Aquário do Forreta! -> Novos Habts


Recommended Posts

Depois de muito tempo de pesquisa e muitos orçamentos frustados, fui hoje buscar o meu aqua!

 

As medidas são 130x50x40, com coluna seca de 17x17x37 com furo de 50mm.

 

A sump tem 80x37x47, e ainda não sei quantas divisórias irei fazer.

 

Até agora não fiz nada sem ler bastante aqui e é por isso que estou aqui a escrever para que este aquário seja fruto da sabedoria de toda uma comunidade que cultiva o espírito de entreajuda :wink:

 

Neste momento tenho 2 aquários e 0 móvel. Os meus planos são os seguintes :

 

Pic_7077_1.jpg

com portas que abrirão conforme a seguinte imagem :

Pic_7077_2.jpg

 

Embora o mais certo seja acabar numa coisa assim :

 

Pic_7077_3.jpg

 

De qualquer das formas devo falar com a pessoa que vai montar o móvel amanhã (borlix) com desperdício de material de construção :lol:

 

Preciso de opiniões acerca de material a comprar e de preferência a ordem da compra. Quero comprar para já o mínimo para po-lo a circular.

 

Tenho debaixo de olho o escumador do Tiago Sousa...

 

Vou tentar comprar tudo usado, e monta-lo a um preço imbativel para que possa trazer mais gente para esta comunidade de amigos.

 

Abraços e obrigado ;)

Está quaseeeeeeeeeeeeeeeeee..............

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=34579

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 143
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Não posso considerar bem porta, mas com um sistema de molas de click era de por e tirar a porta completa.

Está quaseeeeeeeeeeeeeeeeee..............

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=34579

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro "Forreta":

Tenho um móvel com esse sistema "clix", e só te posso dizer que é "chato" p'ra burro!

Sempre que queres ir ao interior tens de "arrancar" a porta. Resultado: tenho as portas sempre e só encostadas.

Melo Ribeiro

Cumprimentos

Melo Ribeiro

jamr16@iol.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bem, vou tomar em consideração e vou pensar como vou montar um sistema de correr nas portas frontais.

 

As peças que procuro neste momento para o aquário são... O escumador... tenho várias ofertas muito boas no fórum de usados, mas ando também a ver novos.. é sempre bom ter uma coisa com garantia.. Escolhi os Tunze pelo preço mas tenho dúvidas no modelo... Alguém me sabe dizer a diferença entre o Classic DOC Skimmer e o COMLINE DOC Skimmer ?

 

O outro objecto que procuro são 2 projectores HQI de 150W, que vai ser a unica iluminação que terei enquanto não tiver peixes nem corais. E mesmo quando tiver.... a ver vamos.

 

Alguém sabe de alguém que venda projectores de hqi's ? Já vi vários preços de usados entre 30 a 50 € sem lampada.

 

Obrigado e Cumprimentos !

 

PS: Mandei hoje fazer o móvel que será de ferro com protecção antiferrugem e uma plastificação. Será igual a este do Bruno Barreiros DSC00230.JPG obrigado pelos direitos da imagem ! :wink:

Está quaseeeeeeeeeeeeeeeeee..............

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=34579

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como consegui arranjar o móvel á borlix.... (contactos) decidi optar pelo desenho mais simples de movel. Tamanhos 130x50x65 em ferro metalizado. Decidi comprar uma lata de tinta acrílica azul e ficou neste lindo estado :

Pic_7077_4.jpg

Que susto, claro que tive que ir comprar outra lata, que aproveitei e trouxe esmalte com protecção anti-ferrugem.. nunca é demais proteger os nossos mais preciosos bens.. hehehe ja ficou mais bonito :

Pic_7077_5.jpg

pouco importante é a pintura porque é suposto ficar a base do aquário pouco mais alto que a cama para poder estar deitado a observar os peixes.

Aproveitei também para comprar contraplacado (não marítimo.. só havia em grandes tamanho e era muito caro) e esferovite.

 

Quem não tem cão ....

Pic_7077_6.jpg

Caça com ... um berbequim !

 

Sim precisava de fazer o furo da coluna de seca para a sump.

 

Fica entretanto para já com este estado

Pic_7077_7.jpg

 

Espero amanhã poder arranjar o passa muros.. para continuar esta odisseia que já começou á alguns meses...

 

Até logo!

Está quaseeeeeeeeeeeeeeeeee..............

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=34579

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ei que coragem....Pôr um salgado ao lado da cama. Eu ficava colado no aquário a noite inteira! yikes

 

Concentra os teus esforços em isolar bem o móvel e fazer correctamente a coluna seca para que não haja muito barulho que te perturbe o sono.

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As medidas da sump são ... 70x30x50.. Ainda não sei quantas divisórias vou fazer.. em principio será para um Turboflotor 1000 !

 

Abraço

Sr. Forreta

Está quaseeeeeeeeeeeeeeeeee..............

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=34579

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"Salgado ao lado da cama"

 

- Tenho o meu e posso diz<er que durmo ainda melhor com o marulhar da água.

 

"Móvel pintado de azul"

 

- Ainda bem! Só falta mesmo uma risca em branco.

 

"Contraplacado marítimo"

 

- Diz que só há em grandes tamanhos. Em Stª. Iria de Azóia, na IRIAX, cortam à medida que queremos.

 

"NÃO RESISTO NUNCA A MANDAR A MINHA SENTENÇA"

Cumprimentos

Melo Ribeiro

jamr16@iol.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Duas notas infelizmente negativas:

 

- o móvel é muito baixo para a maioria dos escumadores. Eu tinha um de 70cms e acabei por vendê-lo porque mudei o aquário para um local onde será observado em pé. Mesmo assim o meu H&S F150 cabia lá mesmo à tangente (considerando os 45 cms da sump) e seria o cabo dos trabalhos para lhe fazer manutenção.

 

- o barulhinho dos escumadores é particularmente chato por isso vai-te habituando a dormir com ruído de fundo coisa que, mesmo que consigas fazer, está mais ou menos provado que a médio longo prazo tem efeitos negativos quer na audição quer na qualidade do sono.

 

Quanto ao resto, está excelente!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também tive o aquário no quarto durante longos anos embora não estivesse "colado" à cama como neste caso, mas estava a uns dois metros.

Tinha um escumador berlin da red sea com uma eheim 1060 e não tinha outra hipótese senão desligá-lo durante a noite, caso contrário não conseguia dormir. Mesmo a bomba de retorno, que naquela altura era fraquita porque as minhas sumps eram sempre laterais, fazia um hummmmm constante que irritava a minha irmã que dormia no quarto ao lado. Como não é moça de brincadeiras obrigava-me a desligá-la fazendo um "escabeche" que não conseguia dormir e blá blá blá.... A minha sorte era que ela se deitava sempre muito antes de mim e quando me apercebia que já tinha adormecido a bomba voltava ao trabalho.

Houve alturas mais complicadas em que tinha (eu) mais dificuldade para dormir só com a bomba de retorno ligada e a solução foi usar tampões próprios para abafar o ruído. Vendem-se nas farmácias e funcionam. Não digam é ao farmaceutico porque é que os têm que usar. :wink:

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Olá,

 

vou tentar dormir nos primeiros dias com o barulho do escumador que em principio será um turboflotor 1000 (isto de comprar material usado, até chegar a nossa casa nunca sabemos se vem). Senão conseguir dormir vou:

 

1º tentar forrar a mesa com esferovite.

2º Desligar o escumador de noite

 

Eu até durmo como 1 pedra... até custumo dormir sempre de televisao ligada. Não devo sentir muita diferença.. acho eu !!

 

Quanto ao móvel pintado de azul... preferia mesmo encarnado com risca branca mas... acho que não lhe dava um ar muito reef LOL (por acaso se calhar até dava...)

 

Tamanho do móvel... pois é baixo eu sei ... tenho esperanças de não mexer muitas vezes no escumador.. espero que o copo sáia facilmente ... é um risco..

 

Quanto aos efeitos negativos do barulho... acho que uma noite de discoteca deve fazer pior hehehe senão também ja´ devo estar num estado sem retorno LOL

 

Resumindo.. tenho esperanças que a vantagem de dormir "com" os peixes abafe qualquer desvantagem relacionada com o barulho.. neste momento ainda só estou preocupado com o som do áqua para a sump. !

 

Hoje ia a casa do membro Vasco Mello que faz passa muros mas.... o meu furo é de 5 cm e ele só tem material para trabalhar com furos até 4 .. resultado.. tive que ir ao AKI inventar qualquer coisa.~

 

Não fossemos nós reconhecidos pelo povo do "desenrasca", acabei por trazer um ralo de banheira que com um bocadinho de silicone encaixa que nem ginjas ! Adeus tubo de pvc, olá tubo de encolher e esticar... quando chegar a casa mostrovos as imagens ! Aproveito também para vos dizer que pus as primeiras gotas de água no aquario que já está no sito e o efeito parace-me ES PE TA CU LAR ! Quando tiver água então e for iluminado e ... e.... e... bem.... vamos aguardar pelas cenas dos próximos capitulos !

 

Conto depois com a vossa ajuda na facilitanço de material utilizado :wink: tipo uns kilinhos de rocha viva que já não vos faça muita falta... hehehe

 

Tou (+-) a brincar heheh

 

Conto postar fotos amanhã dos avanços (ligação aqua/sump).

 

Só não sei ainda como vou controlar o fluxo de água para nao acontecer o famoso barulho autoclismo!

 

Um passo de cada vez para não tropeçar ! Já chega de conversa até amanhããããaããããããããããaaaaaaaa

 

Boas Festas !

 

 

 

 

 

 

 

 

Está quaseeeeeeeeeeeeeeeeee..............

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=34579

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só não sei ainda como vou controlar o fluxo de água para não (palavra corrigida) acontecer o famoso barulho autoclismo!  

 

Dá uma olhada ao meu tópico:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=34955

 

Ainda lá faltam umas fotos mas seguirão em breve.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tinha estado a ver este tópico ontem.. acontece que não sei onde vou encontrar passa muros para um furo com 5cm... toda gente diz que é muito complicado... e só tenho 1 furo na coluna seca... fui ao AKI mas eles material têm muito pouco.. apenas vi os tubos pvc e alguns cantos mas era tudo de encaixe nada de rosca...

Está quaseeeeeeeeeeeeeeeeee..............

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=34579

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para um furo de 50mm precisas de um passa-muros com rosca de 1 1/2" (uma polegada e meia).

A melhor opção na minha opinião, é arranjares um bocado de tubo de PVC de roscar para rosca desse tamanho e mandas fazer a rosca num serralheiro mecânico ou num canalizador. O ideal é ser num sítio onde haja um torno, ficam perfeitas. Um tubo com uns 10 ou 15 cm de comprimento completamente roscado fica perfeito. Depois compras duas porcas do mesmo tamanho de rosca e juntas vedantes em "borracha" de preferencia EPDM se encontrares.

Sai-te mais barato do que se comprares um já feito.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entretanto não me lembro em que vidro fizeste esse furo. Se foi no vidro de fundo como a sump fica logo por debaixo é excelente porque um problema na junta "pinga" para a sump sem inundação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exactamento Nuno foi isso mesmo :D Entretanto acabei de fazer mais uma compra a um preço que considero "bom"... saiu mais caro do que o esperado mas o senhor da loja decidiu subir o preço ao meu intermediário que claro ficou mais caro para mim mas o produto também é diferente.. Comprei 2 projectores HQI 150w com balastro electrónico ou electromagnético ainda não consegui ver a diferença. Mas se for electrónico considero o preço melhor ainda... penso que consomem menos e também aquecem menos. Devo por fotos logo á noite.

 

Abraços até logo !

 

Haaa ... O material dos projectores penso que é Philips e vinha com 1 lâmpada de 4.000k que se alguém quiser dar alguma coisa por isso eu vendo.. não deve valer muito. !

Está quaseeeeeeeeeeeeeeeeee..............

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=34579

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não consegui por ainda as fotos porque o site da megagaleria ontem não queria funcionar.... mas alguém me sabe dizer se as lampadas de 4000k funcionaram (se fazem o serviço) enquanto só tiver peixes e rocha viva ?

 

Logo posto fotos dos avanços !

 

Abraços !

Está quaseeeeeeeeeeeeeeeeee..............

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=34579

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Continuando o diário do aquário, com a história da falta dos passa-muros arranjei uma solução bonita.... Um cifão de banheira... barato, enconómico e funcional ! Por menos de 2 euros dá o seguinte efeito :

 

Pic_7077_11.jpg

 

Foto sem silicone pingava bastante como é normal ...

 

Pic_7077_10.jpg

 

Com 24 horas de silicone... impecábel !

 

Pic_7077_12.jpg

 

Próxima compra, os famosos projectores hqi com lampada de 4000k

 

Pic_7077_9.jpg

 

Fiz a montagem em série Ficha-->Projector-->Projector

 

 

Cada vez que ligo parece que fica dia no meu quarto lol

 

Fiz também a ligação aquário sump tudo com tubo material ja existente e barato do aki. Já fiz também o teste de queda de água e parece tudo silencioso.

 

Pic_7077_13.jpg

 

 

Para já são estas as cenas dos ultimos capitulos.. enquanto náo me arranjarem um escumador a preço de amigo vai ficar assim ...

 

Pic_7077_14.jpg

 

 

ABRAÇOOSSSSSSSS !

Está quaseeeeeeeeeeeeeeeeee..............

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=34579

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom aspecto.

 

Aquele tubo branco flexível veio de onde e é de que material e medida?

 

Muito me agradaria introduzi-lo no meu sistema porque dava para servir como "mangueira das mudas".

 

Bastaria deixar a bomba de retorno a trabalhar e tirar a ponta do tubo da sump para o balde da água a retirar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais