ALGA CASTANHA!


ki_ko

Recommended Posts

Dá uns tempos para cá tenho-me debatido com um grande problema. Uma alga??!!! quer dizer penso eu!!! anda a infestar o meu aquario.

Agarra-se aos vidros, filtro, e até areao! Mas nem em todo o lado porque onde costumam andar os meus discus tá limpinho.

todas as semanas limpo os vidros e areao ja gastei um frasco de anti-algas e nada.

Alguem me pode ajudar??

que tipo de alga será?

 

Penso ter vindo de uma muda de agua de um poço (já sei ke nao se deve fazer, mas foi uma urgencia).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

compra um plecostomos que ele em prencipio trata disso poem-te a pau se o fizeres não vá ele acabar com as algas e depois agarrar-se aos discus caso eles já sejam adultos e tenham suficiente muco para que o pleco seja atraido se enverdares por este meio compra um pleco pequeno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nimguem ajuda??

 

Bem,

essas algas tipo película também me aparecem no meu aquário de discus de vez em quando.. mas só nos vidros e muito junto do areão...

sempre a associei a elevada carga orgânica no fundo do tanque e por isso o que te aconselho é o que eu faço:

sifonar bem o areão, limpar bem os vidros, trocar bastante água diariamente, e reduzir a intensidade e período da luz neste aquário.

Mas é como te digo, eu só as tenho em quantidades muito menores daquelas que aqui descreves, poderá tratar-se de outro tipo... mas se seguires o que disse acima, já ajuda :)

abraço

"água fresquinha é asneira!"... (in Gato Fed.)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São cianobacterias.Tens excesso de matéria organica e pouca circulação. Tenta aumentar um, pouco a circulação . Sifona o fundo. Limpa os filtros mecânico ou muda-os semanalmente.

Se não resultar usa eritromicina na dose de 1 mg por litro durante 3 dias seguidos. É seguro para os peixes, plantas e filtro biologico ( não mata as bacterias nitrificantes).

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Um amigo meu tb tinha esse tipo de alga, andei a pesquisar aqui no forum e cheguei a conclusao que já te disseram... cianobacterias... se pesquisares na secção plantas tens la tudo detalhado

 

Experimentei por o chuveirinho e diminuir o fotoperiodo, passado um dia já tinha resultado visiveis, acabaram por desaparecer!

 

Claro que depois tens que andar a limpar os filtros para as retirar...

Cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais