[DIY] - Fundo em cimento cola .


Goodfeeling

Recommended Posts

nota inicial: para as fotos serem visualizadas na totalidade, ter aberto ao mesmo tempo: http://aquariodoluis.blogspot.com/ (brevemente este paso será desnecessário :wink: )

 

Olá a todos...

 

Decidi fazer um fundo em cimento cola para o meu aquário de 60cm.

 

Após muito ler por aqui e outros foruns decidi meter em prática tudo o que aprendi.

 

 

Nao sou nenhum profissional... apenas me interesso por DIY e decidi avançar... nunca fiz nada assim.

 

 

Aquário:

60 cm

 

DSCN0891.jpg

 

Passemos ao material utilizado:

- 1 placa de Esferovite (1 metro)

- 1 faca de cozinha

- bico do fogão

- Fita métrica

- Cimento cola

- Silicone

- Trincha

- Água

- Sacos de plástico

 

DSCN0898.jpg

 

Bem... depois de tudo lavadinho... Medir e cortar o esferovite.

 

DSCN0902.jpg

 

E experimentar no aquário antes de colocar o cimento

 

DSCN0903.jpg

 

Resolvi recortar o esferovite com a faca bem quente (estraguei a faca à minha mae... mas não há crise. Para boas causas...)

 

DSCN0904.jpg

 

Arranjar umas ideias para tentar imitar uma parede de pedras... recortar mais esferovite e cortar as pontas e tentar puxar pela imaginação... Eu decidi arredondar os cantos, menos a parte que fica tapada pela areia.

 

DSCN0905.jpg

 

Juntei várias camadas para ficar uma parede com relevos. Se fosse hoje talves colocasse mais montes de esferovite de modo a ficar com menos espaços vazio...

 

DSCN0906.jpg

 

Agora é só ver como fica no aquário e deixar secar o silicone que une as várias camadas de esferovite para depois proceder à colocação do cimento...

 

DSCN0908.jpg

 

Agora segue-se a fase de colocar o cimento no esferovite.

 

Materiais:

 

- Cimento cola

- Sacos de plástico

- Trincha

- Água

- Fundo de Garrafão

- Colher (ou qualquer coisa para misturar)

 

Coloquei o cimento no garrafão e fui adicionando água até ficar como queria. Este cimento cola é bom porque basta apenas adicionar água, não precisa de areia. Para misturar usei uma colher, foi o que tinha mais à mão... mas não se estragou)

DSCN0910.0.jpg

 

Adicionar cimento e água até ficar espesso e a quantidade necessária.

 

DSCN0912.0.jpg

 

Agora é só "botar pra cima" e espalhar com a trincha. Perder algum tempo a cobrir todos os espaço em branco... de reparar que o cimento vai escorrendo e é necessário ajeitar com o pincel e ir evitando que o cimento escorra para cima dos sacos...

 

DSCN0914.jpg

 

E voilà!

 

DSCN0916.jpg

 

Já esta! Agora é só deixar secar o necessário

 

Como tinha ali um secador e tal... pensei... "hum... assim deve ser mais rápido"

E foi. Secou em algumas horas. Caso contrário demoraria mais algum tempo.

 

DSCN0918.0.jpg

 

Após o cimento secar apresentou umas ligeiras fissuras.

 

Só coloquei uma camada de cimento. Aconselho a quem prentenda fazer qualquer coisa parecida a dar outra camada após a secagem. Quem quiser pode também dar cor, com spray ou tinta adequada. Também fica bonito. Mas acho que assim até não ficou mal. E depois de Cheio não se nota muito.

 

 

Agora segue-se a colagem da parede no esferovite

Está bem colado.

 

DSCN0923.0.jpg

 

Vejamos então como ficou. Parece estável. Tem que secar mais um pouco. Um dia mais ou menos. Deixas a secar com o aquário deitado, de modo a que a placa esteja paralela ao chão, para ficar bem colado e não estar sobre pressão.

 

DSCN0922.jpg

 

Após verificar que o aquário estava pronto e o cimento e esferovite estavam secos, decidi avançar com o enchimento (que foi no dia seguinte).

 

Após metade do aquário cheio

 

DSCN0933.0.jpg

 

E finalmente o resultado Final!!!

 

DSCN0957.4.jpg

 

Espero que gostem!

 

Abraço

 

Luís Teixeira

 

Ps.: O aquário vai servir para conchículas (casal de brevis ou 6 Multies).

O cimento aumento um pouco o PH do aquário. inicialmente estava a 9 (tinha 7.6). Agora, e passadas 2 semanas, o PH estabilizou em 8.0.

vou colocar umas conchas ou pedras calcárias para tentar aumentar até aos 8.5/9.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

De facto a ideia não é de todo despropositada. Acho que vais ter bons resultados. No entanto, em vez de dares cabo das facas à tua mãe, devias moldar o esferovite com uma fonte de calor. Um pequeno secador de viagem, uma pistola de ar quente pequena, ou ainda melhor, vais aos chineses e compras uma pistola de cola a quente pequena e ligas sem introduzir a carga de cola. Podes fazer buracos grandes, pequenos, etc. Estas pistolas de cola custam cerca de 2 euros. Fica um acabamento mais natural e a teu gosto. Para saberes do que estou a falar, pede um cigarro a alguém que fume e com um pequeno pedaço de esferovite, faz o teste. Não é necessário encostar a fonte de calor na esferovite. Basta que o calor comece a derreter a esferovite e vais movimentando a ponta à medida do aspecto que pretendes. Experimenta e logo verás.

Espero que tenhas bons resultados. Vai postando aqui ou no blog a evolução da coisa.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

DSCN0916.jpg

 

Hello de novo!

Já coloquei o cimento. Está a secar...

http://aquariodoluis.blogspot.com/

 

 

octopus - Obrigado pelo conselho. Mas já tinha tudo aqui preparado... Mas era uma boa ideia. Mas o meu aquário tem 60cm. Para aquecer/derreter/moldar o esferovite tinha que ser com uma placa grossa. E depois retirava espaço aos peixes.

Ficou engraçado até.

 

 

 

Agora gostava que me ajudassem.

 

Posso meter no Aquário logo depois de seco?

 

Acham que devo pintar?

 

Acho que assim fica engraçado, mas com uma corzinha... mas não me apetece ir às compras...

 

Depois volto com a placa colocada no aquário...

 

Abraço!

 

Luís

 

Estão mais imagens disponíveis no blog. http://aquariodoluis.blogspot.com/

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja secou o cimento.

Já colei ao aquário e já secou.

 

DSCN0922.jpg

 

O próximo passo é encher o aquário e esperar que aquilo não se desfaça...

 

E nesta parte gostava de umas sugestões para decorar o aquário. Não é muito grande.

 

Estou a pensar introduzir uns 5 'Lamprologus' multifasciatus .

 

Mais uns Zebras.

 

E Equipa de limpeza? Para aquilo não ficar sujote...

 

E flora?

Tenho umas anubias.

 

http://aquariodoluis.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Eu penso que vais ter de ter isso "de molho" BASTANTE tempo antes de lá meteres os peixes... nunca fiz nenhum, mas o que sempre li nos foruns internacionais em que se apresentavam fundos DIY como o que fizeste é que o cimento te aumenta o ph para valores próximos de 10, o que é bastante, mesmo para ciclideos... em geral, tem de estar um bom tempo dentro de água até se reduzir ou eliminar esse efeito...

 

mas espera opiniões de quem saiba mais do que eu.

 

cumprimentos,

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este post é para terminar a minha aventura...

Consegui fazer o que queria... e isso é bom.

 

Como este tópico é de DIY, deixo o último post com fotografia de como está agora e daqui a uns tempos venho actualizar.

 

Quanto à fauna e flora do aquário, é melhor depois criar outra mensagem noutro tópico...

 

Obrigado e até ja...

 

http://aquariodoluis.blogspot.com/

 

DSCN0935.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luís

Só para dizer que gostei muito do fundo que fizeste no teu aquário...

Parabéns! Foi um excelente trabalho.

Quando decidir comprar uma "casinha" destas venho cá pedir-te uma ajuda para um fundo igual ao teu :(

Vai actualizando aqui e no blog sempre que mudares alguma coisa, ok?

Beijo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Alguém me pode esclarecer uma coisa? Eu também estou a fazer um backgroud de esferovite e cimento. A minha ideia é colar a parte de trás, lados e a base ao aquário com cilicone. Como é que devem ficar estas partes? Devo cobrir de cimento ou deixar apenas o esferovite?

 

Hasta

Pedro Figueiredo (ex - Down)

[url="http://www.ciclideos.com/forum"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Deixa em esferovite.

Acho que adere mais. Se cobrires tudo com cimento fica mais irregular e a aderência é menor.

 

Deixas a parte de trás em esferovite liso e cobres com silicone. Depois pressionas contra o vidro.

 

Aconselho a que coles uma parte de cada vez. Isto é, primeiro o fundo, no dia a seguir um lado, no outro dia o outro.

 

Boa sorte.

 

Ps.: Se tiveres uma aquário como o meu, deves ter em atenção que assim tiras algum espaço útil aos peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 anos depois...
  • 2 semanas depois...
  • 2 anos depois...
  • 2 anos depois...
  • 8 meses depois...