Difusor de Co2


Recommended Posts

Caros Amigos

 

Adquiri recentemente um difusor de co2 da marca Dymax o qual acopolei à minha garrafa DIY, só que o raio do difusor quando em funcionamento faz um barulhinho irritante ao largar as bolhinhas isso é normal ? já agora qual será o melhor sitio no aqua (100*35*40) para colocar o dito cujo.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

num sitio de elevada circulação.

 

quanto ao barulhinho, se for um difusor cerâmico, depende da cerâmica, e da pressão do gás

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, é de vidro, mas tem uma placa cerâmica e como há diferentes tipos de cerâmicas, a nivel de porosidade, tamanho do poro, poros /mm^2 e a nivel de composição.

 

quanto maior a bolha e maior a pressão que precisa de operar maior o ruido.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros amigos,

 

Mt obrigada pela ajuda já tou completamente exclarecida,

 

 

Paulo Silva - Comprei na Ornimundo do norte shopping e custou a pechincha de €12 é em vidro trás 2 ventosas e uma valvula anti retorna.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveito este topico, espero que a autora não se importe, para deixar aqui uma duvida que tenho.

 

Arranjei um difusor de co2 da eheim e gostaria de saber qual a pressão de funcionamento do mesmo visto o meu DIY caseiro não ter "força" suficiente para fazer sair bolhas.

Testei num sistema pressurisado e só a partir 1.2bar e que dá... será normal?

 

Cump

 

Jose Santos

José Santos

 

SharemyFrags - Portal de propagação de corais

Leilões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim é perfeitamente normal, mas o teu sistema caseiro devia chegar a essa pressão.

 

1 bar é a pressão atmosférica os restantes 2 bar a mais devem-se:

(por grau de importância)

 

1- á cerâmica do difusor, quanto maiores os poros menos restrição á saida, mas maiores as bolhas

2- valvula anti-retorno

3-coluna de agua (para aquarios pequenos é pouco significativo)

3-tubagens

 

provavelmente tens é um problema de vedação no teu sistema caseiro, mas que era pequeno, com o aumento da pressão necessária, esse ponto cedeu e começou a verter mais e não chega á pressão necessária.

 

já agora, esperaste quanto tempo? é que o sistema tem de pressurizar antes de conseguir vencer as barreiras.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Esperei cerca de 24horas e mesmo assim nada... provavelmente o sistema caseiro não será o indicado para este difusor.

 

A mistura que uso no meu sistema de CO2 da Nutrafin e:

- 400ml de agua tépida sem cloro

- 7 colheres de sopa de açúcar

- 1 colher de sobremesa de bicarbonato de sódio

- 1 colher de café de fermipan.

 

 

Quanto a fugas não me parece porque utilizo o cilindro da Nutrafin, logo deve vedar bem.

 

Também tentei sem a válvula anti-retorno e nada.

 

Sendo assim só me resta conformar e perguntar se existe algum difusor do mesmo tamanho que não necessite de tanta pressão para funcionar (sem ser o da Nutrafin porque esse não me dá para o aquário).

 

Um abraço

 

Jose Santos

José Santos

 

SharemyFrags - Portal de propagação de corais

Leilões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aproveito este tópico para por uma duvida:

 

já li que se pode utilizar também um difusor, do tipo que faz um zigue-zague com as bolhas, para aumentar o tempo de contato das bolhas com a água (difusão) até que elas cheguem à superfície....agora as questões?

 

1. Beneficios haverá? ou pelo contrario se preferirem, Maleficios?

2. Ja tive a fazer uma pesquisa...e não hà nenhum processo manual (DIY) de o fazer. alguem conhece? :lol:

Se não aprendes a confiar nos demais, dificilmente conseguirás que eles confiem em ti.

Cumps,

Flecha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O difusor da Nutrafin é em zigue-zague.

 

Mas um dos melhores senão o melhor é o da Dennerle: o Flipper

 

As bolhas saem por baixo e à medida que vão subindo, vão perdendo tamanho até que quando chegam ao topo já não existem.

 

Isto quer dizer que o CO2 é "obrigado" a diluir-se na água, o que não é mais do que a função de um difusor...

 

Isto para além de ser bonito ver as bolinhas a passear e os peixes a querem come-las...

 

Também há difusores em espiral...

Nuno Costa

 

yagobal-WIKIbanner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 9 meses depois...

Bem esté topic é antigo mas a duvia está relacionada.

 

Comprei um difusor da dimax só que passado pouco tempo tinha 5mm de agua no "copo" agora passadas umas horas está no mesmo nivel será normal :?

 

Agradeço respostas

banner.jpg

Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(Num aparte:)

 

Tenho um difusor Eheim, e funciona com o CO2 caseiro: mas de facto precisa mais pressão do que outros difusores, e pede um circuito para o CO2 rigorosamente vedado.

 

Estou bastante satisfeito com ele, mais do que com o Dimax, sobretudo pelo tamanho diminuto das bolhas e pela facilidade da manutenção.

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Comprei um difusor da dimax só que passado pouco tempo tinha 5mm de agua no "copo" agora passadas umas horas está no mesmo nivel será normal

Sim... é normalíssimo.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado.

 

Já está a funcionar direito com várias bolhas por seg.

 

Não foi caro e era isto que queria, visto ser normal esta tudo a correr bem e também uso CO2 caseiro

banner.jpg

Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveito para contar a minha (má) experiência...

 

Tb. adquiri um difusor Dymax na Ornimundo e criei o sistema caseiro...

Esperei 1 dia e nada de CO2 na água... O sistema é constituído por uma garrafa de Guaraná (1,5L), tubo, válvula anti-retorno, tubo e difusor no final... e CO2 nem sinal ;):lol:

 

Parti do princípio que seria uma fuga e fui verificando o sistema e reparei que trocando o difusor Dymax por uma pedra difusora o sistema começou a "bombar" CO2...

 

Acho que o problema será falta de pressão. Alguém teve algum problema semelhante? Se sim, como o resolveu?

 

Obrigado,

 

Alfredo Guedes

Alfredo Guedes

 

Aprendiz de aquariofilia ;)-

Quanto mais leio mais indeciso fico :)-

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.