Sign in to follow this  
Hugo RSF

Projecto do projecto do novo aquário

Recommended Posts

O que eu penei para conseguir encontrar este tópico... :shock:

Mas parece que quase 3 anos após ter iniciado este tópico, finalmente a casa vai avançar e o aquário também, claro está!

Em termos de dimensões, mantem-se tudo, ou seja, 200x100 (a altura logo se vê). Vou ter uma pequena contrariedade que é o facto do fish room ter de ter um pilar, contudo julgo que consegui junto do engenheiro que continue a poder ter 100cm de profundidade. julgo que irá atrapalhar mais é a manutenção e a calha que irei fazer no tecto para "correr"/desviar a iluminação.

E a propósito de iluminação...

...e como estou há uns tempos um pouco fora disto dos aquários, queria saber a vossa opinião a cerca do tipo iluminação. O mercado continua dividido en tre T5 e HQI ou os leds já conseguiram entrar em força (pelo que tenho lido nem por isso...)?

P.S.: É bom estar de volta... :excl:

Boas Hugo

bem vindo de volta

para essas dimensões o que está na moda são os lumenarc! Hqi´s com refletores especiais!!! Normalmente vem com lampadas de 400wts com balastro dimable!!

abraço

E mais um ano e mais uma pequena actualização, espero que desta vez arranque de vez... :music_singguitar:

O projecto está ainda.... com projecto, mas a obra está prestes a arrancar (o mais tarde no início do ano, quero ver se ainda antes...).

Relativamente ao desenho inicial e apesar de terem passado 3 anos, julgo que ele continua actual e que entetanto a tecnologia não evoluiu assim tanto para que faça sentido alterar os fluxos definidos inicialmente, com as alterações dadas e discutidas por vocês neste tópico, estou certo?

Entretanto e com os inputs recebidos, actualizei o diagrama de fluxos:

sistemaaqurio.png

Adicionei a Unidade de RO com ligação à torneira e uma selenoide para um sistema de reposição automático...

Bom diagrama.....mas explica lá o que vais fazer mesmo com o D?

Bom diagrama.....mas explica lá o que vais fazer mesmo com o D?

O D é um surge device... normalíssimo. Nada de especial!

O D é um surge device... normalíssimo. Nada de especial!

Boas

o que é um surge device?

lol...

vai pesquisar ó cromo! :discuss_gathering:

basicamente é um reservatório que vai enchendo e que ao fim de um determinado tempo liberta toda a agua rapidamente, é optimo para fazer passar a agua rapidamente por vários sitios, ter um fluxo bastante irregular, simulando um pouco o encher e vazar antes e depois de uma onda.

cuidado com o dimensionamento do surge, problemas frequentes são:

- agua a sair para fora

- barulho!!!

- bolhas de ar bastante grandes dependendo do tipo de saida de agua do reservatório.

olhando para o resto do projecto, cuidado com as alturas dos vidros junto á bomba de retorno, (se estiver á escala parecem-me muito baixos deixando pouca coluna de agua na bomba

Ora bom... Eu até ja tenho vergonha de actualizar este tópico, mas agora é que parece que é mesmo mesmo mesmo!!! :D

Ora bom, a construção lá vai avançando e tenho de (re)começar a pensar no assunto aquário com mais atenção.

Como eu previa o "fish room" é bastante reduzido, pelo que dificilmente conseguirei colocar lá um reservatório de água salgada o que é complicado!!!

Então andei a pesquisar e estou muito inclinado para comprar um reservatório próprio para enterrar no chão, o que me irá resolver o problema da falta de espaço! ALguém conhece alguma coisa destas?

Entretanto deixo-vos uma pergunta:

Quem anda actualmente a construir aquários deste porte com qualidade e preços atractivos? Os meus últimos foram comprados àquela vidreira no cacém (Vidromoldura, será?!?!?). Ainda são dos melhores em qualidade/preço? Que alternativas há?

Uma foto da envolvência da coisa :) e já agora o blog (Vivenda do Marreco)

P7040072.JPG

Aqui está a foto do "cantinho" do aquário!

aquario.jpg

É pequeno eu sei, mas foi o que se pôde arranjar!!!

Edited by Hugo RSF

Sign in to follow this