ADA Contest 2006 - Inscrições - RESULTADOS JÁ SAÍRAM


Recommended Posts

Pois Luís´é isso...A moda é o que mais intressa daí eu ter dito que alguns foram prejudicados pelo critério de avaliação...

 

E já agora como se fazem aqueles fundos brancos que o takashi e o rui alves usam?...todos brilhantes..?...Nunca percebi...

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos

 

Bom, quero dar os parabens ao participantes, a todos e foram muitos, mas particularmente aos portugueses que nos representaram em tal conceituado concurso.

 

Reconheço o merito de facto do Rui Alves que continua a ser o nosso melhor representante com a melhor classificação portuguesa. Tenho que pena que no ano anterior a sua classificação geral tenha sido melhor, e contanto apenas os aquascapers europeus, ele obteve o 15º lugar, mas isso foi o ano passado, este ano....

 

Não deixo de reparar que a classificação não foi quão boa, eu estava a espera. Falo particularmente do aquario do Ricardo Pinto e do Filipe, que deixaram-me muito surpreendido pela classificação, eu cá estava a espera de muito melhor. Mas meu deus, se os aquarios deles são incrivelmente belos, e não ficaram no top 400, eu imagino so a beleza dos outros que ficaram melhor posicionados.

 

Muitos parabens Andre Silvestre, pena eles não contar o facto de teres conseguido reproduzir ramirezis, pois penso que ai, terias o 1ro lugar, sem duvida...Mas os chinocas querem é hortas, e é uma pena, pois acho que tanta erva faz mal a carola.

 

Parabens também para o Miguel Claro, para o Pedro Mateus, e para a Eulália Pereira.

 

 

Eu será que não é bem assim?!?!?! Meu deus, mas que criterio terão eles em conta?!?!?!

 

Mais uma vez dou os parabens, e obrigado por fazerem ouvir o nome de portugal no mundo da aquariofilia.

 

Só vos peço uma coisa pessoal, PARTICIPEM SEMPRE TODOS OS ANOS!!!!

 

Adeus

Fiquem bem

Naturebyvitlatedlogoa.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Luis não acho que sejam modas, aliás, isso até pode ser considerado um factor negativo. Além disso, para além do critério originalidade, há mais uns quantos critérios a ter em conta. :wink:

 

Estive a rever os critérios de avaliação do ADA 2004 ( não tenho o contest book de 2005) e eles apresentam seis critérios de avaliação:

 

 

:lol: 1º Originalidade;

 

O aquascape dá uma impressão creativa ao observador?

 

Só nesta pode-se ver claramente que o facto de se apresentar um layout que está na moda vai induzir uma pontuação baixa pois o aquário não apresenta criatividade, não apresenta algo de novo face ao que os juízes estão habituados a ver. De salientar que o grupo de juízes é constituído por pessoas que lidam com plantas aquáticas com frequência, por editores de revistas de aquariofilia, por ictiologistas, etc. Logo, estes senhores estão bem informados no que toca a layouts que são feitos por nós.

 

Está a ideia original do criador expressa no aquascape?

 

:lol: 2º Harmonia entre os peixes e o layout

 

Sente-se harmonia entre os peixes e o layout?

 

A cor, tamanho, método de natação e ecologia do peixe combinam com o layout?

 

:x 3º Recriação do ambiente natural

 

Está o aquascape bem montado de forma a reproduzir um ambiente natural?

 

:P 4º Composição/plantação

 

Está o aquascape bem composto? ( há equilíbrio no aquascape? O layout, dentro do espaço proporcionado, dá a sensação de profundidade aos observadores?)

 

Estão as plantas aquáticas apropriadamente posicionadas dentro do aquascape? ( Há equilíbrio nas cores e formas das plantas usadas no aquascape?)

 

:arrow: 5º Tempo de montagem

 

Quanto tempo foi o layout mantido? ( julgar o tempo de manutenção através do tipo de plantas usadas e as suas condições)

 

Pode o layout ser mantido por um longo período de tempo?

 

:arrow: 6º Condição da manutenção do aquário/condições da água

 

As plantas do aquascape estão saudáveis? Há sinais de algas?

 

:)

 

Como vês há mais alguns critérios por onde julgar um aquário e tem mesmo de ser assim, pois a oferta é muita. Há que ter em conta que é tudo feito por foto por isso muitas vezes, uma foto mal tirada ( como por exemplo falta de luz, desfocada, etc) pode influenciar negativamente o parecer do júri. É por isso que uma das coisas a melhorar ( no meu caso) é sem dúvida a fotografia.

 

Helder concordo contigo. Dos colegas aqui do fórum que vimos os aquários, aos nossos olhos, estavam muito bons. Mas, especulando um pouco, temos que ver que estes senhores ( júri e afins) estão num nível completamente diferente e, para eles, estes aquários podem não ser nada demais. Dando um exemplo pessoal: aqui à 2/3 anos atrás, qualquer aquário plantado era para mim, algo de espectacular, sem distinguir nenhum. Hoje em dia, a minha maneira de ver as coisas é completamente diferente e não me basta um aquário com plantas para ser bonito. Tem de ter algo mais, muito mais... E não digo isto menosprezando o trabalho do pessoal que concorreu, muito menos do pessoal que se está a iniciar com plantados. Mas é um facto que, se se quer ficar melhor posicionado num evento com esta qualidade, há que se ser mais crítico em relação ao nosso próprio trabalho e não desmoralizar por obtermos resultados que não estávamos à espera. Isto para quem quer levar a coisa um pouco mais longe claro. O facto de alguém concorrer a um concurso destes, já demonstra que quer...

 

Gostava de saber a opinião do resto do pessoal que participou e não só, claro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Para ser muito sincero fiquei surpreendido quando abri a carta da ADA... Sabia que a fasquia era alta e que este ano haveria maior concorrência e mais qualidade.

No entanto e perante os resultados do ano passado, fiquei à espera de uma classificação semelhante visto que qualidade seria maior... mas pelos vistos :lol:

Qualquer das formas, os critérios de avaliação da ADA a meu são imprevisíveis e tal como o André já mencionou o júri é deveras minucioso e determinados pormenores podem deitar tudo a perder ou fazer grande diferença.

 

Talvez o que tenha feito a grande diferença e ter baixado muito dos concorrentes europeus foi a grande adesão de "Japonos" que aparecem sem surpresa no Top 150... se não estou em erro 82 :lol: e um total de 229 em 480...

 

JAPAN 229

TAIWAN 52

HONG KONG 28

KOREA 21

 

TOTAL... 330 em 480 e ainda faltam os da THAILAND... e por aí fora...

 

A cultura é diferente da europeia, logo levam vantagem!!!

 

Concluindo, parabéns a todos os participantes e "bola pra frente!" para o ano há mais... e como é obvio melhorar esses layout's :lol:

 

Aqui fica a foto do meu plantado. ah... não mandei com a assinatura e copyright!

 

17032006b.jpg

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Andre, quando quis dizer modas, a palavra melhor seria tendencias e o Filipe veio concordar

 

A cultura é diferente da europeia, logo levam vantagem!!!

 

a maioria dos concurrentes e do juri são da cultura oriental e tirando os factores tecnicos, a este nivel o factor de gosto pessoal pode marcar a diferença. E nisso, eles tem maior facilidade.

 

Se fomos a ver, nos nesto momento estamos influenciados por essa cultura, atravez das montagens do Amano e dos iwagunis(acho que ta mal escrito :twisted: ), Enquanto que eles proprios são criadores de tendencias.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epa, faça o que fizer não consigo abrir esses ficheiros =(

 

Não querem pôr aqui TOP 10, e participações tugas, s.f.f. =b

 

S.F.F...

"Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi."

 

|==|================ ================|==|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mendez,

 

Ainda não há fotos... o ficheiro que não consegues abrir é apenas a lista do pessoal e respectiva classificação.

 

Qualquer das formas tens aqui em JPG os ficheiros :oops:

 

http://faao.kicks-ass.net/Temp/ranking06_1.jpg

http://faao.kicks-ass.net/Temp/ranking06_2.jpg

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora viva!

 

Este ano fiquei bastante desapontado com duas coisas neste concurso. A prestação portuguesa (incluindo a minha) foi mais fraca e houve um menor número de participantes.

 

Cada vez vejo mais plantados neste forum e não percebo porque concorreram tão poucos users.

 

Eu pelo menos o ano passado fiquei cheio de orgulho, quando nas primeiras páginas do book aparecia o numero de concorrentes de cada país e eramos o 3º país europeu com mais participações. Foi com esse intuito que mandei dois aquários a concurso, um com o meu nome, outro com o nome da minha namorada.

 

Quanto às prestações isto é uma avaliação muito subjectiva logo torna-se um pouco mais dificil para nós compreendermos os gostos e classificações de cada aquário. Eu sinceramente não percebo como o aquário com que eu concorri o ano passado ficou em 200 e tal e este agora que é 20x melhor fica em 400 e tal, mas o mais importante foi ter participado e ter adquirido experiência para o próximo ano. Pelo menos desta vez vou tentar preparar o aquário com 8/9 meses de antecedência e não com 3/4 meses como fiz este ano. Vou também tentar ir mais ao encontro dos gostos asiáticos e deixar um pouco de lado os gostos "europeus".

 

Parabéns a todos os que participaram, foi pena não termos ficado todos na 1ª metade da tabela, mas também ficamos lá perto. E sempre tivemos pelo menos uns 300 e tal atras de nós :oops:

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos,

 

Acho este concurso bem interessante desde já dou os parabens a quem se inscreveu deste forum...porque realmente tem aquarios lindissimos...gostaria se possivel de me dizerem como e possivel nos inscrevermos pa o ano neste concurso...mais uma vez dou os parabens aos participantes...e não interessa só ganhar mas olhar para os aquarios e ver a paixão deste hobbie...

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, saudações aquáticas para todos!

 

Finalmente saiu a classificação do ADA 2006. Confesso que não fiquei nada surpreendido com a classificação o meu aquário. Já no caso do Aquário do Filipe acho que merecia muito melhor, mesmo sem conhecer o nível geral dos participantes! Dos outros não me prenuncio, pois ainda não vi as fotos.

Mas, na minha opinião,os aquários do FAAO são todos excelentes nos vários parâmetros de avaliação, especialmente o que ele enviou a concurso. Talvez lhe falte originalidade, não sei! A sensação que me fica é que elegem um lote de 100 (?) trabalhos de topo, para uma avaliação mais detalhada e os restantes acabam por ser ordenados segundo critérios não tão precisos?

 

No meu caso, reconheço que em termos de Aquascaping e composição está mesmo muito fraco, apenas me preocupei em tentar dar-lhe um formato triangular. Tem demasiadas variedades de peixes e plantas, para a dimensão do tanque e, segundo os princípios do mestre Amano, a sua disposição não é a mais correcta.

 

O aspecto mais positivo reside na saúde das plantas, à data a foto. Estavam (e têm estado) realmente viçosas e sem algas o só por si já dá um óptimo aspecto ao aquário, especialmente quando visto ao vivo. Mas não nos esqueçamos que este é um concurso de fotografia e, se o modelo (aquário) tem de ser realmente de qualidade em todos os parâmetros que já aqui foram referidos, o veículo (foto) também tem de ser muito bom, para se poder aspirar a uma classificação decente.

 

Em fotografia, mesmo com as facilidades da era digital, em que podemos tirar centenas e fotos e escolher a melhor sem qualquer custo extra, é muito difícil fazer jus à beleza do aquário ao vivo, pelo menos para um amador como eu.

 

O maior desafio foi ajustar a luz, as fotos ora ficavam com os vermelhos demasiado acentuados ora eram os brancos que saturavam! O meio-termo foi efectivamente difícil de conseguir. Depois, como retirava o filtro e a técnica, os peixes estranhavam e assumiam um comportamento atípico! Era preciso tempo, que nem sempre abundou. Para mim, fazer uma foto em condições, para poder participar, acabou por ser o mais difícil!

 

Mas apesar de tudo considero que foi muito positivo ter participado. Aprendi muito sobre a evolução das plantas, iluminação, podas, fotografia, etc., razão pela qual agradeço ao Pedro Alves (Just_me) ter-me incitado e convencido a participar.

 

Para o ano se tiver hipóteses vou lá outra vez, ainda que continue a fazer o aquário que eu gosto e não ir atrás de este ou aquele estilo para ficar melhor classificado.

 

Aconselho a todos, que tenham aquários plantados, a concorrer. Aprende-se sempre.

 

A foto que enviei a concurso:

geral222abr061kk.jpg

 

Cumps

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

começo por dar os parabéns a todos os participantes tugas.

 

não se consigo dizer muito mais a não ser a enorme decepção pelos resultados.

 

Apesar de não conhecer os plantados de todos os participantes (era bom que cada 1 aqui pusesse uma foto igual à da participação), alguns conheço bem, nomeadamente do filipe e do ricardo pinto. e por saber a classificação do ano passado, e sabendo da enorme melhoria neste ano, esperava que qualquer 1 deles estivesse este ano no top100.

 

Estou assim na expectativa de ver os fantásticos aquarios do concurso de este ano.

Espero que isto sirva de incentivo para que no próximo ano se consiga dar a volta. E pelo que vejo, as próximas "criaçoes" terão de ir um pouco de encontro aquilo que os juris tem vindo a premiar. espero que isto aconteça, não ficando no entanto os participantes completamente tolhidos a estas vontades...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui está a foto do Mighty Shores - ADA 411 com que participei (Sem a respectiva legenda)

 

RicardoPinto.jpg

 

 

E esta foi a participação de ultima hora quando vi que estava muito pouca gente a concorrer (resolvi colocar umas pedras, uns fetos de java, desplantar umas partes, por mais blyxa noutras), e assim um bocado à pressão saiu isto:

 

Sunny Mountains ADA 585

 

SunnyMountains.jpg

 

Para o ano vou ver se vou mais ao encontro dos critérios do juri.

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

ada2006.jpg

 

The International Aquatic Plant Layout Contest ADA 2006

World Ranking - 335

tropica-logo.jpgleft_menu_btn_76.jpgmarcas_home.gif
LOJA ONLINE AQUAEDEN
http://www.aquaeden-shop.net

LOJA FÍSICA AQUAEDEN
Morada: Rua Eng. Rui Nogueira Simões, Lt.4, Loja B
Malveira (em frente das Trouxas da Malveira)
Telemóvel:963551737/925152246/937094319
Telefone fixo: 212407737
http://www.facebook.com/aquaedenshop

Link to comment
Partilhar nas redes sociais