Nudibranquios das montiporas


A l e x a n d r e

Recommended Posts

Uma foto muito clara destas pestes:

 

montis.JPG

 

Pelo que li no reefcentral o melhor tratamento até agora é o tal oomed da tetra. Há quem tenha tido sucesso também com um desparasitante de ovelhas :wink:, Levamisole.

 

Boa sorte aos afectados por esta prga.

 

A l e x a n d r e

 

P.S: - Edito para dizer que o levamisole ao que parece é um anti-cancerígeno... :?

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O levamisole pertence a um grupo de medicamentos chamados de imuno-modeladores usados para "aumentar as defesas do organismo" se é que podemos dizer isto assim.

 

Tanto quanto sei em Portugal este fármaco não está registado no Infarmed para uso em humanos. Quanto ao uso em veterinária não sei. Caso também não esteja disponivel não deve ser fácil de arranjar por cá. Só talvez comprando pela internet ;)

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O levamisole é um desparasitante usado em gado, pombos e cães. Tem caido am desuso como desparasitante, embora ainda exista em portugal para desparasitar nomeadamente pombos sob o nome comercial de Ripercol. No entanto, e como o Ricardo disse é imunomodulador e imuno estimulante. Esta caracteristica verificou-se porque as vacas desparasiotadas frequentemente com levamisole eram mais resistentes às doenças. Resta saber é se o medicamento é Reefsafe. Alex coloca aí o link onde viste isso do levamisole. Quanto ao Oomed foi de facto retirado e era tipo tiro de cartucheira ,embora eu pense que a sua eficácia neste caso dos nudibranquios se devia à aminocridina na sua composição. Existem outros medicamentos com aminocridina , e eu ando a investigar. O problema é serem reefsafe.

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já me estás a dar muito trabalho....

 

http://reefcentral.com/forums/showthread.p...25&pagenumber=2

 

E o texto:

 

 

 

FWIW, I took Eric Borneman's advise and called the director of the Omaha zoo (Mitch Carl), who has battled and studied these horrid nudis in their tanks. He said the only thing that has been found effective in the eradication of them is a sheep dewormer called Levamisole (sp?) He said it doesn't kill them, but paralyzes

them and they can be easily blown off with a powerhead. The piece has to be isolated in a separate bucket, and soak for several hours. It has to be repeated as the new eggs hatch. Oomed is a quinine based medication that is no longer available in the US, but will work on these nasties if you can get ahold of some. I FINALLY got rid of them after they destroyed most of my montis. Good luck!

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Como alguns poderão saber, fui também afectado por esta praga e não pude evitar deitar para o lixo uma montipora. Parece que consegui isolar o foco nessa montipora e agora não me apareceu mais nenhum.

 

Apenas gostaria de referir que não importa serem reefsafe pois o objectivo é dar um banho ao corais e não mantê-los lá dentro!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se existir alguem com vontade de experimentar , a minha sugestão seria dar um banho de 1 hora às montiporas afectadas com prazinquantel ( Droncit na farmácia ou na clínica veterinária ) na dose de 10 mg por litro de água ( 1 comp por 5 litros de água ). O prazinquantel é dos desparasitantes mais eficazes contra trematodos e provavelmente nesta dose será eficaz contra Nudibranquios. Vou experimentar com uma Berghia verrucicornis e depois digo-vos o resultado. Também valerá a pena experimentar com um frag de montipora para ver se resiste ao banho. Penso que sim porque o Prazinquantel é bem tolerado.

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Rui Ferreira de Almeida?

 

E que tal o resultado do teste? Estou interessado em experimentar também pois tenho uma Merulina Ampliata carregada de nudibranquios e respectivos ovos.

 

Abraços,

 

 

RMG

O minha primeira experiência com Reef.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=21042

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha, o problema e que ainda não tive um candidato que me forneça os bicharocos.Não experimentei nas Berghia ainda. Mas podes ser tu. Compras um comp de droncit na farmacia ou num VET, diluis bem num pouco de água, juntas a 5 litros de água ( água do aquario num recipiente ) e colocas lá o teu coral com os nudib., durante uma hora.

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Tenho andado um pouco distraído com o aqua e ontem quando finalmente tive um pouco mais de tempo foi de novo surpreendido com a presença destes sacanas em 3 das minhas 5 montiporas!

 

Entre elas estão a verde grande e a vermelha que se encontram já um pouco afectadas! Parece que eles sabem em que local atacar pois nas duas se colocaram na zona mais escondida - retirei cerca de 20 ontem (bem grandes) e muitos ovos.

 

Acho que vou experimentar o tratamento - logo coloco fotos!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu vou experimentar de certeza. Hoje a Merulina estava melhor so lhe saquei uns 10 mas ja estava um perto da millepora que prontamente aspirei.

 

Obrigado Rui. Amanha ja passo na farmacia para comprar e a noite experimento. depois posto resultados. vou tentar ao fim de uma hora passar-lhes com uma power-head por cima para ver se eles saltam.

 

Vou comecar com a merulina que e a que esta mais afectada e se resultar passo os outros todos pelo banho.

 

Ja agora o tratamente faco durante quanto tempo? 3 dias - 3 banhos? ou so um chega?

 

Quanto aos bicharocos aqueles que aspirar posso colocar num frasco e levar-tos se quiseres. Sempre tinhamos uma base mais cientifica. Nao?

 

Abracos

O minha primeira experiência com Reef.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=21042

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Reparem que eu estou a partir do principio que sendo o prazinquantel activo contra vermes parasitas lanceolados ( tipo lesmas ) que na maioria dos casos são microscopicos( Neobenedenia no olho dos peixes de água salgada e Dactylogyrus e Gyrodactylus nos peixes de água doce ) , mas que por exemplo no caso da Fasciola hepatica que parasita ovinos e bovinos, pode atingir uma a dois cm , poderá também ser eficaz contra estes nudibranquios pequenos. Não existem relatos, tanto quanto eu saiba, da sua utilização nestes nudibranquios. Se tiverem sucesso poderão estar a fazer história na aquariofilia :D

Rui, podes pegar em 3 recipientes e fazer quatro concentrações diferentes ( a que indiquei, 10 mg/ lt é a que se usa em banho para os parasitas que mencionei atrás ). Podes fazer por exemplo 2,5 , 5 e 10 mg/ lt. Em cada recipiente coloca 4 nudibranquios. Depois vê se morrem e quanto tempo demoram a morrer metade ( 2 ) e todos ( os 4 ). Poderás assim determinar uma dose. Em cada concentração poderemos também colocar um frag de montippora que devolveremos ao aquario depois e verificaremos se fica vivo ( abertura dos polipos durante os dias seguintes).

Já agora poderemos colocar um pezinho de xénia em cada recipiente e ver se sobrevivem também.

Meus amigos, estarão a fazer coisas novas na aquariofilia. Diogo e Rui se puderem fazer a experiençia os dois com as mesmas concentrações poderemos comparar resultados.

PS : Cada comp. de droncit ou tenilvet tem 50 mg de prazinquantel. Podem usar 1/4 para 5 lt; 1/2 por 5 litros; 1 por 5 litros.

 

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Eu vou seguir as concentrações que indicas, mas vou apenas fazer isso no fds.

 

Rui Gaspar - por favor coloca aqui o fizeres para que eu possa fazer o mesmo e depois tirarmos conclusões.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Hoje vou passar na farmácia e fazer isso.

Quanto a colocar frags é que vai ser mais difícil. talvez consiga sacar uns zoanthus para a experiencia.

 

Rui e Diogo. Se calhar era interessante depois juntarmo-nos os três e escrever um documento para divulgação.

 

Vou tentar documentar as experiências passo a passo.

 

Abraços,

 

RMG

O minha primeira experiência com Reef.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=21042

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Gustavo,

 

Já agora aproveito o tópico e pergunto: as montiporas depois de atacadas e de se conseguir eleminar todos os parasitas, estas recuperam bem???

 

Que eu saiba ninguém até hoje os conseguiu eliminar - ainda estamos numa fase mais atrasada! :roll::oops: No entanto ñão vejo razão para que isso não aconteça - de resto a única razão para morrerem será por branqueamento devido ao stress que são sujeitas.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Hoje depois de mais uma inspecção não encontrei nenhum nudibranquio nas montiporas que estavam infestadas no sábado e que limpei. Para meu espanto agora já quando me ia deitar vejo um bicho branco a andar na RV! Era um nudibranquio - com cerca de 5 mm penso ser adulto (pois é o maior que vi até hoje).

 

Depois de 2 horas a inspecionar minuciosamente o aqua encontrei mais um! Um pouco mais escuro que o primeiro mas do mesmo tamanho...

 

o problema e que ainda não tive um candidato que me forneça os bicharocos.

 

Estão dentro de um frasco (um pequeno frasco dos testes da JBL - para terem uma ideia do tamnho dos bichos) - queres experimentar?

 

Pic_88_22.jpg

 

Pic_88_23.jpg

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu ainda não consegui apanhar nudibranquios para o teste.

A merulina como estava já totalmente morta e vendo já "ovos" dos bichos nos outros corais, fui obrigado a retirá-la e a fragmentar um deles que me parece estar a aguentar.

 

Tenho observado todos os dias e não me apareceu mais nenhum até agora.

 

De qualquer maneira já lá tenho o desparazitante no caso de aparecer algum.

 

Abraços,

 

R(/)G

O minha primeira experiência com Reef.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=21042

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Claro. Levas-me amanha os bicharocos a Oeiras?.

 

Estou cheio de trabalho e não vou conseguir fazê-lo antes de 5ª Feira! Depois ligo-te para combinarmos.

 

Apesar de ser alto bicho nojento... quero destacar a qualidade da foto! Está um espanto. Usaste uma lente Macro?

 

Sem lente macro!! Tirei umas 500 fotos para conseguir...!!! :lol: :D

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

não sei se é a mesma peste mas aqui a umas semanas descobri uns nudibranquios no meu vidro da frente do aquario achei engraçado,embora me dissesem para o tirar, como achei engraçado deixei-o andar

passado uma semana era uma verdadeira infestação que me fechou por completo varias pedras de zoantus que tinha

acabei por comprar 2 Yellow Coris Wrasse e um six line

agora não consigo ver mais nenhum nudibraquio e os zoantus estão lentamente a recuperar

agora não sei se a esse tipo de nudibranquios é a mesma coisa :)

Carlos Mota

Contactos: Mail: carlos.mota@netvisao.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:x Importam-se de não chamar "nojentos" aos nudibrânquios...?

 

Há uns mais coloridos e mais vistosos que outros, claro, como os peixes, mas nojentos... :oops:

 

Gostava de saber os resultados das experiências com os medicamentos, mas na tentativa de saber mais sobre como manter os nudis e não de os eliminar.

 

Cada moeda tem sempre dois lados, nao é...?

 

Boa sorte para os vossos corais.

Rita

Link to comment
Partilhar nas redes sociais