Mbunas envergonhados


Fatassa

Recommended Posts

Boa Tarde,

 

Tenho um pequeno problema e gostava que me ajudassem sobre este aspecto que é dos meus mbunas estarem sempre escondidos. Será que devo tirar os esconderijos. Alguem me pode ajudar com umas dicas para eles não serem tão envergonhados

 

Thnxs

Cumprimentos

Nuno Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os mbunas levam cerca de um mes ou mais para ficarem a vontade com os donos pelo menos os meus levaram agora já andam fora descansados mas mesmo assim ainda adoram os esconderijos!

 

masi os esconderijos dão-lhes segurança e protecção dos peixes maiores por isso até pode ser melhor se os deixares pois assim eles vão se sentir mais seguros!

 

é tudo uma questão de paciencia!

 

claro que tambem podes ter ai um menino mau que não deixa os outros sair e ai se retirasses os esconderijos seria ainda pior pois deixarias os peixes mais fracos a merce do maior!

 

cumps

os meus Canito/as

assin5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Eu no início tive esse problema. Agora já me conhecem (sou eu que lhes dou de comer) e quando estou sozinho estão todos cá fora a passear. Quando estou com alguém estranho, escondem-se todos.

Com o tempo eles abituam-se.

 

 

o meu malavi:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=35460

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Tarde,  

 

Tenho um pequeno problema e gostava que me ajudassem sobre este aspecto que é dos meus mbunas estarem sempre escondidos. Será que devo tirar os esconderijos. Alguem me pode ajudar com umas dicas para eles não serem tão envergonhados

 

Thnxs

Os mbunas adoram esconder-se e se a tua decoração der para isso vão passar todo o tempo escondidos.

Os meus andavam sempre escondidos até que lhe mudei a decoração criando 2 montes de pedra separados com uma zona de areia a dividir, adoraram o layout.

Agora andam sempre a passear por lá mas continuam a "correr" para os esconderijos assim que alguem se aproxima do aquário. É da personalidade dos peixes mesmo. Se forem poucos ou tiverem muito sitio para se esconderem vai ser raro vê-los.

 

Quantos peixes tens, que espécies e que tipo de aquário tens?

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas opiniões mas vou fazer um remodelação como o Nuno disse vou colocar 2 montes de pedras aos cantos e deixar um espaço livre no meio.

 

Tenho um aquario de 80 mas em breve vou mudar para 1.20.

 

Tenho:

3 Metriaclima Estherae

2 Machos Labidochromis Caeruleus

2 Pseudotropheus zebra albino

3 Pseudotropheus Demasoni

3 Pseudotropheus Saulosi

Cumprimentos

Nuno Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para essa bicharada toda 80cm é curtito. O estarem escondidos pode ser nesse caso resultado de um peixe mais agressivo.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu nunca tive mbunas tímidos, conseguem-se apanhar com a mão.

 

Existem várias razões para eles se esconderem ao verem alguem ou alguma coisa que mecha perto do aquário:

- Iluminação exterior que lhe cause confusão:

- O local onde estão;

- Outros factores que lhes causem stress e que tenham a ver com a aproximação de alguém.

 

Existem alguns truques para eles se habituarem às pessoas:

- Dar-lhes de comer na mão, se eles não vierem, deixá-los passar alguma fome até perderem o medo :D

- Mudar o aquário de local por vezes é o suficiente para eles perderem o medo.

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os meus nunca tiveram vergonha :D

 

Aliás parecem os cães quando sentem o dono a chegar a casa, sempre que eu entro na sala vêm todos ver se há tacho :lol::lol: .

 

Se eu ficar a olhar para o aquario há sempre um ou outro que fica a olhar de frente para mim.

 

No teu caso deve haver um factor qualquer que os stressa.

APC#136

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Pessoal,

 

a cena dos 1 montes de pedras emcada canto e ter um espaço livre no meio resultou,

pelo menos agora já andam mais "dados" e já aparecem muito mais vezes.

 

Obrigado pelas ideias.

Cumprimentos

Nuno Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais