nano marinho em andamento


André Nóbrega

Recommended Posts

olá!

 

o nano marinho já está em andamento, tem duas bombas, uma de 200l/h outra de 170l/h, tem areia de coral e um aquecedor de 25W qua aquece a água a 24ºC com variações de 0,3ºC, tem uma lampada day-light de 15W que vai ter daqui a uns tempos a companhia de mais uma lampada de 15W.

agora falta-me a rocha da aquaconect, uns pedacinhos de rocha viva (tá muito cara) e as algas, depois é esperar as estabilização do aqua e inserir os primeiros animais, camarões e caracois.

 

abraços!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

 

introduzi as artemias no aquário, as que cresceram foram mortas pelas bombas pois não conseguiam passar inteiras pelo rotor... não pensei nisto.....

não faz mal... o aqua está em cíclo.

já arranjei um densimetro da "aquarium sistem" e parece que voui ter de aumentar a concentração de sal, a densidade da água está em 1.018.

daqui a pouco vou medir a amónia e digo os resultados.

 

abraços!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

boas!

 

hoje fui á praia fazer recolhas, mas como estava maré alta não consegui grande coisa....

para a próxima tenho de ver a tabela das marés.

consegui capturar uns 5 turbos e dois mexilhões, os turbos já andam todos contentes pelo aqua e os mexilhões começaram a segregar aquela substancia que os ajuda a fixar ás rochas.

o escumador já tira uma espuma, mas muito translucida e não se aguenta muito tempo, desfaz-so logo, a amónia está quase a zero.

as caulerpas estão a crescer.

aproveitei também para mudar 5l de água com água natural.

 

abraços!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi, felicito-te por já teres tudo quase montado :wink:

 

eu ainda estou a dar os ultimos tokes nos equipamentos, preciso de uma bomba q faça 600l/h externa...(barata)... este mes comprei a areia de coral :wink: ja eh bom eheheh E axo q ainda tenho a escolha mais dificil por fazer, eh escolher a localizaçao...

 

já agora podias por ai umas fotos para ver como ficou :)

 

olhem axam q deva por agua da torneira, agua de garrafao, agua do mar (lol) ou agua de OI ??

 

sao so 100 litritos, na eh muito eh um nano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi pessoal,

 

Tenho uma duvida que gostaria de esclarecer com a vossa preciosa ajuda e experiencia...

 

Em relação a:

 

aproveitei também para mudar 5l de água com água natural.

 

abraços!

 

Não existe qualquer tipo de problema em efectuar as TPAs com Agua do Mar?

A agua não sofre qualquer tipo de alterações com a mudança de temperatura? (pois a água da nossa costa é muito fria... e a dos nossos aguas é "quentinha" :wink: )

 

É necessário alguma coisa em especial ? Ou basta recolher a água num sitio onde não seja muito poluida (tipo Guincho certo?) e colocar no Aquario?

 

E já agora para terminar, qual o tempo máximo que a agua pode estar num recepiente antes de ser introduzida no Aquario?

 

Cumprimentos e Obrigado.

kumanomi-01.gif

 

Abraço

Carlos Nascimento

 

|---> CjBorn <---|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi...

existem dois cuidados que deves ter acima de tudo...

 

local da recolha....

e verificares muito bem as caracteristicas da agua que recolheste a fim de corrigires algum parametro que esteja muito diferente daquele que tens no teu aquario...

 

de resto, nunca usei sal sintetico, sempre usei agua natural (6 anos) da nossa costa. Os meus locais pricipais de recolha sao Cascais, Parede e Costa da Caparica. Nunca tive problemas, antes pelo contrario e aconcelho agua natural a toda a gente que a possa rtecolher!

 

quanto ao facto do armazenamento, o melhor e utiliza-la de imediato para aproveitares tudo o que ela proporciona como por exemplo algum plancton...

se nao a utilizares de imediato, podes armazea-la em lugar escuro e por bastante tempo. Quando tinha o nano usava agua armazenada por mais de 3 meses.... :sleeping:

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

marco, entao posso ir buscar 100 litros de agua da costa? para por no meu nano, eu na falo em aqua de substituicao, falo mesmo em agua inicial.

 

ou posso ate misturar agua de oi+sal sintetico com agua do mar?

 

e ja agora , como movimentas tanta agua da praia para casa?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi pessoal,

 

Muito obrigado Marco Madeira pelo esclarecimento relativamente à agua natural... :oops:

 

Sendo assim vou já este fim de semana recolher uns bons litros de agua natural para o meu nano.

 

A água do Guincho é boa não é?

 

E já agora... acham que se pode aproveitar para "apanhar" alguns "habitantes" para o nosso nano naquelas poças que ficam nas rochas quando a maré está vazia, ou não vale a pena? Alguns dele são uteis? Quais?

 

Mais uma vez muito obrigado pela ajuda. :cry:

kumanomi-01.gif

 

Abraço

Carlos Nascimento

 

|---> CjBorn <---|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

E esses camarões da nossa costa não são incompativeis com corais?

 

E os caracois são bons para fazerem parte da "equipa de limpeza" certo?

 

Mas tanto para os camarões como os caracois tem que se fazer um processo de "habituação" maior do que o habitual não é? Pois a diferença de temperatura da água ainda é significativa correcto?

 

E já agora, alguem já "apanhou" rocha viva aqui da nossa costa? Existe? Será que vale a pena?

 

Abraços

kumanomi-01.gif

 

Abraço

Carlos Nascimento

 

|---> CjBorn <---|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Para a semana vou dar uns mergulhos no Algarve e a ver se trago uns turbos, algas para o refúgio, camarões e ver se a rocha-viva que encontrar serve para o aqua...

 

Para além de completar o aqua é sempre divertido mergulhar :arrow:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais