Lysmata Debelius Assassinado?


Recommended Posts

Boas,

 

Estou realmente a comecar a ficar muito chateado com estes azares todos.

 

Nao e que hoje quando chego ao aquario vejo o Ermita de patas azuis banqueteando-se com o meu Lysmata Debelius?

 

Ja aconteceu a alguem?

Fui medir os parametros todos da agua e esta tudo normal.

 

Tristes Abracos,

 

RMG

O minha primeira experiência com Reef.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=21042

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu lysmata amboinesis também morreu assim da noite para o dia.... na tarde anterior tinha andado a brincar com ele :) Dar-lhe comida a mão e tal.... de manhã encontrei-o morto...

 

 

Nunca percebi.... disseram-me que eles são sensíveis a fosfatos! Até que ponto isto é verdade não sei. :(

 

 

 

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não será dos Nitritos e nitratos?

eu ouvi dizer que os lysmatas são muito sensiveis a nitritos e nitratos, ou a variações de valores muito subitas!

como estão os nitritos e nitratos?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Os parametros estao todos normais.

amonia 0

nitritos 0

nitratos perto de 0

dens: 1024

pH 8.3

Mg 1200

Ca 550

kH 9

Temp 27

 

Tinha mudado o exoesqueleto ontem.

 

 

Abracos

O minha primeira experiência com Reef.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=21042

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Uma das explicações que encontro para o sucedido, ( a mais provável ), é de facto a muda do exoesqueleto. Depois da muda, todos o camarões, lagostas, lavagantes, caranguejos, etc. , ficam bastante vulneráveis. O golpe de mesericórdia pode ter sido inflingido por um peixe, um eremita ou qualquer outro habitante rápido o suficiente para lhe dar uma mordiscada. A partir daí........... ! Por exemplo, lavagantes costumam viver em simbiose com safios. No entanto, na altura da muda procuram um sítio longe do safio para estarem a salvo. O ataque inicial pode inclusívamente, ter ocorrido durante a muda, quando o animal está muito mais letárgico e preocupado em libertar-se do "casaco" antigo. Já assiti a esta situação em aquário e no mar.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Bem, durante a mudanca nao foi, pois ontem vi-o sossegadinho e escondido ja depois de o ter mudado.

 

Peixes tambem nao pois so tenho dois Oceallaris e eles nao costumam estar naquela zona do aquario.

 

Acredito que tenha sido durante a noite, e estou convencido que tenha sido o ermita a desferir o golpe mortal.

 

bigsmile

 

E lamentavel ...

 

RMG

O minha primeira experiência com Reef.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=21042

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eremitas são bastante uteis nos reefs porque alem de serem detrivoros ainda se alimentam ( alguns ) de algas o que ajuda muito.

Eu considero Eremitas quase como indispensáveis numa equipa de limpeza, mesmo que muitas vezes façam das suas ( atacarem peixes , camarões, corais etc... )

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Tem calma... Mesmo que tenha sido algum eremita é mais lógico não colocares mais camarões do que retirares toda a equipe de limpeza help

 

Uma situação que VI no meu aquário foi um nassariu matar um lismata amboinensis. Espetou-lhe aquele "tentáculo" e levantou o lismata de patas para o ar e depois de uns estremecimentos deixou de se mexer :) Isto aconteceu porque eu não alimentava a equipe de limpeza, penso eu...

 

Mas acho que as cerites não têm esse espigão venenoso e os eremitas são demasiado lento para matar um camarão, mesmo sem a protecção!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

o pata azules es un hermitaño que mata por instinto buscando nova casa,pero es posible que tengas una mantis,el deprerador mas peligroso de nuestros acuarios,deberias intentar ver si tienes una mantis.

 

un saludo

jesus fontan.

acuarios de arrecife 2.000litros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...