AJUDA - Zebrassoma


Rui Manuel Gaspar

Recommended Posts

Viva,

 

A ultima aquisicao para o meu penico foi um "Yellow Tang".

 

Quando entrou andava todo porreiro a correr o aqua todo. hoje comecei a achar estranho nao o ver quando cheguei a casa e reparei em 3 coisas.

 

1 - o Zebrassoma esta sempre debaixo da rocha onde esta o lysmata debelius, e este passa o tempo a limpa-lo

2 - esta sempre a esconder-se de tudo.

3 - parece-me que tem pontos brancos.

 

Os oceallaris estao bem de saude e gordos. continuam a comer que nem uns alarves.

 

Foto.

Alguem pode ajudar? sera ictio? cryptocarion?

 

Pic_6756_4.jpg

 

Sera como diz o Diogo Lopes deixar a natureza seguir o seu curso?

Se me indicarem um tratamento por favor digam-me onde arranjar as coisas.

 

 

Obrigado,

 

RMG

O minha primeira experiência com Reef.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=21042

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Temos que dar uma mãozinha à natureza!!! Faz muitas TPA´s e aumenta um pouco a temperatura para os 28/29ºC - tenta fazer com que ele coma uma papa que podes preparar com alho moído conjuntamente com comida congelada do mais variado possível.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Estive a ler um livro Martin A. Moe que diagnostica a doenca como efectivamente criptocaryon e recomenda banho de agua doce com tratamento de formalina em aquario hospital.

 

Se tiver que ser feito como e o banho de agua doce?

 

Sera correcto o diagnostico?

entretanto vou aumentar 1 grau a temperatura.

O problema Diogo e que o peixe nao esta a comer. mas o lysmata continua sempre de volta dele. (espero que esteja a ajudar)

 

Se for preciso amanha passo num sitio qualquer para comprar um aqua pequeno para o tratar.

 

Abracos e obrigado,

 

RMG

O minha primeira experiência com Reef.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=21042

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Rui,

 

O peixe está gordo? Se estiver não te recomendo fazeres o tal tratamento com água doce num aquário à parte, só vai stressar ainda mais o peixe e acelerar a sua morte. Tenta deixá-lo o mais possível em paz, estes peixes são tímidos e é normal nos primeiros tempos de vida em aquário andarem assustados. Tenta arranjar algumas algas para ele petiscar e dá-lhe artemia enriquecida com alho (Garlic da Kent Marine) como o Diogo referiu. Quando compraste o peixe sabes se ele estava a comer?

 

Atenção ás variações de temperatura, se aumentares um grau certifica-te que não há variações do dia (HQI) para a noite! As variações de temperatura podem causar o aparecimento de Cryptocarion nos peixes.

 

Pela foto o peixe até parece estar bem.

 

Boa sorte,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esqueci-me de referir um facto importante sobre estes peixes, eles não gostam de estar sózinhos no aquário, parecem sentir-se sós e andam sempre assustados de um lado para o outro, tenta arranjar-lhe outro peixe para lhe fazer companhia.

 

Boa sorte,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo

 

Ele foi adquirido na AquaDecor. O sr da loja garantiu-me que ele estava a comer, só ainda não tinha comido desde que chegou à exposição.

O peixe estava com um excelente aspecto e nada magro. agora vê-se que perdeu massa.

 

Mas não volto a comprar mais nenhum sem o ver a comer :roll:

 

Entretanto o que é que o faz ir comer? é o alho?

Estou a dar neste momento artémia, sera marine mix e cyclopeeze enrriquecidos com Zoe (spirulina) Kent Marine. Vou logo ver se encontro então o Garlic também.

E deixo-lhe Brown e Green Algae num clip

 

Quando dizes arranjar-lhe um companheiro, estás a falar de outro igual? ou um Paracanthurus Hepatus?

 

Diogo, as TPA em que é que ajudam? posso fazê-las diáriamente se necessário for, mas gostava de compreender porquê.

Já subi a temperatura em 1 grau. neste momento varia entre os 27,5 e os 28º

 

Obrigado,

O minha primeira experiência com Reef.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=21042

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rui, este é o primeiro peixe que introduziste no aquário? Se for então como disse atrás arranja-lhe um companheiro, não é necessário ser outro acanturídeo pode ser um par de palhaços. Mas se quiseres introduzir no teu aquário outro cirurgião agora é capaz de ser uma boa altura.

 

Boa sorte,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado pelas respostas rápidas :roll:

 

Não é o primeiro. Estão lá dois oceallaris. E sim, quero colocar um hepatus mas tenho medo de o fazer agora. O meu objectivo era fazê-lo daqui por uma ou duas semanas, mas com o peixe assim tenho receio.

 

Mas uma dúvida que me continua a perseguir é: Como que raio é que o peixe vai comecar a comer? é o "cheiro" do alho que o faz ir atrás da comida? é puro instinto?

 

Abraços e obrigado,

 

RMG

O minha primeira experiência com Reef.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=21042

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma vez aqui vem o chato.

 

Comprei o Garlic da Kent que diz que caso o peixe não esteja a comer se poderá colocar directamente 1 gota em cada 45 l (10g) de água.

 

Posso proceder assim? não existe problema para os corais e os palhaços? vão comer ainda mais?

 

Cumpts,

 

 

RMG

O minha primeira experiência com Reef.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=21042

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Quando disse para dares alho não estava a falar de um produto com alho, mas sim de alho fresco!! A ideia era fazeres uma papa com alguns tipos de comida congelada (que descongelavas) e misturavas com alho triturado - os meus peixes que estavam com critpo e sem comer começaram de imediato a picar a comida!

 

O alho tem um cheiro muito forte que se propaga pela água e assim estimula o peixe a comer.

 

As TPA´s servem para tentares quebrar ao máximo o ciclo reprodutivo dos trofontes de cripto. Ao fim de cerca de uma semana os parasitas ficam em forma de trofontes caindo normalmente para o substracto - se o conseguires aspirar (no meu caso com areão de coral grosso, foi o que fiz) então é o ideal.

 

Espero ter ajudado.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diogo,

 

Ajuda? Preciosa. Obrigado e ti a a todos os outros.

 

Estava com essa dúvida, mas calculei que o cheiro fosse extremamente intenso.

 

Vou preparar a papinha e colocar metade da dose na água e a outra metade uma hora antes de molho na papa juntamente com a spirulina.

 

Hoje o Gaijo vai começar a comer. e vai ficar bom. Ainda me há de dar muitas dores de cabeça a correr com os outros do aquário para fora. :)

 

O minha mulher já me goza que eu estou muito triste com o peixe. Perdoai-lhes Senhor que elas não sabem o que fazem ...

 

 

Mais uma vez obrigado.

 

RMG

O minha primeira experiência com Reef.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=21042

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ontem quando cheguei a casa notava-se que os pontos brancos eram em muito menor quantidade.

Não sei se devido ao aumento da temperatura se devido à ajuda do lysmata.

 

Ontem já só tinha 5 ou 6 pontos brancos de lado sendo que os das barbatanas tinham desaparecido todos

 

O peixe está vísivelmente magro e ainda um pouco assustado mas já sai um pouco mais da toca e já dá um chega para lá nos palhaços quando estes vão lá chatear.

 

Fiz a papinha com alho e coloquei 2 gotas na água e, embora ele não tenha comido praticamente nada já esteve à procura e a picar entre a RV.

 

 

Estou com esperança. #food

 

 

Cumpts e obrigado a todos.

 

RMG

O minha primeira experiência com Reef.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=21042

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Venho aqui só para agradecer ao pessoal todo.

O Zebrassoma já come, não tem sinais aparentes de infecção. Pelo menos o corpo já não apresenta aqueles pontos brancos.

 

Ainda está magrito mas como já papa, bica rochas e anda à procura de comida as coisa vão se compor.

 

A papa (para todos) é composta por: Artémia, Larva de Mosquito Vermelho, Cyclopeeze, Sera Marine Mix, Nori, Sea Vegies, duas gotas de Kent Marine Garlic enrriquecidos com spirulina 1 hora antes de dar.

 

Abraços e Obrigado.

 

R(/)G

O minha primeira experiência com Reef.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=21042

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite

 

Eu adiciono uma colher de chá com sumo de limão à minha papinha.

 

Tenho um Zebrassoma Flavescens, Hepatus e Clarkii. Estão bem de saúde e chamam-lhe 1 figo!

 

O hepatus ainda vinha com sequelas de pontinhos brancos, mas passou-lhe logo.

 

Grato pela atenção

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

É com grande tristeza que escrevo este post.

O Zebrassoma que já estava a comer como deve de ser, já não estava tão tímido e já passeava à vontade pelo aquário todo apareceu-me ontem morto completamente comido.

 

Tive que tirar a rocha quase toda para o conseguir encontrar. Estava debaixo da última pedra que levantei.

 

Já não tinha olhos nem barbatanas. :roll:

 

Não consigo perceber o que se passou, pois não tive alterações dos parâmetros e penso que graças ao grande escumador que tenho até agora não tive alterações de valores.

 

 

Abraços,

 

R(/)G

O minha primeira experiência com Reef.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=21042

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

ictio o q fazer???bom o ictio e devido a mudancas constantes de temperatura se tal aconteceu vc tem o termoestato bem situado????nao vamos dar comida viva nem congelada ao peixe este ja ta fraco em termos de intestino ficam mais preso com a doenca de_lhe os tais floco da ciclopeed e espinafres nao mexe na temperatura:e vai comecar a desligar as luzes mais cedo tente alimentalo so a noite!!!!!

se eu tiver calma ele tb tera tempo!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais