Plantados x Carvão ativado


jccsfilho

Recommended Posts

Sei que tem muita gente que não usa carvão ativado, muitos deconfiam de sua eficiência, mas eu particularmente uso. Agora li coisas que quem tem plantados, ter carvão ativado no filtro é ruim, pois ele suga "todos" nutrientes da água. Ele realmente é ruim para plantados?

 

Que venha a voz da experiência.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, é verdade, o carvão activado serve exactamente para absorver certos elementos da água, alguns destes são importantes para as plantas. Num aqua plantado não se usa carvão activado, concorre com o alimento das plantas.

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

 

discordo, o carvão não tem poder suficiente para adsorver os nútrientes no aquário necessários á vida das plantas em quantidades que as possam prejudicar. no processo de activação do carvão este fica com grandes quantidades de fosfato que são libertadas para a água.

o fosfato é um dos principais nútrientes utilizados pelas plantas.

acho que é desnecessário num plantado, nem o uso em casos de medicação, as trocas parciais são o melhor.

uso carvão activado para fazer cultura de vermes para dar aos peixes :).

 

abraços!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oh dúvida, acho que não vou mais usar, agora será que seria bom usar, removedor de amônia, e será que alguém pode me dar umas dicas de como melhorar a filtragem biológica de meu filtro, uso um whisper 60, ele tem esponja (biologia) lavada de 15 em 15 dias, e o perlon. Será que tem solução de inserir bioball ou rings de cerâmica.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, claro, bioballs ou qualquer cascalho de grande porosidade, mas pára de lavá-lo de 15 em 15 dias, lava mais espaçadamente, só quando comecares a ver partículas em suspensão no aqua e lava SEMPRE com água do aqua, nunca com água da torneira.

Quanto ao carvão activado ele realmente não causa mossa às plantas em termos de compostos de N ou P, mas pode fácilmente depletálas de nutrientes menores existentes em muito poucas quantidades, mas nem por isso menos importantes.

Um famoso aquarista usa carvão activado no filtro para cada aquário novo, e depois conforme este perde a capacidade de filtragem química, deixa-o ficar como filtragem biológica. Parece-me uma ideia razoável.

BTW, qual o tamanho do teu aquário e qual a capacidade do filtro? vais ter muitos peixes, uitas plantas?

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Julgo que é carvão activado e não aditivado.

 

 

A esponja num filtro, apesar de também fazer filtração biológica, tem como principal função a filtração mecanica. Podes e deves inserir ceramica e/ou bioballs.

Quanto ao removedor de amonia, penso que só será necessario se a filtragem biológica não estiver a funcionar como deve ser. Normalmente temos amonia e nitritos com valores perto de 0, os nitratos é que vão aumentando, sendo necessario trocas parciais de agua para repor os niveis normais. Em aquarios bem plantados pode até surgir a necessidade de adicionar nitratos (compostos azotados), já que são um dos nutrientes essenciais às plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Nao parece muito interessante deixar o carvao ativado no filtro depois que este pede sua capacidade adsorvente.

Isto porque, ao perder tal capacidade, a tendencia do carvao ativado eh "jogar" no aquario todos os compostos quimiscos que absorveu anteriormente, ou seja, poluir o aquario, em vez de limpa-lo

Para fazer a biologia do aqua, bom sao bioballs ou ceramicas ou, ainda, filtro de areia fluidizada.

Abracos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e lava SEMPRE com água do aqua, nunca com água da torneira.

 

Boas MRPCB, pk é k n se pode lavar com agua normal ? excepto a ceramica q n se toca.´

 

cheers

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

 

POrque ao lavares com agua corrente matas a maioria das bacterias devido ao cloro e ao choque de temperaturas.....tenho um amigo meu que fez isto...ficou com o aquario mto mal mesmo...ou melhor ficou sem aquario...

 

recebi agora as plantas dele mas toa mto murchas os peixes dele morreram e a agua andava tipo "leite"....uma visao mto má mesmo....

Cumprimentos

 

 

 

Ex green goblin

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hello!

 

teóricamente, se lavares com água da torneira, por causa da diferença de temperatura, pH e por causa do cloro, vais estar a matar as bactérias nitrificantes.

quanto a mim, no caso das cerâmicas, não há problema, aquilo é tão poroso que, de certo, a maioria das bactérias fica intacta.

 

abraços!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ai.... cheers n tou perceber...a uns tempos aki no forum disseram-me q qdo lavasse o filtro, n deveria lavar a gaveta onde esta a ceramica e as bioballs, pk a colonia bacterias estaria nessa gaveta, na ceramica. Está correcto isso ?

Entao pk dizem q cria choque temperatura, e q o cloro faz mal, se a gaveta da ceramica fica intacta e n é lavada?

Expliquem-me la isso q ja me deixarma confuso :s

cheers

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isto se retirares a tal gaveta.

mas repara, as bactérias estão em todo o lado, na água, no areão, nas plantas, nos troncos, nas pedras, na água, nos tubos do filtro, enfim, água e tudo o que estiver em contacto.

 

abraços!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 14 anos depois...
On 20/01/2004 at 13:02, Pedro Borges disse:

"...Um famoso aquarista usa carvão activado no filtro para cada aquário novo, e depois conforme este perde a capacidade de filtragem química, deixa-o ficar como filtragem biológica." 

Será assim?
Não é necessário renovar o carvão ativado a cada 30 dias?
Depois do carvão perder a capacidade química de filtragem, não seria melhor substituir por novo carvão?
Não sei até que ponto servirá como um bom filtro biológico o carvão já "desactivado pelo tempo/uso"...
Caso não seja preciso mudar, poupava-se no carvão todos os meses, mas acho que o uso do carvão ativado tem mais prós que contras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais