Aquário do Forreta! -> Novos Habts


Recommended Posts

BEMMMMMMMMM, mais cedo que o esperado a cegonha trouxe dois rebentos....

 

Meia hora de aclimatização

Pic_7435_6.jpg

 

e já estão eles... felizes da vida numa nova casa :):)

 

Pic_7435_7.jpg

 

Pic_7435_8.jpg

 

os nomes são "muito"originais... Nemo e Nema.. a Nema é uma mulatinha hehehe !

 

adeussssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

Está quaseeeeeeeeeeeeeeeeee..............

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=34579

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 143
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

As aiptasias estavam quase todas numa só rocha que tinha comprado á pouco tempo numa loja. Embora já se tenham começado a espalhar, até no substracto começaram a nascer, será que me trocam a rocha na loja onde a comprei ? Quando comprei elas deviam tar escondidas porque em cada buraco que a rocha tem existe uma aiptasia.

 

É uma excelente rocha se alguém quiser Aiptasias seja lá para o que for... alimentação de um Chelmons Rostratus... Experiências...

 

Entretanto já tenho a rocha num alguidar á parte para ver se passo na loja.

 

Abraços !

Está quaseeeeeeeeeeeeeeeeee..............

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=34579

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As aiptasias são um mal quase inevitável por isso duvido que consigas uma loja que te garanta rocha livre de aiptasias.

 

Quem tem meios para tal, deve SEMPRE quarentenar a rocha tentando eliminar ao máximo estas pragas, quer directamente (clássica injecção de kalk) quer usando guerra biológica - Lysmatas seticaudata, Bergias, Chelmon :x

 

Eu dominei a praga com alguma facilidade :) porque combinei uma estratégia de "assim que vejo uma mato-a LOGO por muito pequena que seja" com a presença dum guloso L. seticaudata.

 

Só uma nota final para te dizer que as aiptasias quando comparadas com outros clandestinos da rocha (Ex: Mantis) são autênticos meninos do coro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diogo talvez seja... nem eu os iria comprar tão cedo. Mas vou-te dizer o que me levou a cair na armadilha.

 

1º Qualidade de água excelente (testes em niveis optimos)

2º Rocha de elevada qualidade 100% maturada

3º São os peixes mais resistentes

4º Foram oferta

5º Depois de ter visto a qualidade de aquários onde andam alguns peixes... (esta razão foi a menos importante)

6º Aquário já circula à várias semanas

7º Tenho o vosso apoio (Acho eu.... )

 

Foram os 7 motivos que me levaram a "arriscar", sinceramente não vejo perigo neste momento nenhum para o Nemo e a Nema, mas se acharem que os deva tirar avisem ! Em primeiro lugar está a saúde dos peixes !

 

Obrigado pelos comentários são todos bem vindos !

 

ABRAÇOSSSSSSSSSSS

Está quaseeeeeeeeeeeeeeeeee..............

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=34579

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Forreta, boas.

 

1º - O teu aquário poderá estar ainda muito instável por isso os níveis óptimos a que te referes hoje são poderão ser outros.

 

2º- Ainda não tens quase R.V nenhuma no aquário mesmo que a que tenhas seja de qualidade. Qualquer introdução futura de quantidade significativa poderá dar origem a um novo ciclo.

 

3º - São resistentes ... mas certamente que não são os mais resistentes. São selvagens ou de cativeiro?

 

4º - Porreiro ! Também já passei pelo mesmo ... no entanto por mais que as pessoas nos queiram ajudar parecem por vezes não compreender os timings de um aquário, pelo que, cabe-nos a nós elucidá-las.

 

5º - Lá por veres aquários sem condições e com peixes não os tentes imitar :)

 

6º - Quantas?

 

7º - Espero que corra tudo bem ...

 

Cumps

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Pois o Duarte disse quase tudo e eu gostava apenas de acrescentar uma coisa - o Duarte foi simpático dizendo que o teu aquário poderia estar ainda muito instável, porque na minha opinião não tenho dúvidas em afirmar que está ainda muito longe de atingir qualquer tipo de estabilidade.

 

É preciso pensarmos um pouco no que fazemos e pensar também que o aquário torna-se ao fim de algum tempo, na melhor das hipóteses, num aqua como o teu, em 3 meses, num ecossitema. Ora a maturação consegue-se com mais ou menos rapidez de acordo com o que colocamos, nesse aquário, quando colocamos e a qualidade do que colocamos.

 

A RV que compraste pode até estar bem maturada, mas isso quer apenas dizer que já não liberta matérias indesejáveis e nunca em tempo algum quererá dizer que está equilibrada ao ponto de poderes dizer que está tudo no ponto ideal... isso só acontece na melhor das hipóteses ao fim de 6 meses a 1 ano - só aí poderás dizer que tens um aqua maturado (é nessa altura que podes reduzir ou nos melhores casos parar as TPA´s - embora não seja o ideal, eu no meu anterior aqua, cheguei a estar mais de 5 meses sem as fazer e não tive problemas)

 

Duarte faço minhas as tuas palavras, pode ser que desta forma não (palavra corrigida) me retirem o post.

 

Miguel - fui eu que apaguei o teu post porque de facto não achei que se enquadrasse no espírito do Fórum. Devo até dizer-te que achei estranho vindo de quem vinha! Se tivesse colocado as coisas como o Duarte colocou (mesmo que considerando que ele foi brando!!! :):lol: ), podes ter a certeza que não teria sido retirado.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hehehe que bela descasca... bem vou ter que remediar isto de alguma forma...

 

1º será que um aumento nas tpas irá de alguma forma fortalecer um equilíbrio frágil ?

 

2º Existem produtos para acelerar o ciclo, devo po-los ?

 

3º Sugestões ?

 

Comentários:

Só uma nota final para te dizer que as aiptasias quando comparadas com outros clandestinos da rocha (Ex: Mantis) são autênticos meninos do coro...

Onde andam os MANTIS, COMO SÃO ????? (tenho que ir investigar)

 

Isto para dizer que não concordo com a adição de peixes ao fim de 3 ou 3 semanas

Nem eu ... mas ... enfim... és capaz de tirar um chupa chupa a uma criança mesmo sabendo que faz mal aos dentes ? hehehe

 

Duarte faço minhas as tuas palavras, pode ser que desta forma não (palavra corrigida) me retirem o post.

...

 

como alguem mais iluminado do que eu uma vez disse:  

"não (palavra corrigida) se fazem boas omoletes sem se linchar uns quantos.."

lol....é verdade, tudo vai correr bem :lol:

 

porque na minha opinião não tenho dúvidas em afirmar que está ainda muito longe de atingir qualquer tipo de estabilidade

Concordo ... embora hajam algumas correntes que dizem que adição cedo de um peixe ajuda bastante no combate aos picos para níveis baixos por ser fechado o ciclo mais rapidamente. Ou seja fecha-se logo a cadeia.. foi mais ou menos o que percebi dito uma por uma pessoa com um historial de longos anos na aquariofilia.... fez-me algum sentido...

 

e agora expliquem-me por favor uma coisa..... imaginem esta situação...

 

1 Aquário sem substracto só com rocha viva maturada 100 anos numa loja, posta num aquário com água do mar. Para que é que precisa de ter água a rodar durante 6 meses, ainda por cima com tpas constantes... o que é vai nascer que ainda não exista já ? O que é impede de por um peixe ao fim de 1 dia ? desculpem-me mas parece-me um mito!

 

Muito obrigado pelas respostas,

Abraço !

Está quaseeeeeeeeeeeeeeeeee..............

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=34579

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Num aquário com 3 semanas circulação retirei estes comentários vossos...

 

3 semanas sem pôr lá nada já é um bom começo, podes começar por introduzir 2 ou 3 donzelas Chrisiptera cyanea "Blue devil" e na semana seguinte um reduzido nº de membros da equipa de limpeza, isto porque ainda há pouco para "limpar" (servir-lhes de alimento). Esta espécie de donzela não é agressiva e acaba sempre por formar casal.  

by Ricardo Rodrigues

 

Podes começar por colocar a equipe de limpeza.  Uns eremitas de patas verdes e patas brancas... comedores de algas e detrítivoros respectivamente. Podes também adicionar nassarius, burriés, turbos... Todas as espécies de gastrópodes....  

 

Deixas 1 semana estes bichinhos circularem (não esquecer a comida)  

 

Depois podes adicionar 1 donzela... e passado outra semana o tícipo casal de ocellaris

by Luis Rosa ...

 

A única diferença está na quantidade de rocha(menos 10 kilos)... afinal não é assim tão grave... vou comprar mais uns kilos esta semana !

Está quaseeeeeeeeeeeeeeeeee..............

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=34579

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, errei ao dizer isso.... nem sei o que me passou pela cabeça na altura! Desculpa mas isso é impensável.... não o devia ter dito pois estou a induzir todos os que leram (excepto os pro's :P) em erro.....

 

Realmente ainda tenho muito que aprender! E mais, formar uma opinião sólida sobre a aquáriofilia e derivados!

 

Obrigado fórum! :wink:

 

 

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

embora hajam algumas correntes que dizem que adição cedo de um peixe ajuda bastante no combate aos picos para níveis baixos por ser fechado o ciclo mais rapidamente. Ou seja fecha-se logo a cadeia.. foi mais ou menos o que percebi dito uma por uma pessoa com um historial de longos anos na aquariofilia.... fez-me algum sentido...

 

Não sei quem é esse iluminado, mas para mim não faz sentido! Pelo menos com 3 semanas e com tão pouca rocha como tu tens.

 

Aquário sem substracto só com rocha viva maturada 100 anos numa loja, posta num aquário com água do mar. Para que é que precisa de ter água a rodar durante 6 meses, ainda por cima com tpas constantes... o que é vai nascer que ainda não exista já ? O que é impede de por um peixe ao fim de 1 dia ? desculpem-me mas parece-me um mito!

 

Esse mito não existe e podes pegar no caso do meu aquário! Muita rocha viva (160 kg) já do outro aquário, mantida durante mais de 9 meses em tanques com muita água a circular e boa iluminação, metade da água desse sistema e a outra metade de água do mar - coloquei de imediato peixes e alguns corais - fiz TPA´s semanais de cerca de 15% e nunca tive sequer algas... Agora esta é uma situação ideal que de facto está longe da tua!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção aquele exemplo que o iluminado deu não serve para expressar o meu caso, mas sim para acabar com o mito que toda gente que quer construir um reef tem que ter 6 meses água a circular... acho que só afasta pessoas que querem começar... e tal como disseste no teu caso não é necessário.. o facto de teres tido água a circular nove meses.. se comprares 160 kilos de rocha e esperares 1 semana só de água de mar a circular provavelmente não terias também qualquer tipo de problema... são apenas suposições.. Eu nunca disse que o meu aquário estava bom, apenas acho estranho que toda gente tem aquela ideia de esperar meses... desde que o material seja todo posto com qualidade pode-se reduzir muito o tempo de espera e o teu caso é 1 exemplo disso.. ainda por cima com adição de água da torneira... ouvir dizer que para o kalk se dissolver por completo era necessário que a água fosse alcalina, ou seja água de osmose. Pode ser outro mito.....

 

Abraços !

Está quaseeeeeeeeeeeeeeeeee..............

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=34579

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Ainda assim acho que não percebeste o que quis dizer!!! O que disse foi que na maior parte dos casos, uma situação como a minha é irreal! Conheces alguém que compre 160 kg de rocha viva proveniente de um outro aquário montado há 4 anos? Eu não...!!! :wink::P Já para não falar do custo, porque 160 kg de Rv mesmo a um bom preço não ficará por menos de 1600 euros.

 

Ora, eu não a comprei toda de uma vez - antes pelo contrário e a água não esteve a circular 9 meses - todo o meu antigo aqua foi mudado para uns tanques e essa água foi a que coloquei no novo aqua.

 

Não acho que exista um mito que diga que tens que ter a água a circular durante 6 meses e aliás nunca me viste a mim ou outros membros mais experientes a aconselharem isso... é de facto um exagero. Quando referi 6 meses a 1 ano falava de maturação do aquário e não da água - é nessa altura que, tal como disse antes, podes diminuir as tuas intervenções no aqua. Eu fiz isso ao fim de 3 meses com a minha situação já descrita.

 

Tudo isto é muito bonito, mas ainda assim, como poderás saber tive alguns problemas! Não há milagres!

 

Quanto à água de osmose e a dissolução do kalk, o que dizes não é um mito! É verdade e a explicação é quimicamente demonstravel. Agora se a diferença é grande... isso já são outros 500!!!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

a rocha que tinha carregada de aiptásias já foi e trouxe outra com mais uns kilinhos. A rocha é espetacular a melhor que já entrou neste aquário e até trouxe um brinde lol já sei que é para tirar mais tarde ou mais cedo ...

 

Pic_7435_13.jpg

 

Depois do ataque das aiptasias pelo aquário já tou paranóico .. mas tive a ajuda da nema para apanhar a ultima... busca nema ... onde é que andam onde onde ?

Pic_7435_11.jpg

....

 

Linda peixinha.... ai está ela.. foi logo á vida...

 

Pic_7435_10.jpg

 

agora na rocha nova já matei mais 2 pequeninas mas não tenho certezas se esta também será aiptasia.. tem uma cor diferente... É ?

 

Pic_7435_9.jpg

 

Em penultimo lugar uma foto de mitra ...

Pic_7435_12.jpg

 

E outra das excelente xénias lol

 

Pic_7435_14.jpg

 

Pessoal se acharem que deva adicionar alguma coisa que possa melhorar o aquário estáo á vontade....

 

ABraços !!!!!!

Está quaseeeeeeeeeeeeeeeeee..............

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=34579

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos....

 

 

apresento-vos o "abrelatas" lol se tiverem dificuldades em abrir alguma lata ou garrafa de caricas peçam-me !

 

Pic_7435_15.jpg

 

Alguém sabe qual a marca e modelo deste ser ? Não encontro nada sobre ele !

 

Abraços !

Está quaseeeeeeeeeeeeeeeeee..............

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=34579

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Parece um Euplica sp. Se for, é bastante benéfico porque come algas.

 

Que eu saiba um Euplica é um caracol!!! :lol: Tu não andas bem...

 

Importam-se de explicar melhor isto?

 

Não estou absolutamente seguro mas penso que tem a ver com a força das ligações iónicas da molécula de água. Quanto mais alcalina for a água mais fracas serão essas ligações iónicas! Faz algum sentido...??? :lol::?

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se a minha quimica estiver em dia, o kalk em meio alcalino ou básico, pH > 7, precipita. Não se desfazendo como em água de osmose.

 

Não sei que processos estão relacionados, mas quando se mete kalk no aquario de agua salgada cujo pH deve rondar os 8,3... logo alcalino ele precipita.

 

 

Corrijam-me se estiver enganado

 

 

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LOL e a espécie do carangueijo ?

 

hehehe é que não encontro em lado nenhum este exemplar... ele alimenta-se beliscando a rocha com as tenazes e é muito muito muito tímido, raramento o vejo. È mais activo durante a noite quando sái desse buraco da rocha e esconde-se no buraco ao lado... estas rochas já percebi que são meio labirinticas por dentro.

 

Abraços !

 

PS: Qual o melhor bixo para comer algas bordeux ? Não são muitas mas são feias, e têm bolhas de ar por baixo. A estrelinhas que se agarram aos vidros com cerca de 2/3mm são benéficas ?

 

PS2: A técnica de queimar as aiptásias com uma chave de fendas bastante quente funciona.. ainda nao voltaram a aparecer.

Está quaseeeeeeeeeeeeeeeeee..............

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=34579

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Parece um Euplica sp. Se for, é bastante benéfico porque come algas.

 

Que eu saiba um Euplica é um caracol!!! :| Tu não andas bem...

 

;) Eu olhei para o canto inferior direito da foto :? A culpa é do meu monitor que mostra o outro bicharoco demasiado escuro.

 

Digam lá se aquilo não é pelo menos uma casca de Euplica :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais