Recommended Posts

Gostaria que alguêm que tenha este escumador me diga como faço as ligações, pois está a trabalhar há três dias e ainda não o vi a escumar nada.

Estou a introduzir-lhe a água por gravidade.

Já agora digam-me qual o débito de bomba que devo ter.

Apliquei-lhe uma Liftech de 2800 l/hora, e a água era tanta que encheu de imediato o copo.

Cumprimentos

Melo Ribeiro

Cumprimentos

Melo Ribeiro

jamr16@iol.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Melo,

 

Uma das vantagens desse escumador é não necessitar de bombas muito potentes.

Para o que referes (APF-600) não necessitas mais do que 1000 Lt/h, contudo lê as especificações.

 

Saudações

Um aquário de sucesso depende de dois factores; 50% do equipamento e 50% da dedicação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho 1escumador igual a esse e também é alimentado por gravidade.

Tens alguma torneira que controle o fluxo de água?Se não tiveres vai ser complicado... Se tiveres a tal torneira, experimenta fechá-la 1 pouco, de forma a conseguires subir o nível da água/espuma.

 

Melo

Quando falas que aplicas-te 1 Liftech de 2800 l/hora queres dizer que era a bomba de alimentação que usavas? Mas então se agora estás a usar alimentação por gravidade não necessitas dessa bomba. :wink:

 

A bomba needle-weel que o escumador traz é a aquabee 2000L/h certo?

 

 

Eu também andei às cabeçadas com o escumador mas quando resolvi experimentar fechar a torneira de alimentação foi vê-lo a trabalhar :lol:

Uso como bomba de retorno da sump 1 OR 3500 por isso não sei bem o fluxo real que entra no escumador pois a gravidade diminui 1 pouco esse fluxo de subida..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Melo.

 

Concordo com o Luís.

Tenho um AP600 com uma bomba de 1000lts/h e escuma muito bem.

Tens que regular depois é a entrada de ar para te fazer a escumação correcta sem que te traga muita água para dentro do copo, processo esse que pode levar algum tempo a afinar devido ao escumador ser novo.

 

Abraço,

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faltou só dizer 1 coisa:

 

na queda de água tenho 1 T com 2 torneiras em cada saída. 1 vai pró escumador e outro directamente para a sump. Assim dá para controlar o fluxo de entrada no escumador (regulando as 2 torneiras). Mas com 1 torneira já deves conseguir controlar o tal fluxo e fazê-lo subir 1 pouco. Eu tenho água no escumador (com a needle-weel desligada) até àquela mazona onde se desatarracha o copo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite:

Coloquei uma bomba de ar Liftech com um débito de 1100 l/hora,a água está a borbulhar junto à zona em que o copo prende no corpo do escimador, mas...nada!

Será que tenho de esperar mais tempo?

Será que o meu áqua está tão limpo que não dá para escumar?

Cumprimentos

Melo Ribeiro

jamr16@iol.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Ricardo:

Efectivamente deve ser simples. Eu quando souber também vou dizer: É simples!

Eu comprei-o numa loja na net, e foi.me enviado da Alemanha, pelo que será dificil uma demonstração.

Visto haver bastantes em Portugal, é o motivo do meu pedido de ajuda.

Cumprimentos

Melo Ribeiro

Cumprimentos

Melo Ribeiro

jamr16@iol.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois.... É a desvantagem de fazer compras pela net.

 

É por isso que muitas vezes defendo os lojistas quando o pessoal os começa a criticar pelos preços que se encontram na net e nas lojas. Parece que não mas são nestas pequenas coisas que eles são insubstituiveis.

 

De certeza que compraste por um optimo preço mas nem sequer instruções em português traz. Eu também ando a procura pela net duma maquina fotografica, mas se calhar vou acabar por comprar mais caro um bocado, só para evitar estas situações.

 

Mas vamos lá ver se consegues resolver isso, vê lá se aqui encontras respostas que procuras:

 

http://www.deltecusa.us/docs/APSeries.pdf

 

Se não conseguires eu tento arranjar uma foto de como se faz isso. Depois diz qualquer coisa.

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela atenção.

Se puderes enviar uma foto do teu a trabalhar (vendo-se as ligações) agradecia.

Já agora diz-me: se tens a entrada de água por gravidade ou bomba?

Se bomba, qual a litragem?

A pequena torneira do ar deve estar toda aberta ou tem de ser regulada?

Cumprimentos

Melo Ribeiro

Cumprimentos

Melo Ribeiro

jamr16@iol.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom tenho um escumador desses e trabalha que é uma maravilha.

Pessoalmente considero 1000L/h ainda muito para este escumador.

 

Uma das vantagens dos needle-wheel é precisamente não precisarem de grandes quantiadades de água por hora a passar por elas, como referiu o Luis.

 

Eu tenho uma bomba de 700L/h porque a que tinha de 450L/H foi precisa para outros fins.

 

Trabaljava muito melhor com a de 450, mas com a de 700 continua a ser dos melhores escumadores que jáa trabalhar.

 

Ligações:

 

1º - Ligar uma bomba de alimentação não superior a 600L/H (no meu entender)

 

2º - Abrir, de início, o ar a metade.

 

3º - O nível da água no escumador deve estar na zona em que o copo começa a estritar. Nunca tive de me preocupar com isto, mas também nunca usei bombas de 1000L/H e mais, como vocês... :roll:

 

E é só. :)

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela atenção.

Se puderes enviar uma foto do teu a trabalhar (vendo-se as ligações) agradecia.

Já agora diz-me: se tens a entrada de água por gravidade ou bomba?

Se bomba, qual a litragem?

A pequena torneira do ar deve estar toda aberta ou tem de ser regulada?

Cumprimentos

Melo Ribeiro

 

Infelizmente não tenho máquina (só depois do Natal...).

Mas o mais tardar para a semana peço 1 máquina emprestada e mesmo que tenhas conseguido pôr isso a funcionar ponho as fotos para mais alguém que tenha dificuldades..

 

Vou tentar explicar melhor: a água cai do aquário por gravidade por 1 tubo. A água desce pelo tubo e passa através de 1 T que tem torneiras nas extremidades de saída. Aí cerca de metade da água vai pró escumador e a outra metade para a sump. Calculo que o fluxo de queda seja de 3000L/h, ou seja, cerca de 1000-1500L/h passam pelo escumador.

Ambas as torneiras estão fechadas em cerca de 50%. Ambas as torneiras têm influencia no controlo do nível de água dentro do escumador sendo necessário regulá-las conforme a queda de água que cada aquário tenha...

Com a needle-weel desligada a água fica ao nível do tal desencaixe do copo. Com a needle-weel ligada a espuma sobe até à extremidade superior do copo e SÓ quando passa matéria orgânica pelo escumador é que ele escuma, ou seja, não está sempre a formar aquelas bolhas de m*+#a.

Custou-me a afinar isso e até já pensava que o escumador tinha algum problema no rotor :P . Não escumou bem nem com bomba de 1000L/h, nem com 800. De facto escumou melhor com 1 de 500L/h mas só esteve ligado a esta por 2 ou 3 dias.

Como tenho instalado tira aquela nhanha castanha (quase preta) como é desejável. Ou seja agora está a funcionar BEM.

 

Mas vou tentar tirar fotos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Melo só não percebi 1 coisa que disseste: "Coloquei uma bomba de ar Liftech com um débito de 1100 l/hora,a água está a borbulhar junto à zona em que o copo prende no corpo do escimador, mas...nada! "

 

Tás a usar bomba de ar? mas o teu escumador não traz a Aquabee 2000L/h??? A espuma tem de ficar junto à zona superior do tubo que entra pelo copo(ou que faz pare do copo...) e não junto à zona onde se atarracha o copo!!

 

Experimenta também regular o fluxo de ar como já disseram atrás...

 

Vê o meu tópico para perceberes melhor as ligações das torneiras

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=34179

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já encomendei uma de 600 l/hora, por recomendação do Hugo
Por recomendação do Hugo? :P

O Hugo Não recomendou nada, apenas referiu como tem o seu escumador a funcionar :)

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o Hugo diz que com 400 trabalhava muito bem, e com 700 também trabalha bem, em termos de semântica para quem tem duvidas, não deixa de ser uma recomendação.

Eu quando falo de determinada pessoa que sempre trabalhou bem para mim, não deixa de ser uma "carta de rocomendação"!

 

"Penso eu de que...!"

Cumprimentos

Melo Ribeiro

jamr16@iol.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Penso que compraste o escumador no mesmo sítio que eu.

O meu tenho a ser alimentado por uma bomba de 600l/h embora a deltec recomende 1000l/h.

 

Na realidade com 600l/h e a torneira de ar toda aberta aquilo escuma que se farta.

 

Se quiseres dar lá um salto ao montijo para ver estás à vontade.

 

É difícil fazer subir a água até ao nível de rosca mesmo com uma bomba de 1500l/h.

 

Experimenta com 1000l/h que é como o fabricante recomenda ou como eu com 600 l/h e abre a torneira de ar toda.

 

Abraços,

 

Ver se consigo tirar logo umas fotos para verem aquilo a bombar.

O minha primeira experiência com Reef.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=21042

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Rui:

Antes de mais, obrigado pelo convite. Desloco-me muitas vezes ao Montijo (Forum Montijo) c/a minha filha e pode ser que um dia destes aproveite.

Quanto às bombas é assim: Com 1500 até a água saltava pelo copo.

Com 1000 experimentei e era demais.

Agora está por gravidade e já começo a ter espuma até ao cimo do copo.

Aguardo pela EHEIM de 600 l/h.

Já agora: O prospecto do escumador que retirei da net, para este tipo recomenda 800 litros/hora.

Cumprimentos e obrigado

Melo Ribeiro

Cumprimentos

Melo Ribeiro

jamr16@iol.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais