Aquario Reef (Carlos Santos) - Actualizado 21/12


carlossantos

Recommended Posts

Boas Pessoal

 

Queria também partilhar o meu aquario com a comunidade do forum... O meu aquario não tem nada a ver com aquarios de muito pessoal que já vi por aqui... mas com o tempo pode ser que um dia chegue la... :lol:

 

Tenho alguns peixes... mas tirar fotos aos bicharocos que não param quietos é complicado! :lol:

 

Pic_2738_12.jpg

 

Pic_2738_13.jpg

 

Pic_2738_14.jpg

 

Pic_2738_15.jpg

 

Pic_2738_16.jpg

 

Pic_2738_17.jpg

 

Pic_2738_18.jpg

 

Pic_2738_19.jpg

 

Pic_2738_20.jpg

 

Pic_2738_21.jpg

 

e ainda dois movies para quem quiser ver... tem de fazer o download aqui...

 

http://www.fileul.com/view.php?file=yfZzJr5

 

http://www.fileul.com/view.php?file=JfgFRIWM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem aqui vai a polémica... hehehehe

 

 

Setup...

 

Montagem: 20/11/2005

Tamanho: 150 x 70 x 50 - 525L

Substrato: 50 Kg de Coral Moido

Circulação: 2 x Bombas Tunze 6060 (12000L/h)

Filtros: 45Kg Rocha Viva + Filtro JBL CristalProfil 500 (1200 L/h) + Filtro Seco-Humido Eheim 2229 (1050 L/h)

Escumador: Aquamedic Turboflotor 1000

Redutor de Nitratos: AquaMedic Nitratreductor 400

Osmose Inversa: JBL Osmosis 120

Aquecimento: 2 x Termostato Jagger 300W

Ionizador: Eco-Aqualizer X150

Ozonizador: Sander Certizon C100 + Membrana Ar Schego

Filtro UV: JBL AquaCrystal 5W

Iluminação Calha JEBO - 2 x HQI Light 150W + 6 x Phillips 9W Actinica Blue (Mudificada pelo Ramirezzi)

 

Peixes...

 

1 x Amphiprion ocellaris

2 x Amphiprion perideraion

1 x Synchiropus splendidus

1 x Chrysiptera parasema

1 x Paracanthurus hepatus

1 x Zebrasoma flavescens

1 x Acanthurus leucosternon

1 x Atrosalarias fuscus

1 x Centropyge flavipectoralis

1 x Centropyge potteri

2 x Nemanthias carberryi

 

Corais...

 

1 x Tubastraea sp.

1 x Euphyllia ancora (Castanha)

1 x Zoanthus sp. (Amarelos)

1 x Zoanthus sp. (Verde)

1 x Xénia Castanha

1 x Xénia Rosa branco

1 x Sarcophyton sp.

1 x Actinodiscus sp. (Verde)

1 x Pachyclavularia sp.

 

 

Invertebrados...

 

1 x Entacmaea quadricolor

3 x Hermitas patas vermelhas

3 x Hermitas patas azuis

5 x Turbos

1 x Mithrax sculptus

1 x Lysmata debelius

1 x Stenopus hispidus

1 x Lysmata seticaudata (conforme referido pelo Rui Manuel Gaspar) tnks

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

1 x Camarão comedor de aptasias (ainda não vi o nome)...

 

Lysmata seticaudata

 

Cumpts,

 

RMG

O minha primeira experiência com Reef.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=21042

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem Carlos

Tens um bom volume de aquário, uma boa iluminação e excelente circulação.

Tens 2 filtros desnecessários( embora possas usar um deles parta carvão ou ersponja de fosfatos e ouro ( o seco-humido ,sem nada só para oxigenar) e um desnitrificador desnecessário ( virtualmente impossivel de manter a trabalhar de uma forma eficaz com um potencila redox negativo sem entupir )

Tens um escumador insuficiente.

Tens muitos seres vivos ,corais e sobretudo peixes para um aquário tão recente.

O layout está bonito mas deverioas ter mais rocha viva nesse aquário ( cerca de 80 Kg no total ). Teria sido melhor investimento do que em tantos peixes.

A tua Entacmea quadricolor é muito bonita, bem como os A. periadon .

Desejo-te boa sorte.

Um conselho para dares sorte à sorte: muda semanalmente ( 10 a 20%) água no teu aquário nos primeiros 3 meses preferencialmente com água do mar recem-colhida. Não compres mais seres vivos durante 2 meses.

 

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Opá tira esses filtro e esse escumador! Compra um H&S assim para o dobro da litragem que tens e compõe mais isso em rocha :oops:

 

 

De resto está bom!

 

Cumps

 

Luis,

 

O Aquamedic turboflotor 1000 já é para aquarios entre 500 a 1000Litros... (dobro da litragem do meu aquario) achas que vale a pena mesmo investir num H&S?...

 

Em relação aos filtros ja sei qual é a opnião de muito pessoal do forum... Tenho de pensar mesmo nisso. Tv vender o seco-humido e comprar rocha com o dinheiro que receber... :roll:

 

Obrigado pelos conselhos! tenho tb de investir mais em corais :wink: e tv numa iluminação melhor HQI 250W era o que tava a pensar daqui a uns meses....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rui,

 

Obrigado pelos conselhos... :roll: Tenho mesmo de pensar em vender os filtros hehehe

 

Tenho que dizer que a montagem deste aquario apesar de ser em Novembro... o substrato, a rocha, agua, filtros seco-humido, alguns seres vivos, etc, ja veio de outro aquario ja com quase 2 anos. O que mudou foi basicamente o "vidro" (novo aqua) bombas de circulação, novo ozonizador e novo uv.

 

Achas mesmo que o Turboflotor 1000 é insuficiente... o meu aquario tem litragem minima para este escumador.

 

Obrigado por tudo pessoal

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Já foi quase tudo dito! Sem dúvida que o aquário está com muito bom aspecto mas acho mesmo que estás a precisar de mais RV, seja pela componente estética como pela funcional.

 

Gostava também de referir que uma UV de 5W para um aquário desse tamanho é quase o mesmo que não teres nada!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok Diogo! pois realmente pelo que eles informam no manual que vem na UV ... o meu aquario ja passou o limite em 25 Litros... :roll: (max: aquas de 500L)

 

Pois eu sei que falta muita coisa, rocha viva etc :oops: qd os tostoes primitirem... vou adicionar mais.

 

Tenho uma historia tb para contar... em relação a tubastrea, ja a tinha á 2 semanas e meia (comprei a na reef), sempre sem abrir muito. Não sei se foi por acaso ou nao, mas acredito que não, ontem a noite mudei o minha circulação de duas bombas powerhead 3700L/h (7400l/h) + 1 bomba Eden (1000L/h) para as minhas duas novas Tunze 6060 (12000l/h) e passado mais ou menos 1 hora... o coral tava como as fotos mostram :wink: quase todo aberto, como nunca tinha estado.

 

Um Abraço

 

Carlos Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Carlos,

 

Ok Diogo! pois realmente pelo que eles informam no manual que vem na UV ... o meu aquario ja passou o limite em 25 Litros...  :roll: (max: aquas de 500L)

 

Quem sou eu para contestar esse manual, mas eu diria que no máximo daria para uns 100 litros! No meu aqua tenho uma DIY de 30W.

 

Honestamente não sei se existe algum tipo de tabela para isso, mas já agora seria interessante se alguém se manifestasse nesse sentido.

 

Deixo-te duas sugestões:

 

1 - coloca o teu setup nas fichas: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=421

 

2 - coloca a questão sobre a UV no subfórum respectivo.

 

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diogo... o Setup ja ta la nas fichas tnks :roll:

 

Em relação a UV acredito que isto dos 500Litros seja tanga para uma lampada de 5W... mas é o que dizia na caixa (Aquarios entre 100L a 500L)... e tb podes comprovar neste site...

 

http://www.laptop-laptop.de/merch/zooplus/.../fische/211.php

 

Também já tive uma ou outra pessoa que me falou que podia tirar a UV... porque com o ozonizador, a UV não tava la a fazer nada. Alguem me sabe dizer se isto é verdade ou nao?

 

Um Abraço

 

Carlos Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Carlos,

 

Parabéns pelo aquário! Parece-me que tens a rocha viva muito compactada não favorecendo a circulação de água entre os vários pedaços. A alteração para 2 x 250W era excelente. Os filtros, redutor de nitratos, eco-aqualizer e UV não me parecem de todo necessários. O ozonizador deves usar com controlador (ou monitor) de potencial redox e em simultâneo com carvão activado para retirar o O3 residual. Mais rocha viva (ou morta), mudanças de água semanais (40l), escumador mais potente e um sistema de reposição automático de água (com adição de kalkwasser) são uma boa aposta. Quando avançares em força para os corais duros adicionava também um reactor de cálcio.

 

Atenção à alimentação do mandarim, nesse aquário tão novo e limpinho deve andar a passar fome!

 

Boa sorte,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.