Pontos brancos em Ocellaris e Zebrassomas


cmarcao

Recommended Posts

Tenho o meu aquário montado à cerca de 1 mês e meio... Com este dois inquilinos. O Ocellaris começou com parasitas intestinais, e o Zebrassomas com meia dúzia de pontos brancos espalhados pelo corpo. Apliquei Metranidazol na água durante 1 semana ( dia sim dia não) mantendo a luz apagada quase todo o tempo... E no final tenho o Ocellaris com parasitas intestinais e pontos brancos, e o Zebrassomas com dez vezes mais de pontos brancos.

 

Quem me ajuda? O Ocellaris ainda come, é mais prudente aplicar o remédio na comida? Qual a quantidade? E os pontos brancos? Rezo

ou Choro? :?

 

Isto da água salgada é muito complicado... Já perdi um Ocellaris e não queria perder mais nenhum peixe para não desanimar.

 

Os valores da água estão normais.

Aumentei a temperatura para 28 graus quando iniciei o tratamento.

 

Tenho umas bioballs no aquário (tenho um percula que tem um coluna para colocar as ditas) deve mandar isso tudo fora?

E quanto às trocas de água? Disseram-me para não fazer trocas, apenas acrescentar a água evaporada!?!?!?

 

Espero uma ajuda urgente,

 

Carlos Marcão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tenho o meu aquário montado à cerca de 1 mês e meio... Com este dois inquilinos.

 

Acho que os puseste extremamente cedo! Logo como o aquario nao esta com o ciclo concluido esta muito instavel para receber inquilinos.

 

O que entendes por parametros normais? Podes colocar os resultados dos teus testes?

 

Apliquei Metranidazol na água durante 1 semana ( dia sim dia não)

 

E Reef safe? Nao tem cobre?

 

mantendo a luz apagada quase todo o tempo...

 

Nao percebi... desligaste a luz por causa dos peixes? Se sim, não sei o quanto eles beneficiaram disso.

 

Aumentei a temperatura para 28 graus quando iniciei o tratamento.

 

Epah! nunca se deve aumentar a temperatura acima dos 26ºC! baixa a temperatura para no max 26ºC, 25ºC para mim e o ideal.

 

Tenho umas bioballs no aquário (tenho um percula que tem um coluna para colocar as ditas) deve mandar isso tudo fora?  

 

Tudo fora! Fabrica de nitratos que tens ai.

 

E quanto às trocas de água? Disseram-me para não fazer trocas, apenas acrescentar a água evaporada!?!?!?

 

Na minha opinião esta errado. Entao nesses primeiros meses do ciclo, á que fazer bastantes trocas de agua! Dependendo do tamanho do aquario maiores ou menores (em termos de quantidade de agua, porque a proporção a meu ver e a mesma).

 

Coloca aqui o setup do teu aquario para as pessoas te poderem ajudar!

 

Cumprimentos

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sou adepto de medicamentos no aquário principal, alias sou muito pouco adepto de medicamentos, só em circustâncias muito particulares.

 

A meu ver devias fazer trocas parciais de água semanalmente e deixar a situação evoluir. Se os peixes estiverem a comer é bom sinal.

 

Abraço,

Bruno Barreiros

Abraço,

Bruno Barreiros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Setup:

 

- Aquário Aqua Medic Percula 90 (270 litros de água)

- 1 Calha lifetech 100 cm (espero trocar em breve por uma HQI 150W + 2 x 24 W actinicas)

- 1 Escumador Aquamedic Midiflotor + 1 Bomba de ar 300 litros

- Uma bomba Aquamedic OR 2500 litros/hora para tirar a agua da coluna seca

- 1 bomba Aquamedic PH 2000 litros/hora

- 1 bomba Aquaclear 1000 litros/hora

- Mais outra bomba 1000/hora

* Total 6500 litros/hora

- 25 kg RV

- 30 kg areão de coral

 

 

Parâmetros (testes realizados com kit Nutrafin):

 

Densidade: 1024

PH: 8.2

KH: 10

Nitritos: 0

Amónia: 0

Temperatura: Neste momento 28º, mas para mudar para 26º

 

Não faço trocos de água(Apenas reposições com água da torneira "descançada"). Apenas adiciono Nutrafin Cycle qd intrduzo novos seres vivos

 

Seres vivos:

- 2 Ermitas patas verdes

- 1 Ermita patas brancas

- 2 Nassarios

- 1 Turbo

- 1 Palhaçito

- 1 Cirurgião Amarelo

 

Objectivos:

- Começar com os corais (começando pelas Xenias e 2 anemonas)

- mais 2 ou três turbos

- mais 2 ou 3 nassarios

- 2 ou 3 camarões

- Colocar mais um palhaçito

- Colocar um Cirurgião Azul

- Daqui a uns meses um Mandarim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenta baixar um pouco a salinidade, faz trocas de água (pouca quantidade e regularmente) e não te ponhas com medicamentos. Atenção nas trocas de água, não convém alterar parametros de agua bruscamente.

 

Dá aos peixes uma boa alimentação e variada, congelada, com vitaminas, algas....tudo de boa qualidade e mantém o aquário com boa circulação.

 

Sempre que tive problemas em alguma aquário foi assim que resolvi, da unica vez que introduzi um medicamento o peixe em questão morreu 24 h depois.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais