Hepatus e ponto branco: dúvidas.


HCFreitas

Recommended Posts

Como alguns já sabem, adquiri um hepatus para o meu aqua de 500 l (200+50+50). este aquário tem 5 semanas e apenas uma estrela, um coral e dois eremitas.

Adquiri-o porque ele pertencia a outro aquariofilista (já tinha muitos meses de aquário) e alimentava-se vorazmente na loja (maripearls). Tem cerca de 8/10 cm, um aspecto roliço e movimenta-se com muito à vontade pelo aquário.

Contudo, receio que ele esteja a desenvolver ponto branco (pintas brancas muito pequenas espalhadas pelo corpo), pelo que pergunto: o que fazer? Alimentar bem e esperar que passe? Retirar do aqua para um aqua de quarentena e medicar? (vai ser uma luta terrível!!)Ou o peixe vai morrer inevitavelmente?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha , neste caso , o ideal seria apanhá-lo e colocá-lo num aquário hospital onde pudesses fazer 3 semanas de hiposalinidade e depois mais 3 semanas a subir lentamente a salinidade.

Se não o fizeres o peixe muito certamente vai sobreviver

mas ficarás com um peixe portador de Cryptocaryum no aquário durante cerca de 11 meses.

Isto significa que todos os peixes que vieres lá a colocar poderão apanhar pontos brancos. Claro que isto só vale a pena se estiveres disposto no futuro a quarentenar todos os peixes que introduzires no aquário. Se não terás sempre que apostar no desenvolvimento de imunidade natural por parte dos peixes que vieres a introduzir e que irás ter de vez em quando surtos de pontos brancos, especialmente no primeiro ano do aquário. E poderás perder alguns peixes menos resistentes ou mais debilitados.

Sugiro de qualquer forma que não introduzas mais nenhum peixe durante 6 semanas.

 

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OI!

 

so uma Questão: a que valores de hiposalinidade estamos a considerar? 1.026?1.027?

sei que os peixes até 1.026 toleram bem e por experinecia própria até me parece que crescem mais rapido( mas na volta é so impressão;), mas em relação a corais como xenias e sarcos tenho as minhas duvidas.

 

outra Questão.. a temperatura alta (2830) ajuda durante a hiposalinidade?obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

so uma Questão: a que valores de hiposalinidade estamos a considerar? 1.026?1.027?

 

Sempre li que hiposalinidade se situa nos valores de 1010 embora muitas pessoas achem, erradamente a meu ver, que em 1020 já é hiposalinidade.

Por isso não se pode usar o tratamento através de hiposalinidade num aquário com corais mas sim num aquário de quarentena / hospital.

 

António Paes

Aquariofilia marinha é em www.reefforum.net

Propagação de corais é em http://www.coralfrags.org/

Aquariofilia em geral é em www.aquariofilia.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Os peixes aguentarem depende muito no nível de debilidade a que já estejam e do peixe em questão e da forma como é feito o tratamento.

 

Tens aqui um documento bastante detalhado de como deve ser feito o tratamento usando hiposalinidade.

 

http://www.petsforum.com/personal/trevor-j...posalinity.html

 

António Paes

Aquariofilia marinha é em www.reefforum.net

Propagação de corais é em http://www.coralfrags.org/

Aquariofilia em geral é em www.aquariofilia.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que uma boa medida será reveres a circulação. Posso estar enganado, mas nos casos que conheço aquários com circulações muito fortes não se têm verificado acanturídeos doentes.

 

Uma suplementação alimentar também fará sentido (muita nori, Cyclops eeze, artemia enriquecida, etc). Tenho um hepatus que nunca teve problemas e acho que também é da alimentação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais