Reprodução de Plecostumos


Fernando Soares

Recommended Posts

Bem quanto a reprodução de plecos a unica coisa de que me lembro foi de ver no aquario de Berlim uma grande femea de pleco perto de umas largas centenas de ovos que presumvelmente seriam dela, a femea era enorme,tinha cerca de 50 cm , nuca + vi nenhum pleco daquele tamanho, mesmo largo e robusto.

 

Em aquarios particulares nunca noticiei qualquer tentativa bem sucedida de reprodução dos mesmos, tanto que no meu actual aquario sempre que tentei manter mais que um espécime os outros morriam, restando apenas 1.. esquisito hein?

 

Ja alguem presenciou isto? agressividade para individuos da mesma espécie... ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A unica coisa que li ate agora é que eles colocam os ovos numa pedra ou numa cova no areão.

Ora como um dos meus plecos fez um buraco debaixo de um tronco e recusa-se a sair de lá, enquanto o outro se mantem muito sossegado colado ao vidro por traz do tronco mais proximo. Eu pensei que talvez eles estivessem com alguma ideia de procriar!

 

Não sei alemão mas a minha mulher sabe e vai traduzir.

Obrigado, se for alguma coisa interessante, coloco aqui a tradução.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

Eu tenho um lago com os peixinhos na Primavera pus lá um plecostomos com cerca de 35cm,em setembro quando fui limpar o lago encontrei um plec com uns 3cm não sei com é que isto aconteceu , mas eles andam lá os dois muito felizes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

ois

 

tenho um placo e adoro-o é lindo...

tem cerca d 7 cm e so me parece maior e maior...

 

adorava ter mais mas com os relatos k existem prefiro tar kieto!!!

 

alguem sabe distinguir maxos d femeas?!

 

xauz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

esta foto é de um ancistrus.

pode ser encontrada na revista da tetra publicada em portugal entre 1997 e 1999, penso que na edição número 6. Onde explicam também como reproduzir plecos.

Aqui na Áustria (na lingua alemã) existem muitos relatos de reprodução de plecos.

essa informação pode ser encontrada no link que dei anteriormente.

http://www.l-welse.com/

 

em portugal sei que também há reprodução de plecos mas as pessoas não publicam nada em relação a isso, nem em formato eletrónico nem em formato papel.

 

Inclusive há um membro do fórum que à algum tempo vendia plecos de produção nacional (ou pelo menos anuciava isso).

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eram ancistrus.

Se quizer ancistrus num forum espanhol que frequento existe um criador.

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Olá

 

já é frequente a reprodução deles hoje em dia, no entanto há que saber o que adquirir, é o mesmo que fazer ovos sem omoletes :)

 

Para iniciados nada como optar pelos Ancistrus, não são esquisitos nem no que toca ás tocas nem no que toca aos companheiros de aquário.

No entanto apenas um conselho, os ancistrus gostam de escolher a parceira.

 

Os meus Ancistrus L59 White Seam já desovaram uma vez mas por inexperiência esqueceram-se de os fecundar :arrow: , fica para a próxima.

 

Por fim um comentário, consuante o peixe que falamos consuante a sua dificuldade.

Mas quem não tenta, não consegue por isso força

Salvem a Natureza, Reciclem

 

www.pandadosmares.net

 

Antes de colocarem tópicos sobre "peixes-gatos" leiam

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=9252

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 8 anos depois...

pera, se percebi alguém tm um pleco em água fria num lago?? ele não tem problemas com a tempeatura?

 

Sim eu também tenho dois plecos no meu lago. Estão separados dos kois, estão na parte das plantas aquáticas que é menos funda do que o lago. Eles adoram esconder-se nas raízes das plantas e crescem muito mais do que se tiverem num aquário. Pois tem muito mais espaço... Quanto à diferença das temperaturas entre um aquário e um lago, digamos que podem estar no lago desde Abril/Maio até final de Outubro (se for em Portugal claro). Tirei-os na semana passada para o meu aqu´qrio onde vão ficar durante o inverno e em apenas 6 meses crescerem cerca de 8cm.

 

Em breve vão acrescentar outras espécies de plecos porque eles ajudam a reduzir as algas que se criam em redor das plantas aquáticas... pode ser que até se reproduzem :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 anos depois...
  • 8 meses depois...
On 12/01/2019 at 19:14, LBatista disse:

Sei que o topico ja nao e novo mas tenho 1 macho e outro femea e ja tenho cerca de 20 bebes

De Plecos? Devem ser Ancistrus não?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais