Novo layout - Aqua 15 litros. que tal vos parece??


zebicho

Recommended Posts

Aqui está o meu novo desenho de aquário de 15 litros... penso ainda colocar musgo de java ou ricia sobre o tronco, tal como me foi sugerido pelo rasec... penso que deve ficar bem...

devo agradecer também a contribuição do nuno antunes.

 

que opção de fauna :roll:

 

já me deram umas opiniões mas gostava de mais umas, obrigado desde já...

 

as vossas opiniões são muito importantes, pois tou a começar nisto...

 

foto3.jpg

 

foto2.jpg

 

foto1.jpg

Não assino nada sem ler primeiro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi...

 

Acho que se pusesses mais plantas ficava mais giro. Também acho que podias comprar um daqueles fundos para o aqua com plantas (sei que muita gente não gosta, eu gosto) pois além de dar mAis ambiente, realça asplantas, São só sugestões :roll: .

Pedro Feijó

 

"Tristes tempos os nossos em que é mais fácil destruir um átomo do que um preconceito"

Einstein

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá. Boa Tarde!

 

Antes de mais, queria chamar a atenção de uma coisa: esse termoestato não deveria estar totalmente submerso???

Enche mais o aqua, +/- até ficar a 1 cm da calha preta, não há problema nenhum....

Agora em relação às plantas....sugeria-te musgo para colocares no tronco ... e pogostemon para colocares em frente às pedras e ao tronco...acho que dava um efeito giro...

E de resto, podias tentar arranjar qualquer coisa vermelha para não ficares com tudo verde (Ex: Myriophyllum tuberculatum (Red); Rotala wallichii ).

Mas atenção, pesquisa acerca das plantas antes de as adquirires, porque tens de ter atenção ao seu tamanho e necessidades...algumas plantas precisam de cuidados específicos...

Algumas pessoas adquirem-nas pela sua beleza mas esquecem-se que elas necessitam de um determinado tipo de luz, ou co2, etc....e depois admiram-se que elas não vinguem no seu aquario.

Se eu puder ajudar em mais alguma coisa, estou à disposição.

 

Cumps,

Cátia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

cátia, quando dizes "totalmente" deverá ser a parte de cima também??

debato-me também com outro problema, o termoestato é de 25 w (penso que chega para a quantidade de água, pelo menos foi o que me disse o vendedor), tá regulado para 31ºC, mas só tenho 22 graus... será por não estar todo dentro de água???

quanto aos peixes, quais as porporções correctas de machos e fêmeas e como se distiguem, que tenho muito dificuldade nisso... existe algum site onde possa ver essa informação??

Obrigado desde já, vocês têm uma paciência imensa comigo :roll:

Não assino nada sem ler primeiro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

caro Zé,

 

Tb acho que devias ter a aqua totalmente cheio não só por questões estéticas mas tb para teres uma volumetria maior de agua, quanto ao termostato parece-me ser suficiente e o deficit de temperatura pode estar relacionado com o facto de nem toda a superficie ddo termostato estar em contacto com a agua, tem atenção tb ao facto de o termostato se poder danificar por não estar (pelo menos até á marca de segurança) submerso com a excepcão do regulador de temperatura clar0

Quamto a peixes devido ao tamanho do aqua acho que devias apostar em paixes que não atinjam um grande tamanho, e respeitandoa regra de +- 1 cm de peixe por litro de agua. Já agora com estas de ilumunação e filtragem ?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O aquário está giro, parabens :)

Agora vamos a correcções:

- Enche até à parte inferior da banda preta como já te disseram.

- O termoestato deve ter água pelo menos até à marca que ele tem (as ondinhas).

- 31ºC nesse aquário é muito. Regula o termoestato para 24/25 senão ainda "cozes" os peixes.

- O "fundo" marinho não casa bem aí. Usa uma cartolina preta ou então um fundo com plantas.

- Trepa o filtro até que a saída fique mesmo à superficie da água de forma a que a agite. Depois já podes desligar a bomba de ar :x

 

Em relação aos peixes a foto não é nitida mas parecem-me guppies... estou certo?

A sexagem dos peixes depende da espécie em causa mas nos viviparos é relativamente simples.

O macho tem um "espigão" na zona anal ao passo que a fêmea tem uma barbatana.

Quantidades mais uma vez depende da espécie, mas aí não te podes esticar muito porque não tens espaço.

 

Boa sorte com esse aquário e cá ficamos à espera do próximo :)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois Nuno, não me percebeste quanto ao termoestato... eu tenho regulado a temperatura para 31º C, mas a água não me passa dos 22º C, quanto aos peixes ainda não tenho nenhuns, tava à espera das vossas sugestões...

Obrigado desde já a todos pelas óptimas dicas que me têm dado :)

Não assino nada sem ler primeiro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem se tens regulado para 31 e a temperatura não passa dos 22 então é capaz de termoestato estar avariado.

Verifica se o piloto do termoestato se acende e apaga de tempos a tempos e aproveita para tocar (ao de leve) no termoestato para ver se está quente. Cuidado não te queimes.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ainda não fiz esse teste, mas vou fazer logo, para ver se aquilo aquece alguma coisa ou não, será porque tenho um daqueles termómetros que se colam no vidro e por isso não indica a temperatura correcta da água??????????????????

Não assino nada sem ler primeiro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom... esses termometros de colar dão mais depressa a temperatura exterior que a da água, especialmente se a marca não for muito boa.

 

Aconselhava-te a arranjares um daqueles de colocar no interior do aquário, são um pouco mais fiáveis. Em alternativa aproveitas uma promoção do Lidl e compras um digital por 6€.

Tenho 2 e são fiáveis.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim.

 

São daqueles que têm uma sonda para medir temperatura e medem temperatura exterior e no interior da casa.

Se meteres a sonda dentro do aquário ficas com um termómetro que te mede a temperatura da divisão onde está o aquário e te mede a temperatura da água no nivel que quiseres (o meu mede a temperatura ao nivel do areão)

 

Só não o podes colocar muito perto do aquário por causa da humidade, mas o cabo da sonda é comprido o suficiente para o afastares uns 10 ou 20cm. Não é preciso mais.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

arranja um termometro para o interior do aquario (custam cerca de 1 euro e pouco) e regula melhor a temperatura ( 23º/26º).

 

Em relação ao aquario em si, arranja mais umas plantas.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas, mas já resolvi o caso com uma medida extrema help comprei um termoestato de 100 W (12 euros no intermarché)... pronto problema resolvido, temperatura constante no 25º help :D :D

Para grandes males grandes remédios :D :D

Não assino nada sem ler primeiro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

100W !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

Tem calma. :wink:

 

Regra geral em termos de aquecimento é um W/litro.

 

Tens 15 litros, um de 25W dá perfeitamente.

 

Parece-me que tinhas o termostato mal colocado.

 

100W acaba por ser um desperdicio para um aqua tão pequeno.

 

Na minha opinião, obviamente...

Nuno Costa

 

yagobal-WIKIbanner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um aqua de 15 litros é sempre um bom desafio, principalmente em torná-lo aparentemente maior. Para isso penso que poderás:

 

- Encher mais o aquário;

- Tirar a "ânfora"

- Aproveitar bem o tronco colocando-o numa das pontas e "alcatifá-lo" e na outra ponta poderás pôr umas anúbias (que não necessitam de muita luz).

<span style='font-size:8pt;line-height:100%'>Estava uma lula no meio da auto-estrada, quando passa um peixe pargo a acelerar muito,

até que vê a lula e pára.

Diz a lula assustada:

- Estás pargo ou quê?

- Calula</span>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas, mas já resolvi o caso com uma medida extrema  :o  comprei um termoestato de 100 W (12 euros no intermarché)... pronto problema resolvido, temperatura constante no 25º  :D  :D  :D  

Para grandes males grandes remédios  :D  :D

Em vez de comprares outro termostato, primeiro devias ter comprado um termómetro daqueles em vidro normalíssimos.

É que se o outro que tens estiver avariado pode estar a indicar uma temperatura muito baixa quando na realidade está altíssima.

Assim corres o risco de cozer os peixes. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu mudei de termómetro... era mesmo o termoestato que não se aguentava... agora os peixinhos tão lindamente... cheios de vida e comem que nem uns desalmados... até costumam "morder-me " os dedos quando os meto na água :D :D :D

Não assino nada sem ler primeiro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nesse caso acho que não há problema em teres um termostato demasiado potente. O único contra acho que é mesmo o preço mas fica já para o teu próximo aquário. :shock:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.