dragao com problemas (urgente)


miguel fernandes

Recommended Posts

possuo um dragao de que um dia para o otro começou a aparecer com as barbatnas rasgadas e comçou a piorar de dia para dia! agora quase nao possui barbatanas peitorais e caudal! ate os grandes raios das barbatanas peitorais começaram a desaparecer!

ele so divide o aquario com um imperador juvenil ,com uma anemona carpete! e possivelmente desconfio que esteja intalado um mantio na rocha! devido aos peixes que me tem vindo a desaparecer!

preciso de ajuda! alguem me sabe dizer a causa e o que devo fazer??

 

 

cumprimentos

cumprimentos

 

Miguel Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas o setup é o seguinte:

aquario com 80x50x40cm

circulaçao uma bomba de 2000l/h dividida pa2 caudais diferntes! mais uma aquaclear a debitar 1800l/h

escumador acuacare para aquarios ate 500l ligada a uma heim de 1200l/h

uma hqi de 150w 10000k

termostato tetra 150 w

23kg de rv

areao coral so para cobrir o fundo!

aquario a trabalhar a 5meses

 

testes

nitratos 0

nitritos 0

amonia 0

 

os otros nao sei ao certo os valores pois nao tenho medido com regularidade! mas a ultima mediçao que fiz numa loja dava tud ok! tendo o magnesio um pouco baixo!

cumprimentos

 

Miguel Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Miguel

O que eu acho é que para já deves fazer umas mudas de água de 10 % de doi s em dois dias, e ter em atenção a temp. e a salinidade a que se encontra o aquario, se poderes por esses valores era mais uma ajuda para te poder ajudar com o teu peixe.

Um abraço

Pic_1236_22.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Miguel,

Para ja o que devias fazer primeiramente era trocar de aqua porque na minha opinião nao deverias manter um pterois num aquario desse tamanho e ainda por cima tens mais um imperador se bem que ainda juvenil. Não puseste a hipotese de que o problema possa ser esse ja que os valores da agua aparentam estar bons.

 

Um abraço,Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De facto, esse aquário não serve para ter um Pterois ( suponho que seja esse a que chamas dragão ,mas ele é conhecido como peixe leão no nome comum e não dragão )e muito menos um imperador.

Não ter amonia nem nitritos não é sinónimo de ter boa qualidade de água.

Atenção à densidade ( e os densimetros de caixa não prestam porque na maioria dos casois dão densidades muito abaixo da realidade ) , e à alcalinidade ( alcalinidades baixas favorecem o aparecimento de infecções bacterianas ).

O peixe pela tua descrição tem uma infecção bacteriana.

Sugiro que o isoles faças um tratamento com um antibiotico como por exemplo o Kanaplex da Seachem. Atenção que a infecção bacteriana pode ser secundária a Cryptocarium ( pontos brancos ).

Os peixes leão necessitam de comer pelo menos 2 a 3 x por semana at

é ficarem satisfeitos. O ideal é habitua-los a comida morta congelada como pequenos peixes e camarões.

Este topico deveria estar nas Doenças !

Cump

Rui

Os peixes anjos grandes necessitam de aquarios com mais de 400 litros de água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Rui:

Sou natural do Porto, mas residi durante 30 anos em Cascais, onde casei e tive uma filha.

Vem isto a propósito do desconhecimento de que há muitos anos que o Pterois é conhecido por PEIXE-DRAGÃO!

Tenho cédula de pescador obtida na Capitania de Cascais, andei na pesca aí mesmo em Cascais e sempre se falou no peixe-dragão!

Sei que "DRAGÃO", é um nome a abolir para o pessoal do sul, mas não podemos escamotear a verdade.

Deixo um pequeno exemplo, mas mais poderei publicar se necessário.

Cumprimentos...e não tenham medo do DRAGÃO! É um nome mitológico!

Pic_5522_17.jpg

Cumprimentos

Melo Ribeiro

jamr16@iol.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lllllllllllllooooooooooooollllllllllll Melo Ribeiro

Já descobri porque é que o teu Chelmon morreu. Foi mesmo de susto . Calhou num aquário portista e apanhou com o Bobby e o Tareco :twisted::lol::lol:

 

SLBBBBBBBBBBBBBB!

 

É verdade que alguns livros aparece como peixe dragão , mas essa designação é geralmente atribuida a um cavalo marinho australiano sendo muito mais comum chamar peixe leão ,nomeadamente pelos anglo-saxonicos ( lionfish ) aos Pterois e afins.

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É claro que entre peixe leão e peixe dragão venha o diabo e escolha :lol: ...!!!! :lol:

Tem muito mais pinta um peixe falcão ( o mais parecido com uma águia), nomeadamente o Neocirrithes armatus que além do mais tem uma cor como deve de ser. :twisted:

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Pelo menos, o simbolo do Belém não deixa dúvidas. Não é peixe, não é ave, não é felino, não é mitológico e toda a gente acha simpático. É mamífero. O Golfinho ! Hehehehehe. Quem já andou a brincar com eles no Sado durante um mergulho, sabe do que estou a falar. Que saudades de os ver no Tejo.... !

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Não vou discutir o melhor nome para o peixe embora deixe claro que não gosto de dragões!!! :wink::lol:

 

Já que estamos numa de aprender qualquer coisa, gostava apenas de referir que a foto apresentada nesse livro de "dragões" ( :lol::lol: ) tem uma legenda que diz Pterois volitans quando na realidade a foto é de um Pterois Antennata!!!! Conclusão... esse livro é para dragão ver!!! :lol::lol:

 

Abraços benfiquistas,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como não costumo deixar nada inacabado, volto à carga, apesar de ter a noção de que nos estamos a afastar do problema inicial do tópico.

No entanto, como estamos sempre a aprender, e um nome de peixe é algo que se deve discutir, entendo que o livro que tenho, não é um qualquer "pasquim", mas sim uma obra cara e de autoria insuspeita. (não dragoniana)

Apesar de aceitar todas as sugestões de quem sabe mais do que eu, desta vez, permito-me aceitar como boa a informação do referido livro.

Pic_5522_18.jpg

Quanto aos abraços...retribuo mas sem qualquer conotação! :wink:

Cumprimentos

Melo Ribeiro

jamr16@iol.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Melo Ribeiro - Sem querer entar em polémicas e muito menos ferir susceptibilidades, não vejo a ligação entre ter a carta de pescador passada na Capitania de Cascais e falar de Pterois. Eu sou instructor de mergulho desde o junho de 1985 e nunca vi nas àguas continentais, madeira ou açores, semelhante peixe. Vi, sim, em Sharm-el-sheik. Trata-se de uma espécie tropical que não existe em portugal, muito menos em Cascais, Peniche, Sagres ou Vila Nova de Cerveira. O livro pode ter sido comprado a peso de ouro, mas, a espécie da foto não é com toda a certeza um Volitans. Vou pesquisar e amanhâ vou tentar colocar aqui o nome científico correcto do peixe da foto.

Abração para todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para o "Octopus", lamento o tom irónico do seu comentário, do qual é paradigmático a alusão a Vª. Nova de Cerveira, que não é uma localidade marítima.

Quanto à sua viajada experiência, apenas lhe digo de uma forma superficial, que tenho o grande prazer e orgulho de ter calcorreado os 5 continentes, conforme o atesta a minha folha de navegação maritima.

Quando falei em Cascais, foi apenas uma forma de aludir ao Ricardo que tem como localidade de origem "Cascais".

 

E, para finalizar, caro Diogo Lopes, o "antennata" também é conhecido por "DRAGÃO"

 

 

 

http://www.oceanario.pt/site/ol_pesquisa_0...quisa=antennata

Cumprimentos

Melo Ribeiro

jamr16@iol.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não se zanguem. Leão, dragão ....enfim é tudo a mesma coisa :oops::oops:

Há de facto uma troca de fotos no livro . Chamam Pterois volitans e colocam uma foto de um antennata , mas isso não é motivo para nos aborrecermos. Sinto-me responsável por ter desencadeado esta discussão. Reconheço que "dragão" é um nome alternativo mas claro secundário :roll:

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Melo Ribeiro,

 

Parece que estás a conotar as nossas palavras de uma forma que nem eu nem com toda a certeza o Paulo e o Rui desejamos - estamos todos a brincar! Pelos vistos não podemos...

 

E, para finalizar, caro Diogo Lopes, o "antennata" também é conhecido por "DRAGÃO"

 

Eu não tenho carta de marinheiro nem tão pouco sou mergulhador (infelizmente) mas acontece que já tive os dois em aquário e portanto sei distingui-los bem! Não pus em causa o nome dragão.

 

Quanto ao livro, podia até ser do Papa... está errado.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...