Discussão: Escolha do Substracto


André Silvestre

Recommended Posts

Reforço a ideia do André dizendo que já vi optimos plantados com areão inerte, e já vi optimos plantados com substratos que são bombas de fertilizante e já vi optimos plantados com soluções intermédias. Não depende do substrato, depende do aquariofilista e daquilo que quer fazer do aquario.

 

Apenas tem que se saber quais as consequencias de usar um substrato muito rico ou muito pobre, num tens mais mudas de agua no outro tens mais fertilizações, mas as fertilizações são necessárias, as podas são necessárias, o bom plantio é necessário, etc ,etc...

 

O artigo do André é importante porque dá direcções, mas ninguem te pode dar soluções. Apenas te aponta componentes a utilizar e quais as suas vantagens/desvantagens.

 

Por muito bom que ADA seja, podes fazer daquilo uma miséria, um caldo de algas, por muito inerte que seja o areão de rio podes fazer plantados magnificos.

 

Se todos te disserem tudo vais continuar sem saber nada. Lá diz o ditado, não dês o peixe, ensina a pescar.

 

Boa sorte!

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...
  • Replies 82
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas pessoal!

 

Em 1º lugar parabens pelo topico, tá 5 estrelas, foi uma grande ajuda!!

Mas, depois de ler o tópico resta-me uma dúvida...

 

Eu vou remontar o meu aqua e tenho areao de rio (inerte) como fundo (estou a pensar fazer um "semi" plantado) e gostaria de umas opiniões...

 

A questão é se valeria a pena colocar substrato fertil por baixo do areao (como já tive anteriormente), ou se o líquido da tropica (tropica master grow) seria um bom substituto (em conjunto com barras de adubo?? daquelas que se colocam ao pé de cada planta)...

 

Entre as plantas a meter no aqua as que requerem mais cuidados julgo serem:

-glossostigma elatinoides

-Utricularia graminifolia

 

Agradecia uma ajudinha...

 

Cumprimentos

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mau...Murkas, ainda agora respondi num tópico teu, um post IGUALZINHO a este (fizeste copy/paste, de certeza)...cria apenas um post, assim vai ser difícil ajudar-te... :shock::wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Antes de mais parabens pelo topico!

 

Eu tenho uma duvida dem relaçao ao susbstracto que hei-de por no meu futuro plantado...

 

Pensei em por uma terra da elos mas gosto mais da cor da akadama... posso por a terra da elos em baixo e por cima a akadama? Vao acabar por se misturar? Eu queria por um tapete de glosso... sera que se da se a camada de akadama for grande?

 

Eu nao queria que se misturassem os dois substractos mas tambem nao queira que a glosso morresse por nao conseguir chegar com a raizes ao solo fertil...

 

Fico a espera de respostas

Abraço

launch1au.gif

 

Eu ja li... e tu?

 

About me http://miguelcpg.hi5.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Miguel.

 

O Elos Terra e a Akadama são quase idênticos em coloração. Na verdade, até os acho iguais. Se estás numa de colocar um substracto fértil como da Elos ( que, pelos resultados que tenho visto, é muito bom) não faças misturas com outros substractos. Para além de que mais tarde eles se vão misturar completamente com o plantar/retirar plantas, tiras muito mais proveito em termos de nutrientes se colocares só o Elos Terra.

 

Eu mesmo vou experimentar o substracto daqui por uns tempos, quando vier o aquário novo. Quanto à glosso, ela não precisa de substracto fértil. Podes muito bem mantê-la só com fertilização líquida. No entanto, um aquário sem substracto fértil requer muito mais fertilização através da coluna de água, enquanto que com um substracto fértil, a fertilização líquida é reduzida ou praticamente ausente, nalguns casos ( mas não para sempre pois o solo mais tarde ou mais cedo esgota-se). Outra vantagem que vejo no substracto fértil é que o aquário fica mais fácil de equilibrar, pois as plantas retiram logo todos os nutrientes que necessitam do substracto e isso promove, desde o início, um arranque significativo das plantas, não deixando grande coisa para o desenvolvimento das algas.

 

Se te estás a iniciar nos plantados e ainda não dominas muito bem a fertilização líquida, acho que fazes bem em ir para o Elos. Mais tarde quando as plantas mostrarem sinais de carência, é então altura de fertilizares ou com adubos líquidos ou com suplementos sólidos ao nível do substracto.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Andre, obrigado pela tua resposta.

 

Olá Miguel.

 

O Elos Terra e a Akadama são quase idênticos em coloração. Na verdade, até os acho iguais.

 

Para mim a Elos Terra e de um castanho muito escuro e a akadama e de um castanho claro, mas... nao sei, como eu sou meio daltonico nao digo nada :lol::roll:

 

Fora de brincadeiras... eu tambem pensei em por so akadama mas como tu referiste temos que saber controlar muito bem a fertilizaçao liquida e eu nunca fiz um plantado digno desse nome, por isso acho que nao me vou por aqui a inventar e usar apenas a Elos Terra. Quando as plantas começarem a pedir mais fertilizaçao venho ca pedir outra vez ajuda :D

 

Abraço :(

launch1au.gif

 

Eu ja li... e tu?

 

About me http://miguelcpg.hi5.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, gostava de saber se alguém tem experiência com o Aquaclay Ground, e qual a vossa opinião. A mim parece-me semelhante à Akadama, mas gostava realmente de ter algum feedback antes de me decidir!

 

Obrigado! :oops:

 

Luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, gostava de saber se alguém tem experiência com o Aquaclay Ground, e qual a vossa opinião. A mim parece-me semelhante à Akadama, mas gostava realmente de ter algum feedback antes de me decidir!

 

Obrigado! :(

 

Luis

 

Olá Luis.

 

Já experimentei o Aquaclay e não gostei. Apesar de ser argila cozida, tem uma coloração muito vermelha, pouco natural e é muito dura para plantar. Entre essa e a Akadama, sugiro a Akadama.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, pessoal o ue me dizem de argila espandida para por no fundo do aquario? são aquelas bolinhas castanhas, ou seja é argila aquecida a temperaturas uito elevas e fica em bolinhas,~desfas-se muito muito lentamente e dá um ar rustico ao aqua...o que me dizem?

 

cump

Abraço

Gonçalo Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Andre, obrigado pela tua resposta :(

Por acaso não tens fotos de quando experimentaste o aquaclay?

Eu até preferia usar akadama só que o aquaclay fica-me mais barato :arrow: e a verdade é que os euros não abundam! :(

Já agora, qual é o granulado NPK que usas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Este fim de semana aconteceu-me uma desgraça.

Decidi substituir o substrato que tinha (areão de rio) por Akadama e um pouco de areia do mar (devidamente desalinizada) e tinha a ideia de colocar uma camadinha de turfa por baixo disto tudo.

Então fui à Maxmat, onde comprei uns sacos de Akadama e um saco de turfa, na secção de jardinagem.

Chego a casa e abro o saco, e qual não é a minha surpresa quando vejo um género de terra (não era a ideia que tinha da turfa). Ora bem, comecei a colocar no aquário e a turfa veio toda à tona da água não ficando nada no fundo. E além disso deixou-me a água do aquário toda preta.

 

Logo desisti da ideia, e fiquei-me só pela Akadama e a areia.

 

Depois disto, fiquei com dúvidas acerca da turfa:

 

1ª - A turfa é mesmo assim parecida a terra? eu tinha a ideia de ser tipo uma palha.

 

2ª - A todas as lojas de animais que eu fui cá na Madeira, uns nem sabiam o que era turfa, e em duas lojas mostraram-me um produto da SERA que continha um granulado castanho. Não sei se era mesmo turfa ou se eles queriam-me enfiar um outro fertilizante. Alguém sabe se a SERA vende turfa em grão?

 

3ª - Tendo Akadama como substrato, não necessito de turfa para ajudar na plantas pois não?

 

 

Agradecia que me alguém me esclarecesse estes pontos porque fiquei meio confuso acerca da turfa.

 

Obrigado

 

Dinarte Jesus

Cumprimentos aquáticos,

Dinarte Jesus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luis, desculpa só responder agora, esqueci-me de voltar a ver o tópico.

 

Tens aqui uma foto de quando usei este substracto:

PICT0064.jpg

 

E esta foto é do granulado NPK que usei:

4.jpg

 

A minha opinião mantém-se: se queres uma coisa barata, boa para plantas e estéticamente natural, opta por akadama. :lol:

 

 

Dinarte, compraste a turfa que vem moída e é mais apropriada para uso em jardinagem. Tal como referi no artigo, o ideal é ser turfa granulada e normalmente essa turfa só se encontra em lojas de aquariofilia. O que te queriam vender nessas duas lojas era precisamente a turfa que deves usar no fundo, que é da SERA. Atenão, sendo da Madeira é provável que tenhas a água já bastante mole, levando-te a pH ácido. Se aplicares turfa no fundo, ainda te vai amolecer mais a água e podes vir a ter oscilações de pH. Testa primeiro a tua água e, consoante os valores, aplicas ou não turfa no fundo.

 

Tens aqui uma foto da turfa granulada já no fundo do aquário, com o NPK que mostrei acima dentro da tampa doseadora:

5.jpg

 

A turfa não é obrigatória mas ajuda na assimilação de nutrientes ao nível radicular e é, já por si, uma fonte de micronutrientes. Se a akadama é fértil, ainda não estou totalmente convencido. Sei que é argila e como tal está associada a vários elementos iónicos que são usados pelas plantas na sua nutrição mas o que me coloca céptico é a maneira como as plantas usam esses elementos: se os retiram prontamente do substracto, se o próprio substracto os liberta lentamente, se há sequer libertação...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

A turfa não é obrigatória mas ajuda na assimilação de nutrientes ao nível radicular e é, já por si, uma fonte de micronutrientes.

A que nível? Estás a falar na capacidade dos ácidos húmicos, e não só, conseguirem quelatar iões metálicos?

 

mas o que me coloca céptico é a maneira como as plantas usam esses elementos: se os retiram prontamente do substracto, se o próprio substracto os liberta lentamente, se há sequer libertação...

Bem... eu acho que não é nenhuma das maneiras...

As ditas plantas superiores, excepto algumas, não conseguem transformar a maior parte dos elementos químicos necessários, sobre a forma de algo assimilável por elas. Dependem sempre de micro-organismos mais simples que façam isso por elas.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A que nível? Estás a falar na capacidade dos ácidos húmicos, e não só, conseguirem quelatar iões metálicos?

 

Sim.

 

Bem... eu acho que não é nenhuma das maneiras...

As ditas plantas superiores, excepto algumas, não conseguem transformar a maior parte dos elementos químicos necessários, sobre a forma de algo assimilável por elas. Dependem sempre de micro-organismos mais simples que façam isso por elas.

 

Sim mas continuam a haver iões que são directamente assimilados pelas plantas, embora não todos. Agora, como isso se dá em particular na Akadama, não sei, visto não ser um substracto fabricado especificamente para aquário.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lá por nao ser fabricado especificamente para aquario....nao faz os oxidos metálicos estarem sob formas diferentes do que estariam nos fabricados para aquario.

 

a grande diferença nos "feitos para aquario" é mesmo os NPK que lhe são adicionados.

 

 

Eu continuo a nao perceber a necessidade de existirem micro-organismos para ajudarem as plantas a puxarem nutrientes. não faz sentido nenhum para mim, especialmente quando vejo micro-propagação completamente asséptica e isolada de ar, desde que estejam numa forma disponivel para as plantas...

 

os micro-organismos podem sim pegar nos oxidos e transforma-losem ioes quelataveis e em ambientes ácidos com a turfa no fundo, vejo um potenciamento destes acontecimentos.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Sim mas continuam a haver iões que são directamente assimilados pelas plantas, embora não todos. Agora, como isso se dá em particular na Akadama, não sei, visto não ser um substracto fabricado especificamente para aquário.

Sim... mas estava a referir-me aos micros, pois há iões muito solúveis, como é o caso do potássio e o cloreto. Esses dificilmente (diria que de modo nenhum) criam complexos ou quelatos de forma a serem introduzidos nas plantas. Agora os micro, além de existirem a baixas concentrações, os sais que formam em solução aquosa são muito pouco solúveis (daí que existam em baixas concentrações), o que obrigou a Natureza a criar "armadilhas químicas" que possibilitassem aos organismos reterem esses mesmos elementos químicos. Armadilhas essas chamadas sideróforos.

 

Abraço.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lá por não (palavra corrigida) ser fabricado especificamente para aquario....não (palavra corrigida) faz os oxidos metálicos estarem sob formas diferentes do que estariam nos fabricados para aquario.

 

a grande diferença nos "feitos para aquario" é mesmo os NPK que lhe são adicionados.

 

 

Eu continuo a não (palavra corrigida) perceber a necessidade de existirem micro-organismos para ajudarem as plantas a puxarem nutrientes. não faz sentido nenhum para mim, especialmente quando vejo micro-propagação completamente asséptica e isolada de ar, desde que estejam numa forma disponivel para as plantas...

 

os micro-organismos podem sim pegar nos oxidos e transforma-losem ioes quelataveis e em ambientes ácidos com a turfa no fundo, vejo um potenciamento destes acontecimentos.

 

Exactamente Pedro! Depois de responder fiquei a pensar no como a argila poderia ou não ser um fornecedor de nutrientes e lá fui ao livrinho maravilha ( thx again) informar-me sobre a coisa. Está lá tudo! No fundo, podemos afirmar sim que a akadama é um substracto enriquecido e que para a maior parte dos micronutrientes, só por si, ela é suficiente. Fica depois a faltar a parte dos macros que devem ser introduzidos ou por via radicular ou por via foliar ( embora a via foliar seja a mais utilizada pela maior parte das plantas) e, normalmente, um micronutriente importante que é o ferro. Agora, que a adição de turfa por baixo do substracto potencia uma melhor assimilação de micronutrientes e particularmente ferro, disso não há dúvida.

 

Luis, não acho que os sideróforos sejam assim tão importantes nos substractos de aquários. Em substractos porosos onde a circulação de água é constante ( neste caso, como na akadama), as bactérias ou plantas que produzem sideróforos são incapazes de captar esses mesmo m.o. e, consequentemente, aproveitar o produto do complexo elemento-sideróforo. Além disso, há bactérias que se alimentam de sideróforos. Mais relevante na captação e fornecimento de micronutrientes às plantas são os quelantes artificiais e, principalmente, carbono orgânico dissolvido, através dos ácidos húmicos ( reforçando a ideia de que adição de turfa a um substracto é uma grande ajuda na assimilação de micronutrientes) que se vai acumulando com o tempo.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de conversa no msn com o Luis, e vendo que afinal só nao nos estavamos a entender :roll:

 

A akadama por si é rica em óxidos, que as plantas nao conseguem absorver directamente, aqui entra a bixarada do Luis em jogo já que permite que esses oxidos passem a uma forma complexada que as plantas podem depois absorver. A akadama como qualquer outra argila é sedimentar e resulta da agregação de micro-particulas, algumas das quais na sua constituição contem oxidos de ferro e de outros micros.

 

Sendo assim há dois "processos em jogo" e que são independentes no tempo, ou seja, pode acontecer o 1 e passados uns tempos o 2, mas o 1 quando se parte de oxidos tem de acontecer primeiro que o 2:

 

1- a bixarada transforma os oxidos de micros em micros complexados

2- as plantas absorvem os micros complexados

 

Já na turfa a história é diferente:

 

a turfa resulta da decomposição de matéria orgânica primariamente vegetal em zonas do solo pobres em oxigénio. E como em qualquer processo de decomposição há muita bixarada em jogo, parte dela forma os complexos de micros que ficam presentes na turfa devido á acidez da mesma (a maior parte dos quelatos e complexos são mais estaveis em pH's mais baixos). Assim, a turfa tem já micros que podem ser absorvidos directamente sem a necessidade de mais micro-organismos, mas atenção porque aqui o processo 1 tambem foi preciso....mas foi feito na altura em que a turfa se estava a "formar", ao contrario da akadama em que o processo vai aocntecendo depois.

 

por ultimo, os fertilizantes já quelatados ou complexados disponiveis comercialmente que as plantas podem utilizar directamente.

 

e pronto, espero que agora todos nos entendamos :?

 

 

PS: já agora André :? , que a akadama era rica em micros já eu andava a dizer há muito muito tempo atrás, foi por isso que a comecei a usar :D

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

e pronto, espero que agora todos nos entendamos Very Happy

Cristal clear :roll:

 

Abraço.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que tu andas à muito tempo a dizer que a akadama é rica em micros sei eu. :? O que eu não percebia era como se processava a assimilação destes micros por parte das plantas. Mas, é certo que tentei manter um aquário plantado apenas com fertilização de macros usando Akadama e não consegui. Se bem me recordo, o nutriente sempre em falta era o Ferro.

 

Certo, percebi a explicação. Na verdade estávamos todos a falar do mesmo, apenas em fases temporais diferentes. Sobre o uso de sideróforos por parte das bactérias, a própria D. Walsted e outros autores não lhes deram ênfase, daí o meu comentário. É possível que as bactérias em aquário não usem esse mecanismo de conversão, embora em agricultura esteja provado que sim. :roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

 

Gostaria de partilhar connvosco uma belissima experência que está ocorrer com o meu aqua.

 

Vi-me forçado a desfazer o Setup do meu aqua de 200L com discus e redefini com 45L de Akadama Normal fa LusoBonsai e Apliquei 10L de Substrato Fértil da Aquacare da Tropica.

 

Resultado não podia ser melhor.

 

Na minha zona a agua ronda Phs de 7,6 a 8,0.

 

Assim que activei o aqua os valores estabilizaram a 6,5. Medições 24H /Dia com Sonda da Aqualight.

Deixei de usar agua de ósmose, é claro que condiciono 65L de agua para TPA´s.

Num tanque à parte.

 

Os discus e as plantas vendem saude.

A luminosidade do aqua é fantástica., no inicio os discus ficaram algo sensiveis e nervosos. Mas nuca deixaram de comer e andar à turras como de costume chainsaw

 

Saudações amigas

 

 

Nelson Santos

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 9 meses depois...

Boas,

 

Possu-o um Aquario de 35 litros e estou a pensar utilizar um substracto de areia da praia..

 

Acham que é má ideia para as plantas ?

 

Também pensei adicionar turfa por baixo do substracto mas como uso um filtro biologico não me parece uma boa ideia ..

 

thkns

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Possu-o um Aquario de 35 litros e estou a pensar utilizar um substracto de areia da praia..

Acham que é má ideia para as plantas ?

Também pensei adicionar turfa por baixo do substracto mas como uso um filtro biologico não me parece uma boa ideia ..

thkns

É má ideia,areia da praia mete-te o PH elevadissimo e não é fértil. Deixo aqui uma ideia barata e que parece funcionar:

 

http://aquabrasilis.sites.uol.com.br/text/planta/humus.html

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É má ideia,areia da praia mete-te o PH elevadissimo e não é fértil. Deixo aqui uma ideia barata e que parece funcionar:

 

http://aquabrasilis.sites.uol.com.br/text/planta/humus.html

 

ideia barata: AgriTerra Substracto vegetal para plantas 2€ 50L contem turfa e nao tem produtos quimicos - Agriloja

Link to comment
Partilhar nas redes sociais