Novo Layout "Sunshine is free" 60x45x45


ramirezi

Recommended Posts

Olá a todos!

Este é um dos meus novos "layout´s". Sintam-se à vontade para criticar e opinar.

 

dscn3443.jpg

 

Setup:

Dimensões do aquário: 60x45x45

Volume: 122l

Ph: 6.5

Temperatura: 25º

Filtragem: Eihem 2215

Iluminação: Calha Aquaeden PC/T8/T5 (1x55wPC 6000k + 2x15w T8 8000k + 2 x24w T5 4200k) Total = 133w.

Sistema CO2: Pressurizado com injector de Co2 eihem.

Substrato: Areia normal de rio, ADA Aqua Soil "amazonia", ADA Power Sand.

Manutenção: Mudas semanais de 20% do volume de água.

Fertilização: Kent botanica Iron, Kent botanica Traces, solução de macros com No3 e Kno3.

Plantas: Vesicularia dubyana, Anubia barteri "nana", echinodorus tennelus, Hygrophila polysperma, Rotala Rotundifolia "green", Eusteralis Stellata "broad leaves", rotala sp. "Nanjenshan".

Peixes: Inpaichthys kerri, corydora arcuatus e Ottocinclus affinis.

Invertebrados: Caridina japonica

 

Eusteralis stellata em todo o seu esplendor:

dscn3426.jpg

 

Imagem frontal. As corydoras a descansarem e os tetras na azáfama do costume.

dscn3447.jpg

 

Estes tetras têm estado a reproduzir-se bem neste aquário. Parece o barco do amor.

Até agora já tive 4 crias que sobreviveram. Nesta imagem dá para ver uma dessas crias. Aquele pequenino...

dscn3466.jpg

 

Outra imagem frontal. Desta vez os tetras exploram outras áreas do aquário.

dscn3502.jpg

 

Nesta imagem dá para ver três juvenis. O mais novo está no canto inferior esquerdo.

dscn3464.jpg

 

Imagem do aquário visto de cima. Todo o plano frontal está apoiado sobre diversas pedras de basalto.

O musgo e as anubias acabaram por cobri-las. O Aquário foi montado em maio deste ano.

dscn3564.jpg

 

Acho que é a isto que chamam "A hora de ponta".

dscn3569.jpg

 

abraço a todos,

Rui Alves

tropica-logo.jpgleft_menu_btn_76.jpgmarcas_home.gif
LOJA ONLINE AQUAEDEN
http://www.aquaeden-shop.net

LOJA FÍSICA AQUAEDEN
Morada: Rua Eng. Rui Nogueira Simões, Lt.4, Loja B
Malveira (em frente das Trouxas da Malveira)
Telemóvel:963551737/925152246/937094319
Telefone fixo: 212407737
http://www.facebook.com/aquaedenshop

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Sabes o k te digo? :lol: Ha campeonatos de aquapaisagismo(axo k e assim k se escreve)!!!!Força!!!Arrisca pk mesmo k n ganhes esse aqua e grande aposta.Podia estar para aqui: ah um tronco aki um calhau ali mas nada.Gostei mt do layout.Forca nisso pah pk tens ai um aqua :roll: Agora e so convidar o povo para ir ver a tua casa....aluga s um autocarro e bota ai excursao a casa do ramirezi...yupii.lol.É da hora.lol.Mas agora a serio gostei mt da disposicao das plantas etc etc e aqui fica a opiniao :D :D :D bowdownbowdownbowdownbowdownbowdownbowdownbowdownbowdownbowdownbowdownbowdownbowdownbowdownbowdownbowdown FABULOSO!!!!

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande aquario sim sr :D

Adoro o efeito que os imperador dão aos aquarios, por isso é que também os meti no meu :roll:

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rui,

 

Demorou mas chegou... Tenho pena que não sejas um user assíduo do fórum, mas o tempo não dá para tudo!

Realmente as tuas montagens são excepcionais e quase que não existe nada a apontar, criticas podem até existir mas não passam de gostos pessoais e contra isso não há nada a fazer.

Uma das coisas que gostaria de ver no tópico são as fases evolutivas deste áqua, porque quem vê o resultado final pode achar bonito e fácil mas na verdade nem tudo é um "mar de rosas".

 

Quanto ao layout, está na verdade um "nature" as plantas estão exemplares como sempre e acima de tudo muito bem tratadas.

A meu ver a Eusteralis stellata é uma planta grande para a largura do áqua mas acaba por funcionar muito bem como ponto focal. Conseguiste o contraste necessário para quebrar a monotonia do verde em redor.

 

Que mais posso eu dizer! Estamos a falar do 110º classificado do ADA2005...

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

 

PS. Força Rui para o Ano quero ver o teu áqua no top50

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande Rui!

 

Já lá vai muito tempo desde que nos falamos. É bom voltar a saber de ti e dos teus aquários.

 

No outro dia visitei o teu site e esta excelente.

 

Este aquário esta muito bom, Já existe desde maio e não se dá pela zona de poda das rotalas e da eusteralis. Muito bom. Tens de dar aí umas lições de poda. Será que cortas as plantas por traz do Basalto? Isso não é muito baixo?

 

Presumo que seja a luz a ajudar para que a Polisperma não cresce muito para cima, tapando as outras plantas.

 

É admiravel como o areão está tão limpinho. Recentemente descobri que musgo de java é lixado para "sujar" o aquário todo se não for bem controlado.

 

A Escolha de Peixes está francamente genial. É o clube da risca negra. Tém Coerência que é uma coisa que falta muitas vezes em aquários. Não te fazem falta os SAE's para algas filamentosas?

 

Usas plantas de folha maior a frente (Polisperma e Anubias) e plantas de folha fina no segundo plano. Fica muito bem. É uma escolha interessante.

 

É Notório o uso de Iluminação perfeitamente ajustada para as plantas que tens. Mas de ti era de estranhar se assim não fosse.

 

Apoio o pedido do FAAO para ver algumas fotos da evolução. É com isso que o pessoal aprende mais.

 

Grande Abraço,

 

Marc05

"Human beings, who are almost unique in having the ability to learn from the experience of others, are also remarkable for their apparent disinclination to do so."

Douglas Adams

(1952 - 2001)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem, quem é vivo sempre aparece. Grande Rui mais um belo aquário. Gostei da triangulação que fizeste com as podas e sobretudo dos contrastes conseguidos. Realmente a E. stellata fica bem grande para esse aquário mas conseguiste tirar o melhor proveito dela, quer em cor, quer em singularidade e como tal, adaptou-se ali muito bem. Gosto também da disposição das pedras com o musgo criando aquele efeito em " baía" e fazendo lembrar as falésias verdejantes de uma qualquer ilha exótica no Pacífico. Como sempre, consegues tirar o máximo proveito das plantas no que toca à sua cor, e isso é algo que te caracteriza nas tuas montagens.

 

A escolha dos peixes foi muito boa e parabéns pela criação dos tetras. Parece que estamos na altura deles.

 

Se tivesse que ser " picuinhas" era com a R. Nanjenshan. Talvez uma poda nos primeiros caules de modo a compactar mais à frente lhe tirasse aquela visão dos caules nús.

 

De resto, nada mais a dizer a não ser que a beleza desta montagem não me surpreendeu em nada. Venham as próximas.

 

Abraço

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rui,

 

Já estavamos com saudades das tuas participações aqui no fórum.

 

Para não variar aí está mais um optimo aquário para adicionares ao teu invejavel curriculum.

 

Penso que está a faltar uma planta ao setup que aqui colocaste. Qual é a planta que está por detrás da stellata?

 

A tua capacidade de trabalhar o musgo é impressionante! A saúde que as plantas apresentam é também algo de salutar.

 

Quanto a criticas... acho que é como o FAAO diz, era estarmos a entrar no campo pessoal de cada um, e é por isso que não gosto muito de ver aí a Hygrophila polysperma e a Eusterallis stellata, mas isso sou eu que não gosto de ver dessas plantas em aquários relativamente pequenos.

 

Parabéns por esse aquário! Está muito bom.

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:):):?:

 

TÁ UM ESPETÁCULDO DIGNO DE COBRAR BILHETE!!!!

TENS AI UM LAYOUT 5*

Parece um jardim japonês!!!

 

 

gostava de saber que especie de musgo é essa?

 

mais 1 vez os meus parabéns

cumprimentos

TURT

turt22@gmail.com turt@iol.pt

DESIGN A RULAR!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

Primeiro quero agradecer a todos pelos comentários e elogios a este "layout". Obrigado.

 

FAAO:

Demorou mas chegou... Tenho pena que não sejas um user assíduo do fórum, mas o tempo não dá para tudo!  

Olá Filipe!

Neste momento é impossível ser um user assíduo do fórum, mas de qualquer maneira não penses que estou longe. Tenho acompanhado com muito interesse as tuas montagens e não precisas que seja eu a dizer-te que tens um talento enorme como "aquascaper". Continua assim!!

FAAO:

Uma das coisas que gostaria de ver no tópico são as fases evolutivas deste áqua, porque quem vê o resultado final pode achar bonito e fácil mas na verdade nem tudo é um "mar de rosas".  

Tenho poucas fotos da fase evolutiva. Tenho algumas do primeiro e segundo dia da montagem que vou colocar aqui no tópico.

Quando faço uma montagem fico tão envolvido com o acompanhamento de todos os aspectos que acabo por me esquecer de ir tirando umas fotos.

A minha ausência no que diz respeito a fotos dos meus aquários também se deu ao facto de ter tido a minha máquina fotográfica para arranjar quase durante três meses.

FAAO:

PS. Força Rui para o Ano quero ver o teu áqua no top50

Só não sei se será um teu ou um meu. #food

 

Luis Alves:

So uma coisa a planta avermelhada (não sei o nome) é muito dificil de manter??? E ja agora o nome???  

A "planta avermelhada" chama-se Eusteralis stellata. A sua beleza só tem paralelo na sua dificuldade em manter.

É uma planta muito exigente que requer Co2 e muita luz. Sem isto é impossível de manter. A côr difere principalmente em virtude da quantidade de ferro na água. Carente de ferro as folhas são verdes e/ou amarelas. Carente de nitrato a copa atrofia e as folhas são pequenas. Carente de potássio as folhas novas entortam dando um aspecto desorganizado à copa da planta.

 

Marc:

Este aquário esta muito bom, Já existe desde maio e não se dá pela zona de poda das rotalas e da eusteralis. Muito bom. Tens de dar aí umas lições de poda. Será que cortas as plantas por traz do Basalto? Isso não é muito baixo?  

Olá Marc! Espero que esteja tudo bem contigo.

Também tenho visto a evolução do teu aquário. Está excelente. As cryptocorynes são plantas fascinantes, não são!!? No teu aquário são uma espécie de cereja em cima do bolo.

Quanto às podas. Tenho estado a podar as plantas de caule neste aquário

muito junto à raiz. Tenho luz suficiente para o fazer.

Uma das coisas mais importantes na poda é conhecer os ritmos de crescimento de cada planta e daí o exacto momento em que deve ser feito a poda. Eu já faço isto muito naturalmente porque já conheço algumas muito bem. O planto frontal é muito útil para disfarçar as raízes das plantas de caule, mas pode ser usado apenas um tronco ou uma rocha, colocados no lugar certo.

Marc

Presumo que seja a luz a ajudar para que a Polisperma não cresce muito para cima, tapando as outras plantas.  

A polysperma como vocês sabem é uma desalmada a crescer. Podo-a todas as semanas neste aquário. Na frente ela não cresce para cima porque não precisa. Naquele ponto tem nível de luz suficiente para suprir as suas necessidades. Atrás naturalmente cresce em busca de luz porque se vê envolvida pelas outras plantas.

Marc

É admiravel como o areão está tão limpinho. Recentemente descobri que musgo de java é lixado para "sujar" o aquário todo se não for bem controlado.

A areia mantenho-a assim limpa de uma maneira muito simples. Quando faço as mudanças de água aproveito e aspiro a camada superficial da areia. Depois lavo bem um bocadinho de areia nova e torno a repôr aquela camada que tirei com a ajuda de uma colher de sopa.

O musgo de java para mantê-lo como está tem que ser podado constantemente. Desligo o filtro e com uma tesoura podo por camadas.

Depois aspiro com uma mangueira.

De vez em quando dou uma poda radical que é para manter as camadas mais fundas vivas. O musgo de java precisa de tempo e paciência. Depois disso abre portas extraordinárias ao "aquascaper".

 

FazTeAoMar:

Gostei da triangulação que fizeste com as podas e sobretudo dos contrastes conseguidos. Realmente a E. stellata fica bem grande para esse aquário mas conseguiste tirar o melhor proveito dela, quer em cor, quer em singularidade e como tal, adaptou-se ali muito bem. Gosto também da disposição das pedras com o musgo criando aquele efeito em " baía" e fazendo lembrar as falésias verdejantes de uma qualquer ilha exótica no Pacífico. Como sempre, consegues tirar o máximo proveito das plantas no que toca à sua cor, e isso é algo que te caracteriza nas tuas montagens.  

Olá grande André! Obrigado pelos teus comentários que são sempre especiais para mim. Os teus trabalhos interiorizam aquela coisa especial que é difícil de descrever, mas que é fácil sentir. É isso mesmo. Não te vou dizer mais nada. Arigato.

 

Ricardo Pinto:

Penso que está a faltar uma planta ao setup que aqui colocaste. Qual é a planta que está por detrás da stellata?  

Boa pergunta Ricardo, mas eu não sei. Já pesquisei, mas não encontro nada semelhante. Acho que será uma espécie de echinodorus. As folhas têm a estrutura das folhas dos echinodorus e reproduz-se como a maioria dos echinodorus. Se alguém souber o nome faça favor.

Obrigado pelos teus elogios Ricardo.

 

turt:

gostava de saber que especie de musgo é essa?

É musgo de java, completamente normal.

 

Bem mais uma vez obrigado a todos.

 

abraço,

Rui Alves

tropica-logo.jpgleft_menu_btn_76.jpgmarcas_home.gif
LOJA ONLINE AQUAEDEN
http://www.aquaeden-shop.net

LOJA FÍSICA AQUAEDEN
Morada: Rua Eng. Rui Nogueira Simões, Lt.4, Loja B
Malveira (em frente das Trouxas da Malveira)
Telemóvel:963551737/925152246/937094319
Telefone fixo: 212407737
http://www.facebook.com/aquaedenshop

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

#food

 

pois é FAOO, este fim de semana, estavas a perguntar quais os meus gostos por estar sempre a criticar...em vez de ser eu a responder, foi o Ramirezi #food

 

Gosto muito da Rotal Sp. Green quando utilizada dessa maneira, acho que fica absolutamente linda! A stellata tambem está com aquelas cores de " querias saber como está a quimica desta agua nao querias ;) " e depois as folhas do que eu acho ser a Echinodorus angustifolius em condições de crescimento brutais!!! mas acima de tudo gostei da utilização dada à polysperma, que não é nada vulgar de encontrar em aquarios de "topo de gama" exactamente por ser uma planta "selvagem".

 

De qualquer maneira acho que concordo com o André...depois de controlares tão bem a polysperma, acho que deixaste a nanjenshan ficar um pouco selvagem...mas a planta é mesmo assim.

 

Agora é so guardar as fotos para enviar quando for o ADA....e chegou um pouco atrasado para o AGA.... ou enviaste para lá e só agora é que estas a mostrar ao resto do pessoal ? :lol:

 

Continua a mostrar os teus layouts e a ajudar a comunidade a crescer, nem que seja pelo factor inveja :D

 

Um abraço

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

#food  

pois é FAAO, este fim de semana, estavas a perguntar quais os meus gostos por estar sempre a criticar...em vez de ser eu a responder, foi o Ramirezi :lol:

 

Pedro Alves

Desculpem o off-topic mas... Pedro não penses que com esta desculpa te livras de mostrar o teu! ;)

Quero ver isso conforme prometido #food

E o mais engraçado da história é que no Domingo perguntei pelo Rui Alves... comentei com o Pedro que este Homem andava desaparecido e que nunca mais se tinha visto montagens dele... e não é que no dia a seguir ele mostra mais uma das suas brilhantes obras de arte!

Quanto mais depressa falava mais depressa aparecia o "quadro"

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Ramirezi,

 

 

Grande setup, mais uma vez e para não variar... :wink::oops:

É optimo ver a evolução dos grandes aquascapers nacionais e poder aprender e evoluir com eles.

Tu e o FAAO, estão a dar-lhe que é uma coisa doida!

Obrigado pelas dicas e paciência para mostrar as vossas obras de arte!

 

Já agora uma pergunta Rui, como é que conseguiste que o Echinodorus Tenellus crescesse tanto? (Supostamente é uma planta que não cresce mais de 10 cm, segundo informação no site da trópica).

 

 

cumps

 

 

Travancas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem,

tens ai um aquario lindo,

o FAAO ja tem um parceiro a altura.

muitos parabens

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem,  

tens ai um aquario lindo,

o FAAO ja tem um parceiro a altura.

muitos parabens

 

Boas,

 

Acho que existe aqui um grande equivoco!

Estava eu a plantar os 1ºs pés de glosso e o Rui já era mestre em aquascaping!

Agradeço os elogios... mas ainda tenho muito a aprender com este Senhor!

 

O facto do Rui estar muito tempo ausente faz com que os seus aquas fiquem esquecidos (para os membros mais novos yikes)

 

Vejam a página Web do Rui para confirmarem o que referi com os vossos próprios olhos!

http://pwp.netcabo.pt/aquaeden/

 

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

realmente o rui tem montagens magnificas,

continua a colocar fotos.

visto eu ser ainda um macarico, vou aprender muito com voces

abraco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.