Betta saltou do aquário... E agora?


João Seixas

Recommended Posts

Gosto muito de navegar aqui pelo fórum, mas até este fim-de-semana não tinha experiências, dúvidas ou inquietações que me levassem a colocar um post. Hoje faço isso porque assisti a algo de extremamente bizarro.

 

Num aquário hospital de 10 litros, coloquei o meu Betta macho, que padece de íctio (pontos brancos). Aumentei a temperatura e coloquei o remédio próprio para combater a doença. Ele estava muito abalado, coçava-se e tinha pouco apetite. Tudo normal, infelizmente.

 

Ontem acordo, vou tirar a roupa da corda e passado 15 minutos, quando volto ao quarto, vou procurar o “Henrique”. Não estava no aquário. Procuro, uma vez, duas vezes e começo a olhar à volta da mesa onde tenho o hospital. E não é que o sacana saiu do aquário, caiu na mesa e ainda se mandou para o chão? Já triste e muito abalado, preparo um pedaço de papel para pegar nele e o deitar fora e não é que ele ainda estava vivo? Pego na rede, volto a colocar o bicho na água e até ver (24 horas depois) ainda esta fino.

 

No meio disto tudo, o mais bizarro é que ele saiu por um buraquinho mínimo, onde entra o fio do termóstato. Isto é normal? Estou estarrecido e aguardo mensagens sobre o que causou este aparente suicídio.

Link to comment
Share on other sites

Boas

 

Entao e o seguinte o ictio sao parasitas k se alojam no peixe e o enfrakecem provocando ate a morte se n tratado.Devido a estes parasitas o peixe raspam no matrial plantas e areao com o intuito de desprender os parasitas.Quando os peixes estao com ictio um pouco avancado tem tendencia a saltar do aquario.O teu peixe n morreu pois n deve ter estado mt tempo fora de agua e como anabantideo k é tem a particularidade de aguentar bastante tempo fora de agua "respirando" devido ao labirinto e trancrevo "Os peixes labirinto engolem ar na superfície da água e absorvem-no através do labirinto, permitindo-lhes sobreviver em água com oxigénio insuficiente para peixes que apenas respiram por guelras. Alguns anabantídeos podem sobreviver várias horas fora de água, respirando apenas pelo labirinto, desde que se mantenham húmidos."So axo k um aqua de 10 litros n seja bom como aquario hospital porque o ictio de certeza k se alastrou no teu comunitario.mas mesmo assim poe uma bomba de ar ligada 24h para aumentar a oxigenacao e aumenta a temperatura se n resultar usa farmacos a venda ou msm azul de metileno.Comvem é n teres plantas senao morrem todas.Espero ter ajudado e ter sido explicito.Se precisares de ajuda avisa e boa sorte com o "henrique"

 

Cumprimentos

Cumprimentos

Link to comment
Share on other sites

Grande Varez, obrigado pela tua "lição", onde aprendi mais qualquer coisa. Quanto às plantas, não tenho nenhuma, quanto ao remédio colocado, já pûs e aguardo modificações.

 

No que diz respeito às dimensões do "hospital" e ao comunitário, o pobre "Henrique" estava lá só com dois corydoras, mas tens razão. Vou checar tudo.

 

Obrigado pelas tuas dicas.

Link to comment
Share on other sites

Boas

Nao tens k agradecer estamos aki é para partilhar o k sabemos.Um dia destes estou eu a fazer uma pergunta sobre algo k tu ja passaste e sabes bem o k é.Se a doenca for msm ictio e estiver no inicio com o aumento de temperatura e se aumentares a oxigenacao normalmente a doenca desaparece.Deixo aki um site para perceberes mais sobre a doenca http://www.aqua.brz.net/rep/doce36.htm .Quando o "Henrique" e espero bem k fike bom depressa avisa....

 

Boa Sorte

Cumprimentos

Link to comment
Share on other sites

Grande amigo,

 

Coloquei o remédio, especifico conta pontos brancos (proto qualquer coisa) e aumentei a temperatura.

 

Hoje de manhã já ele estava quase sem os ditos pontos e agora irei proceder a uma troca de água para a bicharada sair do aquario. Achas que ainda posso aguentar uns dias ou devo fazer já?

 

É que como ele tem andado numa roda viva, tenho medo de o stressar ainda mais.

Link to comment
Share on other sites

Caro Joao

 

Entao e assim a unica maneira de matar a bacteria do ictio é na sua fase natatorio.Os quistos dos peixes desaparecem pk a bacteria sai do peixe para se reproduzir e voltar com "reforcos".É quando o ictio sai do peixe para se reproduzir k esta mais fragil, ou seja so nesta fase e possivel eliminar a doenca.Deixa passar mais uns dias para ver se o remedio e a temperatura destroem o ictio.Ha quem transfira o peixe quando este fica sem os pontos mas nunca experimentei.E nao te esquecas k esta doenca enfraquece mt os peixes.TPAs 10 ou 20% pode ser mas transferir o peixe n sei mt bem.Eu nao corria esse risco.

 

Cumprimentos e boa sorte com o "Henrique"....

Cumprimentos

Link to comment
Share on other sites

Viva,

 

Normalmente quando os peixes saltam do aquário é porque algo não está bem com a água. Peixes recém adquiridos podem ter este comportamento pois estranham os novos aquários, o tipo e quantidade de luz, etc.

Muitas vezes o problema deve-se também a intoxicação (devido ao uso de medicamentos, amônia, nitritos ou outros).

 

As melhoras para o Henrique. #food

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Share on other sites

Varez escreveu:

:wink: Devido a estes parasitas o peixe raspam no material plantas e areado com o intuito de desprender os parasitas.

 

Boas,

 

Tenho reparado que vários peixes (principalmente Glowlight ou neos rosas e os Guppies) que tenho no meu aqua comunitário roçam-se deliberadamente pelas folhas das plantas, mas nunca reparei que qualquer deles tenha pontos brancos.

Terão ictio ?

Se têm, os parasitas estão no meu comunitário, por isso não será conveniente deitar o remédio no comunitário ?

Ou devo por os peixes num aqua a parte ?

Se os puser num aqua a parte, como trato a aqua do comunitário?

 

Cumprimentos,

 

Paulo Miranda

Link to comment
Share on other sites

Boas

 

Os peixes quando raspam no material podem ser varias razoes.Normalmente o ictio esta em quase todos os aquarios mas so aparecem quando o peixe esta enfraquecido.É tipo uma gripe ou constipacao.Vai ao topico Doencas e expoe o problema porque eles podem ajudar t melhor que eu pois eles rasparem pode ser varias causas.Se for ictio n precisas de remedios aumenta a temperatura e oxigenacao.Comigo funciona sempre mas pode haver excepcoes.

 

 

Cumps

Cumprimentos

Link to comment
Share on other sites

Caro Varez,

 

Apenas venho aqui deixar um post a dizer que passados estes dias todos, o Henrique continua em grande forma e está pronto para outra.

 

Obrigado pela ajuda que deste e que assim te dá uma parte da recuperação dele. Fica nomeado padrinho dele...

 

Um abraço!

Link to comment
Share on other sites

Boa noite!

 

Percebo o teu espanto ao dizeres que o peixe saltou por um dakeles burakinhos ao canto do aquario! A mim aconteceu-me exactamente o mesmo,e só agora que apareceu outra pessoa com o mesmo problema é que afinal percebo que alguma coisa deve se passar. Eu tinha ido de fim de semana e tinha deixado o aquario completamente fechado e quando xeguei encontrei o meu betta macho colado no chao! Infelizmente nao tive a tua sorte,porque ele ja estava mais do que morto! E a única fresta por onde ele podia ter saído era por aquela onde saem os fios do termostato! Incrivel!! Não encontro explicação para tal acontecimento!! Mas como é que eles sabem k akele espaço é o unico por onde podem fugir? E porque o fazem?? Nao percebi! Entretanto comprei outro macho e ja tive betinhas!! Vamos ver se sobrevivem! Se alguem conseguir encontrar explicação para tal estranho suicídio ficamos agradecidos!!

 

Obrigado!

Link to comment
Share on other sites

Pois é amigo, fico mais descansado por outra pessoa ter passado pelo mesmo, porque assim se calhar já não acham que sou maluco.

 

Como o meu estava com pontos brancos e se roçava pelo aqua, se calhar foi num ataque que subiu ao filtro e saiu, não sei como foi no teu caso.

 

De qualquer forma tenho mais uma novidade do Henrique. Desde que ele chegou a minha casa que eu tentava colocar um espelho à frente dele, uma vez que alguns defendem que isso faz exercitar os músculos. Ele nunca ligou nada, aliás, o nome Henrique foi uma brincadeira com um gay de uma novela. Bom, continuando, depois de ter antes de ontem feito o mesmo esquema, ele reagiu!

 

O pior é que ficou viciado e agora anda a arregaçar a barbatana para um dos limpa fundos. Sempre atrás dele. Estará a ficar louco?

Link to comment
Share on other sites

a mim ja me aconteceu saltarem peixes do akua, mas kando os vi estao mortos agora assim nunca vi....

 

http://petsestimaao.forumvila.com/

yooo clica aki:

Amd 64 Athlon 3200+2600 OC%

Msi k8n Neo Platinium/Zalman 7000b Alcu Led´s

512 Mb Ocz Pc 3700 Dual Gold Rev II 2-5-3-3-7

XFX Geforce 6600GT GDDR3 600/1200 OC%

Levicom Visible Power 450W 30A

 

ΣПD ӨF ƬIMΣ...ЩIZΛЯD

ПЦПӨ...ӨПFIЯΣ...ΣΥЩΛΚП.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
Caro Joao

 

Entao e assim a unica maneira de matar a bacteria do ictio é na sua fase natatorio.

 

O Ichthyophthrius multifiliis (causador do ictio) não é uma bactéria. È um protozoário ciliado. Se fosse uma bactéria provavelmente a doença poderia ser bem mais complicada do que é.

 

Abraço.

Link to comment
Share on other sites