Moliies Veliferas ???????


Recommended Posts

Boas Pessoal,

 

Precisava da vossa ajuda no seguinte:

 

Tive alevins de mollie brancos com pintas pretas que pensava serem da variedade velifera, mas pelos vistos estou enganado.

Como posso distinguir as mollies veliferas das outras ?

Os Machos Veliferas tem a barbatana dorsal em lira ?? e as femêas ?

Tenho um Macho branco com a barbatana dorsal em lira, uma femea preta com a cauda em forma de C e uma femea "dalmata" como a preta só que maior.

 

Um Abraço

 

Paulo Miranda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo,

 

Infelizmente o mercado da aquariofilia está repleto de gente sem moral em toda a cadeia, desde a “ produção “ até ao ponto de venda.

O que não ajuda mesmo nada os pobres peixes e a biodiversidade são os nossos péssimos hábitos de consumo.

Em Portugal não se dá nenhum valor aos exemplares de aspecto “ natural “ ( como os selvagens ) e compram-se variedades manipuladas por selecção artificial ou híbridos para tornarmos os nossos aquários de água doce em algo o mais parecido possível com os aquários de recife de coral.

Desculpa-me o desabafo sentido mas não te estou a criticar pessoalmente nem aos inúmeros leitores deste tópico que por paixão ou desconhecimento de facto têm no seu aquário híbridos.

Desfruta os teus peixinhos e não leves muito “ a peito “ o meu puritanismo.

Cá vão as imagens das espécies mais vulgares no comércio :

 

Poecilia_velifera.jpg

Molinésia de Vela ( Poecilia velifera ) – coloração original ( selvagem )

 

poe-lat.jpg

Molinésia do Norte ( Poecilia latipinna ) – coloração original ( selvagem )

 

poecilia_sphenops4.jpg

Molinésia Liberty ( Poecilia sphenops ) – coloração original ( selvagem )

 

black_molly.jpg

Molinésia Liberty ( Poecilia sphenops ) – coloração melânica ( apurada em cativeiro )

 

 

Para além das inúmeras outras formas de coloração, as caudas em lira e barbatanas desenvolvidas são fruto de selecção artificial.

Todos os exemplares que sejam morfologicamente intermédios são difíceis de classificar ou são por certo híbridos como este exemplo :

 

molly_latipinna4.jpg

Híbrido ou Poecilia latipinna ( variedade cultivada ) ?

Com as minhas melhores saudações

 

Miguel Andrade

 

http://www.viviparos.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros amigos,

 

Há cerca de 30-40 anos encontravam-se no comércio a variedade de Poecilia sphenops selvagem, também conhecida como Liberty. Hoje em dia não se consegue mais ver nenhuma das Liberty. Teriam os amigos mais sorte aí em Portugal?

Marcelo Senna

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Prezado Marcelo Senna

 

Em primeiro lugar seja bem-vindo ao fórum.

Que eu tenha tido conhecimento, só tivemos a sorte de ver à venda exemplares de Poecilia sphenops de coloração “ selvagem “ uma ou duas vezes no final dos anos 1980 aqui em Portugal.

Espero que estas linhas possam ser lidas nomeadamente pelos patrocinadores deste fórum que são estabelecimentos comerciais pois de facto há um completo alheamento em relação aos ovovivíparos de coloração selvagem por tradição no nosso mercado.

Conheço vários aficcionados que hoje se dedicam a outras espécies e já nem têm interesse em peixes da sub-família Poeciliinae devido à frustração acumulada por não se reverem nas variedades cultivadas das poucas espécies habituais, geralmente provenientes de produtores asiáticos.

Reconheço também que o comum dos consumidores não tem informação sobre as potencialidades de algumas das quase 300 espécies existentes, nem tão pouco está educado para o privilégio de participar por si ou integrado num programa específico para a manutenção de espécies em perigo ou mesmo extintas na natureza, as quais ocorrem nomeadamente na família Goodeidae.

O mais vulgar é o desprezo por peixes que não tenham cores excepcionalmente chamativas. Muitos de nós tentamos contrariar a natureza, quer misturando animais e plantas de origens muito distintas ( com exigências ambientais às vezes até diametralmente opostas ), só para tentar uma forma barata de recriar em água doce a “ beleza “ dos recifes de coral.

O aquário de água doce não tem obrigatoriamente que ter espécies de colorido exuberante, nem os gostos e sentido de estética dos seres humanos.

Reconheço que todas as tentativas a que tenho assistido, nomeadamente nos últimos 2 anos, em resultado de importações muito raras de espécies desconhecidas do nosso mercado se revelaram um fracasso comercial.

Não sei até que ponto a referida “ Molly Liberty “ teria realmente procura hoje, mesmo em importantes centros urbanos como Lisboa e cidades satélites.

Tenho sido um dos poucos clientes a incentivar um determinado estabelecimento comercial da cidade a importar Poecilíneos invulgares para o nosso mercado, mas sou o primeiro a compreender porque é que são tão raras essas diligências.

De facto os peixes ficam muito tempo em exposição e já acabei por vir a ficar com o lote todo, apesar dos preços nada convidativos baseados na valoração dos mercados de origem ( onde o poder de compra é superior ao nosso e a adesão a estas espécies é um sucesso ).

Aos poucos e poucos vamos começando a encontrar alguns persistentes admiradores destas espécies pelo que estou prestes a editar um sítio na Internet dedicado aos Ciprinodontiformes ovovivíparos, já que dessa forma procurarei informar os meus leitores sobre o valor destas criaturas excepcionais e a pouco e pouco levar as pessoas a compreenderem a riqueza de espécies que embora não possuam o colorido mais atractivo são animais muito valiosos.

Tomara eu viver no seu país onde a sub-família Poeciliinae se encontra bem representada na natureza.

Espero que hajam mais contribuições neste tópico no sentido de nos darem um pouco mais de alento e confirmarem outras presenças no nosso mercado da Molinésia Liberty.

A propósito, alterei na minha intervenção anterior o nome comum da Poecilia sphenops de Molinésia Mexicana para Molinésia Liberty, já que existe muita confusão com a espécie Poecilia mexicana e com tal nome comum vulgarmente usado sobretudo na América Central, só iria criar aqui mais dilemas.

Com as minhas melhores saudações

 

Miguel Andrade

 

http://www.viviparos.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Em relação aos Poecilia sphenops forma selvagem, encontrei à coisa de um ano uma loja com vários exemplares, mas quando lhes perguntei a origem deles fui informado que tinha sido um criador “amador” que as tinha fornecido, levando-me a assumir que eram da variedade “apurada” com factor recessivo e por coincidência, ou talvez não, eram todos machos.

Adquiri 2 mas todas as minhas tentavas de arranjar uma fêmea idêntica foram em vão. Quando desisti comprei 2 fêmea da variedade negra, mas eles não lhe prestaram muita atenção e visto que todos os alevins nascidos dessas fêmeas são negro, estou convencido que elas não foram fecundadas por eles… foi pena, mas ambos já morreram e com eles a minha esperança de arranjar mollis com coloração natural.

As fotos não estão grande coisa mas deve dar para perceber a beleza delas, por muito que me esforce não consigo perceber porque se fazer apuramentos para estragar o que a natureza apurou em milhares de anos.

Pic_6540_16.jpg

 

Pic_6540_17.jpg

 

Miguel Andrade, visto que preferes tratar as pessoas pelo nome este é o meu: José Bentes.

Um abraço. fiquem bem

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá José Bentes e restantes colegas,

 

Aguardava com ansiedade uma contribuição como esta.

Obrigado por teres partilhado connosco informações tão importantes.

Mais aproveito para vos comunicar que em conversa que se proporcionou hoje com o Paulo Alves a propósito deste tópico me foi transmitido que há algumas espécies descritas pela ciência posteriormente à Poecilia sphenops que acabaram por ser classificadas mais tarde como espécies independentes mas que são extremamente aparentadas com esta.

É também facto que o nome “ Liberty “ foi igualmente usado em relação a Molinésias de outras espécies e mesmo a híbridos obtidos em cativeiro, o que até gerou até uma interessante troca de pontos de vista na nossa conversa de hoje.

De qualquer forma não se alarmem se vos aparecerem fotos identificadas como Molly Liberty ou mesmo Poecilia sphenops divergentes com os peixes que conhecem pois a variabilidade desta espécie ( nomeadamente no colorido ) é considerável.

Mais ainda felicito o nosso estimado José Bentes pela sua frase « por muito que me esforce não consigo perceber porque se fazer apuramentos para estragar o que a natureza apurou em milhares de anos », ainda que eu não seja um fundamentalista contra a existência de apreciadores de variedades cultivadas.

Com as minhas melhores saudações

 

Miguel Andrade

 

http://www.viviparos.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas caríssimos,

 

Fico extremamente satisfeito por um tópico meu ter proporcionado uma "discussão" tão interessante.

Pelo que depreendo das vossas respostas, provavelmente todas as mollies que se encontram a venda no mercado são híbridas.

A minha duvida surgiu no seguimento de uma resposta que o Paulo Bentes me deu num outro topico em que me diz +/- " é mais dificil criar mollies Veliferas do que colisas " e como as que nasceram no meu aqua se dão as mil maravilhas achei estranho :(

 

 

Um Abraço,

 

Paulo Miranda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

O meu nome é José Bentes.

Eu não quis dizer que as Mollys veliferas não criam em aquário, mas dos Mollys é o que requer mais cuidados, 1º as fêmeas têm tendência a abortar quando estão em stress, 2º é relativamente complicado o crescimento dos alevins, são muito sensíveis à qualidade da água e normalmente a maior parte dos amantes da aquariofília não se preocupam muito com a qualidade da água dos seus vivíparos. E em 3º está cada vez mais difícil encontrar mollys veliferas nas lojas e quando aparecem são a preços um pouco altos, talvez por isso os lojistas deixaram de comprar visto que têm as latipinas e cruzamentos destas muito mais e conta.

Fica bem

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Concordo com esta última intervenção...

De facto a selecção natural era bem mais bonita que a selecção artificial; este é um daqueles casos em que se eu tivesse duas fotos á minha frente respectivas á espécie selvagem e ao híbrido e não soubesse qual era a espécie selvagem e a "espécie" resultante de sucessivos cruzamentos feitos pelo Homem, diria sem sombra de dúvidas que o peixinho com as mais belas cores e a barbatana mais vistosa era a "espécie" seleccionada pelo Homem, tal como aconteceu por exemplo ao Betta...

Enfim...

 

Saudações aquariófilas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

As vossas intervenções estão a encher-me de esperança, nomeadamente quando se lê algo assim de um recém chegado.

O número de pessoas que são sensíveis aos Cyprinodontiformes ovovivíparos originais são uma “ minoria silenciosa “ pelo que é muito agradável ler os vossos depoimentos.

Numa pesquisa sobre outro assunto relacionado com os peixes da sub-família Poeciliinae encontrei fotos de Poecilia sphenops “ selvagens “ que vos deixariam ainda mais perplexos.

Infelizmente não fixei o endereço para deixar aqui o meu testemunho mas posso ainda assim relatar-vos que já vão aparecendo na Internet fotos invulgarmente belas sobre esta “ espécie “ o que na sua vasta distribuição geográfica quer por vezes dizer que algumas populações são autenticas raridades que chamam a atenção mesmo dos mais incautos.

Assim que voltar a “ tropeçar “ em algo idêntico lembrar-me-ei deste tópico e venho compartilhar convosco as fotos.

Com o meu pedido de desculpas ao respectivo autor eu atrever-me-ia a solicitar-vos também alguma atenção nesse sentido e constituirmos nesta oportunidade de comunicação um pequeno álbum com fotos destas Molinésias.

Quanto a podermos encontrar estes peixes à venda... não pensem nisso no mercado nacional.

Através de uma associação ou de colegas que frequentem convenções estrangeiras talvez.

Em breve vou tentar dar uma contribuição nesse sentido, fiquem atentos.

Quem for de férias a certos destinos na área de distribuição geográfica destes peixes pode ainda arriscar ( cuidado ) e trazer alguns se as autoridades forem permissivas. A forma mais segura é no entanto a aquisição nas convenções.

Para terminar, caso algum leitor possua exemplares descendentes dos da natureza deve investir em rapidamente dispersar peixes por colegas interessados para evitar os nefastos efeitos da endogamia e da perda de variedade genética.

Com as minhas melhores saudações

 

Miguel Andrade

 

http://www.viviparos.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...

Olá a todos,

 

Venho por este meio informar-vos que coloquei “ on-line “ no meu sítio ( http://www.viviparos.com ) uma ficha sobre a Poecilia sphenops que eventualmente vos poderá agradar.

Mais comento que estas fichas estão em constante evolução e que se agradecem os vossos comentários/contributos.

O meu maior drama actualmente é conseguir fotos de exemplares selvagens e mesmo de exemplares domésticos.

Se puderem atender este meu pedido...

Obrigado.

Com as minhas melhores saudações

 

Miguel Andrade

 

http://www.viviparos.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais