Reprodução de Tetra Glowlight - Hemigrammus erythrozonus


Recommended Posts

Olá.

 

Depois de uns fins-de-semana fora seguidos, e de várias semanas sem mexer no aquário, as coisas tendem a acontecer. E tendem a acontecer porque os animais estão sossegados e sentem-se no seu ambiente natural. Prova disso foi hoje ao renovar o meu aquário de 65L: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...er=asc&start=35

 

O alevim em causa ( apenas vi um, os outros ou foram comidos pelos ramirezis/outros tetras ou foram mortos pelo filtro) esteve, inclusivé, alguns minutos fora de água e alguns segundos a levar um banho de água da torneira enquanto lavava uma planta ( blyxa japonica) que, pelos vistos, foi a sua casa durante algum tempo e daí perceber-se o porquê de ainda estar vivo. Só quando voltei a replantar a planta onde o pequenito estava alojado, é que o vejo a sair por entre as folhas, como se nada passasse. Tive que esfregar bem os olhos para ver senão estava com alucinações. Aqui ficam algumas fotos, as possíveis, visto o peixito ter apenas 0.5 cm de comprimento.

 

A julgar pelo seu desenvolvimento, eu diria que já tem 1 ou 2 semanas de vida.

 

PICT0001.jpg

 

PICT0003.jpg

 

PICT0004.jpg

 

Na última foto podem até comparar o tamanho do alevim com o tamanho dos grãos de akadama.

 

Já está seguro numa maternidade e agora é ir registando o seu desenvolvimento. Vou colocando actualizações.

 

Cumps,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quantos tens no cardume, já agora alguem sabe distinguir macho e femea?

 

Acho que não dá para ver mas! Tenho 12 no meu aqua e são verdadeiramente fantasticos e muito resistentes sem duvida alguma!

 

Boa sorte para o pequenote

banner.jpg

Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Primeiro parabens.

Mas esse teu menino já tem pelo menos 1 mês, eles com 2 semanas mal se vêm e ainda não têm a cor neon.

onde aparece um vão aparecer mais de certeza, procura com atenção junto à supreficie por entre as plantas.

Boa sorte para a tua criação de neos rosa

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Já tive 12 mas entretanto 2 resolveram suicidar-se, possivelmente por se assustarem com alguma coisa.

 

Boas.

Primeiro parabens.

Mas esse teu menino já tem pelo menos 1 mês, eles com 2 semanas mal se vêm e ainda não têm a cor neon.

onde aparece um vão aparecer mais de certeza, procura com atenção junto à supreficie por entre as plantas.

Boa sorte para a tua criação de neos rosa

 

Obrigado AquaBen pela informação. Realmente, comparando agora com outros alevins, faz sentido que ele já tenha mais tempo e que por sua vez faz ainda mais sentido a razão pela qual não encontrei mais nenhum ( apesar de ter tirado as plantas todas). Pelos vistos, este amiguinho foi mesmo o grande sobrevivente, quer aos outros tetras, quer aos ramirezis, quer ao filtro, quer a uma mudança brutal de temperatura e pH num espaço de alguns minutos. Tudo porque teve a " esperteza" de se esconder nas plantas. Vamos lá a ver como a coisa corre daqui para a frente...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando é que tiveste a quebra na temperatura.

A temperatura de desova dos neons rosa é 23-24ºC.

Podes mesmo considerar um milagre esse menino não ter sido aspirado pelo filtro, é que os ovos não são adesivose são mais pequenos que os ovos dos danios.

Mas agora que já viste que afinal é possivel a sua criação, para a próxima que as femeas estiverem cheias tira-as para um aqua pequeno com muitas plantas de perferencia musgo de java e pH 6-6.5; dh1-2; 23-24ºC metes as femeas de manhã, os machos no final do dia e se tudo correr bem na manhã seguinte podes tira-los que o serviço está feito.

Mais uma coisa nos primeiros 3 dias deixa o aqua sem iluminação, e com filtragem atraves de um filtro de esponja.

Um abraço

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aquaben como se sabe que são femeas!

 

Gostava de saber é que ja tentei encontrar diferenças nos meus e não consigo

banner.jpg

Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

tira uma foto mete aqui e digo-te quais são as femeas.

Eu acho que até é relativamente facil de distinguir os sexos. a principal diferença é que os machos têm o ventre praticamente direito,são mais estrietos mais pequenos e têm um gancho na ponta da barbatana ventral(este gancho é minusculo), mas de certeza que ao apanhares os neons com uma rede alguns ficam presos na rede não é? pois, são machos...

as fêmeas são mais largas(gordas), têm o ventre arredondado e são maiores.

Se os teus neons já forem adultos vais ver que é facil destingui-los.

Fiquem bem

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Pela tua foto, dá para distinguir com certeza 2 machos e 2 fêmeas: a contar de cima para baixo, os 2 primeiros são fêmeas os 2 por baixo delas são machos, os outros perto do fundo parecem ser todos fêmeas, mas não consigo ver bem.

Fica bem

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado!

 

Eles até podem tentar criar, porque estão muito bem no aqua mas alevins não ia ver de certeza está pouco plantado para já e o filtro é forte!

banner.jpg

Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

O ideal para desovas "caseiras", é um aqua de 20-30litros com bastante musgo de java, e utilizar uma fêmea e dois macho.

O aquario não deve ter luz. Apesar de dizerem que os ovos dos neons rosa não serem fotossenciveis como os dos neons azuis, eu tapo o aqua de desova durante 2 dias, após a desova.

Não custa nada experimentares e se tiveres exito vais ver que é um desafio bastante interessante.

Um abraço e boa sorte.

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um aqua de 20l á espera de um casal mas como não o encontro se calhar até vou tentar, tenho é couco musdo de java mas riccia tenho! O aqua se tiver sem luz fica quase ás escuras porque não dá grande claridade.

 

Estive a ver e tmb acho que só tenho 2 maschos dos 12!

 

Já tentas-te fazer? Resultou? Quanto tempo demorou?

banner.jpg

Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ultimamente não tenho tido tempo para eles, mas da ultima vez usei um aqua de 20litros, metade dele com musgo, mas não muito denso, temperatura 23,5C, pH 6.5,

dH 1; 2Machos 1Fêmea, pus também umas dafnias vivas no aquário antes de por os peixes.

1º coluquei a fêmea e só no dia seguinte ao cair da tarde pus os machos, a desova deu-se logo pela manhã, por volta das 10horas tirei os peixes, o fundo do aqua estava coberto de ovos, tapei-o e destapei-o 48horas depois, e já havias alguns alevins colados ao vidro,

agora não me lembro bem mas acho que eles só começaram a nadar ou fim de mais 2 dias, visto q o musgo tem sempre micro organismos só comecei a dar infusórios um dia depois de começarem a nadar, mas isto é regra para todas as criações que faço.

Os infusórios costumo fazer a partir de arroz com casca. Nos anabatideos meto logo alguns grãos de arroz no aqua para germinarem.

Depois é só controlar a alimentação e a qualidade da água. Na questão da alimentação, em vez de nauplios de artemia acho que os micro vermes são melhores neste caso.

Não sei o que te dizer mais, mas se ter surgirem algumas duvidas e eu te poder ajudar chuta para cá.

Falta só dizer que os peixes foram aclimatizados em aquários separados a 26C e com um pH mais alto na casa dos 6.8-7, só os tirei para desova quando a fêmea estava bem roliça.

Um abraço e boa sorte

  • Votar + 1

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Até que posso tentar mas já viste o meu aqua? Ainda o remontei a semana passada :wink: acho que não me apetece desfazer aquilo tudo.

 

Estão é rapido a coisa a dar-se, pois não admira que no meu não dê nada a temperatura está sempre entre 26 e 27 graus.

 

Uma coisita, roliça quer dizer bem rosada?

Enquanto estão os grandes pode estar a luz ligada?

banner.jpg

Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É so para informar que já está ,mas só tenho um macho e uma femea e estive 15min +- atrás deles fiquei todo partido :x

 

A temperatura esta a 26º e vai descer até aos 22 o que me causa um arrepio na espinha, espero que resulte.

 

O que me está a preocupar neste momento para alem da respiração ofegante mas devido a tudo é normal, é o macho que anda atrás da femea mas estilo ao para arranca e a rossar muito espero que não seja nada a não ser stress após a muda do aqua.

 

:cry: Ai os meus lindos glowlight :roll:

 

Agora só saiem de la quando tiver ovos :evil: nem que tenham de os por a ver o bbc vida selvagem versão hardcore :lol:

banner.jpg

Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

FBI força com isso.

Eles não apreciam luz forte mas, não deve ser impeditivo e visto que pelo o que descreves ele já anda a perseguir a fêmea com más intenções… :(

Mas só puseste um Macho? Eu acho que não é suficiente para fecundar os ovos todos de uma fêmea.

A passagem de 26 para 22 não mata os peixes, mas a temperatura que te tinha recomendado era 23,5-24C.

Bem vai dando novidade e boa sorte.

Um abraço

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Eu vi depois e a temperatura está a rondar os 23.5 agora, hoje não pessei muito tempo em casa para ver, andei a tentar ver alguma coisa não vi ovos nenhuns, também no estádo em que está a maternidade vai ser dificil alguma vez os ver, espero estar enganado. Os ovos são mais pequenos que os dos ram? Põem muitos avos é?

 

Já estão bem mais calmos respiração e cores normais, vamos aguardar para ver o que dá!

 

Quanto ao macho já disse o porque, nunca pensei que uns peixes que andam sempre calmamente no aqua podessem atingir vais velocidades.

 

Não sei as vossas opiniões mas acho que será um optimo peixe de cardume para principiantes

banner.jpg

Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Trago mais umas actualizações. Depois de remodelar o aquário para os ramirezis, heis que ontem apareceram mais uns pequenos glowlight. Um veio para o aquário aberto e rápidamente foi petisco para o ramirezi macho. os movimentos foram tão rápidos que só os consegui seguir no canto do olho porque estava no pc.

 

Entretanto reparei que andava lá pelo menos mais um que rapidamente se escondeu num dos troncos.

 

Hoje ou melhor, agora, acabei de apanhar mais dois pequenos tetras. São ligeiramente mais pequenos que o primeiro que apanhei, devido provavelmente à fraca alimentação. Já os coloquei na maternidade junto do primeiro e agora vou ficando atento a mais alguns que possam surgir.

 

Presumo que, desde o dia em que apanhei o primeiro até hoje, mais alguns tenham sido comida de ramirezi ou morto pelo filtro. :D

 

Aqui ficam umas fotos dos " capturados":

 

PICT0022.jpg

 

PICT0023.jpg

 

PICT0030.jpg

 

Cumps,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...

la vou eu desenterrar este topico ;)

 

um topico muito interessante...ja tenho neons rosa ha algum tempo e ja tive varias perseguiçoes no meu aquario....mas a que se deu anteontem foi diferente das outras todas....tenho cerca de 5 machos e uma femea e a noite para ai 1-2 horas antes de a luzz desligar andavam ferneticamente todos atras da femea, nem ela se escondendo se livrava, era mesmo uma perseguiçao frenetica....no fundo do aquario tenho um grande tapete de musgo...mesmo que nao tenham desovado durante a noite ja é um bom indicativo...o aquario tem 80cm e tem de fauna platys e os neons rosa, junto com redcherrys e crs...o aqua esta de ph a 7....fica aqui a minha experiencia...espero opiniões e sugestões para ter mais sucesso....(ha uns tempos tentei a sugestao do aquaben so que nao deu resultado porque meti a femea e o macho ao mesmo tempo :lol: )

 

 

um abraço e continuo a dizer...exelente topico

 

 

 

Tiago Rocha

encontrociclideos-com-v3.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

ainda be que foi desenterrado este topico e que eu tenho um neon rosa com uma barriga 2x maior que a dos outros meus nes sera que ta gravida?

 

sou novo no hobby nao sei se é ou nao tou mesmo confuso

 

 

cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 9 meses depois...