FUROS NO AQUA: QUANTOS?


Recommended Posts

Vou iniciar um novo aquario com 100x60x60.

Vou fazer coluna seca.

O que pretendia era que me elucidassem quantos furos e quais as medidas que devo fazer na coluna seca, de modo a evitar o sempre incómodoruido de "slurp".

Já li tantas versões que fiquei bastante baralhado.

Cumprimentos

Melo Ribeiro

jamr16@iol.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Furos de escoamento eu punha dois. O ideal seriam 2 de escoamento e um de retorno mas num aquário desse tamanho esta solução roubaria muito espaço ao aquário.

Relativamente aos dois furos de escomento, na minha opinião só um servia para escoar de facto a água ficando o outro a seco com um tubo um pouco mais alto para precaver acidentes. O outro levaria um tubo mais baixo completamente mergulhado na água. Esta é a solução mais silenciosa que existe, foi a que escolhi para mim e já a vi a funcionar e é perfeita em termos de silêncio.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O furo de retorno, ficará sem efeito a será por fora do áqua. Bengala

 

Porquê?

 

Já que vais fazer furos, não é por fazeres mais um que vais ficar pobre e ao menos ficas com as coisas bem feitas, quer funcionalmente quer esteticamente.

 

É que acho mesmo feio ter um tubo em pvc por cima do aqua. E acho que por 2,5€ ou 5€ que custará um eventual furo ficava mais pinta!

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Ricardo:

 

2,5, 5 ou mesmo 10 euros, não será o mais importante.

O problema é como diz o Alexandre. O áqua é "curto".

Além de que quantos mais furos, mais "fraco" fica o aquário.

No entanto ainda estou a recolher mais informação.

 

Cumprimentos, e já agora...Como vai o nosso Porto (cidade)?

Cumprimentos

Melo Ribeiro

jamr16@iol.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Subscrevo integralmente o que disse o Alexandre.

 

Quanto à medida, usaria uma polegada mas isso dependo mais da circulação prevista.

 

No meu caso, uma polegada escoa perfeitamente uma Ocean Runer 3500 a elevar a água a um metro e sessenta mas penso que 3/4 já era esticar a corda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo Nuno:

 

Tenho uma Ocean Runner 2500.

 

Quanto`á medida de uma polegada, seria para os dois tubos de escoamento?

 

Sim, embora um deles só vá funcionar se "a vida correr mal" ao outro.

 

Brevemente, (Domingo ou Segunda) vou publicar fotos dos meus furos e do meu sistema, e acho que vai ser mais fácil perceber. Fica atento. :)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...

os furos devem ser feitos antes de o aquario estar colado!?!? ou cola-se e depois faz-se os furos!?!??! o que é melhor coluna seca ou furar simplesmente o aquario!?!?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

eu aconselhava-te a fazer os furos antes de colar o aqua, não vá o processo de furar o vidro dar para o torto ...

 

Quanto à coluna seca a meu vêr é opcional. Tem o bónus de tornar futuros processos de manutenção mais fáceis ( desentupir um tubo, por exemplo ).

 

Cumps,

 

Vitor Rosado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais