Conselho sobre reprodução de Colisas


El Pacheco

Recommended Posts

Olá a todos!

 

Alguem já reproduziu Colisas Lalia???

 

Qual o método que utilizaram?? Quais as melhores plantas a ter no aquário para que os Colisas ai possam fazer o ninho de bolhas???

 

Obrigado??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

Eu nunca reproduzi colisas, mas pelo que tenho pesquisado, é muito semelhante ao dos bettas, visto que ambos são Anabantídeos.

 

Penso que qualquer planta flutuante dê resultado, tipo riccia! :cry:

 

Fica bem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá Pacheco,

 

Eu tenho um casal de colisas lalia que já se reproduziu num dos meus aquários montados para o efeito....tem cerca de 20 litros com 14 Watts de luz.

 

Quanto ao ph, o neutro está óptimo, sendo que eu já reproduzi com ph ´s de cerca de 6,6.

O "truque" para reproduzir as colisas lalia, pelo menos foi esse no meu caso .... é eliminar qualquer tipo de movimentação de agua á superfície, e reduzir o volume de filtragem do filtro para cerca de metade dobro do volume de agua do aquário a utilizar para a reprodução dos teus colisas.

Tudo isto para favorecer o aparecimento á superfície, de uma fina película ligeiramente esbranquiçada, que vai fazer com que as bolhas criadas pelo macho não rebentem ( este foi o meu grande problema ao início).

 

Depois podes disponibilizar alguns pedaços de musgo de java os outros pequenos pedaços de plantas para que o macho possua mais alguma materia prima para o ninho.....

 

Não te esqueças de também por algumas plantas ou pedras ( xistos basalto....)de modo a criar alguns esconderijos para a femea , enquanto esta não está na disposição para levar o dito aperto..........

 

A temperatura , no meu caso estava a cerca de 27ºC e usava fotoperíodos de cerca de 11 horas por dia.

Não te preocupes se o o menor volume de débito do filtro provocar o aparecimento de algas..... as colisas não se importam.... de facto sei de casas em que colisas procriaram num aquário que apenas tinha aquecedor, algas e plantas ( por esta ordem....).....

 

Vai dando novidades...

Um abraço

Hugo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda!! :D

 

Acabei de introduzir Musgo de Java para ver se o macho consegue construir o ninho!! Baixar a corrente não me parece apropriado, pois a capacidade de filtragem iria diminuir bastante e tenho mais peixes neste aquário. :D

 

Por enquanto não consigo baixar a temperatura dos 29/30 graus, só lá para o Outono irei descobrir se esta influi na reprodução cheers:?

 

Se tiver novidades dou noticias!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais