Técnicas para lidar com agressividade


Arquimedes

Recommended Posts

Acho que quase toda a gente já passou por situações em que um peixe faz a vida negra a outro, a vários ou a toda a gente.

 

Alguém tem experiências de sucesso na resolução desses problemas, em especial com ciclídeos, que não passem por desfazer-se do agressor?

 

Como é que resultam as re-decorações e afastamento temporários?

 

Eu tenho ideia que alguns ciclídeos pelo menos podem ser condicionados e têm alguma capacidade de aprendizagem de coisas do tipo "Se eu fizer isto, acontece-me aquilo"

 

Digo isto, porque tenho um óscar que quase pulava fora do aquário quando dava a 1ª dentada na comida. Um dia pulou e veio parar ao meio do chão. Nas semanas seguintes, quando se apercebia que era altura de comer, vinha todo contente pra frente do aquário, mas quando eu aproximava a lata, ia pra um canto do aquário com a cara mais triste deste mundo e só saia de lá passado um bom bocado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Er... e tive outro em tempos que mordeu a minha mãe e levou com uma colher de pau na tola. Nunca mais a mordeu.

 

Aliás a minha mãe continuou fazendo trabalho de investigação pioneiro neste assunto. Uma altura viu um conjunto de barbos tigres a fazer a vida negra a um escalar. Agarrou neles à mão e jogou-os num pequeno lago de peixes vermelho no quintal, em pleno Inverno no Alentejo. Ficou tudo a agonizar de barriga pra cima. Voltou a carregar com eles pra dentro do aquário. Passados minutos estavam de volta do escalar.

 

Ou seja, há peixes e peixes. Daí a minha pergunta ser mais dirigida aos ciclídeos, que têm um "intelecto" mais desenvolvido. Alguém tem mais experiências de sucesso de alteração de comportamento de ciclídeos mais agressivos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não tenho nenhuma experiencia dessas, mas pelo que tenho lido os Oscares são uma espécie à parte no que diz respeito à inteligencia. A ideia que tenho é que são muito mais espertos do que os restantes. Também gostava de conhecer mais testemunhos.

 

Foi a minha parca contribuição, mais não me posso pronunciar. :shock:

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom que pelo menos todos os ciclídeos têm capacidade de aprendizagem, não tenho dúvida. A questão é só que tipo de aprendizagem.

 

Outra experiência: tinha um auratus que era a coisa mais furiosa e alegre que vi em dias da minha vida. Perseguia tudo e todos com uma vivacidade e alegria que se via mesmo que não fazia por mal :shock: Pra terem uma ideia do ambiente do meu aquário na altura, imaginem o céu com um anjinho que anda rindo e cantando inocentemente enquanto dá porrada em toda a gente.

 

Como tinha alguém comigo que queria ardentemente mandar aquela alegria toda cano abaixo, coloquei-o provisoriamente numa maternidade de vivíparos. Não demorou mais de 10 minutos a saltar de lá pra fora.

 

Voltei a metê-lo lá dentro. Desta vez foram só 2 ou 3 minutos.

 

Voltei a metê-lo lá dentro e tapei a saída com o separador de plástico da maternidade. Saiu imediatamente.

 

Voltei a metê-lo lá dentro com o separador de plástico em cima e com o máximo de pedras a a fazer peso mas que ainda permitisse que a maternidade flutuasse. Começou a empurrar e a dar ao rabo e saiu de lá pra fora.

 

Ou seja, este auratus aprendeu a parte "técnica" da experiência, mas não me pareceu que conseguisse deduzir que era por causa de andar a dar porrada em toda a gente que ia parar à maternidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho dois apistograma "double red" e enquanto um é bastante calmo, o outro aterroriza o aqua todo. Persegue o outro Apisto, os ramirezi, todos! :roll:

O que lembrei há uns dias, foi de o colocar numa maternidade que tenho, como castigo :shock:

Deixei-o lá 24 horas, soltei-o, e 5 minutos depois..... vai de perseguir toda a gente novamente :lol:

Eu gosto bastante deles e não queria desfazer-me de nenhum. Acho que vou comprar uma fêmea para experimentar. Se não resultar, vai aparecer um post nas ofertas para venda ou troca de Apistograma "Double Red" :twisted:

FooterAmazon.jpg

 

Rui Soares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em tempos tive um Julidochromis Ornatus que me fez a vida negra (e aos co-habitantes). Nunca vi nada tão mau.

 

Tentei de tudo. Redecorações, Mais companheiros, tudo. Um dia decidi coloca-lo numa maternidade pensado que o ia corrigir "portas-te mal... ficas de castigo".

 

Resultado: Não resultou. No entretanto tinha adicionado 3 ocellatus. Antes do castigo terminar o "malvado" fugiu da maternidade. Só posso dizer que os disturbios em França pareciam brincadeiras de criança em jardim escola a comparar com o que se passou :shock:

 

Solução: foi doado...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ciclideo é bicho de ideias fixas :lol:

 

Normalmente a questão da agressividade só passa quando o agressor passa a agredido.

Um peixe com tendencias dominantes é sempre um peixe com tendencias dominantes e quanto a isso pouco se pode fazer.

 

Falhando as soluções normais de mudar a decoração e acrescentar mais colegas, uma tentativa de solução pode passar por remover fisicamente o peixe do aquário e colocá-lo num aquário à parte, tanto só como com outros peixes.

Por norma a mudança completa com perda dos referenciais do aquário antigo costuma resultar.

 

Mas tudo depende da "raça" do peixe. Há peixes que faças o que fizeres serão sempre hiper agressivos e fazem a vida negra aos companheiros de qualquer aquário para onde sejam mudados.

 

Situações potenciadores de agressividade nos ciclideos:

 

- Pouco espaço

- Fome

- Sexo :wink: (um macho com "fome" agride tudo e todos)

 

Possiveis soluções:

 

- Aquários grandes com muitos esconderijos

- Alimentações regulares

- Rácios M/F decentes

- Overstocking

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tal como o Nuno refere em cima:

...uma tentativa de solução pode passar por remover fisicamente o peixe do aquário e colocá-lo num aquário à parte, tanto só como com outros peixes.  

Por norma a mudança completa com perda dos referenciais do aquário antigo costuma resultar.  

Quanto ás mudanças de decoração e adicionar mais "colegas" novos, são tentativas de simular a dita transferencia para um outro aquario( sosinho ou acompanhado por outros peixes)!!!

No entanto, a trensferencia para um novo aquario funciona melhor!

Pois o animal transferido alem de perder referencias, e de estar com novos companheiros, devera encontrar-se em desvantagem perante estes últimos(mesmo que estes sejam mais pequenos e menos agressivos) pelo simples facto de estes já "conhecerem os cantos à casa"!

Pelo que, consegem evitar potencias investidas e demonstrar que quem manda são eles! Provocando, em principio, as reacções tipicas de um peixe acabado de comprar no animal transferido...

 

Mas cada caso, é um caso, pois há peixes :lol: e peixes :wink: ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

poisé

ha peixes e peixes..

tenho um casal d Neolamprologus brichardi q persegiu individualmente e matou os 2 membros de outro casal da mesma especie...

perseguem tb os Neo. leloupi .. ñ fazem rigorosamente nada aos dubosi... e ficam loucos ao verem os ocellatus, mas a esses ja ñ lhes fazem nada..pq prendi este casal mafioso numa maternidade.. tenho um outro leloupi q detesta outros leloupi e ocellatus... um outro leloupi tenta acasalar com um acellatus..

 

tenho mt peixe confuso.. será da comida?? :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para ñ falar nos 4 ocellatus.. 2 casais presumo..pois foi assim que me os venderam.. que começaram ha 4 dias a ignorar as conchas... e preferiram fazer tuneis debaixo das pedras... isto so visto..furam-me os planos todos..

 

ja agora.. acham k se meter um altolamprologus (anão) jovem num aqua de 100x40x50.. ele tb vai massacrar mt os ocellatus etc..?

 

e julis? aconselham? se sim quais menos agressivos..e q aguentam melhor agressividades?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu caso é os discus, tenho 4 e um deles persegue todos os outros mas depois os outros é como na tropa quando levam do maior vingam-se nos hierarquicamente inferiores, o desgraçado do soldado raso leva porrada de todos. :lol:

Acho que já estão habituados mas se alguem já consegiu resolver problemas como este dê-me a resposta plz.

 

fightstarwars :D :2gunfire:chainsaw

fish2.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não se esqueçam que o agressor quando mudado de aqua pode passar a agredido pois já tive váriaas expriências, destas muda-se o peixe porque é mau mas ás vezes só é mau no seu ambiente.

Quanto aos Oscares e tendo tido muitos, é um peixe á parte e é só a minha opinião, mas é muito mais inteligente que os outros ciclideos, e vira facilmente um "cãozinho" de estimação fiel ao dono mas que se "desenrasca" sozinho tendo muitos comportamentos surpreendentes

No Dragão mora o Campeão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Eu tenho ideia que alguns ciclídeos pelo menos podem ser condicionados e têm alguma capacidade de aprendizagem de coisas do tipo "Se eu fizer isto, acontece-me aquilo"

 

Os peixes não são propriamente um protótipo de inteligencia, não se podem comparar nesse aspecto a seres superiores como os mamiferos... de qualquer maneira os ciclideos são dos peixes mais "inteligentes" mas não os podes ensinar a fazer truques como dar saltos fora de agua a um comando teu por exemplo... o que podem fazer é vir ter ctg quando te aproximas do aquario, á espera que lhes des comida :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Como é que resultam as re-decorações e afastamento temporários?

 

 

É uma coisa que pode funcionar mas os resultados dependem muito das especies, do tamanho delas e do respectivo aquario... a ideia que tenho é que redecorações podem funcionar com ciclideos africanos mas com os grandes americanos ja não funcionam (a nao ser que se trate de peixes jovens porque se foram adultos ja nao da...)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Como é que resultam as re-decorações e afastamento temporários?

 

 

É uma coisa que pode funcionar mas os resultados dependem muito das especies, do tamanho delas e do respectivo aquario... a ideia que tenho é que redecorações podem funcionar com ciclideos africanos mas com os grandes americanos ja não funcionam tão bem porque nestes casos o peixe mais forte prevalece sempre e a decoração que podes ter com estes peixes não te dá margem de manobra para fazeres muitas coisas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não tenho nenhuma experiencia dessas, mas pelo que tenho lido os Oscares são uma espécie à parte no que diz respeito à inteligencia. A ideia que tenho é que são muito mais espertos do que os restantes. Também gostava de conhecer mais testemunhos.

 

Oi, já tive alguns oscares e a ideia com que fiquei é que não são mais inteligentes do que outros ciclideos americanos do mesmo tamanho por exemplo... são é bastante mais sociaveis e pacificos e por isso é relativamente fácil dar-lhes de comer à mao ou fazer lhes festas sem eles fugirem por exemplo, mas há outros ciclideos aos quais tambem podes fazer as mesmas coisas, mas é muito uma questão de tamanho e continente (os africanos têm menos personalidade, salvo uma ou outra excepção... :) )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, os óscares são mesmo um povo à parte e não se pode a partir deles inferir muitas coisas para o resto dos ciclídeos.

 

Alguém tem notícias acerca dos limites de inteligência de um óscar? Ainda ninguém conseguiu colocar um óscar a fazer truques? Alguém tentou? Coisas do tipo: empurra a pedra vermelha e eu dou-te comida da que mais gostas, empurras qualquer outra e apanhas comida assim-assim?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com tanta inteligencia secalhar ainda é ele que nos mete a rebolar no chão que ele dá-nos uma "comida assim assim"... :):)

Arquimedes eu acho é que ele só faz os truques depois da barriguinha cheia...E eu acho que agora falando a serio...eles nunca empurrariam uma pedrapara receber comida....

O pessoal méte-los a comer á mão e logo a seguir quer metê-los a fazer truques...acalmem-se :)

Mas a ideia é gira...

 

 

 

bErNaX

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando a experiência é má, eles aprendem. Conforme eu disse antes, o meu tentou agarrar a lata, veio parar ao meio do chão e passou a ter medo da lata quando esta estava por cima do aquário. Quando me via vir com ela, ficava entusiasmado, quando eu a punha por cima do aquário assustava-se. Deve ter aprendido qualquer coisa do género "Se eu vir a lata amarela por cima do aquário, é provável que vá parar ao meio do chão".

 

Mas não se pode ter a certeza destas coisas, quando se lida com "intelectos" diferentes dos nossos. Pra dar um exemplo do que quero dizer, vou relatar um caso passado com o Ministério da Defesa Britânico.

 

Eles estavam a tentar que um computador aprendesse a distinguir imagens de campos com tanques de imagens de campos sem tanques. Criaram o software de aprendizagem, num dia tiraram fotos a vários campos sem tanques e no dia a seguir tiraram as fotos com tanques. Mostraram ao computador algumas dessas fotos repetidas vezes e o computador ia acertando cada vez mais vezes. Quando mostraram mais fotos dessas sessões de fotografia, o desempenho continuou muito bom.

 

Quando tiraram mais fotos e as mostraram, era como se não tivesse aprendido nada. Depois de muito coçarem a cabeça, chegaram à conclusão que o computador tinha aprendido a distinguir dias limpos de dias nublados, porque as 1as fotos sem tanques foram tiradas num dia limpo a as 1as fotos com tanques foram tiradas num dia nublado.

 

Ou seja, não se pode ter muitas certezas acerca da forma como as coisas são apreendidas por outros "seres" e que conclusões eles tiram.

 

As pessoas aprendem mais facilmente com as experiências más, seja qual seja o seu QI. Os óscares aparentemente também, pelo menos até certo ponto. Mas a minha questão é: será que os óscares podem aprender pela positiva? Com situações relacionadas com coisas que gostem? Alguém já soube de algumas experiências nesse sentido?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

As pessoas aprendem mais facilmente com as experiências más, seja qual seja o seu QI. Os óscares aparentemente também, pelo menos até certo ponto. Mas a minha questão é: será que os óscares podem aprender pela positiva? Com situações relacionadas com coisas que gostem? Alguém já soube de algumas experiências nesse sentido?

 

Olha por muito que tentes acho que sinceramente não lhes vais conseguir ensinar a fazer nada, sejam truques ou qualquer outra coisa, a única coisa em que eles pensam é comida e para comer parece que são todos espertos :P Dentro dos oscares eu encontrei "personalidades" muito diferentes, por exemplo tive um albino enorme e extremamente pacifico, a meu ver até estupidamente pacifico porque levava porrada de todos os peixes (alguns bem mais pequenos que ele) e nao fazia nada para se defender :cry: (eu gostava muito dele mas achava que era um oscar estupido...) e tive outros oscares muito mais "finos" e expeditos... a unica coisa que todos eles tinham em comum era adorarem comer.... Em relação à "inteligencia" o peixe mais "esperto" que ja tive é um citrinellum que tenho ali sozinho num aquario, pela personalidade que tem e pela actividade toda que demonstra (é muito mais activo que os oscares, muito mais destruidor, está constatemente atento ao que se passa à volta e tem o mesmo apetite que eles :wink: ) mas daí ate ensinar-lhe a fazer truques vai uma grande distância... até que ele precisava porque eu neste momento já nao posso meter a mão lá dentro do aquario dele porque ele me vai logo morder, se um dia destes lhe der uma sapatada ele vai concerteza aprender e não me volta a morder tão cedo mas isso não é nenhum truque, ehehe :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, hehehe... isso é ensinar pela negativa. Mas sabe-se lá? Nunca viram piriquitos a identificar formas geométricas e cores? Não quero tanto. Só quero que ele aprenda o conceito de "trabalho -> Petisco" :wink: .

 

Espero antes do Natal conseguir mudá-lo pra um aquário maior e depois vou começar a fazer a experiência.

 

Vou ver se prendo qualquer coisa irritante ao vidro. Algo que ele embirre. Depois é ver se consigo que ele faça a associação. Sempre que ele a empurrar e eu estiver presente, leva um petisco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Essa fez me lembra a minha managuense e a minha citrinelus.

Sao um terror a citri é mais direta, ataca sem olhar a quem ou ao que, ja a jaguar aproxima se sorrateiramente e e lentamente quando esta ai a uns 40 cm arranca morde e foge e se estas destraido com a limpeza do aquario ou qualquer outra coisa com estes peixe dependendo do tamanho deles podes ficar a sangrar.

Para mim dos muitos ciclideos que tive nenhum bate um citrinelus, parece que compreedem o que se passa fora do aquario, muito atentos e curiosos e terrivelmente destruidores como se disse acima normalmente acabam sozinhos num aquario e nao levam porrada de nenhum peixe do tamanho deles ou mesmo maiores.

 

As minhas tecnicas para reduzir agressao no aquario sao:

 

Sobrepovoar o aquario para que a porrada seja despersa pela maior quantidade de individuos - muito cuidado com a filtragem com estes "porcos" em overcrowding

 

Baixar a temperatura para uns 25 graus, ficam mais calminhos mas nao muito.

 

Mantenho apenas um individuo de cada especie para evitar que se junte um casal, pois nem mesmo no meu aquario que tem 2 m um casal de citrinelus admite outros seres vivos durante acasalmento e reprodução.

O mal deste sistema é que por vezes juntam se um casais estranhicimos tipo severum x managuense (nasceram filhotes mas nao sobrou nenhum pra amostra).

 

Boa alimentação para todos tambem mantem alguma ordem.

 

E sorte muita sorte que eles se entendam por muito tempo.

A cavalo da do não se olha o dente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais