Aquário do Forreta! -> Novos Habts


Recommended Posts

ola

Esse tubinho branco maliavel pelo que eu percebo pelas fotos e o tubo de descida da agua isso quer dizer que no meu ponto de vista isso vai fazer barulho que nunca mais vai parar :roll: se foce a ti mudava para tubo liso que era bem melhor,so coneclho calro.

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 143
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Nesta imagem pelo que me parece vê-se uma rosca em latão.

 

Pic_7077_10.jpg

 

Faz parte do conjunto? Está exposto à passagem da água? É que se for esse o caso é muito má ideia. O latão é composto por cobre e zinco e em contaco com a água salgada vai-se dissolvendo. Cobre num aquário de recife é mesmo muito má ideia.

 

Em relação ao barulho além do tubo poder de facto fazer barulho principalmente se não for liso da parte de dentro, o facto dessa ser uma coluna seca mesmo seca, e pela imagem que vejo parece-me que vais ter aí um barulho tipo rálo de esgoto a escoar.

A melhor opção para esse furo é mesmo um passa-muros convencional e um durso.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois.... Está tudo em fase de testes ainda... Mas pelos testes que fiz, se conseguir que o tubo esteja sempre cheio de água ou seja com zero ar, o barulho é minimo. Ainda tenho que arranjar maneira de encontrar esse equilibrio, se for preciso diminuo o saida.

 

Quanto ás mudas foi exactamente por isso que o escolhi maleavel, basta por o tubo para o lado e esgosto com a água.

 

Quando á rosca é para sair rapidamente :roll:

 

Quanto ao durso era essa a minha ideia inicial, se o barulho for insuportavel será essa a proxima solução.

 

A coluna pouca molhada, tem a vantagem de se o ralo entupir haver espaço para a água que está na sump, e não inundar o chão. No máximo ficará a bomba funcionar em seco.

 

Muito obrigado pelos comentários, os próximos desenvolvimentos (hoje ou sexta) serão a colocação dos projectores hqi na parede.

 

Gostaria também de saber se estas lâmpadas de 4000k servirão para o aquário enquanto só tiver Rocha e substracto. Já não digo peixes... e corais muito menos.

 

Muito obrigado e até já !

Está quaseeeeeeeeeeeeeeeeee..............

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=34579

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A coluna pouca molhada, tem a vantagem de se o ralo entupir haver espaço para a água que está na sump, e não inundar o chão. No máximo ficará a bomba funcionar em seco.

 

Isso é uma boa ideia desde que a coluna tenha volume suficiente. É um bom preventivo de inundações embora impraticável em aquários grandes que normalmente têm sumps igualmente grandes. A bomba ficando em seco deixa de debitar água. A que está na coluna seca vai caindo de novo para a sump embora lentamente, isto no caso do ralo não estar 100% entupido, e com um pouco de sorte, se a bomba não for "rasca", talvez se vá aguentando com a "mijinha" que corre de cima.

Bem pensado.

 

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas pelos testes que fiz, se conseguir que o tubo esteja sempre cheio de água ou seja com zero ar, o barulho é minimo. Ainda tenho que arranjar maneira de encontrar esse equilibrio, se for preciso diminuo o saida.

 

Esse equilíbrio existe e tem alguma segurança mas eu não me arriscaria sem um escoamento alternativo mesmo que a bomba da sump esteja posicionada de modo a ficar a seco no caso da água no principal subir ameaçando inundação.

 

Há o risco de se queimar a bomba e, por outro lado, a tolerância da sump para viver uns dias sem reposição é menor porque a bomba pode ficar a seco mais depressa.

 

Entretanto recomendo que adquiras mesmo um passa muros clássico (ou PVC roscado com porcas e juntas). Não só é mais fácil partir para o durso mas também te vês livre do parafusinho de latão (será que não o podes retirar e colas o ralo com silicone?).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim o parafuso não está lá mesmo a fazer nada. Já está colado com silicone :lol: Quanto ao tubo de pvc o complicado é arranjar o sitio onde me façam a rosca ... mas ainda vou testar esta solução tal como está.

 

Enquanto não arranjar um escumador a um bom preço fica o projecto em stand by... mas continuo a procurar o resto do material.

 

Obrigado a todos !

Está quaseeeeeeeeeeeeeeeeee..............

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=34579

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao tubo de pvc o complicado é arranjar o sitio onde me façam a rosca

 

AA Gonçalves, rua dos Lusíadas em Alcântara. A mim já me fizeram uma à borlix porque eu comprei lá os passa muros e os crivos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para já não vou fazer nada vou testar esta condição porque quem não arrisca não petisca... depois senão funcionar vou tentar essa.. quanto é que te custou tudo ? Passa muros 50mm mais tubo pvc com rosca ? O problema do pvc é ser pouco manobravel e tens k andar a colar cantos etc... não gosto muito mas se só assim conseguir o silêncio.. assim será.

 

ABRAÇOS !

Está quaseeeeeeeeeeeeeeeeee..............

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=34579

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Preciso de saber a vossa opinião quanto ao preço de alguns produtos que pretendo comprar usados :

 

Bomba lifetech 2500l/h - (usado com garantia) - 35 € !

TurboFlotor 1000 + Bomba Rio 2100 - 250 €

2 powerhead (1000L/H e 600L/H) +

Escumador Aquamedic Turboflutor Multi SL - 200€

BOMBA AQUACLEAR POWERHEAD 901 (3700L/h) - 42 €

 

 

Acho que o Pai Natal vai ás compras lol, agradeço que comentem para o pai natal nao ser enganado ehehehe

 

HO HO HO !

Está quaseeeeeeeeeeeeeeeeee..............

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=34579

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois... sem a vossa opinião optei por um Escumador red sea prizm a um preço bastante... conto usa-lo nos proximos 3 meses depois faço um update para um melhorzito mas para já penso que me vai chegar.

e vou amanhã buscar água ao raso ! Testo logo se há fugas no aquário enquanto vai escumando.

 

Preciso também de uma bomba de retorno ... se alguém tiver alguma coisa que me possa "emprestar"/vender !

 

Um abraço !

 

XLINGLE BELLS !

Está quaseeeeeeeeeeeeeeeeee..............

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=34579

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Avançando na novela deixo-vos as cenas dos novos capitulos ....

 

Como os jarricans eram muito caros e eu sou muito forreta adoptei a seguinte resolução. Comprar garrafoes de água de 5 litros despejá-los para qualquer sitio que necessite e ir enche-los ao oceano a umas milhas da costa. E assim foi:

 

Comprei cerca de 40 garrafoes:

 

Pic_7077_22.jpg

 

alguns já estavam fora do carro !

 

Despejamos a água para um sitio que necessita-se :

 

Pic_7077_20.jpg

 

uma piscina !

 

E lá fomos dar um passeio de barco. Já era noite e foi uma grande enjoadela com a ondulação. Ainda apanhamos uma granda banho e chegamos a casa ensopados mas com 40 garrafões cheios de água do mar.

 

Primeiros 15 Litros de água salgada:

 

Pic_7077_23.jpg

 

Cerca de 100 Litros:

Pic_7077_19.jpg

 

e "Cheio" :

Pic_7077_18.jpg

 

Solução barata.. 15 euros em garrafoes mais 3 em gasolina do barco e 2 em gasolina no carro.

 

Segunda fase.. iluminação 15 euros em broca, buchas, anilhas, chave para desapertar brocas, e chave para apertar os projectores á parede.

 

Furar e aspirar :

Pic_7077_17.jpg

 

Quando não se apanha tijolo é pior.. sempre tive jeito para abrir buracos:

Pic_7077_16.jpg

 

Uns apertos.. cada projectos pesa mais de 5 kilos tive que por 3 parafusos por cada projector:

 

Pic_7077_15.jpg

 

E asssim ficou... o angulo na iluminação será para simular a inclinação com que os raios solares batem na água na região da ilhas fiji (aposto que nunca ninguém tinha pensado nisto.. nem eu... ) Já agora aí ficam os dados :

 

Fiji Geodetic 1986 coordinates and Fiji Map Grid (FMG) coordinates

Longitude: 178 26' 25.6109" E

Latitude: 18 06' 04.8570" S

Easting: 1967240.42

Northing: 3878098.62

Height: 148.966m above Mean Sea Level (MSL)

Del Norte 1009+

 

Pic_7077_21.jpg

 

Hoje deve chegar mais material ...

 

TÉ LOOOOOOOOOOOOOOOGO

Está quaseeeeeeeeeeeeeeeeee..............

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=34579

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

E asssim ficou... o angulo na iluminação será para simular a inclinação com que os raios solares batem na água na região da ilhas fiji (aposto que nunca ninguém tinha pensado nisto.. nem eu... ) Já agora aí ficam os dados :

 

Fiji Geodetic 1986 coordinates and Fiji Map Grid (FMG) coordinates  

Longitude: 178 26' 25.6109" E  

Latitude: 18 06' 04.8570" S  

Easting: 1967240.42  

Northing: 3878098.62  

Height: 148.966m above Mean Sea Level (MSL)  

Del Norte 1009+

 

Sem dúvida a melhor desculpa que vi até hoje para quem não conseguiu colocar os projectores direitos!!! :D :wink::lol: Muito convincente... parabéns!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

loooooooolllllllllllllllllll

 

hehehe, que azelha meu deus...

 

assim já tenho desculpa para tapar a iluminação !

 

Na mesma onda dos 15º Fiji, o homem dos vidros também se enganou o que vai dar uma sump com separações obliquos.. não me parece que tenha qualquer impacto.. de qualquer maneira já tenho uma termoestato 300w, e duas bombas de 1200l/h uma delas parece que vai rebentar com o barulho que faz .. tenho que a desmontar. E um escumador Primz... Pelo menos já circula.. Trouxe também umas minirochas vivas dum membro.. se alguém quiser participar eu aceito de bom grado numas rochitas vivas !

 

Amanhã devo juntar 9 kilos de areia viva aragamax !

 

Já posto fotos do sistema a circular.. espero que se tenham divertido com a azelhice de colocação dos projectores lol

 

ABRAÇOS !!!!!!!

Está quaseeeeeeeeeeeeeeeeee..............

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=34579

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeira rocha "viva" ao pé do termoestado... tinha frio :

Pic_7077_24.jpg

 

Depois de colocar a rocha o segundo passo foi a forragem da bomba do escumador :

Pic_7077_27.jpg

 

Entretando uns metros ao lado ia-se colando a sump com as várias divisórias. O escumador passará para a parte central da sump !

 

Pic_7077_26.jpg

 

Imagem do escumador antes :

Pic_7077_25.jpg

 

e depois :

Pic_7077_28.jpg

 

Depois de colocar a rocha "viva" (amostras) coloquei uns corais que apanhei em cuba.. não fui eu que os pus nesta posição...

 

Pic_7077_29.jpg

 

Para já fica o aspecto geral do aquário.. no início de um longo longo caminho hehehehe

 

Pic_7077_30.jpg

 

Se alguém quiser contribuir para esta causa justa com alguma rocha viva... ou mesmo morta ... será recebida de bom grado :lol::lol::lol:

Está quaseeeeeeeeeeeeeeeeee..............

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=34579

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de 2 dias a circular com alguns fragmentos de rocha viva apareceu-me esta maravilha da natureza ! O primeiro ser vivo com mais de 1cm no aquário do forreta!!! Para já se aguentar há 2 dias a água não deve estar muito má. Apresento-vos o MANTORRAS !

 

Pic_7077_31.jpg

 

Já comprei um densimetro que acusa 1.0305 ligeiramente abaixo do normal. A água que evaporar será reposta com água salgada até os valores normalizarem.

 

E temperatura encontra-se a 25 graus tal e qual a temperatura que defini, penso que é a ideal.

 

O escumador a funcionar á 3 dias continua limpinho.

 

Alguém quer trocar água do raso (garrafoes de 5 litros colhidos a umas milhas da costa) por alguma rocha viva ? hehehe

 

 

ABRAÇOS !

Está quaseeeeeeeeeeeeeeeeee..............

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=34579

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Forreta!

 

Tás aí com umas piadas à maneira :wink:

 

O Mantorras (vale 18 M de Quanzas) que aí tens é uma Palythoa.

 

Quanto ao valor da densidade é bastante estranho tendo em conta que é água do cabo raso que normalmente é de 1.024 a 17ºC. Que densímetro é?

 

A temperatura se subires um pouco não faz mal nenhum. Entre os 26-27ºC é um valor bem aceitável.

 

Cumps

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já comprei um densimetro que acusa 1.0305 ligeiramente abaixo do normal.  A água que evaporar será reposta com água salgada até os valores normalizarem.

 

Olá Forreta...

 

Segundo a tua indicação tens um valor alto de salinidade no teu aquário, se ao repores a água evaporar com água salgada ainda vais subir mais esse valor... deves ter feito aí alguma confusão

Para baixares esse valor deves retirar alguma água do aquário e repor com água doce.

 

Abraço

Pedro Pacheco

www.coralfrags.org

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o densimetro so fica no nivel verde apartir de 1.0306....eu ate tenho kalkwasser pronto!

 

nao poupam porque é tudo rico ainda bem que és... eu gastei 15euros para 200 litros um jerrican de 20 litros custava a volta de 10... é só fazer as contas alem de que é mais facil encher e transportar. tudo o que puder poupar pouparei!

Abracos!

Está quaseeeeeeeeeeeeeeeeee..............

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=34579

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo "Forreta":

Bom dia.

Eu, que não sou forreta, prezo-me de ser poupado.

Porconseguinte, ficava-te grato se me informasses onde compraste 40 garrafões de água, 5 lts, por 15 euros.

É que eu, mesmo comprando no Minipreço, pago 99 cêntimos por cada um.

Ora, 99 cêntimos X 40 garrafões...bem..."é só fazer as contas"

Bom Ano Novo

Cumprimentos

Melo Ribeiro

jamr16@iol.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais