended Posts

Olá a todos,

Adquiri recentemente o meu primeiro aquário e tenho procurado informação acerca da melhor maneira de tratar estes maravilhosos seres que são os peixes.

Tenho deparado, no entanto, com algumas dificuldades e dúvidas. Aqui vão algumas delas.

O aquário foi montado há 12 dias e nos primeiros 2-3 dias apresentava uma névoa que julgo ter sido devido a partículas da areia em suspensão. No entanto, desde há 4 dias o aquário voltou a apresentar a água turva, sem razão aparente. Será devido a um tronco que está a começar a ganhas bolor (fungos)?

Outra dúvida que tenho é acerca dos testes químicos da água, pois quero ter a certeza que o aquário está preparado para receber os primeiros peixes. Disseram-me que devia esperar um pico de amónia, seguido de um pico de nitritos e depois um pico de nitratos e que só deveria colocar os peixes nessa altura após uma mudança de água. No entanto já fiz vários testes e sempre com os mesmos resultados:

pH 7

KH 10ºd

GH 10ºd

NO2 0

NO3 0

Amónia 0

 

Ou seja, não há picos de nada! Será necessário juntar alguma fonte de amónia para iniciar o ciclo?

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

Respondendo ao Edumtorre.

 

Nao sei o que possa ser essa nevoa de que falas pois nunca me tinha acontecido nada do genero. Compras te esse tronco ou arranjas te nalgum sitio? É que esse tipo de materiais que se poem nos aquas têm de ter um tratamento especial para nao se comecarem a desfazer nem a largar bocados.

 

Quanto aos teste á tua agua, ja que es iniciado talvez fosse melhor levares um pouco da agua do teu aqua a uma loja de animais para eles la fazerem testes a agua e dizerem te o que precisas.

E nao te esquecas dos camaroes mortos por causa das baterias. Nao vamos querer que os teus peixes fiquem doentes. O melhor é consultares esta pagina pois tens la toda a informacao que precisas sobre os ciclos e tratamento da agua: http://www.aquariofilia.online.pt/default....id_instalacao=8

 

Espero ter ajudado.

Vai dando noticias.

 

* * *

Alea jacta est...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para os iniciantes ha alguns peixes que sao mais indicados devido a sua resistencia. Alguns deles sao os tetra buenos aires, Tetra Néon, limpa vidros, cauda de espada, Guppys, Platys... Tive o cuidado de escolher peixes pequenos, sociaveis e nao agressivos. Pois tens de tomar atencao a esse tipo de pormenores se nao quiseres que os teus peixes sejam perseguidos, comidos ou fiquem stressados...

 

* * *

Alea jacta est...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem, o que eu fiz foi o seguinte...

Mudei 75% da água e por agora a turvação desapareceu...

Comprei 3 Platy e 3 Corydora e coloquei-os no aquário para iniciar o ciclo... Acham correcto?

O meu aquário tem 92 litros de capacidade e tem apenas plantas artificiais e um tronco cheio de fungos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quanto ao tronco, acho k t devias dirigir a uma loja qualquer de aqariofilia para eles de dizerem o k deves fazer s nao ainda matas os peixes todos.

quanto as plantas arteficiais, eu acho má ideia, devias ter plantas verdadeiras para haver oxigenio, gostavas que a terra em vez de ter arvores tivess arbustos de plastico??

os peixes tambem não gostam muito dessas plantas falsas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem, o que eu fiz foi o seguinte...

Mudei 75% da água e por agora a turvação desapareceu...

Comprei 3 Platy e 3 Corydora e coloquei-os no aquário para iniciar o ciclo... Acham correcto?

O meu aquário tem 92 litros de capacidade e tem apenas plantas artificiais e um tronco cheio de fungos...

Devias ter lido o manual de inicio... ele está lá para evitar estes problemas :roll:

Era para teres colocado UM peixe... e não 6 como fizeste.

 

É que as bactérias não se criam de uma hora para a outra... leva cerca de 72h para formar uma colónia. O problema é que um peixe em 72h produz "cagadelas" e urina o suficiente para que essa colónia se desenvolva de forma consistente, sme que os niveis de amónia não processada atinjam niveis criticos. 6 peixes vão produzir 6x mais detritos mas a colónia não se vai desenvolver mais depressa por isso e o que pode acontecer é que em vez de teres um pico perigoso de amónia que um peixe resistente pode suportar sem grandes complicações, podes ter um pico letal e perderes os peixes todos em questão de horas.

 

Agora que o mal está feito, o que deves fazer é monitorizar cuidadosamente os niveis de amónia e terás de fazer TPA's sempre que estes ultrapassem os limites. Com isto o ciclo vai demorar mais tempo pois a cada tpa estarás a retirar amónia do sistema e com isso a retardar o crescimento sustentado da colónia de bactérias.

 

Devias ter tido mais calma na colocação dos peixes... neste hobby a pressa é o pior inimigo dos peixes.

 

Boa sorte.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação ao tronco, ferveste-o? E que peixes pensas ter no final? Não deves ir à loja sem saberes que peixe pretendes.. deves ter um plano para aquilo que queres.

 

Em relação às plantas, já te disseram e disseram bem, naturais têm muitos convenientes.. para além de que certamente te deixará o aquário mais bonito. Mas não deves adquirir qualquer planta sem saberes nada sobre ela. Tens de ter condições para a manter.

 

Muitas vezes as plantas mais caras não são as mais exuberantes. Normalmente as mais caras são as mais resistentes e consequentemente as mais indicadas para principiantes.

 

Boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tenho os peixes no aquário há 4 dias e controlo 2 vezes por dia os teores de amónioa, nitritos e nitratos.

Estou admirado porque os valores dão sempre 0. Já experimentei com testes de diferentes marcas, mas sempre com os mesmos resultados.

Para onde vai a amónia produzida pelos peixes? Não deveria haver um aumento dos nitritos e nitratos, se o ciclo estivesse já desenvolvido? Ou será que os peixes produzem muito pouco amónia (têm todos aproximadamente 2 cm)?

Quanto ao tronco, noto que os fungos estão agora a desaparecer, mas eu não fiz nada para isso!

Falaram-me de um musgo que se pode cultivar em cima dos troncos? É verdade?

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

penso que é o musgo de java, fica bastante bonito num tronco :lol: vai á zona de oferta, costuma haver por lá pessoas a vender!

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Se há uma coisa que é preciso para este hobby é muita paciência e deixar a natureza tomar as rédeas. A rápida introdução dos peixes pode resultar na sua morte visto que o aquário ainda não está preparado para eles. Contudo visto que eles se encontram vivos, não deve haver grande problema. A questão do tronco é bastante pertinente, foi fervido? Pq se não foi pode mto bem ser a origem do problema e deve ser removido do aquário, fervido, e só depois do aquário estar estável, com a agua cristalina é que se deve inserir o tronco outravez para se poder confirmar se foi do tronco afinal.

Nem vale apena considerar o musgo de java se o aquário não está em condições. Quando o aquário não está bem, tudo pára, não se deve adicionar mais nada, para chegar mais facilmente ao problema e poder resolvê-lo com mais facilidade. Quanto á agua turva, mudanças de água de dois em dois dias até ficar cristalina. A água neste momento tem que cor? amarelada? verde?

ESpero ter ajudado,

Cumprimentos,

Fishman

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto aos peixes, parecem estar de boa saúde, pois estão sempre irrequietos explorando todos os recantos do aquário e comem muito rapidamente a comida.

Quanto ao tronco... Em 2 dias desapareceram os fungos!!! Será que foram os peixes que os comeram? É que eu não fiz nada para que isso acontecesse!

Quanto à água, ela parece da cor do chá, mas com um tom muito claro. Pelas pesquisas que fiz neste fórum, suponho que seja devido aos taninos libertados pelo tronco.

A minha admiração, neste momento, é que os valores de amónia em 5 dias continuam em 0!!!

Quanto ao musgo de java, acham que apenas o devo colocar quando tiver a certeza que o ciclo está completo?

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Essa história do nível de amónia ter que subir para depois descer abruptamente nem sempre tem que suceder para o aquario ficar em condições.

Se dizes que o aquário está montado á 12 dias (+/-) e os peixes estão bem, pode-se tirar duas conclusões, as bactérias nitrificantes já estão a «funcionar», pq o tempo de espera normalmente para se poder por peixes é 5 dias depois da montagem do mesmo, se já passaram 12, e os peixes estão bem, então é bom sinal.

Quanto aos fungos, os peixes, mesmo que tivessem a morrer a fome, acho que não se mandavam aos fungos, lol, ou seja se desapareceram é pq já não existem condições para permanecerem, que é outro bom sinal, é sinal que a agua está em condições.

Quanto a cor, tens razão, é bem provável que sejam os taninos, e cheira-me que a única maneira de remove-los é mudando a agua, TPA's. Contudo eles não fazem mal nenhum, nas águas da amazónia, américa do sul, as águas costumam ser turvas e até se vende corantes para tornar as águas turvas, para recriar aquele tipo de nicho ecológico, por isso, se por acaso até gostares pode ser para ficar, vai entretanto desaparecer ao longo do tempo.

Resumindo, pelos dados que apresentas, parece estar tudo em ordem, logo podem ser introduzidos peixes e plantas sem problema.

Espero ter ajudado,

Cumprimentos,

Fish of DOOM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.