Tempo acesso da HQI


Recommended Posts

Bem esse é um tema que dá pano para mangas.

Não há um intervalo de tempo rígido fora do qual não se conseguem mantêr com sucesso aquários de recife.

Tem sido consensual a "norma":

 

:lol: Actinicas - 10 a 14 horas por dia

:arrow: HQI - 8 a 12 horas

 

No entanto há muita gente que usa apenas 6 horas por dia de HQI sem qualquer problema e há até quem use menos com sucesso. POr norma as actinicas devem ficar ligadas umas 10 ou 12 horas mesmo usando-se estes intervalos "curtos" de HQI.

Claro que tudo isto é influênciado pela intensidade das lâmpadas, potência, idade e espectro. POdes começar com 10 horas de actinicas e 8 de HQI. Podes tentar aumentar ou reduzir estes intervalos mas sempre lentamente e observando a resposta dos animais de modo a que consigas ajustar a iluminação ao comportamento dos animais.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá José,

 

Nos meus aquários tenho 12h de actínicas e 7h de HQI. No futuro talvez aumente o nº de horas de HQI para 8 ou 10h (se verificar que os corais crescem mais rápido).

 

Para quando fotos do teu aquário?

 

Estou a planear construir também um reactor de cálcio semelhante aos vossos, tens por aí fotos da construção?

 

Abraço,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João,

Tenho as actinicas 10horas e tenho 2 X 250W de HQI que tenho 8 horas.

 

Um abraço.

Muita paciênciaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa......................

Link to comment
Partilhar nas redes sociais