Introdução de camarões.


HCFreitas

Recommended Posts

Amigos:

 

O meu aqua de 500 litros está a funcionar há cerca de 1 mês. Para já tem apenas 25 quilos de rocha viva e outro tanto de rocha morta, 1 estrela linckia laevigata, dois caranguejos eremitas azul eléctrico e alguns caracóis.

pergunta: será que já posso introduzir um camarão sem ter necessidade de começar a introduzir comida no aquário? As dúvidas prendem-se com o regime alimentar dos camarões.

 

Cumprimentos,

Hugo Camilo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Não vejo problema nenhum na introdução de um ou mais camarões e também não vejo razão para não colocares comida no aqua! Com 1 mês é importante que comeces a fazer estas rotinas para ver a resposta da água.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

Estou com o Diogo, não vejo problemas na introdução de um ou mais camarões. Na minha opinião o começo de uma alimentação moderada só irá beneficiar a clicagem do aquario. As bacteria aerobias responsaveis pela nitrificação (Amonia-Nitrito-Nitrato) só irão aparecer e aumentar em número, se lhe for dado 'alimento'. A amonia que é introduzida na alimentação a fornecer, irá servir de alimento a estas bacterias.

 

Abraço,

Miguel

Miguel Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu introduzi o meu primeiro camarão (lysmata debelius) após a finalização do ciclo às quatro semanas e sem qq problema.

 

Agora, sempre tive de dar comida directamente ao camarão, pois esperar que ele ande à procura dos restos é claramente insuficiente. Por outro lado, é bom que não existam "muitos restos" para evitar poluir a água.

 

Por outro lado, alimentar à mão o lysmata é sempre uma experiência engraçada pois ele é muito descarado e vem sem problemas nenhuns.

 

Se meteres a mão junto a ele, e salta-te para a mão e tira-te as peles secas (belo manicure :wink: ). É muito giro!

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

Umas dicas para avaliar a "saúde" dos camarões:

 

Manchas negras nas brânquias (situadas de lado na carapaça): má qualidade da água, geralmente desaparecem quando realizama as mudas. Se persistirem podem conduzir à morte do camarão.

 

Antenas enrugadas após a muda e que "teimosamente" não ficam "esticadas" 2 ou 3 dias após a muda: problemas de pH ou de cálcio na água (estes dois parâmetros são vitais para que o processo da muda decorra normalmente).

 

Produzem ovos regularmente: Tudo está 5*. Os camarões não produzem ovos em condições de má qualidade de água ou dieta inadequada.

 

Cumps

RCalado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Presumo que só as fêmeas dos camarões é produzem ovos...

 

O meu Lysmata debelius está comigo há 5 meses e ainda não chegou a esse ponto. Será por ser macho? Não terá ainda atingido a maturidade sexual?

 

Agora alguns dos meus camarões da costa estão sempre com ovos...

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

OS Lysmatas são hermafroditas simultâneos, iniciando a sua vida como machos e tornando-se hermafroditas mais tarde (não se auto fecundam, mas têm ambos os sistemas sexuais funcionais).

 

Ãté à data são os únicos crustáceos decápodes com este tipo de sistema sexual.

 

Os Palaemon da nossa Costa são gonocóricos (têm sexos separados).

 

Cumps

RCalado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais