Osmose inversa


Recommended Posts

Olá a todos.

Venho pedir a vossa ajuda para o seguinte:

Pretendo comprar em breve um filtro de osmose inversa, e apesar de ter pesquisado muito junto de fabricantes e lojistas, continuo um pouco indeciso, dado não ter conseguido obter qualquer informação sobre o pós venda, ou seja, sobre casos de avarias, divergências entre performances anunciadas e reais, falta de consumíveis, etc.

Assim, pretendia que aqueles que têm, ou já tiveram destes filtros, me dessem a sua opinião sobre os mesmos, nomeadamente:

- Marca e modelo

- Ano de aquisição e preço

- Litros/dia anunciados / Litros/dia reais

- Facilidade de obtenção de consumíveis e preço dos mesmos.

- Satisfação com o produto

Saudações aquariófilas

 

Pedro Dourado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

Uma pergunta, para que queres a osmose?

 

A minha osmose é Aqua Safe, 5 estágios e faz 380 Lt dia.

Os pré-filtros e a membrana arranjam-se com facilidade pois são + - "Standart".

A litragem produzida varia com a pressão da àgua à entrada.

Os preços variam muito portanto pesquisa.

Recorda que este aparelho por cada LITRO de àgua BOA estraga 4/5 Lt.

Um abraço.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi, muito recentemente adquiri uma osmose principalmente para baixar o pH de 8.0 para algo a rondar os 7.0 (A turfa não resultou talvez devido às durezas serem muito elevadas)

 

- Marca e modelo

Pure Water 190.

 

- Ano de aquisição e preço

2006 - 130€

 

- Litros/dia anunciados / Litros/dia reais

Anunciados - 190L/dia; Reais sem bomba - 144L/dia

 

- Facilidade de obtenção de consumíveis e preço dos mesmos.

São stardard, deve ser facil encontrar, +-50€ membrana de osmose e 30€ os carvões + membrana de poeiras

 

- Satisfação com o produto

Se não fosse a agua 'inutil' que produz, estaria muito mais satisfeito.

É preciso ter alguma imaginação para conseguir reutilizar tanta agua que aquilo lança para fora. Se tiveres moradia, é mais facil...

De resto, faz o que se pretende, pH 6.8, Kh 2 e dH 0. Muito bom, para a maioria dos peixes.

 

Se tens ou planeias ter aquas por muito tempo com peixes de aguas moles e pH acido e a agua que te sai da torneira vem com pH > 7.5 e durezas elevadas então a medio/longo prazo a osmose é dos investimentos mais rentaveis e duradouros que podes fazer, desde que consigas de alguma forma reaproveitar a agua não osmosizada.

 

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

Respondendo a algumas questões levantadas.

 

Uma pergunta, para que queres a osmose?  

 

A osmose é para disponibilizar água para trocas parciais em aquários onde pretendo manter pH por volta de 7 (ou um pouco menos) e com baixas durezas. Concretizando: aquários com discus e aquários com invertebrados.

Actualmente a água da rede da minha zona sai com pH entre 7,6 e 8, mas isto nem é o pior. Às vezes a água sai baça (esbranquiçada), outras vezes amarelada, e noutras com um claro odor a lexívia.

 

 

Recorda que este aparelho por cada LITRO de àgua BOA estraga 4/5 Lt.  

 

Sim, eu sei como funciona, e tenho utilização para esta água (jardim).

 

Os preços variam muito portanto pesquisa

 

Sim, já pesquisei, e neste momento tenho em vista um sistema da Pure Water (4 Estagios 190L/dia), que custa 130€ numa das lojas da nossa praça. Penso ser idêntica ao do membro Luis Dias.

 

Continuo a aguardar as vossas opiniões.

 

Desde já agradecido.

 

Pedro Dourado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Aproveito este tópico para lançar uma duvida que tenho, então cá vai:

 

João Machado

Recorda que este aparelho por cada LITRO de àgua BOA estraga 4/5 Lt.

 

Será que se adaptarmos uma bomba peristaltica ao aparelho de osmose não seria possivel reaproveitar a agua desperdiçada?

bem sei que uma bomba peristaltica é cara, mas se por cada litro estraga 4/5Lts, então ao fim de algum tempo estaria paga, pois teriamos um aproveitamento de 100%, será possivel???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Aproveitamento a 100% nunca terias... :?

 

Exemplo:

 

Pegas em 25 litros de água del cano. Passas pela osmose, obténs 5 "limpos" e 20 "sujos".

 

Pegas nesses 20 "sujos", e passas pela osmose, obtendo 4 "limpos" (não sei) e 16 ainda mais "sujos"

 

Etc... Ou seja, cada vez vais ficando com água mais dura. Isso obriga a que ela não saia tão limpa, como se fosse água da canalização. E colocares uma água cada vez mais dura, vais "esforçar" as membranas a retirar cada vez mais sais, originando assim uma renovação das membranas mais prematuramente :oops:

 

Pelo menos é a ideia que tenho. Agora falta saber o que é mais caro... a água ou as membranas :roll: (acho que não é difícil)

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

ivanpantz

Pegas em 25 litros de água del cano. Passas pela osmose, obténs 5 "limpos" e 20 "sujos".  

 

Pegas nesses 20 "sujos", e passas pela osmose, obtendo 4 "limpos" (não sei) e 16 ainda mais "sujos"  

 

Etc... Ou seja, cada vez vais ficando com água mais dura. Isso obriga a que ela não saia tão limpa, como se fosse água da canalização. E colocares uma água cada vez mais dura, vais "esforçar" as membranas a retirar cada vez mais sais, originando assim uma renovação das membranas mais permaturamente

 

Ok, acho que tens razão, mas ainda assim não seria possivel fazer o reaproveitamento da agua umas duas ou três vezes? se sim, então o investimento na bomba a longo prazo iria ficar amortizado.

 

o que achas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!!

 

Aproveito para colocar uma questão, esse tipo de osmose retira algum tipo de compostos nocivos da água?

Por exemplo no meu caso tenho vindo a usar água de poço a qual tem de certeza compostos que são menos próprios para os peixes.

 

Ouvi tanbém falar em aparelhos de hidrólise de água. penso que nesses casos ficamos com uma água mesmo pura somente H2O.

Portem-se.

 

Sérgio Oliveira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

então o investimento na bomba a longo prazo iria ficar amortizado.

 

 

Very very longo prazo...

 

Quanto pagas por cada litro de agua? Para te dar uma ideia, eu pago 0.60 € por cada metro cubico, ou seja 1000 litros... se usares 30 litros de agua por semana, desperdiças 150 Litros... desperdiças 600 litros por mês, ou seja uns 40 centimos de agua por mês, agora projecta isso no preço duma bomba... Achas que vale a pena?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Quanto pagas por cada litro de agua? Para te dar uma ideia, eu pago 0.60 € por cada metro cubico, ou seja 1000 litros... se usares 30 litros de agua por semana, desperdiças 150 Litros... desperdiças 600 litros por mês, ou seja uns 40 centimos de agua por mês, agora projecta isso no preço duma bomba... Achas que vale a pena?

Nem mais... 8)

 

Obrigado Nuno, porque preços de água não faço a mínima ideia :oops:

 

Aproveito para colocar uma questão, esse tipo de osmose retira algum tipo de compostos nocivos da água?

Depende... o que entendes por compostos nocivos? :P

Estás a falar de moléculas orgânicas, tipo toxinas e essas coisas?

Eu creio que sim... Os aparelhos de Osmose, salvo erro têm filtros de carvão que adsorvem a maior partes dos compostos orgânicos.

 

Por exemplo no meu caso tenho vindo a usar água de poço a qual tem de certeza compostos que são menos próprios para os peixes.

Se estás a falar de Nitratos/Amónia/Nitritos/Fosfatos, devido à contaminação de lençóis de água subterrâneos, e essas coisas todas... eu creio que sim. O objectivo de um aparelho de Osmose é captar grande parte dos iões dissolvidos na água, obtendo-se uma água "quase" destilada.

 

Ouvi tanbém falar em aparelhos de hidrólise de água. penso que nesses casos ficamos com uma água mesmo pura somente H2O.

Não estarás a fazer confusão? :lol:

Primeiro, a hidrólise da água é um pleonasmo... :oops:

Hidrólise significa: lise = "Quebra"; Hidro = é fácil... Electrólise da água ou Hidrólise é a mesma coisa (se esta for feita com electricidade)...

 

Ao fazeres uma hidrólise, vais separar H2 para um lado, e O2 para o outro. H2 no Cátodo (dá-se a redução do H+ a H2) e no Ânodo O2 (oxidação de O(2-) a O2).

Se estás a retirar Hidrogénio e Oxigénio gasosos da água, vais estar a aumentar as concentrações dos sais que existiam nessa mesma água. É fácil de ver, pois se os metais e sais dissolvidos continuam sobre a forma de ião na água, e estás a retirar água pura, as suas concentrações vão aumentando. Mas há muitos factores em jogo :lol: Se deixares a hidrólise a decorrer, poderão alguns metais/sais reduzir-se no cátodo, contaminando-o assim :oops:

 

Mas o que dizes até tem sua razão. Se por ventura conseguires recombinar o H2 e o O2 num sítio onde não haja impurezas, obtens H2O pura... Mas eu creio que há métodos mais eficazes (entenda-se, económicos) para a obtenção de água pura... :lol:

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Pedro, quanto ao facto de a turfa não estar a funcionar deve-se ao facto de usares pouca. Vai colocando mais sacos até encontrares a quantidade necessária para obteres o resultado pretendido, vais ver que funciona!

As águas são diferentes por isso a necessidade de aprender a trabalhar com ela, não é facil, mas também não é dificil.

Abraço

Gilberto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

desculpem entrar nesta conversa desta forma mas talvez seja melhor que abrir um novo tópico.

 

A água de rede da minha região sai a uns meros 8.3 a 8.5 ph com um Kh de 17, obviamente água dura.

Estou a pensar em montar um aqua para discus e vejo que a solução não poderá nunca passar simplesmente por turfa... nem, parece-me, compra constante de produtos para baixar PH.

Sei que um sistema de osmose me permitiria baixa o PH, GH mas as minhas dúvidas:

- de 8.5ph poderá descer para quanto? será que alguma vez chegará aos 6.5?

- também ouvi dizer que nunca poderei por toda a agua da osmose no aqua porque esta é demasiado "crua" em termos de nutrientes e portanto esses mesmos nutrientes teríam de ser repostos, também, com 50% água rede / 50% água osmose. É verdade?

 

Desde já obrigado

_______________________________________

"Quem esquece o passado está condenado a repeti-lo" Santayana

o mesmo acontece na aquariofilia, lembrem-se disso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.