Rivulus da apk batalha


MotarSolitario

Recommended Posts

Boas

 

Tens um casalinho! :wink: E pelo aspecto dessa fêmea devem estar uns ovitos lá dentro... :wink: Experimenta pôr uma mop para ver se põem alguma coisa.

 

Esta é a foto do pai dos teus peixes. Os Rivulus parecem quase desprovidos de cor mas experimenta pôr um fundo escuro atrás deles e apontar-lhes uma lâmpada e vais vê-los em todo o seu esplendor!

 

lungi_HR.jpg

 

Se precisares de ajuda na incubação de possíveis ovos avisa.

 

Um abraço

 

Ricardo Nuno Santos

Ricardo Nuno Santos

APK-72 SAA-109 KT-40

KCA-29 GAK-38 AG-2 SEK-219

Lista de Espécies e Fish Room:

http://killies.no.sapo.pt

(Última actualização: 24/10/2007)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu tou a preparar as coisas para pôr alguns Rivulus no exterior... podes lá manter os bichos, mas nunca te esqueças de tapar bem o recipiente onde estão! Como dizia o Alberto Reis no outro dia em que conversavamos sobre os Rivulus: "Aquário blindado! O mais pequeno buraquinho e saltam fora!" E eu há um ano atrás tive essa experiência desagradável!!!

 

Ricardo Nuno Santos

Ricardo Nuno Santos

APK-72 SAA-109 KT-40

KCA-29 GAK-38 AG-2 SEK-219

Lista de Espécies e Fish Room:

http://killies.no.sapo.pt

(Última actualização: 24/10/2007)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já estão dentro de casa, num "aquario blindado".

Puz lá uma MOP, vmos ver se realmente poem. Amanhã ou daqui a pouco já vou fazer mais umas para ver se ele encontra refugio da fêmea como dizes...

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aí quem procura o refúgio vai depender... se têm os 2 o mesmo tamanho talvez seja a fêmea a fugir dele. No meu caso, o macho era bem mais pequeno do que a fêmea. Já cá tenho outro casal (o macho da foto) e uma outra fêmea em que esta é que foge a "7 pés" dele. E também há o caso de eles terem sido criados juntos... este aspecto pode levar a que haja uma cohabitação totalmente pacífica. Vai observando.

 

Ricardo Nuno Santos

Ricardo Nuno Santos

APK-72 SAA-109 KT-40

KCA-29 GAK-38 AG-2 SEK-219

Lista de Espécies e Fish Room:

http://killies.no.sapo.pt

(Última actualização: 24/10/2007)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

A designação correcta dos peixes é: Rivulus lungi "Crique Lambert" G2000/12

 

Em relação ao que o Paulo disse... há efectivamente uma grande probabilidade de R. lungi ser um sinónimo de R. urophtalmus. No entanto, e segundo o Killi Data do Dr. Huber, ainda é necessário efectuar mais alguns estudos para se obter uma reposta concreta.

 

Enquanto não houver uma definição final para este (mais um) problema sistemático, opto, e espero que façam o mesmo, por difundir o peixe com o seu nome actual.

 

De facto eles são muito parecidos... quase iguais... mas olharmos para só para alguns caracteres morfológicos externos pode não permitir uma classificação correcta... e se falarmos nas cores dos diversos killis, dava para escrever um tratado. Por exemplo, as diferentes populações de Rivulus tenuis... a Papaloapam não tem mesmo nada a ver com a de Belize... ou com a de Tennedores.

 

A partir do momento em que se saiba em que pé fica a classificação dos "bichos" eu informo-vos. :D

 

Ricardo Nuno Santos

Ricardo Nuno Santos

APK-72 SAA-109 KT-40

KCA-29 GAK-38 AG-2 SEK-219

Lista de Espécies e Fish Room:

http://killies.no.sapo.pt

(Última actualização: 24/10/2007)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Agora são conhecidos por Kryptolebias marmoratus. O que necessitas saber? São hermafroditas. O Miguel Figueiredo já os manteve com sucesso, por isso será a melhor pessoa para te informar.

 

Ricardo Nuno Santos

Ricardo Nuno Santos

APK-72 SAA-109 KT-40

KCA-29 GAK-38 AG-2 SEK-219

Lista de Espécies e Fish Room:

http://killies.no.sapo.pt

(Última actualização: 24/10/2007)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Rubinho tens razão, lá feiotes são eles, mas achei piada ao facto de viverem em buracos de caranguejio na maré vazia (isto segundo um site que pouca referência fazia a outras características do animal).

Duxorum, o que me levou a fazer a pergunta foi que não percebi bem algumas coisas sobre o K. marmoratus:

-Sendo eles hermafroditas, como é que eles se reproduzem (digo isto por li num site que eles se reproduziam por partenogénese, é verdade?)

-Eles vivem em que tipo de clima?

-Eles são exclusivos de águas salobras e salgadas?

 

P.S: Ruben o tamanho nestas coisas não conta :roll::roll: !

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Rubinho tens razão, lá feiotes são eles, mas achei piada ao facto de viverem em buracos de caranguejio na maré vazia (isto segundo um site que pouca referência fazia a outras características do animal).

Duxorum, o que me levou a fazer a pergunta foi que não percebi bem algumas coisas sobre o K. marmoratus:

-Sendo eles hermafroditas, como é que eles se reproduzem (digo isto por li num site que eles se reproduziam por partenogénese, é verdade?)

-Eles vivem em que tipo de clima?

-Eles são exclusivos de águas salobras e salgadas?

 

P.S: Ruben o tamanho nestas coisas não conta :shock:  :D !

Cumps

 

MIGUEL FIGUEIREDO, PRECISAMOS DE TI!!! :shock:

 

Bangai... penso que são exclusivos de águas salobras / salgadas... Não quero mandar uma calinada muito grande, mas penso que K. marmoratus pode ser um sinónimo de K. ocellatus. Os marmoratus encontram-se em Belize; Brasil (Atlantic); Cuba; Guadeloupe; Guyane; Honduras; Jamaica; Martinique; Mexico; Ned. Antillas; Puerto Rico; Santo Domingo; USA (Florida); Venezuela (fonte: Killidata) e os ocellatus apenas no Brasil... mas como te disse, neste caso não tenho certezas de nada...

 

Ando a pesquisar, pois conto em breve vir a ter Kr. ocellatus provenientes do Brasil... depois informo de como as coisas correram.

 

Já agora diz aí os sites em leste essa informação... dão-me sempre muito jeito!

 

Ricardo Nuno Santos

Ricardo Nuno Santos

APK-72 SAA-109 KT-40

KCA-29 GAK-38 AG-2 SEK-219

Lista de Espécies e Fish Room:

http://killies.no.sapo.pt

(Última actualização: 24/10/2007)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Ricardo foi neste site www.flmnh.ufl.edu/fish/gallery/discript/mangroverivulus/mangroverivuls.html

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais