TPA's directo da torneira?


Recommended Posts

Uma pergunta: é viável numa TPA de 30% ligar a mangueira ao chuveiro e encher o aquário devagarinho, tendo jogado condicionador no aquário no início prá quantidade de água que vai ser reposta?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

loool é um metodo engraçado....

quanto à pergunta...sinceramente nao sei loool mas se queres que te diga eu smp fiz as tpa's directamente da torneira...sorte? talvez.... :wink:

ø¤º°`°º¤ø

,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,

°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°

°`°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°` °`°

°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°

,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,

ø¤º°`°º¤ø

º°`°º

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu acho que 1 condicionador diretamente no aqua nao é boa ideia, pq as reaçoes quimicas desencadeadas dao-se no mm meio em que os peixes estão. Penso que não sera viavel. Eu pelo menos nunca fiz assim. alguem com mais expriencia que se chegue a frente :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por um lado, os fabricantes nas instruções não falam em aguardar tantos minutos.

 

Eu até ao momento colocava num balde e logo de seguida pro aquário.

 

No que respeita ao gel protector presente em boa parte destes produtos, até acho que faça sentido colocar antes. Agora no que respeita aos cloros e afins e fixação de metais pesados, não sei. Parece-me que faria mais sentido colocar antes.

 

Mas o condicionador fica na água velha e reage com alguma coisa enquanto não tem água nova suficiente? No meu caso, com a abertura que tenho na torneira, levo umas horas e repor a água no aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

complicado mas viavel... no meio do tubo por um filtro tubular com perlon e outras substancia a gosto de cada um... carvão por ex...

quando digo no meio pode ser onde cada um quiser.

eu uso assim.

claro que a agua aqui sofre de deficite de tratamento.

por vezes cheira a lodo, sabe a lodo, e tem côr de lodo.

e como o rio (ainda ) não está poluido, optimo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois já devia ter me lembrado dessa porque uma altura trabalhei num local onde faziam investigação sobre leishmaniose e criavam mosquitos pequeninos prás experiências. Quando os queriam apanhar faziam algo parecido com isso: tinham um tubo fininho cortado ao meio, com um encaixe com um algodão no meio. Apontavam uma ponta do tubinho a um mosquito e chupavam do outro lado. Vi muita gente engasgada com mosquitos na garganta, hehehe.

 

Mas essa ideia do carvão e perlon parece muito boa.

 

Obrigado kromoAqua :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu reponho água em todos os meus aquários dessa forma... mangueira adaptada à saida do chuveiro e pronto.

Como reponho a água sensivelmente à mesma temperatura da que está no aquário o débito é mais elevado e em 20 minutos está reposta toda a água retirada. Claro que já tenho duas marcas nas torneiras do chuveiro para saber o quanto é que abro de água fria e quanto de água quente.

 

Até hoje nunca tive problemas. O acondicionador quando uso coloco ou durante o processo de reposição ou no fim.

Qualquer cloro que possa existir na água de reposição é prontamente eliminado pois os filtros ficam em funcionamento super-oxigenando a água e evaporando desta forma o cloro.

O acondicionador é só mesmo para descarga de consciencia :wink:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também faço como o Nuno Antunes.

 

Torneira ligada directamente ao aquario à temperatura sensivelemte semelhante à do aqua, condicionador no fim.

 

Faço-o a um ano e nunca tive problemas.

 

P.S. - Já fiz uma muda de 75% desta forma, ninguém se queixou.

 

Cumpts,

Labeo

"Quem pode, pode. Quem não pode vê os outros a poder"- Fitágoras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

concordo... ou sou mais um sortudo ou nao sei...

 

a mnh vai da torneira po aqua... á 18 anos que cá em casa se faz assim e nunca existiu problemas.

 

Embora um dos problemas da agua da torneira seja o excesso de cloro, se puderes por a agua em "repouso" num recepiente 1 dia ou 2 antes de a meteres no aqua, vai permitir a evaporação do cloro.

 

Mas isso é pra quem tem condiçoes pra o fazer.

 

ja vi quem tenha jarricans de 25 e 50 litros de agua e deixe a agua em repouso 2 ou 3 dias, com um termostato a aquece-la...etc...

cmpts,
Pedro Palmeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meu caso, aqua de 120 Lts, troco 10 Lts de água todos os dias, e uso 2 garrafões e uma mangueirinha de apenas 50 cm. Acho assim bem mais simples do que estender a mangueira pela casa toda. Além de que o aqua ganha outra força com TPAs diárias!

 

Ah, já me esquecia, e n trato a água. Só a temperatura é que acerto. Da torneira vai para o aqua.

Eu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também faço TPAs de 25%-30% da forma que sugeres, equipamento todo a trabalhar, mangueira ligada ao chuveiro com débito muito lento e vou enchendo directamente. Uso anti-cloro na água, já sei a quantidade total que preciso de por e vou deitando à medida que enche sem grande precisão. Em relação á temperatura da água, só à pouco tempo é que me apercebi que o meu esquentador consegue "disparar" com pouca pressão por isso agora ponho agua morna. Quando enchia com água fria o aquário baixava de temperatura 1-1,5 graus. Aaaaaaaah já me esquecia, junto também uma colher de sal JBL para malawi/tanganika.

 

Até agora tem corrido bem, recomendo.

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem apesar de pouca experiencia tenho feito as minhas tpa'sde 20/25 litros semanais como as faço ao sabado encho na quinta feira a noite 4/5 garrafoes

no sabado viro para o aquario os 5 garrafoes que me demoram mais ou menos 10 minutos

depois ponho o "aquasana"

para ja nao tenho tido problemas mas tb so tenho o aquario desde 8 outubro

 

espero ter dada mais umas dicas

 

:?:evil:

 

[[ ]]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, hoje também já fiz assim e parece que ninguém reclamou. Próximo do fim dissolvi num litro de água uma colher de sopa de cloreto de sódio, outra de sulftato de magnésio e outra de sal marinho.

 

A água tá entre os 8 e os 8,2. Não quero que suba mais por causa das plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Nos 3 áquas que possuo faço TPA's directamente com água da torneira.

Geralmente mudo 25% da água de 1 a 2 vezes por semana e não adiciono qualquer anti-cloro.

Não aqueço previamente a água nem lhe dou o periodo de descanso para que o cloro desapareça...

Vai directa lá pra dentro com um cauldal muito baixo, para não haver grandes oscilações na temperatura.

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulo: O aquário tem ciclídeos africanos e eles gostam de águas duras e alcalinas. Andei a pesquisar aqui pelo forum e comecei a experimentar esta receita que ajuda a manter o PH estável e lá em cima (as plantas é que não gostam muito da ideia, claro).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma pergunta: é viável numa TPA de 30% ligar a mangueira ao chuveiro e encher o aquário devagarinho, tendo jogado condicionador no aquário no início prá quantidade de água que vai ser reposta?

 

Nunca me passou pela cabeça fazer de outra forma :D

 

Não uso acondicionador nenhum :wink:

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se é verdade ou não mas num fórum qualquer alemão diziam que o cloro ajudava a eliminar bactérias nocivas aos peixes mas, ao contrário do que se tem dito aqui, eles punham os condicionadores directamente na água ao fim de uns 5 minutos...

Mais uma vez digo que não sei se é verdade porque nunca testei, mas deve funcionar.

Ahhh, já me esquecia. Dois amigos meus fazem dessa maneira e ainda não se queixaram...:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tal como alguns membros referiram, eu também uso a mangueira do chuveiro ligada à mangueira que vai para o aqua (troco cerca de 30%).

 

Eu normalmente regulo o esquentador para o mínimo e assim preciso de juntar pouca água fria evitando o excesso de pressão de água a caír dentro do aqua. Com um termometro tento temperar a água a uma temperatura identica à do aqua.

 

Eu coloco os produtos que tenho a colocar durante a troca (ao mesmo tempo que o aqua enche).

banner_forum1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal eu faço da seguinte forma:

 

4x garrafões com agua del cano ph 8.0

4x 3ml de açido muriatico em cada garrafão

4x 3 gotas de aquasafe em cada

4x pedras difusoras

 

entre 24h a 48h

 

Ficam com um ph 6.5.

 

Espero que tenham gostado do meu cocktail, :):(:wink:

 

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

eu normalmente faço TPA de 25% de 15 em 15 dias, salvo alguma alteração no aquário (tratamentos de doença, plantas fracas e colocação de novas) e nessas trocas encho garrafões de 5 litros no choveiro e vou enchendo o aquário, no fim adiciono o produto da rena para por o ph a 7 que também serve para eliminar o cloro, etc... mas com a água mais ou menos a temperatura do aquário para não haver choque...

 

até ao momento nenhum dos meus peixinhos reclamou...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

 

Eu, 3 ou4 dias antes vou enchendo 2 jerricans de 25lts com a agua que vai saindo para os banhos antes de esta aquecer,(sempre se aproveita alguma agua que ia para o esgoto) depois na altura da tpa completo o que faltar com agua directamente da torneira e vai para o aquario lentamente para minimizar as diferenças de temperatura.No fim adciono um pouco de acondicionador.Faço assim há varios anos e nunca tive qualquer problema.

 

Cumprimentos

 

José Ferreira

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.