Mudanças de água


Rosa Maria

Recommended Posts

Olá,

Cá estou eu novamente, com as minhas perguntas de novata,

:roll:

Mas não kero fazer asneira.

Finalmente o meu aquário novo já está pronto para levar peixinhos.

:lol:

Pedi para me fazerem testes à água e o resultado foi:

PH: 7,5; KH: 3; NH4: 0; NO2: 0.025; NO3: 0

Embora eu não perceba nada destes resultados, disseram-me que já podia colocar lá peixes

n.b.O meu aquário leva 54 L, mas com o areão e duas pedras que lá coloquei + plantas deve de estar com 40 ou 45 litros (n sei se esta informação é relevante).

 

As minhas dúvidas surgem agora:

Tenho que fazer mudanças de 15% água de 15 em 15 dias.

1ª Duvida:

Aconselharam-me a utilizar, em cada mudança de água, o aqua plus (de preferência deixar actuar durante 24 h num recipiente aparte), e também denitrol, mas qual é a quantidade????

Quando me dizem para colocar uma dose de denitrol ou de Cycle isso significa uma tampa ?? Ou tenho k fazer contas: x de litros de água para x de tampas ou ½ tampas?

Quando estava a preparar o meu aquário novo disseram-me para colocar duas tampas de denitrol, mas agora nas mudanças parciais de água já n é preciso tanto pois n ?

Quanto ao plus a medida será uma tampa certo ??

 

2ª Duvida

(é uma duvida um bocado daaaa, mas eu precisava de perguntar)

:)

Este espaço de tempo (15 em 15 dias) n precisa de ser cumprido à risca pois n ?

 

Sinto-me um bocado ignorante nesta matéria, por isso tenham lá paciência comigo e ajudem-me nesta fase (a minha estreia na aquariofilia).

 

:D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

para mudanças de água o que eu costumo fazer é:

 

faço mudas todas as semanas de de +- 25% agua 15 lt num total de 60Lt

 

tenho sempre 5 garrafões cheios de água (cá em casa é que não gostam muito pois sempre ocupam algum espaço)e não lhe junto nenhum produto pois o cloro da agua da torneira durante a semana desaparece e se por qualquer acidente precisar de fazer TPAs rápidas tenho sempre agua preparada ( sem cloro ) tenho me dado muito bem.

 

Para mim quanto menos produtos quimicos pusermos na água melhor.

 

No aqua só gosto de por plantas e peixes.

 

Fica bem

 

Cumps

 

FR

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rosa Maria,

aconcelho-te a fazeres trocas parciais de àgua (TPA) de 15 a 20% todas as semanas !

 

Mas claro isto depende muito se tens muitos peixes, se o filtro é bom e se dás muita comida ou não ! Mas o ideal é uma TPA semanal.

 

Quanto à preparação da àgua basta colocares umas gotas por litro (o nº depende da marca) de um condicionador de àgua no garafão ou balde que vais usar para encher o aqua.

 

O Tetra AquaSafe é dos mais conhecidos e fáceis de arranjar em qualquer hiper. Eu pessoalmente recomendo-te e uso o Haloex da Waterlife que podes encontrar numa boa loja de aquariofilia.

 

24h de espera :lol: se esperares tanto nem é preciso anti-cloro !!! :D ! o cloro evapora-se nesse tempo ! Mas não te aconcelho a não usares nada e apenas a esperar 24h ou mais, porque os condicionadores de àgua também servem para retirar metais pesados e trazem elementos que servem também para proteger as guelras dos peixes e ajudar a curar lesões nas escamas/pele.

 

Quanto ao denitrol, deves estar a referir-te ao da JBL, é apenas um reforço de bactérias nitrificantes, e é aconcelhado após as TPA's principalmente depois de se limpar o filtro. Tal como os condicionadores a quantidade depende da marca. Eu mais uma vez recomendo-te o da Waterlife, o Bacterlife.

 

Já agora, lava o filtro na àgua que retirares do aquário para minimizar a perda das bactérias nitrificantes que exitem no filtro. E tenta colocar a àgua a uma temperatura próxima da que tiveres no aquário ! O peixes agradecem :arrow:

 

 

francisco redondo, isso de ter àgua durante uns dias em garrafões nunca me convenceu ! Porque os metais pesados não desaparecem assim com duas cantigas e depois tens sempre o problema de colocar a àgua já fria no aqua !

 

É que deve-se sempre tentar colocar a àgua à mesma temperatura que a que está no aquário para não haver choque térmico !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas jvidia

 

eu não agarro nos garrafões e despejo lá para dentro 1º tenho aqueçer parte da àgua +- 3litros depois junto com a agua de 3 garrafões num alguidar e só depois de verificar qu a temperatura esta parecida com a temperatura do aqua no meu caso +- 27ºC e que deito neste.

Ainda esta noite estive a fazer um TPA e com este frio se fosse directo dos garrafões coitados dos peixes.

 

fica bem

 

e obrigado pela observação

 

Cumps

 

FR

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Guardar garrafões com água e depois aquecer??? Esse não é definitivamente o método mais pratico. Não será muito mais pratico meter a agua do chuveiro já regulada á temperatura do aquário e pôr umas gotas de condicionador????

 

Para mim quanto menos produtos quimicos pusermos na água melhor.

 

Francisco não te esquecas que água pura da natureza não existe nas nossas torneiras estão cheias de quimicos e convêm tira-los de preferência com outros quimicos :shock:

fish2.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.