gh e discus!!!


ByronSB

Recommended Posts

pessoal tenho uma questao o meu teste de kh e gh da nutrafin tem uma tabela de mg/l de gh eu medi o gh no meu aquario onde tenho dois discus tenho de gh 100 mg/l e a tabela ja diz que de 61 a 100 e moderadamente dura para o k para discus nao seja ideal principalmente se espero que venham a desovar mas tb ja li outra tabela aqui na net em que diz que e macia de 74 a 140 mg/l e agora fico sem saber em qual acreditar.

 

e a primeira vez que tenho discus ja a 2 anos que os quero ter e finalmente comprei os meus primeiros pergunto aos mais experientes entao se tenho de me preocupar com os ditos 100 mg/ de dureza geral ???

 

abraço a todos !!!

para todos os dias um aquario diferente!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

Embora não utilize esse marca para as minhas medições, estou espantado quando me diz que tem 100/ml. Quando faço as minhas medições dá-me no que respeita ao GH o número de 4 pu 5. O sistema consiste em meter agua num copinho atá 5ml e neste deitar umas gotas que vai mudando a côr dessa agua. Começa num castanho e quando chega ao verde é sinal de que já está pronta para a leitura. Se cairam 5 gotas a medição sera GH 5. de dureza.

Também utilizo um monitor electrónico e então a medida é em mS.

Quanto ao KH sera mesmo KH? Ou será PH. Pois o KH embora seja importante é muito relativo principalmente se utiliza um aquário plantado. No meu caso uso essa medição pois os meus aquários não são plantados e então torna-se necessário.

Resumindo:

Os testes mais necessários são:

- PH

- Nitritos

- Dureza

- Nitratos

Se tiver dúvidas pergunte porque se souber será com prazer que tentarei ajudar.

Até sempre.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quando te da 4 ou 5 e em graus o meu teste mede em mg/l por isso o numero maior para eu configurar para graus tenho de fazer umas contas.

 

pelo que ja percebi dos testes...

:?

para todos os dias um aquario diferente!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não

Eu quando meço o meu GH cujo teste é da SERA faço da seguinte maneira:

Deito no copo que vem no teste agua até à marca de 5 ml. Depois vou deitando gota a gota. Se por exemplo a água à quinta gota mudar de castanho para verde, digo que a dureza do meu aq. será de GH 5.

Este número 5 corresponde ao numero de gotas que levou a mudar a cor da água. Penso eu de que os testes se regem pelos mesmos sistemas.

Se houver dúvidas vá perguntando que se eu souber ajudo

Até sempre

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

 

1 º dH corresponde a 17,8 [Caco3]mg/l portanto 100mg/L serão aprox. 5,61 º dH, o que equivale a 5 gotas. Os testes que conheço tb funcionam com a viragem de cor, e depois conta-se o nº de gotas até á viragem.

 

Xau

Fórum Selos&Companhia

http://selosecompanhia.pt.vu

Visite-nos!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais