Duvidas de iniciante


Irina

Recommended Posts

Comprei que aqua pequeno...poruqe sou inciciante e os meus pais nao me deixaram comprar maior

 

30x20x25....15 litros

lampada(redonda) de 15W

Filtro Filter Pico(230V~50Hz 6.5W Gamx 350l/h)

sem termostato(não sei se o compro)

tempratura a 22ºC/23ºC

7.0ph...

 

No entanto tenho muitas duvidas:

 

Eu estava a pensar num pleco, 1 corydora, 1moly, espada ou guppy...é muito,né?

Quantas horas tenho de deixar a luz ligada?

É cerdade que o pleco cresce muito?É que eu perguntei na loja dos animais e disseram-me que só cresce consoante o tamanho do aqua.É verdade???

 

 

Definitivamente estás a pensar pôr peixes demais e sim' date=' o pleco cresce muito para esse aqua.

 

Tens a certeza que a potência do filtro são 350l/h??? é que isso é muita coisa para um aqua desse tamanho 8) [/quote']

Sim tenho a certeza...mas a senhora aconselhou-me esse mas no mínimo

 

Consegues manter essa temperatura sem termostato? então um beta aguenta isso :?

Sim consigo

 

Mais perguntas... puseste algum tipo de substrato? Estas a pensar colocar algumas plantas? Penso que talves ficasse bem e tens luz para isso :)

Não quero por plantas verdadeira...só artificiais...

 

Para já espera antes de pensar comprar novos habitantes para o teu aqua, espera que ele faça o cilclo, tal como já referiu o Nrc isso é fundamental para evitar futuros desaires, depois podes pensar em arranjar uma equipe de limpeza, 2 ou 3 corydoras ou uns 2 ou 3 otos parecem-me uma boa escolha e que tal uns invertebrados? Podes consultar os tópicos inamovíveis deste sub-fórum, mais vale pouco e bom do que muito e a viver em más condições, além do mais eu acho um aqua simples muito mais bonito ;)

Invertebrados que expecies?

Então quantos peixinhos possso por?

Sim...lá para dia 6 compro uns habitantes...mas quais?

 

Agora outra pergunta..(Chata :wink: ) o teu aqua tem tampa? É que os betas têm o desagradável e poco saudável hábito de saltarem para fora do aqua :lol: tem cuidado ;)

Sim tem tampa

 

Por último, 12 horas de luz por dia são o ideal para manter as plantas do teu aqua saudáveis (se as tiveres) caso contrário podes diminuir esse período para 8 ou 10 horas.

 

Boa sorte ;)

Como disse a lampada tem 15w e não quero plantas...tenho de ter a luz ligada 8 a 10 horas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá e antes demais sê bem vinda :D

 

As respostas que te foram dadas parecem-me acertadas, o resto quanto a espécias de invertebrados por exemplo terás de ser tu a pesquisar.

 

Onde foste buscar essas citações? Já que não se encontram neste tópico...

 

Já agora, movi o tópico para o sítio mais indicado

Quase reformada!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá e antes de mais deixa que te diga que me fazes lembrar eu próprio, uma vez que tinha 15 anos quando comecei nestas lides da aquariofilia.

 

Tenho a dizer-te apenas uma coisa. Eu tenho 24 anos, comecei com 15 e todos os dias venho a este forum aprender qualquer coisa, por isso apenas te aconselho a aprender muita coisa por aqui e em livros ou outros sites e a não ter pressa para ter os peixes e vê-los nadar.

 

Também é importante reunir as condições certas para eles depois viverem em harmonia.

 

Quanto às tuas questões. Acho mesmo que para começar pdoes apostar num betta ou mesmo num peixe vermelho ou dois. É sempre uma escola e assim podes conhecer cada vez mais e aprender também se tu própria tens paciência e capacidades para esta investida que é a aquariofilia.

 

Todas as dúvidas que tenhas coloca. Força!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas em relacao a luz sao 8 horas e o aconselhavel. nao ponhas plantas artificiais, e se fosse a ti nao punha bettas, punha antes um limpa vidros e um limpafundos e mais 1 ou 2 peixes(neon, molly, etc)

espero ter ajudado. kk koisa dispoe.

Amd 64 Athlon 3200+2600 OC%

Msi k8n Neo Platinium/Zalman 7000b Alcu Led´s

512 Mb Ocz Pc 3700 Dual Gold Rev II 2-5-3-3-7

XFX Geforce 6600GT GDDR3 600/1200 OC%

Levicom Visible Power 450W 30A

 

ΣПD ӨF ƬIMΣ...ЩIZΛЯD

ПЦПӨ...ӨПFIЯΣ...ΣΥЩΛΚП.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que achas se comprar uns camarões? e musgo de java? Na minha opinião num aquário dessas dimensões era o mais bonito. Podias ver a reprodução e depois logo se via... :roll:

"Time is money spend it"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim é normal, mas podes perfeitamente limpar os filtros de 2 em 2 semanas, aliás pode ser benéfico para o crescimento das bactérias e controlo dos nitritos...

"Time is money spend it"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim é normal, mas podes perfeitamente limpar os filtros de 2 em 2 semanas, aliás pode ser benéfico para o crescimento das bactérias e controlo dos nitritos...

 

 

O que pode ser benéfico é ser limpo de 2 em 2 semanas ou o lixo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem tenho novidades.

 

 

Ontem de manha comprei 2 corydoras...uma com pintas e outra castanha.

 

 

 

Quando estava a vir para casa eu tinha ido as gomas a minah colega chega-se ao pé de mim e diz vem comigo ali...eu fui ela perguntou quais os peixes que eu gostava....e ela comprou-me 2 néons rosa e uma rásbora.

 

Já fiz alguma asneira?

 

-------------

Hoje:

A minha mãe ofereçeu-me outras Rásbora e uma planta( cryptocoryne balase)....

Quanto à planta...ela vem nun coisinho de plastico com espaço para as raizes sairem....tenho de tirar esse dito "vaso"???

 

Que erros já cometi?????

 

 

------------

Devo comprar um aspirador para limpar o areão?

E comprar um alimentador automático para quando vou de férias?

E quando for de férias não faz mal deixar as luzes desligadas?

Com que frequência fazer o teste do ph?

E a lampada deve ser mudade de quanto em quanto tempo?

A minha lampada é das redondas....posso comprar dessas normais que há nas lojas? É que em todas as lojas de animais só vejo lampadas das compridas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa a demora nas respostas :shock: mas ando bastante atarefada :P

Vamos por partes:

- Como baixaste o pH do teu aqua?

Comprei um produto próprio.

- Que tipo de rasboras é que compraste?

Rásboras Arlequins

 

- Continuas a ver os níveis de pH?

Sim....está a 7.0...deve estar mais baixo?

 

Os erros que cometeste são, como sempre nestas coisas, andar um pouco depressa demais, mas de facto é difícil ter calma na fase em que estás :shock:

Pois entusiasmo-me muito...

 

Parece-me que todos os peixes que tens gostam de àguas ligeiramente acidas e se mantiveres os mesmos valores, podes ter um problema, mas existem métodos naturais de os resolver sem adicionar químicos, depois vamos lá ver isso :P

O ph está 7.0

 

Em relação ao alimentador automático, é um investimento que podes fazer no futuro, mas se fores apenas de fim de semana e os teus peixitos estiverem bem alimentados não precisas de o colocar.

 

Em relação às lampadas, a verdade é que as florescentes (ou seja as compridas) são as mais adequadas para as plantas, depois podes ver nas lojas da especialidade que existem algumas próprias para esse fim e com vários espectros possíveis, não sei o comprimento do teu aqua, mas podes optar por 2 soluções, ou comprars um balastro já com tudo (fica mais caro) ou fazes tu o teu e se estiveres interessada nessa hipótese depois manda mp., deves, se possível meter 2 lampadas de espectros diferentes, mas depois também podemos ver isso :lol:

Mas a minha lampada é redonda...e o que é um balastro?

 

Em relação às plantas, porquê escolher, essas 2 são excelentes, quer pela sua beleza, quer por serem de fácil manutenção. Se decidires colocar as plantas podes adicionar CO2 caseiro e assim já baixas o pH, mas ....depois também se vê isso.

 

Responde a isso tudo que logo eu venho cá outra vez e já te digo mais algumas coisas :lol:

Já comprei um planta...comprei uma Cryptocoryne Balansae

 

Outra coisa que me ia passar, para já esquece todos os outros peixes de que falaste, eles são quase todos de àguas alcalinas, por isso...fica com os que já tens e AGUARDA!!!!

Neste momento tenho 2 corydoras, 2 néons rosa e 2 rásboras arlequins e um beta....devo parar por aqui, não é?

 

 

------------------------------

O meu pai tem balastros em casa.... das lampadas compridas que se usam na cozinha....ou noutros sitios...serve?

 

Ele mostou-me um que só assim por acaso serve no meu aquario....mas temos de fazer adaptaçoes e o balastro dá pra 2 lampadas.as lampadas tem de ficar protegidas,não é?

-------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Irina

 

Estás de facto a ir muito depressa e a colocar muitos peixes num aquário tão pequenito.

O problema é que os peixes fazem as suas necessidades na água e essas necessidades contêm componentes tóxicos que os podem matar e é por esse motivo que não podemos colocar muitos peixes no aquário.

 

Uma regra base da aquariofilia indica que devemos ter 1cm de peixe adulto por cada litro de água e com os peixitos que tens já passaste esse rácio um bom bocado.

 

Uma pergunta extra, tens termoestato no teu aquário? Deu-me a sensação que tinhas dito que não, mas olha que esses peixitos que compraste precisam da água a 24ºC.

 

Em relação à iluminação eu não me preocupava muito com ela para já. A lampada actual tem 15w, o aquário 15L por isso já tens 1w/l o que chega bem para manter uma ou duas plantas (não deve haver muito espaço para mais)

 

Queres um conselho? Procura convencer os teus pais a comprarem-te um aquário de 60cm. Atenção que só precisas do aquário... porque o filtro que tens dá para um aquário de 60cm. Não tens indicação no teu perfil de onde és mas em principio deves encontrar aquários de 60cm na casa dos 30 a 50€. Procura em lojas como o carrefour, mestre maco ou o bricomarchê. Por vezes há lá promoções bem boas (especialmente no carrefour)

 

Boa sorte com o teu aquário e vai com calma... os peixitos agradecem :wink:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
Sim tenho termostato na casa dos 27º....quando ao aquario.......e melhor esqueçer mesmo.

Então porquê?

Não desistas... todos fazemos asneiras no inicio e nos morrem os peixitos. O importante é aprender para não se fazerem os mesmos erros segunda vez.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Pois, não te podes deixar ir abaixo, isto é um hobby que requer paciência e persistência. Os membros do fórum, acho que até te aconselharam muito bem

Em relação aos peixes, não compres muito grandes por razões óbvias :) , cuidado com o nr de peixes, 1cm de peixe por 1litro de água. Não é uma regra rígida, mas era uma boa guiares-te por ela. Não te esqueças de contar com o tamanho do peixe em idade adulta, podem chegar a crescer bastante. A iluminação está perfeita. As plantas é a tua escolha, mas só uma dica, escolhe plantas de folha verde escura, necessitam de menos luz e costumam ser mais resistentes. Quanto aos peixes, escolhe-os consoante gostares mais, claro, mas tens que respeitar umas regras, não misturar peixes de regiões do planeta diferentes, não convem escolheres espécies cujo tamanho varie muito pois podem passar a refeição pra outros, se escolheres casais escolhe sempre mais fêmeas do que machos e não escolhas espécies difíceis de criar, pra já se calhar n vale a pena. Faz mudanças de água regulares todas as semanas, de 20% da água do aquário. Habitua-te a dedicar no mínimo um quarto de hora ao aquário, vê os peixes a alimentarem-se, garantindo que todos comem bem, nadam bem, n têm comportamentos esquisitos, nem marcas no corpo. Não dês comida a mais aos peixes, eles devem consumi-la em menos de 2 minutos. Um peixe esfomeado é um peixe com saude. Mais vale comida a menos do que a mais. Quanto ás condições da água, tens que comprar alguns kits, que são indespensáveis e que terás que realizar análises, por agora mais ou menos 1 vez por semana, para garantir q tudo está bem. Existe um kit da tetrapac que é 5 em 1, analisa nitritos, nitratos, ph, gh e kh (poupas uns cobres). Para rematar, sugeria que comprasses um livro sobre aquariofilia, podes aprender imenso, procura um tópico aqui no fórum sobre atlas de peixes ou manuais que vais encontrar bastantes. Também podes utilizar a internet, sempre é mais barato do que comprar um livro e possui igualmente bastante informação útil.

Espero ter ajudado, boa sorte e n desistas, estamos contigo :(

Cumprimentos,

Jackass Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.