Discussão: Escolha do Substracto


André Silvestre

Recommended Posts

boas, estou a pensar usar substracto da tropica e por cima, ada aqua soil amazonia, é uma boa combinaçao? é que a power sand especial é cara lololol, seria uma boa alternativa o substrato da tropica?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...
  • Replies 82
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

olá

 

 

amigo desde já os meus parabens pelo tópico ajudou - me imenso a tirar muitas duvidas e não só o teu como muitos tópicos parecidos ao teu me está a ajudar muito a construir um aquario fantastico mesmo. mas para já aguento me com o meu nano para aprender mais e fazer '' experiencias '' cautelosas ( sem prejudicar nem matar nenhum ser vivo e planta ) mas sim criar um ambiente fantastico para todas as especies lá residentes.

 

como falaste de substratos , eu quando comprei o meu comprei dois mas na ideia do embelezar do aquario ( pois nessa altura nem sabia o que eram nanos mas agora que sei estou me a dedicar a desenvolve - lo ) e comprei rochas vulcanicas que são muito porosas ( isto pelo que eu sei da minha geologia ) e areia fina que será pouco porosa. a minha ideia é plantar uma Anubia anâ e mais duas ou tres plantas que são ''todas vermelhas'' ( nao sei o nome ainda ) e outra que a sua folha parece um trevo .

 

será o meu substrato de rocha vulcanica '' bom '' o suficiente para aguentar com estas plantas?

se não for o que devo fazer??

 

obrigado

 

Joao Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...
  • 3 meses depois...

Boa noite,

 

Estou a planear montar um plantado de 150©*50(P)*60(A) que terá Co2, cerca de 1w/L e muito provavelmente irei optar por Elos Terra Small como substrato, Terra Zero + Bottom mineral como substrato fertil (pelo que ja li, esta é uma boa mistura).

 

1- Não conheço os substratos em questão, gostava que me dessem uma ideia, por terem experiencia com o material, de que área cobrem os 15l do Terra Small para ficar com uns 6/7cm de altura, para saber quantas embalagens tenho que comprar. Preciso saber isto porque o aquario vai ficar com divisão entre a zona fertilizada e outra parte menor que leva areão de rio clarinho com +/-2/3cm de granulometria e ando aqui às voltas com calculos e não chego a parte alguma :music_singguitar:

 

2- Gostava que me confirmassem (ou não) se realmente é uma boa mistura (Terra Zero + Bottom Mineral) e o uso do Terra Small por cima destes.

 

Obrigado

Vânia Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 anos depois...

Bem, post espectacular para tirar duvidas mas tb para criar o que é bom.. ;)

 

O meu aquário tem 120x40x50 e estou ainda a luta com o substrato a por.

No aquário na fase inicial queria meter plantas como Anubias anãs, Glossostigma Elatinoides e Fetos de lava, e dp ir vendo mais algumas e ir acrescentando.

 

Posto isto, as minhas dúvidas:

 

1- O que me pareceu mais completo em termo de micro e macro nutriente será a mistura de Trufa com Akadama por cima, estou enganado?

 

2- Mas tb vi que isto me iria baixar o Ph e que o Ph idial era ente os 6.5 e os 6.8 estáveis, mas os peixes que gosto e faço intenção de meter o aquário gostam do Ph nos 7.2, consigo manter o Ph neste valor com a mistura de Trufa e Akadama?

 

3- Posto este cenário gostava de saber a vossa opinião se com o que quero meter de plantas e peixes, tendo em conta tb o Ph pretendido, qual os ou o substrato que metiam?

 

Em termos de fertilização líquida ainda vou ter que ler mais um bocado ainda não tenho muito conhecimento sobre a matéria.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Estou a pensar em montar um aquário plantado com 100x45x50, tendo como base o subtrato, e após várias leituras chego á conclusão que

vou aptar por colocar por ordem de baixo para cima:

 

1 - JBL Substrato Aqua Basis Plus 5 litros (numa camada de 2cm) - Camada fertil.

2 - JBL Manado 10 litros (numa camada de 6 para 3cm na frente) - Camada inerte e serve de isolamente para a camada fertil, não deve estar em contacto com a água do aquário.

3 - Aerão do rio de 3 a 5mm (numa canada de 5 para 2 cm na frente) - Camada inerte dando uma cor natural do terreno.

 

Dúvida: Será que existe algum inconveniente colocar o areão sobre o manado, não encontrei nada sobre isto.

 

Será que alguém me pode ajudar?

 

Obrigado,

António Ladeira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

António não haverá nenhum problema... a não ser que o areão com o tempo vai "afundando" e ao fim de uns meses vai ter areão a manado misturado. Se isso a nível estático não incomoda, força nisso.

 

 

Ricardo...os substratos vendidos comercialmente hoje em dia tem tendência a fazer descer por isso será algo que terás de "lidar".

Tens várias marcas que fazem bem o serviço é mais uma questão de carteira.

Geralmente os peixes tem um intervalo de pH que se considera o ideal e além disso provavelmente os vendidos comercialmente já apresentam tolerâncias bem superiores aos encontrados na natureza. Se tiveres um peixe que vai dos 6,8 a 7,2 de pH e tiveres o pH do teu aqua nos 6,5 de certeza que não haverá grande problemas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais