Temperatura alta... AJUDA


gustavo figueiredo

Recommended Posts

Oi,

 

Ajudem-me com este problema...

A temperatura do meu aqua não baixa mais que os 27ºC. Durante o "dia" chega aos incrivéis 29ºC.

Li recentemente que temp. altas provocam branqueamento nos corais acabando por mata-los.

Para alem de saber do problema não sei como resolve-lo.

Tenho encomendada 2 ventoinhas para arrefecer a superficie da agua mas, resultará???

Apesar de ter este problema á algum tempo, só agora comecei a reparar nas consequencias.

Tenho uma montipora lanranja adquirida á 1 mês a um particular. É uma muda pequena em que já se notava algum crescimento.

Hoje fiz a 1ª mudança de agua desde que entrou a nova calha (de 1X150W para 2X150W). Ao final da "noite" reparei que a montipora tem uma das pontas brancas, não liguei (ERRO).

Agora essa ponta branca está com o doubro do tamanho.

De momento estão 3 termómetros dentro do aqua em vários cantos para não haver erros ou que algum não funcione correctamente e a temperatura não desce mais que os 27.5ºC.

O termostáto tá regulado para os 23ªC e nunca o vi acender...

Vai acontecer uma desgraça, não vai????

O pior é que não sei como resolve-la...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

As ventuinhas que encomendaste vai resolver o problema, apenas vai causar é mais evapuração de água, tens que tomar atenção a isso! Tens que ver também depois se o termoestato tem que ser reajustado, pois pode descer um bocado a temperatura! Eu no Verão deixei o meu termoestato sempre nos 25º e com as ventuinhas a trabalhar ele disparava uma vez ou outra!

Se elas demorarem muito tempo podes improvisar e colocar uma ventuinha dessas que utilizamos no verão a ventilar a superficie do aqua!

 

Cumps,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Gustavo,

 

A melhor solução é um refrigerador. As ventoinhas nesta altura do ano são capaz de resolver o problema, mas quando chega o verão a temp. vai voltar a subir. A que distância tens a calha da superfície da água? Se colocasses fotos era mais fácil ajudar.

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é muito normal nesta altura do ano a temperatura estar tão alta.

 

A que altura tens as lampadas do aquário? O aquário está tapado ou num sitio fechado, p.e. encastrado num movel? A temperatura ambiente do local da casa onde ele está é muito quente?

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A calha está a 30 cm do aqua.

Não há qualquer movel que não deixe "respirar" a iluminção

Estão 7 horas ligadas por dia.

A divisão onde o aqua está é fresca aliás, tenho um outro aqua e nesse o que eu quero é subir a temp. acima dos 26ªC e não consigo... :(:wink:

Aqui tá uma foto da montipora

Pic_7018_8.jpg

A extremidade afectada é a ponta do lado direito.

Hoje ainda tá maior.

De manhã comprei uma ventoinha pequena.

A temp. está agora nos 26ºC :D :D . Demorou o dia todo para descer mas, deu resultado.

Só espero que a descida brusca não tenha feito estragos :D :roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

olha que me aconteceu o mesmo à 15 dias atrás...

 

a temperatura estava nos 29 graus, sem razão aparente...

 

Mas afinal era só o termostato que estava avariado!

 

Abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

ventoinhas para q???tanto termoestato para q??bom ponha um termoestato so no aqua de potencia maior q o volume de agua junto a maior correnteza de uma bomba vc tem a temperatura alta devido a ma posicao do termoestato"!!!!!

se eu tiver calma ele tb tera tempo!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais