Preciso de ajuda para aquário para cardinais...


rui soares

Recommended Posts

Olá.

Estava a pensar adquirir um aquário de 80 lts apenas para cardinais - os néons também são opção, mas são menos resistentes - (e eventualmente para alguns Carnegiella strigata, já que são mais ou menos da mesma zona geográfica). Tenho já um aquário comunitário onde tenho estas duas raças de peixe, mas em menor número. O meu objectivo é so ter num de 80 lts pelo menos cardinais (além dos necessários corydoras).

No entanto, gostava que ele fosse o mais fiel possível ao seu meio natural, por isso necessito de ajuda...

 

Obrigado..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

para isso tens que seguir um biotopo amazonico. Tens moooontes de coisas sobre isso no forum, é so pesquisares. Eu também estou a fazer um e aposto na colocação de troncos, echinodorus ( essencialmente ), anubias ( não tenho a certeza se são africanas... ) e outras que vão ter a gentileza de nos dizer :wink:

"Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi."

 

|==|================ ================|==|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os néons também são opção, mas são menos resistentes

 

Não sei se os néons são mais resistentes que os cardinais, porque não tenho experiência com cardinais, mas recentemente tive um acidente terrível num dos meus aquários, com queda brutal de pH e envenamento dos peixes por enxofre, e os néons foram os que se aguentaram melhor.

Para dar uma ideia da calamidade, em duas horas, morreram-me 4 SAE's (Comedores de algas siameses), 3 discus, 1 Caridina Japónica, 1 Coridora e 4 néons (de um cardume de cerca de 30 peixes).

Os néons que se safaram, após umas horas, parecia que não tinha sido nada com eles, apesar de na altura do acidente estarem a maior parte deles com queimaduras nos olhos, com várias lesões em todo o corpo e com muita dificuldade em respirar.

Já admirava muito estes peixes, mas após este acidente fiquei com a certeza que são grandes pequenos peixes.

 

Pedro Dourado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

com queda brutal de pH e envenamento dos peixes por enxofre

 

 

por enxofre??? nao queres desenvolver isso melhor? e já agora em que é que isso está relacionado com a queda no pH ?

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não (palavra corrigida) queres desenvolver isso melhor?

 

Não desenvolvi isto melhor por duas razões: primeiro não queria desvirtuar o espírito do tópico do user Rui Soares, em segundo lugar porque ainda estou em fase de "investigações" relativamente ao acidente de que eu e (principalmente) os meus peixes fomos vítimas. :multi:

 

Por isso, do acidente, apenas salientei a capacidade de resistência dos Néons. E já agora posso adiantar que 73% dos Néons que constituiam o meu cardume aguentaram quase 3 horas num ambiente de pH inferior a 4.

 

De qualquer maneira, e perante o interesse demonstrado, posso informar que na origem do acidente ocorrido esteve a utilização de hidrogenossulfato de sódio, o qual estava a ser utilizado como redutor de pH. A causa do acidente ainda está por apurar, mas várias hipóteses se configuram como as mais prováveis:

1ª - Erros nas medições dos parâmetros das águas. E neste caso muitas sub-hipóteses se colocam, tais como:

1.1 - Avaria de um dos aparelhos de medição. (Já praticamente confirmada como negativa) (De referir que os aparelhos que utilizo são um medidor digital de pH, temperatura e potencial redox da Delta Ohm e um colorímetro digital da LaMotte)

1.2 - Erro na condução das análises. (Pouco provável)

1.3 - Erro introduzido por degeneração de algum produto de reacção utilizado nas análises. (Possível)

2ª - Existência de um outro produto (tóxico) misturado no hidrogenossulfato de sódio. (Possível)

 

Isto para já é o que eu posso adiantar. Mas assim que tiver alguma conclusão que julgue útil para a "comunidade aquariófila" irei compartilhar aqui no fórum.

 

Cumprimentos,

 

Pedro Dourado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais