Discussão: Escolha do Substracto


André Silvestre

Recommended Posts

Olá.

 

Este tópico foi criado para se discutir quaisquer dúvidas que os membros tenham em relação ao artigo " Escolha do Substracto".

 

Podem colocar dúvidas sobre o tema, fazer correcções ao artigo que depois de analisadas poderão servir ou não para uma alteração deste, ideias sobre o tema, casos sobre o tema, etc. Fica ao vosso critério colocar aqui tudo o que diga respeito sobre o tema do artigo escrito, desde que seja oportuno e que tenham ao menos lido o conteúdo até ao fim.

 

Optámos por criar um tópico aparte para evitar conversas que se desviem do tema, posts desnecessários e outras situações que iriam " atrapalhar" a consulta do artigo. Assim, o tópico do artigo fica limpo e a discussão do tema pode ser feita aqui.

 

Cumps

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
  • Replies 82
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá!

Estou a pensar em colocar o granolado NPK com turfa e a argila.

Qual a altura de argila?

Posso colocar uma camada de cascalho escuro por cima da argila (por uma questão de estetica)?

Só devo colocar o CO2 quando o ph ultrapassar os 6.8?

Obrigado!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Sim, podes colocar cascalho escuro por cima, se gostas mais assim. Não há problema nenhum.

 

O CO2 é colocado de acordo com a luz que se tem no aquário. Com pouca luz, não há necessidade de injectar CO2. Se tiveres boa luz ( dando o exemplo da regra watt por litro, o equivalente a 1W/L ou mais), a injecção de CO2 é considerada fundamental para o bom crescimento das plantas. Não sou apologista de usar o CO2 apenas para baixar o pH, mas podes fazê-lo. Se assim decidires, usa-o caso o pH suba acima dos 7.2 já que, mesmo espécies de águas ácidas, se bem aclimatizadas, dar-se-ão bem até esse pH.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Acho que esta frase esta mal escrita:

O seu custo reduzido e fácil acesso faz dele um razoável substracto para plantas pois tem a desvantagem de não ser poroso

Sugiro a alteração do pois para um mas...

A porisidade é mt importante para a fixação de bactérias. Num plantado a cultura de bactérias não deve estar no filtro mas sim no substracto.

 

Sugiro também que se esclareça que aquela argila de que fala o artigo não é uma argila normal.Não podem comprar argila e cozer no forno e colocar como camada de fundo.Isto porque a argila iria ficar toda desfeita em poucos dias e a névoa ia ser tanta que nem dava para ver os peixes. A Argila que o artigo fala é Akadama, que é uma argila cozida num processo especial e a sua consistencia é muito superior. Acaba por se ir desfazendo mas é muito mais lentamente ( tipo aquasoil ).

 

Em relação á laterita ha também quem a use como substracto único, com resultados muito bons.

 

Outra coisa: o ciclo de azoto não se completa num mês. Isso depende muito. Mas acho que estavas a falar no caso do teu aquario, n era?se sim estão retiro o comentário.

 

Para finalizar a minha opinião:

O substracto deve ser escolhido tendo em conta um grande numero de factores: O tempo de vida do aquario em questão, o tipo de plantas que queremos nesse layout, o tempo que temos para nos dedicarmos á adubagem, se queremos ter o trabalho de adubar e controlar os parametros um a um, etc, etc. Eu pessoalmente prefiro usar substractos inertes ( encontram posts meus em que defendo o contrario...mas isso ja foi ha bastante tempo ).Prefiro porque eu adoro o facto de poder controlar a quantidade de adubo que existe e a sua proporção. Além disso eu adoro estar sempre a experimentar novos layouts logo n vou investir em substractos férteis ( alguns são caros e é uma sujeira na hora de desmontar tudo ). Mas tomem atenção. Um substracto inerte n quer dizer que não existam nutrientes no solo... Tomem atenção á porosidade, parece-me ser a chave. Eu uso AKADAMA. Simples.

Um abraço!

 

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno, deste-te ao trabalho de ler o artigo todo? É que tudo o que afirmas ( e muito bem) está explícito no artigo. :lol:

 

Quanto ao " pois" em vez do " mas", o " pois" salienta o facto de o areão de rio ser considerado " razoável" por não ser poroso. Podia também colocar o " mas" mas aí mudava o sentido da frase e escrevia: " O seu custo reduzido e fácil acesso são duas vantagens mas tem a desvantagem de não ser poroso". É uma questão de português e dar o mesmo sentido à frase de várias maneiras. :shock:

 

Ciclo do azoto, quando bem feito, sim, 1 mês, mais dia menos dia. Claro que depende de muita coisa. Se tiver a fazer o ciclo do azoto e andar a fazer trocas de água com água que está carregada de cloro, então até pode demorar 1 ano ( dando um exemplo irrisório, mas também o artigo não é sobre como fazer o ciclo do azoto).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

André estás de parabéns!

Ajuda e muito quem se inicia nos plantados, quem me dera a mim ter um texto como este quando me iniciei nos aquários!

Obrigado em nome dos iniciados e não só! Falo por mim eu ao contrário de muitos estou sempre a aprender!

 

Mais uma vez MUITO OBRIGADO!

 

;)

Banner-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!!

 

Ainda só dei uma vista de olhos muito superficial no artigo mas era precisamente o que andava à procura. :wink: Vai-me ser muito útil. Até porque das pesquisas que tenho feito na net em português há poucos artigos do género e torna-se complicado de ler em inglês porque depois tem muito vocabulário técnico que eu não percebo. :oops:

 

Críticas não tenho até porque de plantados não percebo nada (por agora :D ).

 

Se tiver alguma dúvida coloco aqui. Só quis deixar o meu agradecimento ao Andre Silvestre pelo artigo. Vai ajudar o pessoal que não percebe nada disto a tornarem-se nuns experts (nem que seja só em substracto! :lol: )

 

Cumprimentos a todos.

 

Ana Rita Godinho

(Ex-_aNa_)

 

2005111615140doubleposting8kd0.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para evitar mais off-topic, esclareci por mp.

 

O objectivo deste tópico é discutir dúvidas e emendar erros que realmente eu tenha colocado, algo tipo: " dizes que no artigo os nutrientes se esgotam, isso não é assim porque tal e coisa e afins..." e aí promove-se o diálogo saudável e discussão sobre o tema.

 

Obrigado ao Luís e Ana e a todos os que consultaram o artigo e lhes foi útil. O tópico continua aberto para dúvidas e troca de informação sobre o tema.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Então vai mais uma...

Quando se utiliza substrato fertelizado, só se deve fertelizar novamente quando este já estiver todo libertado, serto?

 

Eu conheço um pouco dos adubos para as plantas terrestres, mas esses adubos contêm bastantes nitratos, qual o mais recomendado?

 

Por ultimo, eu penso que os adoubos em pastilhas não provocão tanto o apareçimento de algas, este rascuicinio está correto?

 

Qual a melhor relação de NPK, para o substrato, considerando que vou colocar peixes ao fim de 2 meses?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então vai mais uma...

Quando se utiliza substrato fertelizado, só se deve fertelizar novamente quando este já estiver todo libertado, serto?

 

Sim, mas não generalizando nos nutrientes. Uns nutrientes esgotam-se mais rapidamente do que outros e um substracto fértil estará pobre em certos nutrientes quando as plantas apresentarem sinais de carências. É nesta altura que se deverá fertilizar e apenas com os nutrientes em falta.

 

Eu conheço um pouco dos adubos para as plantas terrestres, mas esses adubos contêm bastantes nitratos, qual o mais recomendado?

 

O mais recomendado será aquele que suprime todas as necessidades das plantas sem conter nutrientes em excesso. Como isso é difícil nos substractos terrestres, o melhor mesmo é isolar esses substractos da coluna de água.

 

Por ultimo, eu penso que os adoubos em pastilhas não provocão tanto o apareçimento de algas, este rascuicinio  está correto?

 

Sim está.

 

Qual a melhor relação de NPK, para o substrato, considerando que vou colocar peixes ao fim de 2 meses?

 

É díficil de dizer por não ser uma ciência exacta. Tudo depende da carga biológica do aquário, das plantas ( quantidade e tipo de plantas), luz, CO2, etc. Eu não me preocuparia com a relação dos nutrientes no substracto mas antes se as plantas estão saudáveis e se é preciso adicionar algum nutriente em caso de carência. Resumindo, a observação das plantas é essencial.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu estou a montar uma aqua plantado, com 75/75 e 65 altura, tenho uma HQI 150 10000K, CO2 com solonoide e estou a pençar num biotipo Amazonico com Discus (4 no maximo).

Vou colocar acadame com uma cobertura escura.

Para substrato, comprei um composto da Sera (areia,turfa e uns comprimidos misturados que não contem fosforo nem azoto) - devo aplicar este composto?

Devo adicionar azoto e fosforo até a colocação dos peixes, ou deixo o substrato esteril e adubo depois?

Na adubação de manutenção penço que não tenho duvidas, na adubação para substrato, tenho receio na quantidade de azoto e fosforo.

Já agora qual o granulado que se utiliza?

Eu conheço um de libertaçaõ controlada que se utiliza em plantas terrestres ( com varias relações de NPK).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cris por acaso não estas a falar do Osmocote?se estas não te aconselho. a libertação controlada deve ocorrer apenas em vasos e não em aquarios. ja uma vez experimentei e a libertação em agua é mesmo muito rapida, numa questao de horas tens a agua toda "contaminada"

Go ahead...make my day

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

O CO2 é colocado de acordo com a luz que se tem no aquário. Com pouca luz, não há necessidade de injectar CO2.

 

Nem todos pensam assim, eu incluído, penso que a fertilização de C02 compensa um pouco uma iluminação insuficiente. Se consultarem o site da tropica, na secção "the biology of water plants", é referenciado que a utilização de Co2 facilita o crescimento de plantas, independente da quantidade de luz. Se as plantas tiverem uma iluminação reduzida e se tiverem fertilização de co2, elas optimizam a sua energia para captar a luz, em vez de terem de dividir essa energia captar a luz e o co2. Julgo que tem lógica.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obviamente que as plantas aproveitam sempre o CO2. É sempre um benefício mas não uma obrigatoriedade. Disseste e bem, " facilitam", ajudam, afinal de contas, estás a proporcionar carbono que é um macro nutriente e como todos os outros macros, são eles que vão providenciar o crescimento das plantas. Qual é a desvantagem de não se ter CO2 com pouca luz? Apenas uma: a rapidez com que a planta se desenvolve fica diminuída, o que não quer dizer que a planta não se desenvolva e que não cresça saudável, antes pelo contrário.

 

Eu sou apologista de não se usar CO2 em aquários de pouca luz já que, se se tem pouca luz, é porque se quer um aquário de baixa manutenção e como tal, a injecção de CO2 é completamente desnecessária. Se se quer que as plantas aproveitem a luz ao máximo, aumenta-se a quantidade desta e por conseguinte, injecta-se CO2.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho de concordar com o André, especialmente por que a frase citada diz: ...não há necessidade de injectar CO2".

 

Isto porque há fontes naturais de Carbono no aquario, quer sobre a forma de ácido carbonico quer sob outras formas que as plantas conseguem aproveitar.

 

Exemplos?

 

Respiração dos peixes

Actividade bacteriana (a parte biológica da filtragem consome muito O2 e produz bastante Co2)

Respiração das plantas

 

e obviamente que os aquarios sem injecçã ode CO2 teem agitação superficial que promove as trocas gasosas colocando o CO2 na sua concentração de equilibrio.

 

Para além disso as plantas teem processos de compensação de crescimento e de retenção do CO2 produzido pela sua actividade metabólica que reaproveitam para a fotossintese.

 

Num aquario de baixa manutenção é obvio que as plantas teem de ser escolhidas de acordo com essa baixa manutenção.

 

Uma coisa é as plantas crescerem muito outra coisa é as plantas crescerem bem. Portanto ritmos de crescimento maiores não implica necessariamente um aquario com melhores condições nem atesta do bom crescimento das plantas.

 

mas não estamos já a fugir um pouco do tópico da escolha de substratos? :roll: ? ou agora há substratos com libertação lenta de CO2 ? :lol:

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi

 

vou montar um aquario de 50cm x 25cm x 35cm, o que da mais ou menos 44L e tenho 36W o que da +/- 0,8W/L, e as plantas que vou colocar sao: rotala sp green, ludgwia arcuata, glosso, bacopa monieri.

 

as opções que tenho sao estas:

 

- JBL

- SERA

- PRODAC (e um substrato de humus)

- AQUALITE

- MISTURA (areia fina com mistura de humus e casca de arvora)

 

qual acham ser o melhor?

independentemente do substrato, qual a quantidade que devo colocar???

 

aguardo ajuda

 

peço ajuda a todos em especial ao sr. andre silvestre que ja vi que e barra nisto

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá, " sr" é que não e muito menos barra. É mais " tu" mesmo.

 

Sobre as tuas hipóteses sobre substracto, não conheço os produtos à excepção do substracto da JBL e digo-te já que aquilo não me parece o mais indicado. Isto porque parece mais pó ou fibras finas e o ideal seria mesmo algo poroso em forma de grânulos. Por isso, dentro dessas marcas, eu ia para um que fosse o mais parecido possível com as características que estão no artigo. Se nenhum deles tiver essas características podes sempre optar por Akadama.

 

Quantidade: 3-4 cm de altura à frente e 6-7 cm de altura atrás.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

No meu nano de 18 litros utilizei um pouco de JBL florapol por debaixo do substrato inerte (rocha vulcanica) e obtive bons resultados.

 

No inicio

3fc1639e.jpg

 

Agora

Web7.jpg

 

O Sera floredepot também já utilizei noutro, mas não gostei muito dos resultados. A médio prazo, transforma-se em pó e areia que vai subindo acabando por estragar a aparencia do substrato inerte à superficie com pedras brancas e areia.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok

 

tu :evil:

 

olha obrigado por ajudares

 

mas e assim:

 

jbl e tipo terra

sera nao sei

prodac e humus tambem tipo terra

mistura e areia

aqualite e gajo disse que era identico ao substrato que usa o faao, ou seja faz 2 papeis, substrato e areao.

 

o mesmo gajo disse que ja ouviu falar muito bem da prodac e eu usei a ate agora tou satisfeito, so que e tipo terra e so ponho uma camada e depois por cima ponho areao fino.

 

que dizes???

 

ajuda la

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha e identico a este

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=28439, que por sinal e teu :evil:

 

a loja que me disse que era identico e a animalife e 5L custa 6.00 (isto a falar da aqualite)

 

e quanto custa akadama???

 

que achas um colega disse para por uma coisa boa e barata, mas quando viu os preços disse para por humus, e eu ate pensar fazer uma mistura de humus e turfa, que dizes????

 

ajuda anda la :evil:

 

:evil:

 

aguardo ajuda

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ninguém gosta de ti Luis... :lol:

 

Do pouco que sei ( por enquanto ) sobre substratos, o da Sera, JBL e Prodac são para ser colocados por baixo do areão.

Se forem colocados por cima, libertam-se sujando a água...

 

É tipo extrume :lol::lol::lol:

 

Depois, falas em Glossostigma e para plantas de tapete convém uma areia relativamente fina. Aqui entra a granulometria ( acho que é assim que se escreve ).

 

Vamos lá pessoal, ajudem esta pobre alma que luta por sobreviver no mundo da Aquarofilia.

 

:lol::lol::lol::oops::oops::oops::oops::oops::oops:

Nuno Costa

 

yagobal-WIKIbanner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

heeeeeeeee

 

ajudem la, passei o tempo todo desde que escrevi este post a espera de resposta, e so tu para me ajudares.

 

realmente o pessoal nao gosta de mim, nem para dizer nao ou nao sei.

 

olha em relaçao a sera,jbl,predac isso eu ja sabia mas obrigado na mesma, a serio.

 

a intenssao era colocar um bocado de humus da prodac juntamente turfa no fundo e depois um areao fino (nao areia)por cima, como o que eu tenho a glosso pega. em principio e isto que vou fazer, se nao no minimo coloco apenas prodac (humus)

 

que dizes???

 

digo isto do humus e turfa porque o membro andre silvestre tem ai um topico sobre substratos que diz que ambos estes componentes sao bons.

 

aguardo ajuda

 

tenham pena do desgraçado

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok

 

obrigado pela força isso conta muito.

 

mas uma perguntinha mas nao leves a mal, disses-te vai em frente por achares que era:

 

a) uma ''mistura'' que podia resultar???

 

b) por teres a certeza que independentemente dos resultados a ''mistura'' e muito boa

 

c) por nao teres a certeza ou nao saberes e interessa e dar força

 

diz la tira esta duvida

 

aguardo ajuda

 

hellohello

 

sera que tamos so os dois no forum, hummm pareçe que ouvi um eco distante :lol::lol:

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luis, uma coisa é ter dúvidas pertinentes e seguir os conselhos que nos dão ( ou não), outra coisa é ser excessivo como estás a ser.

 

Já te disseram e já te aconselharam em várias direcções. Agora depende de ti seguires o que te aconselharam ou partires para outra e experimentares tu próprio os teus meios ou aquilo que pensas que será melhor.

 

Experimenta, faz testes, afinal de contas é assim que aprendemos e senão tiveres resultados positivos, volta a tentar de outra maneira. O que resulta para uns, pode não resultar para outros, por isso a melhor maneira de ver o que mais se adequa à nossa situação é mesmo fazermos nós próprios e não estar sempre à espera dos outros.

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais